EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 23 de abril de 2011




CONVITE

31 ANOS DO PT E DIA DO TRABALHADOR
O Partido dos Trabalhadores de Campo Grande CONVIDA seus filiados (as) e a população campograndense, para participar da programação alusiva aos seus 31 anos de Lutas e História, no próximo dia 01 de maio/2011:
> 14:00h: SEMINÁRIO POLITICO (Auditório da Casa de Cultura), para os filiados (as);
> 19:00h: COMEMORAÇÃO DOS 31 ANOS DO PARTIDO E DIA DO TRABALHADOR (Centro de Idosos), para população em geral.
Contamos com a vossa importante participação.

COMISSÃO DIRETORA MUNICIPAL DO PT
O PARTIDO QUE FAZ MAIS POR 
CAMPO GRANDE
E PELO BRASIL


PAIXÃO DE CRISTO EM CAMPO GRANDE
espetáculo com grandes interpretações


Grande público assistiu a apresentação do espetáculo Paixão de Cristo 2011 evento cristã e religioso realizado na noite desta terça-feira 22 de abril no patamar da Igreja de Santana em Campo Grande.

O que se viu foi uma super produção sob a direção de Osvaldo Vieira, coordenador de Cultura da Prefeitura Municipal de Campo Grande, que consegui reunir um grande elenco de jovens artistas para realizar este grande espetáculo.

A iluminação e o som de ótima qualidade abrilhantaram as apresentações dos atores e atrizes campograndense nesta noite da paixão de cristo. Destaque para o ator Nilson que interpretou Jesus Cristo e para Iracema Paiva no papel de Maria Madalena. Também entre os novos artistas o garotão Hildebrando Filho.

O evento teve o patrocínio da Prefeitura de Campo Grande, prefeito Bibi de Nenca e do Vice Caramuru Paiva.

A todos os organizadores, patrocinadores e principalmente aos artistas, nosso reconhecimento e parabéns. É Campo Grande mostrando que tem muitos valores artísticos e culturais.

Veja algumas fotos de Pompilho Neto:




 






AQUAPO de Apodi
realiza venda de peixe vivo


Consumir o peixe fresco sem nenhuma dúvida sobre a sua procedência e estado de conservação. Essa é apenas uma das vantagens da comercialização da tilápia viva iniciada nesta quarta-feira, 20, no Mercado Público de Apodi. A iniciativa é da Associação dos Aquicultores do Apodi – AQUAPO, empresa incubada pela IAGRAM, a Incubadora do Agronegócio de Mossoró, mantida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

“Estamos dando apoio a AQUAPO no que se refere à gestão administrativa empresarial como forma de consolidar as ações da Associação com a expansão da sua produção e beneficiamento da tilápia”, afirma o gerente da IAGRAM, Giorgio Mendes. A Incubadora acredita no potencial da AQUAPO para consolidar a sua marca no mercado ao oferecer um produto mais barato e de qualidade.

A AQUAPO, que é formada por 11 piscicultores, está inovando com essa nova forma de comercializar a tilápia. No primeiro dia, em menos de 30 minutos, foram vendidos 200 kg do pescado. “Estamos divulgando o Kit Feira para Peixe Vivo que foi doado pelo Ministério da Pesca para a nossa Associação”, explicou Geraldo Neto, um dos sócios da AQUAPO. Quem conseguiu comprar a tilápia pagou o preço de R$ 6,00 o kg. Geraldo adiantou que a ideia é passar a vender o peixe vivo na feira de Apodi sem intermediário.

“Peixe muito bom, bem novinho e de excelente qualidade”, opinou o consumidor Marcio Luiz Cordeiro, ao elogiar a iniciativa da AQUAPO. Outro morador de Apodi, Eisenhower Noronha Correia também aprovou a iniciativa. 

“Acho viável. O momento é oportuno para esse tipo de iniciativa”. A opinião é de Eisenhower Noronha acrescentando que o consumo de peixe deve ser incentivado uma vez que a região de Apodi tem grande potencial para a produção da tilápia em cativeiro. “O peixe é um alimento rico em ômega três e a população deveria introduzir a tilápia no cardápio pelo menos uma vez por semana”, aconselhou.

