EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 18 de julho de 2009

DEPEUTADO MINEIRO PARTICIPA DA ABERTURA DA FESTA DE SANT’ANA EM CAMPO GRANDE-RN

Hildebrando Rocha,Domicio Almeida,Prefeito Bibi e o Dep.Mineiro

O Deputado Estadual Fernando Mineiro do PT participou da abertura da 1° noite da festa de Sant’ana acompanhado do Presidente Municipal do PT local e Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Hildebrando Rocha, o mesmo participou do hasteamento da bandeira, visitou a igreja Matriz Sant’ana, conversou com Pe. Pedro Neefs a qual o mesmo tem muita consideração e respeito, visitou a exposição Fotográfica “Retrato do Sertão Apodi” que faz parte do Projeto Território Sertão Apodi, Nas Pegadas de Lampião que ocorrerá do dia 17 a 28 de Julho de 2009 no salão Paroquial (Campo Grande-RN). Visitou também a X feira de artesanato e produto da terra, participou do Show da Praça e conversou com o prefeito da cidade Bibi de Nenca e reafirmou seu compromisso de continuar ajudando Campo Grande tendo em vista que o PT local tem uma aliança política e faz parte da base de Governo do Prefeito Bibi de Nenca(PMDB), Não deixando de informa que Deputado estará de volta no dia 23 de julho para atividades do PT local e dia de cidadania, organizado pela Prefeitura Municipal.


Deputado Mineiro visitando a X Feira de Artesanato

Hildebrando Rocha,Francisco Lafaiete(consultor dp projeto T. Sertão Apodi) e o Dep.Mineiro.

Hildebrando Rocha, Dep.Mineiro,Padre Pedro neefs e Lilia Holanda na Matriz de Sant'ana
Hildebrando Rocha e Roberto jales Roberto Jales (coordenador do PETI)
Chico Preto e o forro pé de Serra com apresentação na exposição fotográfica
Banda de Musica Maestro Antonio da Pastoura

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Orçamento Público e Planos Privados

Deputado Fernando Mineiro do PT


Há alguns anos li um texto do Betinho (o “irmão do Henfil“ que, entre outras coisas, realizou uma cruzada contra a fome no Brasil) onde ele relacionava a forma como eram elaboradas as leis orçamentárias em nosso país com a situação de extremas necessidades e misérias de nosso povo. Betinho alertava para o fato de que o desconhecimento do chamado processo orçamentário brasileiro era uma das causas dos inúmeros desvios ocorridos com a aplicação dos recursos públicos, gerando desperdícios, má aplicação e corrupção.
O alerta do Betinho me veio à memória ao ler as notícias de que a Prefeita Micarla de Souza enviará à Câmara Municipal a proposta do Plano Plurianual (PPA) para a Câmara Municipal sem que tenha havido qualquer tipo de dicussão pública sobre o assunto.
Essas três letras - PPA - encobrem a previsão de aplicação de recursos públicos em Natal na ordem de milhões. É através do Plano Plurianual que se definem todos os investimentos, as movimentações financeiras e as amortizações da dívida para o período de 2010 a 2013.
Ao definir a aplicação e a destinação dos investimentos públicos durante uma gestão, o PPA revela qual é o rumo e o compromisso de determinado Governo, possibilitando que a sociedade faça o salutar exercício de comparação entre o prometido e o comprometido. Deve ser para não terem suas “identidades reveladas“ que grande parte das administrações elabora suas leis orçamentárias entre quatro paredes, aprofundando o abismo entre as demandas e necessidades do povo e as ações governamentais. Os planos privados acabam sempre se sobrepondo aos interesses públicos.Lamentavelmente, a administração Micarla de Souza exclui a sociedade natalense da discussão sobre uma das mais importantes peças orçamentárias de uma cidade. Ao agir assim, se revela refém do conservadorismo administrativo, chancelando um grande retrocesso na gestão municipal. Ao excluir a sociedade do debate, Micarla enterra a promissora experiência do orçamento participativo implantado na gestão passada, negando-nos o direito e a oportunidade de aperfeiçoá-lo e aprofundá-lo.
Resta aos setores que entendem e lutam para que o orçamento público seja, de fato, público a reação organizada a estas atitudes dos nossos gestores.
Há tempos tenho insistido na idéia de que a silenciosa elaboração das leis orçamentárias é a parceira preferida da criminosa execução do orçamento público, fonte de tanto desvio e corrupção. Que a sociedade natalense se mova!
P.S.:
Em rápida entrevista concedida à Tribuna do Norte, o Secretário de Planejamento de Natal, Dr. Augusto Viveiros, afirma que:
Como o senhor explica a elaboração do PPA e LDO sem debate?
A LRF não diz nada e o Estatuto da Cidade também não diz. O Estatuto diz apenas, no artigo 44, que a Câmara Municipal antes de aprovar o projeto deve realizar audiências e consultas. Então essa informação está totalmente errada. O que existe é o artigo 44 do Estatuto que manda fazer o debate, agora ela não disse que tem que ser uma, nem duas, nem três, nem quatro reuniões. Nem disse ser antes, durante ou depois de chegar ao legislativo.

