EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma toma posse, promete erradicar pobreza e mudar sistema tributário

Presidente recebeu a faixa de Lula, seu ex-chefe, às 16h49.
Em 2 discursos no dia, ela reafirmou promessas e fez aceno à oposição.


Dilma Rousseff  foi empossada neste sábado (1º) como presidente da República. Nos dois discursos que proferiu - no Congresso Nacional e no Parlatório do Palácio do Planalto - a nova presidente reafirmou o compromisso de combater a miséria e erradicar a pobreza. Falou também em mudanças no sistema de impostos e fez um aceno à oposição.
Segundo ela, a luta "mais obstinada" do novo governo será "a erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos".
No primeiro discurso, que durou 40 minutos, Dilma reafirmou a defesa da liberdade de culto e de imprensa, disse que a corrupção "será combatida permanentemente" e que estende a mão aos partidos de oposição.
"A partir deste momento, sou a presidente de todos os brasileiros", declarou. Dilma prometeu ainda melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança.
Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento, Dilma afirmou que " é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo".
Ela defendeu uma  máquina administrativa mais eficiente e medidas para racionalizar o sistema tributário.
"É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte", afirmou.
Dilma lembrou os tempos da juventude, quando combateu a ditadura militar e foi presa e torturada.
"Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor. Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem", disse.
No discurso, a presidente reafirmou seu compromisso com os valores democráticos. "Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos".
No discurso no Parlatório, Dilma agradeceu a "oportunidade que a história me deu de ser a primeira mulher a governar o Brasil".
Ela também prestou homenagem ao ex-presidente Lula. "Conviver todos estes anos com o presidente Lula me deu a dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha posse como presidenta se mistura com a emoção da sua despedida".
Dilma afirmou que apesar das conquistas obtidas no governo Lula ainda há muito por ser feito.
"Já fizemos muito nos últimos oito anos, mas ainda há muito por fazer. E foi por acreditar que nós podemos fazer mais e melhor que o povo brasileiro nos trouxe até este momento. Agora é hora de trabalho. Agora é hora de união. União de todos nós pela educação das crianças e dos jovens. União pela saúde de qualidade para todos. União pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos", declarou.
Preparativos
Antes de receber a faixa presidencial, Dilma permaneceu na Granja do Torto, residência oficial da presidente eleita durante o período de transição. Recebeu assessores, maquiadora e ganhou buquês de flores.
Às 14h05, Dilma deixou a Granja do Torto rumo ao Congresso Nacional. Por causa da chuva, ela fez o trajeto em carro fechado e teve de entrar pela Chapelaria, em vez de subir a rampa.
Às 14h51, Dilma fez o juramento de posse e discursou. Em seguida, o presidente do Senado, José Sarney, declarou Dilma e Temer empossados para a Presidência e vice-Presidência, respectivamente.
Às 16h32, Dilma Rousseff deixou o Congresso Nacional, passou em revista às tropas e beijou a bandeira do Brasil.
Depois, iniciou desfile em carro aberto, junto com a filha, Paula Rousseff, rumo ao Palácio do Planalto. Lá, subiu a rampa ao lado do vice-presidente, Michel Temer. Ambos foram recebidos por Lula, que passou a faixa presidencial para Dilma às 16h49. 
Às 16h54, Dilma discursou no Parlatório. Após o pronunciamento, recebeu cumprimentos de autoridades e chefes de Estado no Palácio do Planalto.
Depois, deu posse aos novos ministros. A presidente encerrou o dia participando de um coquetel no Itamaraty com chefes de Estado e autoridades.
Fonte g1.globocom

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MOVA-BRASIL

MOVA
MOVA-BRASIL
A quantidade de turmas não está definida e depende da nossa capacidade de articulação e da demanda real que temos, sabemos que existem 200 turmas reservadas para o estado do Rio Grande do Norte.
Com a finalidade de colaborar com o debate sobre a Participação da RECID POTIGUAR no Mova Brasil, vamos reproduzir aqui o material institucional que se encontra na página do Instituto Paulo Freire*:
“Projeto MOVA-Brasil
Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
Metodologia
Fundamenta-se nos princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os Temas Geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos.
Objetivos
* Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos;
* Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos;
* Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo;
* Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.
Metas
* Atender 120 mil alfabetizandos em 36 meses, distribuídos em 4.800 turmas, com dez meses de aula;
* Formar 4.800 alfabetizadores e 350 coordenadores.
Abrangência
O Projeto encontra-se em desenvolvimento nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas.
Período
2008 a 2011″
PETROBRAS
Parceria
* Fonte: http://www.paulofreire.org/Programas/MovaBrasil

Fátima participa da solenidade de posse de Dilma na Presidência

A deputada Fátima Bezerra viaja nesta quinta-feira para Brasília, onde passa a passagem de ano e participa de solenidade de posse de Dilma Rousseff na Presidência da República, no sábado, 1º de janeiro 2011. Com a deputada, viajam ainda o deputado estadual Fernando Mineiro, Hugo Manso e vários dirigentes e militantes do PT no RN.
Mesmo com o recesso no Congresso Nacional, Fátima permanece em Brasília atendendo a convites para a solenidade de transmissão de cargos dos ministros do novo governo.

A deputada deverá estar presente nas transmissões de cargos do Ministério da Saúde, Alexandre Padilha; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; e da Secretária Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Visitará ainda Fernando Haddad, reconduzido ao cargo de ministro da Educação.
Fonte: Site do Pola Pinto

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Programação Oficial do Reveillon em Campo Grande

 Já estão confirmadas as bandas que animarão o Reveillon em Campo Grande. Este ano a festa será comandada pelas bandas: Forró Magote e Forró Porreta. Este tradicional evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Grande