Fonte: assessoria da UFERSA



RESUMO das Ações do Mandato Cidadão do Deputado MINEIRO

Agradecendo a quem apóia, acompanha, sugere, critica cobra, apresento aqui um ligeiro resumo de nossas iniciativas na legislatura.

A permanente prestação de contas das ações parlamentares sempre foi compromisso assumido e cumprido por mim ao longo dos mandatos que tive a honra de exercer.

Por princípio, penso que as representações políticas devem ser exercidas sob os sígnos da transparência e do controle social.

Ao tempo em que agradeço e presto contas do que foi, rearfimo o compromisso de exercer com ética e dignidade os desafios que virão.
Que 2011 seja mais um ano em que possamos exercer plenamente a nossa teimosia de “mudar o mundo mudado”.

Deputado Fernando MINEIRO

> Veja Cartilha RESUMO DAS AÇÕES DO MANDATO CIDADÃO 2007/2010, acessando: www.mineiropt.com.br/media/uploads/file/cartilha2011.pdf


Seminário discute compras de produtos da Agricultura Familiar



O Seminário Metropolitano de Natal Sobre a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar ocorre nos próximos dias 28 e 29, no Auditório Professora Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação, no Centro Administrativo a partir das 14h. O objetivo será articular as Organizações da Agricultura Familiar, potenciais fornecedoras de gêneros alimentícios para a alimentação escolar na Região Metropolitana de Natal (RM), como também discutir essas ações com os gestores do PNAE da RM de Natal.

Na ocasião estarão presentes as Organizações da Agricultura Familiar, gestores públicos do PNAE na RM de Natal, FNDE, MDA, MDS, MPA, CONAB, DFDA/MS, EMATER e Movimentos Sociais.

> Imagem meramente ilustrativa

 Emissão de gás carbônico em São Paulo mais que dobrará até 2035

Estimativa retirada do levantamento “Matriz Energética do Estado de São Paulo”, realizado pela Secretaria de Energia estadual, aponta que até 2035 a emissão de gás carbônico será mais do que o dobro da atual. Em 2005, foram jogadas na atmosfera 55 milhões de toneladas de CO2. Já em 2035, serão mais de 121 milhões de toneladas, aumento de 120%.

Os dados, que foram apresentados na primeira reunião do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo no fim de março, mas só agora divulgados,mostram que, mesmo levando em conta todas as políticas públicas anunciadas pelos governos DEM-PSDB para redução das emissões de CO2, o problema será cada vez maior.

O levantamento indica que a quantidade de dióxido de carbono crescerá, no mínimo, 55% entre 2005 e 2020, chegando a 85 milhões de toneladas ao ano. Uma lei estadual de 2009 determina que, até 2020, as emissões de gases causadores do efeito estufa deveriam cair 20%.
Fonte: Brasília Confidencial

Dilma: Educação de qualidade e erradicação da pobreza são os principais desafios do País

Ao discursar na cerimônia de formatura de 109 diplomatas brasileiros, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância da erradicação da pobreza extrema, da Educação de qualidade e da reforma das instituições de governança internacional.
“As instituições internacionais de outrora, senhoras e senhores, se tornaram obsoletas. A governança econômica global herdada no século passado sucumbiu à crise financeira de 2008, juntamente com o dogma da infalibilidade dos mercados financeiros”, avaliou. A presidente enfatiza que a reforma do Conselho de Segurança da ONU, “não é um capricho do Brasil”, mas que “reflete a necessidade de ajustar esse importante instrumento da governança mundial à correlação de forças do século XXI”.
Dilma lembrou que, nos próximos anos, serão necessários avanços signficativos na Educação. “Precisamos realizar um grande esforço para assegurar Educação de qualidade para todos os jovens brasileiros, mobilizando toda nossa capacidade para desenvolver a pesquisa científica e tecnológica e entrarmos no caminho da inovação em todas as áreas”.
Todavia, para a presidente, o principal desafio para o País é erradicar a pobreza extrema. “O mais importante deles é o de superar a pobreza extrema”. Ela cita que o slogan do governo – “País rico é país sem pobreza” – serve para lembrar a todos que é preciso uma “uma definição de estratégia e de caminhos” para que se torne possível alcançar este objetivo.
“Esses (Educação de qualidade e erradicação da pobreza) são, sem dúvida, os integrantes do nosso passaporte para a economia do conhecimento, permitindo que enfrentemos a dura competitividade econômica internacional. São, sobretudo, instrumentos para a construção de uma verdadeira cidadania”, declarou.
A presidente destacou ainda aos formandos que a defesa dos Direitos Humanos, “desde sempre e mais ainda agora”, está no centro das preocupações da política externa brasileira. “Vamos promovê-los e defendê-los em todas as instâncias internacionais sem concessões, sem descriminações e sem seletividade,coerentemente com as preocupações que temos a respeito do nosso próprio país”, observou.
Fonte: Brasília Confidencial