Qual o procedimento adotado?
Criamos instrumentos modernos da participação popular no orçamento, colocando percentuais para as comunidades que vão constar da LDO e do PPA, tudo isso através do que eu chamo de Conselhão, que é o Concidade. Esse é o fortalecimento que o Estatuto da Cidade diz. Os municípios têm que fortalecer o Concidade.

A Lei Fiscal diz que durante a elaboração do PPA e da LDO deverá haver o debate com a população
Veja bem, eu não conheço e não sei se tem. Eu preciso ler para poder dizer.

Qual a modificação da LDO encaminhada à CMN que o senhor disse permitir ser o debate do PPA democrático?
O art. 8º da LDO diz exatamente como é que funciona o orçamento participativo e isso nunca foi dito. Muita gente aqui disse que podia se fazer mas isso não era especificado no orçamento. A LDO já está exigindo que se coloque na LOA 0,5%. Essa é que é a grande modernidade atual.”
Não é possível que Viveiros desconheça a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2001). Com certeza ele se enganou ou se esqueceu.
Pra que a sociedade não seja enganada, aqui vai a reprodução, na íntegra, do Artigo 48 e seu Parágrafo Único da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000):

“CAPÍTULO IX

DA TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO
Seção I
Da Transparência da Gestão Fiscal
Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.
Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos.”

PT DE CAMPO GRANDE-RN APROVA RESOLUSÃO DE APOIO AO PREFEITO BIBI DE NENCA


DIRETORIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/RN

Nota de Apoio e Reconhecimento


O Partido dos Trabalhadores, reunido no seu Diretório Municipal de forma ampliada, neste, domingo dia 26 de abril de 2009 na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande, definiu por manifestar através desta, nota renovar seu Apoio e Reconhecimento a postura e ao trabalho e ações da gestão desenvolvidas pelo Prefeito BIBI de Nenca e Caramuru Paiva, nestes primeiros 120 (cento e vinte) dias de 2009,

Considerando que:

- A postura democrática e comprometida como a gestão municipal vem se conduzindo é de relevante importância para o diálogo e construção da cidadania dos campograndenses;
- O modo como a gestão municipal tem procurado tratar as questões fundamentais para o desenvolvimento do município, como: Na Agricultura com o Corte de terra sem distinção, Apoio a Piscicultura, a Revitalização da Cajucultura e Apicultura; Na Saúde com a Contratação de novos profissionais e mais serviços médicos, Disponibilidade de medicamentos básicos na farmácia do hospital, Campanhas de vacinação e prevenção de doenças; Na Educação com Programas de alfabetização, Parcerias com a Uern e Ufersa, Programa de Inclusão Digital, Projeto de ampliação da escola rural do Bom Jesus e Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta, Ônibus escolar; Na Ação Social com o Projovem e ações voltadas para cuidados com mulheres, jovens e idosos; No Esporte com os Jogos da amizade e Revitalização do Voleibol e Futsal; Na Cultura com o Espetáculo Paixão de Cristo, Conservatório de música e parceria com a Associação Cleto de Souza, No Desenvolvimento Econômico com ações de geração de renda, entre estas a Feira de confecções, apoio ao artezanato e a possibilidade de uma facção da Hering, Profissionalização com cursos e capacitações; Entre outras ações da gestão municipal.
- Por fim, considerando a postura ética, cordial e avançada nas relações políticas e institucionais que a prefeitura tem tido com parceiros importantes e estratégicos, como: Núcleo Sertão Verde, SEBRAE,Instituto Chapéu de Couro, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, UERN, UFERSA, DNOCS EMATERN, Incra, Ministério de Desenvolvimento Agrário (Delegacia Estadual), movimentos Sociais e entre outros.
Diante disto e da avaliação positiva do mandato do Prefeito Bibi de Nenca (PMDB) e Caramuru Paiva (PT) a frente da gestão municipal de Campo Grande, é que o Partido dos Trabalhadores, por meio de seu Diretório Municipal, resolve manifestar através desta nota à renovação do seu apoio e reconhecimento a gestão atual de nosso município.

Campo Grande/RN, 26 de abril de 2009.
Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT


Hildebrando Neres da Rocha
Presidente DM do PT

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, RETRATOS DO SERTÃO APODÍ


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pronaf: agricultores familiares ganham novo prazo para renegociação - Desenvolvimento Agrário


Pronaf: agricultores familiares ganham novo prazo para renegociação

Os agricultores familiares e assentados da reforma agrária que estão inadimplentes no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) têm até 30 de outubro para ir aos bancos e aderir à renegociação das dívidas. A medida vale para os agricultores que estavam inadimplentes até 30 de abril de 2008. O novo prazo foi concedido na última semana pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).Os interessados em pagar toda a dívida com desconto ou renegociar têm até 30 de novembro. Caso o agricultor opte pela renegociação, terá que pagar 1% do valor total da dívida até este prazo.O diretor de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), João Luiz Guadagnin, orienta que o agricultor precisa ir a agência onde tem o financiamento e assinar o pedido de renegociação ou liquidação. “O banco deve fornecer uma cópia do pedido ao agricultor, pois esta é a prova de que fez o pedido dentro do prazo”, avisa.Com a renegociação da dívida, mesmo que o financiamento já tenha vencido, será permitida a prorrogação da dívida sem a cobrança de juros pelo período em atraso, ou seja, serão cobrados apenas os juros normais do financiamento.O mesmo prazo (30 de outubro) também foi concedido aos agricultores que têm dívidas coletivas para que possam individualizar suas operações. Isso vale para as operações dos grupos A, A/C e B do Pronaf contratadas até 30 de junho de 2006.ExemplosUm agricultor que possui uma dívida de investimento em atraso no valor total de R$ 10 mil e procurou o banco para fazer a renegociação até o prazo (30 de outubro) deverá pagar pelo menos R$ 100 para que possa prorrogar o restante da dívida em até quatro anos. Assim, poderá garantir benefícios como a retirada dos juros que deveriam ser cobrados pelo atraso no pagamento.Aqueles agricultores que liquidarem totalmente a dívida poderão receber o bônus de adimplência, como por exemplo, no grupo C do Pronaf que tem um bônus de R$ 700 para o pagamento total e em dia do financiamento.Já no caso de um financiamento de micro crédito rural (grupo B), há um bônus de adimplência de 25% para liquidação integral da dívida.

http://www.brasil.gov.br/noticias/ultimas_noticias/130709-5/

terça-feira, 14 de julho de 2009

REUNIÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA GARANTIA-SAFRA-PGS 2009/2010

corte de terra 2009 (comunidade de Bom Jesus)

Neste dia 15 de julho de 2009, ás 09hoo no Auditório do STR de Apodi/RN acontecerá uma reunião de implementação do Programa Garantia-Safra – PGS 2009/2010. Com os Secretários Municipais de Agricultura, Presidente do Conselho do CMDRS/FUMAC,, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e técnicos da EMATER.
O garantia safra é um Programa do Governo Federal, Governo do Estado, Prefeituras Municipais e agricultores aderidos e que em Campo Grande sempre teve apoio da prefeitura municipal e especialmente do secretario de agricultura Hildebrando Rocha. Para que chegasse essa importante política publica de apoio e fortalecimento da agricultura familiar. Na safra 2008/2009, foram 383 agricultores aderidos ao programa e para a safra de 2009/2010 já foram solicitados pela prefeitura municipal 600 contas para o município, o prefeito Bibi de Nenca atendeu ao pedido do secretario e que o mesmo tem a agricultura familiar como sendo uma das prioridades da gestão Campo Grande cuidando de você.
Produtores da comunidade de Lagoinha