sexta-feira, 22 de abril de 2011



Que dia é hoje:
DESCOBRIMENTO DO BRASIL



O mar estava calmo, como estivera durante todo o percurso. Os marinheiros, nos seus postos, atentos aos sinais de terra, percebem a presença de "ervas compridas", chamadas de "Botelho" e outras a que dão o nome de "rabo de asno". Era uma terça-feira das "oitavas da Páscoa", dia 21 de abril. Segundo os pilotos, devia haver terra entre "660 ou 670" léguas!

Na quarta-feira seguinte, pela manhã, a esquadra encontra "aves a que chamam de furabuchos". Era a confirmação inequívoca de que existia terra próxima. Passam-se algumas horas, até que, por volta das 15:00, "horas de véspera", um primeiro marujo pronuncia a famosa e esperada sentença: "terra à vista".

Fonte:www.quediaehoje.net



FERIADO:

Para muito como é bom ficar sem rádio e sem notícias das terras civilizadas e só voltar na segunda-feira.

Para outros momentos de brincadeira, laser, bebedeira e até exageiros.

Mais lembre-se, não é um feriado e sim a Semana Santa, momento de reflexão sobre nossa prática cristã.


Seguro Safra

Foi entregue na quarta-feira dia 20 os Cartões do Seguro Safar ao aos agricultores familiares de Campo Grande, pelo prefeito BIBI DE NENCA e o secretário de agricultura HILDEBRANDO ROCHA.

Os beneficiários já podem sacar na Casa Lotérica o valor de R$ 150,00. Ao todo serão 04 parcelas desta importância que ajuda em muito a este publico beneficiado.

“Esta é uma ação do governo federal em parcerias com o governo do estado e da Prefeitura de Campo Grande”, enfatizou o secretário Hildebrando Rocha.


E agora governadora:
OS CEM DIAS SE PASSARAM

MINEIRO cobra da governadora

 Desde que Franklin D. Roosevelt, ao assumir a presidência dos EUA em 1933, tomou uma série de medidas de impacto nos cem primeiros dias de sua gestão para enfrentar os efeitos da Grande Depressão que começara em 29, criou-se uma expectativa sobre a conduta dos governantes durante o início das administrações.

Desde então, ao fim dos cem  primeiros dias de gestão, os governantes são submetidos a uma série de análises e balanços como se as ações desenvolvidas neste período determinassem o perfil e os rumos dos demais dias do governo que se inicia.

Em minha modesta opinião, o máximo que se pode extrair de uma análise dos cem primeiros dias de um governo  é a avaliação sobre se este período foi  bem aproveitado ou se foi marcado pela desorientação e perda de tempo e energia diante das  intransferíveis obrigações administrativas.

Deste ponto de vista avalio que o Governo Rosalba, neste período,  perdeu a  oportunidade de, efetivamente,  começar a administrar o Rio Grande do Norte e iniciar a implementação de  seu Programa de Governo. Difícil identificação alguma ação que possa ser considerada  como marca administrativa dos cem primeiros dias do governo que tomou posse no 1° de janeiro passado.

De modo geral, o que se observa é uma espécie de desnorteamento em muitas das áreas de governo, sem que as equipes empossadas tenham, até o momento, desenvolvido alguma ação que mereça destaque. Os programas em curso são, em larga medida, continuidade dos desenvolvidos pela administração passada.

A demora na indicação de alguns auxiliares e a volta a postos de comando de auxiliares que serviram os governos passados (demonstrando a falta de renovação dos quadros político-administrativos do consórcio partidário vitorioso em 2010) explicam, talvez, a ausência de ações inovadoras neste início da administração.

A marca deste período foi a ênfase dada à versão acerca da situação financeira do Rio Grande do Norte, com destaque para dívida herdada. Dívida esta, registre-se, até hoje não detalhada. Com o Portal da Transparência desatualizado, torna-se impossível acompanhar a aplicação dos cerca de dois bilhões de reais arrecadados até o momento.

Para se antecipar às previsíveis cobranças dos diversos setores da sociedade, o Governo Rosalba  anunciou aos quatro ventos a insolvência financeira do estado.

Assim, repetindo o que se tornou um verdadeiro mantra, Rosalba obteve sucesso em sua tática: nestes cem dias de governo, não pagou a vários fornecedores de bens e serviços, não concedeu aos servidores os percentuais dos reajustes salariais previstos para março passado, não convocou os concursados da área de segurança e suspendeu todos os convênios firmados com as prefeituras do Rio Grande do Norte.

Passaram-se os primeiros cem dias de governo, período que se convencionou ser de trégua e espera.

Daqui por diante – nos próximos mil e trezentos e sessenta dias – a sociedade não se contentará com o recital de reclamações acerca do que se herdou do passado. Exigirá ações que respondam às demandas do presente e do futuro.

Mineiro
Deputado Estadual do PT


PESQUISADOR APONTA FATORES DO ALTO PREÇO DA GASOLINA

O mercado de combustíveis é tema de dissertação do pesquisador da UFRN Samuel Gabbay. Segundo ele, três fatores determinam o alto preço da gasolina no RN. Entre eles, está a alta margem de lucro dos postos, a terceira maior do Brasil.

"A margem de lucro elevada que se pratica no RN só perde para Acre e Roraima, estados que têm altos custos logísticos", aponta o pesquisador. Ele lembra que Lei Federal de 2002 impede o tabelamento do preço dos combustíveis, sendo essa decisão exclusiva para os donos de postos.

"O Preço Médio Ponderado, determinado pelo Conselho de Política Fazendária, diz respeito somente à tributação, e não ao preço", explica.

A alta carga tributário é outro dos fatores apontados. Segundo Samuel, ela corresponde a mais da metade do valor do combustível. Outra questão é a política energética mal planejada. "Não existe o incentivo necessário ao álcool e isso gera a crise de abastecimento", pontua.

A alta carga tributário também encarece o produto. De acordo com o pesquisador, mais da metade do valor dos combustíveis são tributos.

Samuel acompanhou a audiência pública sobre os preços dos combustíveis no RN, proposta pelo deputado Fernando Mineiro.



DILMA É UMA DAS 100 PERSONALIDADES
MAIS INFLUENTES DO MUNDO


A presidente Dilma Rousseff está entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo o ranking elaborado pela revista norte-americana Time. A lista inclui, além de chefes de Estado, artistas, ativistas, pesquisadores, e empresários.

O perfil da primeira presidente mulher brasileira é escrito pela ex-líder chilena Michelle Bachelet, para a qual Dilma oferece a “virtuosa combinação de sabedoria e convicção de que seu país necessita”.

Bachelet ainda lembra que a presidente lutou contra as forças militares durante a ditadura e “tem dedicado sua vida à construção de uma alternativa democrática para o desenvolvimento, igualdade social e direitos das mulheres”.

Na lista, também aparecem o economista norte-americano Joseph Stiglitz, o criador do Facebook Mark Zuckerberg, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet e o presidente dos EUA, Barack Obama.

No ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também figurou no ranking da Time.

quinta-feira, 21 de abril de 2011



Programação da Semana Santa

Quantcast

21 - QUINTA – FEIRA: CEIA DO SENHOR – LAVA PÉS

21:30hs – Igreja Matriz – Pe. Tarcísio

22 - SEXTA – FEIRA: PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

09:00h – Celebração Penitêncial/Juventude – Igreja Matriz – Pe. Iraildo

16:00h – Igreja Matriz – Pe. Tarcísio

23 - SABÁDO: VIGILIA PASCAL

21:00h – Igreja Matriz – Pe. Tarcísio

24 - DOMINGO: MISSA DA PÁSCOA (Domingo da Ressurreição)

09:00h – Batizados na Igreja Matriz – Pe. Tarcísio

19:30hs – Igreja Matriz – Pe. Tarcísio.


Prefeito BIBI DE NENCA
 BUSCA RECURSOS PARA CAMPO GRANDE
COM A GOVERNADORA
  
As conversas mantidas esta semana em Mossoró pelo prefeito de nosso município Bibi de Nenca com a governadora Rosalba Ciarlini foi noticiada pelo jornalista do Jornal Correio da Tarde, Walter Fonseca em sua coluna, veja a seguir:

 

“O prefeito de Campo Grande Bibi de Nenca recebeu da governadora a garantia de que após a semana Santa vai agendar um encontro para receber o prefeito. Rosalba já antecipou que vai retomar as obras de construção de uma mini-adutora na zona rural do município, cobrada hoje pelo prefeito. Além disso Bibi solicitou a audiência com a governadora para tentar firmar parceria para construção de novas unidades habitacionais em Campo Grande”.

Walter Fonseca, Jornal Correio da Tarde.


Nesta sexta-feira


V Paixão de Cristo de Campo Grande



O patamar da Igreja Matriz deverá ser tomado pela comunidade campograndense para nesta sexta-feira (22), às 19 h, assistirem mais de 60 jovens comuns de nosso município interpretando a história mais importante do cristianismo.

O grupo teatral Transformação vai impressionar a platéia com a qualidade da encenação, som e luz. O aperfeiçoamento do trabalho está sendo feito pelo coreógrafo Carlos Júnior, da cidade de Itajá/RN. O artista tem grande experiência na promoção de grandes eventos teatrais e de dança.

No papel principal está Nilson Saldanha que terá a responsabilidde de interpretar Jesus Cristo. A ausência de José Bernaldino será suprida pelo Coordenador da PJR, o jovem Laécio Vieira, que o substituirá no papel de Satanás. O restante do elenco foi muito renovado quando comparado com a versão do ano anterior.

A peça teatral será gravada e transformada em DVD. O trabalho é realizado voluntariamente pela Companhia Teatral Transformação com o apoio principal da Prefeitura Municipal de Campo Grande e outras colaborações da comunidade.

Neste contexto, me somo desde o primeiro ano quando sugeri a montagem da Paixão de Cristo e do mesmo modo continuo, depois do mandato de vice prefeito, somando as outras contribuições recebidas pelo grupo.




Quem disse que uma andorinha só 
não faz verão estava enganado.



As sessões da Assembleia Legislativa do RN e a atuação uníssona do deputado Fernando Mineiro comprovam o contrário. Como esse rapaz incomoda o governo Rosa. Mineiro é a voz atuante da oposição na Casa do povo. É lá onde o direito ao contraditório deve ser plenamente exercido.  E OPOSIÇAO, Mineiro que é PT, sabe fazer como ninguém. Suas indagações quanto ao montante dos gastos públicos anunciados por Rosalba, apontando superávit  no caixa estadual, levou o governo a apressar a publicação do portal da transparência www.transparencia.rn.gov.br

Segundo o parlamentar, o atual governo já conta com R$ 800 milhões  de sobras.  “Está claro que o método deste governo é fazer caixa em detrimento ao pagamento dos servidores, fornecedores, suspensão de convênios e compra de material para fazer o RN funcionar”, afirma.