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA, DA PECUÁRIA E DA PESCA
Coordenadoria de Organização Rural
Centro Administrativo do Estado – Km 94 da BR-101 – Lagoa Nova
CEP 59064-901 – Natal-RN

PAUTA

1- Informes sobre a safra 2008/2009
· COP
· APORTE DA PREFEITURA
· PAGT DOS AGRICULTORES SAFRA 2008/2009
· PENDÊNCIAS NA FOLHA DE PAGAMENTO

2- Safra 2009/2010

· Breve resumo do programa, com as mudanças para safra 2009/2010
· Cotas
· Termo de Adesão
· Cadastro do Secretário/CMDRS.

REBANHO SUINO SERÁ VACINADO EM C. GRANDE.

Prefeito Bibi de Nenca
Neste dia 09/07/2009, esteve em Campo Grande à equipe do IDIARN reunidos no
gabinete do Prefeito Municipal Bibi de Nenca, o Secretario de Agricultura Hildebrando Rocha e o chefe do Escritório Regional do IDIARN Marcos Vinicius. Para tratar da vacinação do rebanho suíno do município de Campo Grande, como medida de prevenção da peste suína clássica, de acordo com medidas adotadas pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte – IDIARN. Conforme instrução normativa n°12, de 25 de maio de 2009, do Ministério de Agricultura da Pecuária e Abastecimento – MAPA.



Criação de suínos próxima às margens do Rio
Essa vacinação não terá nenhum ônus para os proprietários dos animais vacinados, ficando a prefeitura responsável pelo apoio logístico, hospedagem para os técnicos do IDIARN e pessoal para pega dos animais. Ficou acertado a equipe técnica virá no dia 14 de julho de 2009, para dar inicio vacinação de todo rebanho suíno do município. Qualquer informação devera se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura, Rua Veterano francisco Vicente, (proximo a apromotoria publica) e agenda visitas aos rebanhos nas comunidades ou entra em contato com o Secretario de Agricultura Hildebrando Neres da Rocha pelo telefone: 9934-2335.

CONHECA UM POUCO O QUE É A PESTE SUINA CLASSICA
Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos,e foi reconhecida pela primeira vez no século XIX e sua etiologia viral foi estabelecida no início do século XX. A doença pode ser aguda, crônica e inaparente. Em uma época, ela foi caracterizada clinicamente por uma doença aguda altamente fatal e patologicamente por lesões de uma viremia grave. Atualmente, é definida como uma doença também crônica ou inaparente, incluindo a infecção congênita persistente nos suínos recém-nascidos infectados durante a vida fetal.
SINTOMAS: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.
CONTAMINAÇÃO: Alimentos ou água contaminados; animais infectados; veículos e instalações contaminados; contato com cadáveres de animais infectados; equipamentos contaminados, roupas e calçados de indivíduos que mantiveram contato direto com animais doentes ou em período de incubação da doença (em geral a incubação é de 4 a 6 dias, com um intervalo de oscilação de 2 a 20 dias).
PREVENÇÃO: Separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.Vacinação
A maioria das vacinas atenuadas baseia-se na amostra chinesa do vírus da PSC. Estas vacinas são atualmente utilizadas no mundo todo. A vacina induz altos títulos de anticorpos neutralizantes e é segura para o uso em animais gestantes. A principal restrição à vacinação com vacinas atenuadas, como a amostra chinesa, é que não é possível a distinção entre anticorpos vacinais e aqueles induzidos por infecção natural. Esta desvantagem é de extrema importância se forem consideradas suas implicações no comércio internacional.
Atualmente existe um esforço grande no sentido de se desenvolver vacinas marcadas, que são vacinas contra subunidades do vírus. A glicoproteína viral E2 recombinante, produzida através de baculovírus, tem sido estudada para esta finalidade. A vantagem deste método é que os animais vacinados poderiam ser facilmente separados daqueles infectados naturalmente, utilizando-se uma proteína viral diferente como antígeno para o diagnóstico.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