A insistência do deputado do PT em propagar os números, levados a público pela mídia, fez o líder do governo, deputado Getúlio Rego (DEM),  buscar resposta junto à área técnica. Getúlio prometeu  apresentar um relatório substanciado das contas públicas. Segundo ele, está havendo uma grande confusão na interpretação dos números e fará um levantamento da situação financeira do estado.

"A governadora não vai deixar de honrar seus compromissos. O dinheiro arrecadado vai ser utilizado integralmente em ações para beneficiar a comunidade”, disse Rego.
Enquanto isso, o papel de oposição exercido com maestria por Mineiro começa a ter resultado.



CIRANDUIS FAZ 18 ANOS
Celebrando a cultura popular pelo teatro de rua


A Companhia Cultural Ciranduís celebra hoje este mês de abril, 18 anos. Fundado no dia 21 de abril de 1993, o grupo já conquistou prêmios nacionais como o Myrian Muniz de Teatro pela peça "O Fuxiqueiro". 


Lindemberg Bezerra é o atual coordenador da Cia Ciranduís, neste momento em que o grupo que atinge a "maioridade", com bastante experiência e contribuições dadas a cultura popular por meio do teatro de rua.


Para Berg do Ciranduis este expressa o momento atual: “É com muito orgulho, que nós que fazemos Cia. Cultural Ciranduís de Janduís, completamos hoje, 21 de abril, seus 18 anos. É uma história muito longa pra um grupo de teatro do interior do Rio Grande do Norte, que conseguiu suas diversas conquistas importantes na área da arte, cultura e cidadania.

Muita barreiras quebradas, muitas lutas, dissabores e a certeza de ter ultrapassado tudo e todos. Muita gente já esteve conosco e sabe a importância que é militar na cultural do interior e de Janduís/RN.

Agora nosso maior projeto para os próximos anos é a construção da Escola de Arte, Cultura e Cidadania aqui em Janduís. Já temos o terreno comprado com rodadas de chapéus nas feiras e praças de sertão a dentro. Com a maior idade queremos unir forças e concretizar esse sonho que tem o tamanho de nossa existência”.



ASA Brasil promove:
Encontro de Agricultores (as) Experimentadores


No Semiárido brasileiro, os agricultores e as agricultoras também são conhecidos como experimentadores, tamanha é a capacidade de inovar, a partir de ideias simples, adaptadas às características ambientais e culturais da região. A habilidade para criar soluções é um viés da sabedoria do homem e da mulher do campo.

A valorização do saber tradicional, associado às tecnologias que permitem armazenar água, alimentos para animais e sementes, geram nas famílias agricultoras uma atmosfera de confiança na superação dos desafios inerentes ao Semiárido.

De 27 a 29 de abril, cerca de 200 agricultores e agricultoras experimentadores de todo o Semiárido brasileiro vão se reunir em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, para participar do II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido. O evento também reunirá representantes de organizações ligadas à ASA, assessores técnicos dos programas, integrantes do governo e agricultoras e agricultores da Argentina, Bolívia e Paraguai.

Promovido pela ASA Brasil, o evento tem o apoio da Fundação Avina, Cooperação Espanhola, Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).  


PAIXÃO DE CRISTO EM JANDUIS

Tradição no calendário de eventos culturais de Janduís, a peça “A Paixão de Cristo” será encenada amanhã (22), às 20 horas, na Praça Santa Teresinha.

Realizado há vários anos, o espetáculo conta com artistas veteranos e novos talentos culturais da cidade. A direção dessa edição é do ator Daniel Vieira. O texto é de Amilton Lima que diz ter se inspirado nos versos de João e Matheus.

No elenco destacam-se nomes como Kinho Araújo (Jesus), Gideônia Ramalho (Maria), Hyldson Lennon (Pilatos), Rogério Silva (Diabo) e Danilo Araújo (Judas), entre outros.

Os artistas prometem levar muita emoção para o público janduiense que for conferir o espetáculo amanhã. Daniel Viera destaca que, esse ano, os pequenos detalhes farão a diferença na apresentação. Ele cita como exemplo o cuidado com os figurinos, adereços, maquiagem e outros elementos inovadores que darão um diferencial ao tradicional espetáculo.


O Ministério Público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosas das repartições públicas.

Sobre o assunto veja o que disse o Frade Demetrius dos Santos Silva – São Paulo/SP.

“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas…  
Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião. A Cruz deve ser retirada!
Aliás, nunca gostei de ver a Cruz em Tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.
Não quero mais ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.
Não quero ver, também, a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.
Não quero ver, muito menos, a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.
É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos”.
Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP
Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009

Notícia do Blog Lampião Aceso

Pesquisadores Descobrem Relíquia do Cangaceiro: Jesuíno Brilhante


Relíquia do Cangaceiro Jesuíno (Reprodução: Guia Quatro Rodas)


O Pesquisador do Cangaço Epitácio Andrade e o Dramaturgo Ricardo Veriano descobriram uma relíquia que pode ter pertencido ao cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante, que nasceu no Sítio Tuiuiú na zona rural de Patu, RN, em 02 de janeiro de 1844, e morreu em dezembro de 1879, no lugar denominado Serrote da Tropa, na comunidade Santo Antônio, no município paraibano de São José de Brejo do Cruz.

A descoberta começou durante as pesquisas que fundamentaram a elaboração do “Auto de Jesuíno”, de autoria de Ricardo Veriano, apresentado na Feira da Cultura de Patu, no período de 2001 a 2008, quando o autor foi presenteado com um pequeno punhal, que passou a utilizá-lo como elemento cênico da obra teatral.


Pesquisadores ressaltam descoberta cultural. Foto: Cleiton Fernandes


Durante certo tempo, o teatrólogo deixou a relíquia sob a guarda de amigos. Posteriormente, o pesquisador Epitácio Andrade localizou, no Guia Quatro Rodas, edição de 2008, o apetrecho do cangaceiro, já fazendo parte do acervo museológico da Pousada Morada Nova, do antiquário Bina Toscano, localizada no km 05 da BR 226, na zona rural de Currais Novos, no Seridó Potiguar.

Para o psiquiatra Epitácio Andrade, a descoberta deste objeto vem reforçar a estratégia de desenvolver “Lugares de memória” do cangaço, como recomenda a Professora Lúcia Souza, autora da dissertação de mestrado: “Seguindo os Passos do Cangaceiro Jesuíno Brilhante no Oeste do Rio Grande do Norte e Fronteira Paraibana”, aprovada com distinção, na capital paraibana, em dezembro do ano passado, na Pós-graduação de Geografia da Universidade Federal da Paraíba.


Professora Lúcia Souza defende lugares de memória do cangaço. (Foto: Tiara Andrade)

Defensor do resgate do protagonismo histórico dos algozes de Jesuíno, “Os Limões”, Andrade afirma que a relíquia pode ter sido preservada por descendentes deste clã, por outro lado, o fato de ter feito parte, como elemento cênico, da mais importante obra teatral produzida sobre o mais famoso cangaceiro potiguar, justifica a desenvoltura do Sítio de memória, representado pelo acervo desta pousada rural.

Buscando aprofundar as discussões teórico-práticas sobre a autenticidade da descoberta, os pesquisadores estão convidando a imprensa e interessados sobre cangaço, para um encontro frutífero e realizador, a ocorrer no próximo dia 29 de abril, a partir das 14 horas, na Pousada Morada Nova, em Currais Novos, na região do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte.

ADENDO:

Independente da autenticidade da peça o Lampião Aceso se regozija com os nobres e empenhados vaqueiros da história de Jesuino. Solicitamos o apoio e prestígio dos rastejadores mais próximos especialmente o nosso confrade Ivanildo Silveira e o não tão próximo, mas por se tratar de um defensor da memória "Jesuinista" o confrade Júlio Schiara na possiblibilidade se fazerem presentes ao evento.