CURSO PARA A CURTIÇÃO DO COURO DA PELE DA TILAPIA


A prefeitura municipal de Campo Grande através da secretaria municipal de agricultura e o SEBRAE em parceria com a colônia de pescadores Z 53 e associação de pescadores do morcego estará realizando nos dias 17/18 de julho, na comunidade do morcego no centro cultural Pe. Pedro Neefs um curso de curtimento da pele da tilapia. Este curso visa capacitar pescadores interessados no aproveitamento do subproduto do pescado (tilapia) e agregação de valores ao peixe, tendo em vista que após de curtido a pele da tilapia serve para fazer vários tipos de artesanatos (cinto, bolsas e etc). Logo após esse curso já existe uma articulação entre o Secretario de agricultura Hildebrando e Renato Gouveia Do SEBRAE para trazer o curso de artesanato com a pele da tilapia Renato Gouveia consultor de Piscicultura SEBRAE-RN, Secretário Hildebrando e Ligiane Carvalho tecnica agricula da Prefeitura de Campo Grande -RN

PREFEITURA DE CAMPO GRANDE EM PARCERIA COM A FUNASA IRÁ PERFURÁ 08 PORÇOS NA ZONA RURAL

Geólogo da FUNASA Alberto
Nos dias 08, 09 e 10 de julho de 2009, esteve em Campo Grande uma equipe da FUNASA em nosso Município que deram inicio a um trabalho de locação de Poços Tubulares profundo no Solo cristalino de Nossas comunidades Rurais, o Geólogo da FUNASA o Senhor Alberto foi quem fez o trabalho de locação dos referidos poços, acompanhado pelo Secretario de Agricultura Hildebrando Neres da Rocha, este trabalho que está sendo feito é parte do compromisso da gestão cuidando de você, com a zona rural de Campo Grande e do Prefeito Bibi de Nenca, as comunidades visitadas foram Milagres, Lanchinha, Brasília, Nova Vida, Salgado, Nova Esperança e na próxima vinda irá ao restante das localidades previstas num total de 08 poços.
Hildebrando Rocha, Alberto e Giliardes, sitio lanchinha

Geólogos e Agricultores no Sitio Milagres

3ª CONFEÊNCIA ESTADUAL DA AQUICULTURA E PESCA

Mesa de abertura da 3° Conferência Estadual de Aquicultura e pesca do RN

APRESENTAÇÃO

O Ministério da Pesca e Aqüicultura – MPA e o Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca – CONAPE realizam a 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do Rio Grande do Norte.
O setor pesqueiro e Aquicola esta chamando a debater o tema: “Consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável de Aqüicultura e Pesca”. Os objetivos da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca são: garantir a participação social na definição das políticas publicas para o setor e avaliar as políticas publicas implementadas.
É na 3ª Conferência Estadual de Aqüicultura e Pesca do Rio Grande do Norte que serão aprovadas propostas e eleitos delegados á 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, que se realizara este ano em Brasília de 30 a 02 de outubro de 2009.
Ministro da Pesca Altemir Gregolin e Secretário Hildebrando Rocha
Aconteceu nos dias 10 e 11 de julho de 2009, a 3ª conferência estadual de aqüicultura e pesca do Estado do Rio Grande do Norte, o evento foi realizado no Mardunas Hotel em São José de Mipibu;.De Campo Grande participaram o Secretário de Agricultura Hildebrando, Grimaldo presidente da colônia z-53, Diassis, Gilvan e Orlani.
Neste evento que foi sucedido das conferências regionais em todas as regiões do estado, estavam presentes todos os seguimentos da pesca, das águas interioranas e continentais, pesca artesanal e industrial,cacinocutores e marisqueiros, participaram todas as colônias, associações de pescadores e aqui cultores.
Plenaria da Conferência