Mais uma vez agradecemos a atenção e convite do amigo Dr Epitácio. Lamentando nossa ausencia por motivos de compromisso profissional no período. (Lampião Aceso)

Att Kiko Monteiro

Maiores informações:
Epitácio Andrade
epitacioaf@hotmail.com
(84) 9641-1044

Fonte: Blog Folha Patuense

quarta-feira, 20 de abril de 2011



AUDIÊNCIA PÚBLICA DOS COMBUSTIVEIS


O deputado Fernando Mineiro abriu a audiência sobre o preço dos combustíveis afirmando que a questão não incide apenas nos usuários de carros. "A tarifa funciona em efeito cascata e, se aumenta, aumenta também os fretes, as passagens, entre outros. Nós estamos aqui para saber se há cartelização ou não e para esclarecer como funciona a formação do preço", declarou.
A atividade ocorreu nesta quarta-feira,20, na Assembleia Legislativa e foi transmitida ao vivo na internet no canal www.mineiropt.com.br/aovivo. Em um dos telões do plenarinho da ALRN também era possível acompanhar a movimentação no Twitter

O questionamento de Mineiro foi respondido pelos componentes da mesa. A tributação excessiva foi apontada como uma das principais causas do aumento. Em nível estadual, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS e, no município, o IPTU e licenciamento ambiental. O aumento do nível de vida, a escassez do álcool anidro e a entressafra também são fatores que influenciam no custo da gasolina. Segundo o pesquisador Samuel Gabbay, entretanto, a margem de lucro dos posto no RN é altíssima, a 3º maior do Brasil. "Só ficamos atrás de Acre e Roraima, que são estados com uma logística diferenciada", explica.

De acordo com o vereador Júlio Protásio, representante da Câmara Municipal, mesmo com o aumento do ICMS de 25% para 27%, o preço final do combustível só sofreu um acrescimento de R$ 0,05. "Após as mobilizações o preço já baixou. Isso mostra que os postos já começaram a dar sua contribuição. Agora, iremos ao Governo e Prefeitura, ver o que eles podem fazer também", declarou.

Paulo Miranda, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes - Fecombustíveis apontou que, em alguns estados, a tributação chega a ser de 60% sobre o preço final do combustível. "Na refinaria, o preço não sobe há um ano e meio. Também existe o problema de que o consumo cresceu 11% nos últimos anos", pontua. Para Paulo, as mudanças sociais ocorridas no Brasil nos últimos oito anos aumentaram a procura do combustível e, consequentemente, o preço. "É a lei da oferta e da procura", completa.

Já o representante das distribuidoras BR, Samuel Lopes, afirmou que o aumento do álcool anidro é o fator principal. O composto é utilizado na gasolina tipo C e, com a migração das usinas da produção de álcool para açúcar, está pouco disponível no mercado. Por sua vez, o representante dos postos ALE, Renato Rocha, lembrou que este é um período de entressafra, quando apenas 30% das usinas do Sudeste estão em produção. Ele também enfatizou a questão do álcool anidro. "Existe a necessidade de importação do produto, que é de pior qualidade e encarece a gasolina", declara.

Valores

Em abril, as distribuidores BR e Ale praticam o preço de R$ 2,44 o litro da gasolina. O secretário estadual de Tributação, José Airton Silva, informou que a base de tributação é de R$ 2,65. Em Natal, o preço da gasolina subiu de R$ 2,60 para R$ 2,99 em duas semanas.

Procon estadual

O diretor do Procon Estadual, Araken Farias, informou que o órgão já solicitou às distribuidoras e postos o detalhamento dos preços praticados nos três últimos meses, além do CNPJ e inscrição estadual dos estabelecimentos. "Através das notas, vamos saber qual o preço praticado e o real motivo do reajuste", explica.

Redes Sociais

Mineiro aproveitou a ocasião para louvar o movimento Combustível Mais Barato Já, criado nas redes socias. "Há 15 anos levantei essa mesma discussão e a grande diferença foi que ainda não havia redes sociais", lembra. O deputado também agradeceu às mais de 1.500 mensagens que falaram da audiência no Twitter.

Tony Robson foi o representante do movimento nas redes. Ele é responsável pela comunidade do Orkut "Boicote da Gasolina - Natal/RN", com quase 10 mil membros. "O preço começou a baixar depois do nosso movimento, que é paçífico e legítimo", afirmou.

 Fonte: Assessoria do mandato