Teve a participação de autoridades governamentais e não governamentais, representando a governadora o senhor Antonio Cortez subsecretário da pesca e aqüicultura do Estado, o Ministro da Pesca e Aqüicultura; Altemir Gregolin, Renato Gouveia do SEBRAE responsável pela piscicultura , representante do Banco do Nordeste, o presidente da Confederação dos Pescadores do Estado Abraão Lincoln, prefeitos e o nosso grande Superintendente da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte Ivanilson Maia, umas das pessoas que mais contribui para o fortalecimento e organização da pesca e dos pescadores em nosso estado e em especial os pescadores familiares . Tendo como pauta fundamental a apresentação das políticas da Aqüicultura e Pesca no Brasil (MPA), apresentação das ações do governo do Estado para a Aqüicultura e Pesca, apresentação das ações da SFPA-RN, pelo Superintendente e apresentação do Texto Base e orientações para os grupos (SFPA-RN).
Mesa da Abertura da Conferência Regional do Território Sertão Apodi em Caraubas RN

domingo, 12 de julho de 2009


Caros Paroquianos
O mês de julho é para nossa comunidade de Campo Grande, um mês de muita alegria e muito júbilo. É a festa de Sant' Ana, padroeira do sertão. É uma festa de todos e para todos.
Portanto, convidamos todos os filhos e filhas, amigos e amigas desta terra a participarem com devoção e júbilo dos festejos alusivos à nossa padroeira, de 17 a 26 de julho. Conclamamos, desta forma, a todos a imbuírem-se do espírito de fratemidade, partilha e serviço com a finalidade de realizar um grande mutirão de fratemidade, solidariedade e congraçamento para fazer de nossa festa um momento de encontro fraterno e fortalecer, assim, os sentimentos de amizade e pertença à terra de Sant'Ana. Intensifiquemos nossas orações sacrifícios pelo êxito da festa.
Pe. Tarcísio Pereira de Paiva - Administrador Paroquial Pe. José Egito Freire - scj e comissão da festa.
COMISSA-O CENTRAL
Pe. Tarcísio Pereira de Paiva - Scj, Pe. José Egito Freire - Scj, Maria do Socorro Azevedo, Francisco Moura da Costa, Antonia Nerialba de A. Teixeira, Francisco de Souza Silva (miúdo), Anacy Batista, José Neto da Silva, Ercilia Fernanades de Oliveira Neta, Osvaldo Eliedilson Vieira Gurgel e José Jales de Souza.
PROGRAMA (A-O RELIGIOSA Dia: 17/07 (Sexta-Feira) - Noite das Comunidades Rurais e Urbanas. 18:30h - Procissão (saída da Praça de Chicó).
19:00 - Hasteamento das Bandeiras e logo após missa. Tema - A violência, Corrupção e Injustiça Social Celebrante : Pe. Tarcísio Pereira de Paiva, scj
Dia: 18/07 - (Sábado) - Noite do Apostolado da Oração e Mãe Rainha
19:30h. -Missa - Celeb: Pe. José Egito Freire, scj Tema: A Violência e os Grupos Sociais Responsaveis: Tia Rosa, Nenca e lracilda
Dia: 19/07 - (Domingo) - Noite dos Músicos, Meios de Comunicação, Equipe de Liturgia e Ministros Extraordinários de Eucaristia.
1 O:OOh - Batizados 19:30h - Missa - Celeb.: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva Tema - A violência do racismo
Responsáveis - Raniere Soares, Josefran, Alzair Fernandes, José Régis, Lígia Azevedo e Auxiliadora Bezerra.
Dia: 20/07 (Segunda-Feira) - Noite da Pastoral da Criança, Catequistas e Conselho Tutelar. 19:30h - Missa - Celeb.: Pe. Netinho (Açu)
Tema - A violência contra os defensores de direitos Humanos
Responsáveis: Marleide Castro, Aninha Saldanha, Eunice Casto, Zélia e Marluza.
Dia: 21/07 (Terça-Feira) - Noite dos Funcionários Públicos e Dizimistas
19:30h - Missa - Celeb.: Pe. Rierson Carlos (Mossoró) Tema ~ A violência contra a natureza Responsáveis: Vânia Jácome, Nerialba, Auxiliadora Azevedo, Maria das Graças Vieira,
Dia: 22/07 (Quarta-Feira) - Noite dos Comerciantes, Cooperativa Sertão Verde, Colônia de Pescadores, Sindicatos, Fórum das Associações e Projeto Dom Helder.
19:30h - Missa - Celeb.: Pe.Flávio Forte Meio (Mossoró)
Tema - A violência no campo e aos povos indígenas.
Responsávis: Iris Oliveira, Nenzinha, Severino Alexandre, Zuleide Araújo, Antonio Jucelino, Rosana Fernandes, e Maria Inês de Brito.
Dia: 23/07 - (Quinta-Feira) - Noite dos Três Poderes, Pastoral da Família e Terceira Idade. 19:30h - Missa - Celeb.: Pe. Raimundinho (Mossoró)


Tema -A violência no Meio Familiar
Responsáveis: Dr. Chagas (Bibi de enca), Amalia Saldanha, Adriana Alves, Micivan Freitas, Luiz e Mizia, Joca e Zélia, Anacy e Antonio, Lucia e Pedro Heliomar, Geonar e Lacerda, Cristina e Beto, Josenubia e Marizinha.
Dia: 24/07 - (Sexta - Feira) - Noite da Juventude
19:30h - Missa - Celeb.: Pe. João Barbosa (Cerra Branca ~ PB) Tema - A violência policial e a violência contra os policiais. Responsáveis: Laécio Vieira, Cinara, Santiago, Willame e Oscarina
Dia: 25/07 (Sábado) - Noite da Classe Motorizada e Filhos Ausentes 18:00h- Procissão motorizada e benção dos veículos.
19:30h - Missa - Celeb.: Pe. Dagnaldo Alexandre de Oliveira, scj (Superior Provincial) Tema - A violência no trânsito.
Responsáveis: Whosgton Teixeira, Maria das Graças Souza e Francisco das Chagas, Raimundo Nonato Vieira e Maria da Conceição Almeida, Vanda Jácome e filhos, Edimar Gurgel Vieirae Antonia Lucia, RaÍmundo Nonato e Lúcia Liberato.
26/07 - (Domingo) - Dia de Sant' Ana e São Joaquim. 07:30h. - Batizados
10:00h - Missa Solene - Presidida por Pe. Tarcísio Pereira de Paiva e concelebrada pelos demais padres. 16:00h - Procissão
18:00h - Encerramento - Benção do Santíssimo e arriamento das bandeiras.
Padrinhos dos Andores - Sant' Ana - Gracinha Souza São Joaquim - Francisco das Chagas
BARRACA DE SANT'ANA
Candidata - Moema LÍberato Veras
Resp.: Francisca Lucila Almeida Liberato, Pedro Heliomar de Oliveira, Maria Lucia Lopes de Oliveira, Maria Rosalia V. Galdino (Marizinha), Rita de Cassia Lucena e MeIo, Ana Almeida de Medeiros Liberato.
EVENTOS CULTURAIS E SOCIAIS
v" Shows no Adro da Matriz todas as noites com: Barraca, Leilões, Comidas Regionais v" Bazar de Sant' Ana: Souvenirs, artesanato e objetos religiosos.
v" De 17 a 26 - X Feira de Produtos da Ten'a
v" DIA 23- Queima de fogos e festa na Via Costeira com a Banda Collo de Menina. v" DIA 24 - Ferro na Boneca (Arco -Verde Casa Show)
v" DIA 25 - Forró do Bom (Arco-Verde Casa Show)
v" DIA 25(sábado) - Almoço de Sant' Ana a partir do meio dia no Palhoção
v" DIA 26 - Baile da Rainha no Palhoção com VITROLA. COM E FORRO ARRETADO
v" Bandas de Musica: Monsenhor Militão B. de Mendonça, Banda de Musica Maestro Manoel Mocó de Oliveira e FilarmônÍca Maestro Antonio da Pastora.
Patrocínio dos Fogos (alvorada e salva) - Geraldinho de Albuino Pires.
AGRADECIMENTO
Antecipadamente registramos os nossos agradecimentos a todas as pessoas que participaram e contribuíram conosco, para o abrilhantamento de mais uma festa de nossa Padroeira.
APOIO: