EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 7 de maio de 2011


Comemoramos neste domingo 
o dia das Mães

Queremos desejar a todas as mães Campograndense nossos votos de felicidades pela passagem deste dia.

HILDEBRANDO ROCHA

JUVENTUDE PT DO RN
realiza Encontro Estadual

A JPT/RN vem avançando significativamente quanto à sua organização, tanto no tocante ao funcionamento interno, quanto no que diz respeito à relação política junto aos movimentos juvenis       dos mais diversos âmbitos. Temos realizado esforços coletivos para dar respostas às demandas que nos são apresentadas pelos movimentos nos quais estamos inseridos, bem como pela dinâmica cotidiana da vida das cidades, do nosso Estado e país.
                  
Particularmente, o ano de 2011 nos apresenta tarefas que devem ser visualizadas pelo conjunto da JPT como prioritárias, exigindo de nós, mais ainda, um elevado nível de organização e coesão na nossa atuação. Citamos, especialmente, o 2º Congresso Nacional da JPT e a 2ª Conferência Nacional de Juventude.

 Nesse sentido, convocamos a militância juvenil petista a participar da reunião de planejamento da Direção Estadual da JPT, a ser realizada nos dias 07 e 08 de maio de 2011 (segue programação anexa), na cidade de Natal/RN.

Considerando a questão estrutural, solicitamos que seja confirmada a presença de cada companheiro/a com antecedência, junto à sede do PT/RN. Lembramos que os custos com deslocamento serão de responsabilidade dos municípios. Nesse sentido, solicitamos aos Diretórios Municipais o empenho para a viabilização da participação de seus representantes.

                   Saudações juvenis,

Berna Ignus B. B. de Azevedo
Secretária Estadual de Juventude do PT

Mandato de vice-prefeito CARAMURU e parceiros promoverão o domingo das mães com café-da-manhã e brindes na feira

O nosso vice prefeito junto com o Núcleo Sertão Verde e a ATOS vai promover um domingo especial para as mães campograndenses através de uma programação que começará a partir das 7 horas, na feira da agricultura familiar, em frente ao comércio de Milton Alexandre.

Na oportunidade acontecerá a entrega de duas máquinas de costura para o grupo de mulheres capacitado e beneficiado com o Projeto do PPIGRE, do Ministério do Desenvolvimento Agrário que foi coordenado pela ATOS em parceria com o Núcleo Sertão Verde e o nosso mandato do vice prefeito Caramuru Paiva.

Também haverá o sorteio de dezenas de prêmios, dentre os quais ferros de engomar e liquidificadores.

Esta é a nossa forma de expressar o carinho por todas as mães campograndenses.

Fonte: blogdocaramuru.blogspot.com

STF determina posse imediata de vereador 
PT de Natal FERNANDO LUCENA

Após a mudança de posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo mais recente entendimento foi no sentido de empossar os suplentes das coligações, o desembargador Vivaldo Pinheiro reconsiderou a decisão anteriormente proferida e determinou que o presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), Edivan Martins, emposse imediatamente o suplente da coligação do ex-vereador Hermano Morais (PMDB), Fernando Lucena, do PT.

Hermano Morais deixou o cargo após ser eleito deputado estadual. Em lugar dele, foi empossado o parlamentar do PT, suplente da coligação da qual participou o peemedebista na eleição de 2008. Com o entendimento anterior do STF de que a vaga deixada pertencia ao partido, o PMDB ingressou com pedido no TJRN para empossar a suplente da legenda, Rejane Ferreira. Ela passou cerca de dois meses sustentada no cargo por uma liminar que aguardava o entendimento final dos ministros do Supremo, o que somente se deu no final de abril. Fernando Lucena já pode ser empossado a partir de hoje no cargo.

No caso do suplente de vereador Assis Oliveira (PR), que solicita a vaga deixada pelo deputado federal Paulo Wagner (PV), o juiz convocado que analisa o processo, Nilson Cavalcanti, determinou o encaminhamento dos autos para a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Isto porque o suplente do PR ingressou com um embargo de declaração, o que, conforme o rito processual prevê o encaminhamento dos autos ao Ministério Público antes da decisão.

Fonte: www.mineiro13666.com.br

CREDIOESTE REALIZA SUA REUNIÃO MENSAL
 
 
 Aconteceu nesta sexta-feira 06 de maio em Apodi, mais uma reunião mensal do Conselho de Administração e Conselho Fiscal da CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar.

Presentes a reunião o presidente da Credioeste, Raimundo Canuto e demais membro do Conselho de Administração: Francisco Diassis (Messias Targino), Micilene Vieira (Campo Grande), Luizinho e Edivania (Apodi) e do Conselho Fiscal: Damina Paiva e João Batista de Carvalho, além de Ruberlânio, Natam e Giuzelio da equipe administrativa da cooperativa.

Segundo RAIMUNDO CANUTO, diversos encaminhamentos foram tomados nesta reunião, entre estes o que visa apresentação de um Projeto de Apoio Institucional para construção do Posto de Atendimento Cooperativo – PAC em Janduís, para melhor prestar os serviços e produtos da Credioeste aos cooperados (as) desta e cidades vizinhas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011


SEMINÁRIO ESTADUAL DO PNE
Plano Nacional de Educação






Agricultores (as) familiares do Nordeste fazem grande movimentação no
 BNB de Fortaleza


Delegações de todo nordeste, realizaram grande movimentação na manha desta quinta-feira em frente a Superintendência do Banco do Nordeste em Fortaleza, para negociarem a pauta da Jornada de Luta de 2011.

O Rio Grande do Norte participou com uma boa caravana agricultores (as) familiares e lideranças sindicais de diversas regiões do estado, como: Mato Grande, Canavieira, Potengi, Trairi e Oeste Potiguar.

 Raimundo Canuto, falando aos agricultores em frente ao BNB em Fortaleza

O líder sindical e presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto, participou juntamente com mais 07 companheiros dos diversos estados nordestinos da Comissão de Negociação com o Banco do Nordeste, onde foram apresentadas diversas reinvidicações das demandas ligadas ao crédito, tais como:
- Renegociação das dividas do Pronaf;
- Acesso maior e de forma mais desburocratizada do crédito;
- Maior acesso ao Pronaf jovem, mulher e semi-arido;
- Recursos para serem trabalhado através do cooperativismo de crédito no RN pela Credioeste-Sol;

A presença do Rio Grande do Norte se destacou entre os diversos estados pela forma como a delegação norteriograndense se posicionou na mobilização, discussão e negociação da pauta, estando representado no momento das negociações com dois entre os oitos representantes da FETRAF, sendo estes Josana de Lima (Coordenadora Estadual) e Raimundo Canuto (Sintraf de Janduis).

A avaliação do movimento é de que o resultado alcançado nas negociações foi bastante positiva, pois os diversos pontos apresentados ao Banco do Nordeste, foram acatadas na sua quase totalidade, sendo a partir de agora papel do movimento sindical se manter atento para dar acompanhamento em cada estado.

Nesta mobilização de Forteleza, participaram do Médio Oeste os municipio de Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Severiano Melo, Apodi, Felipe Guerra e Itaú.

Estar prevista a realização aqui no Rio Grande do Norte de uma grande mobilização em Natal no próximo dia 19 de maio onde é esperada a participação de cerca de 2.000 agricultores (as) na governadoria e no  MDA para negociação da pauta da Jornada de Lutas Potiguar.

Hildebrando(Dir. Est. da Fetraf), Raimundo Canuto (Sintraf de Janduis e Credioeste), 
Josana (Coordenação Estadual da FETRAF-RN) e Pola Pinto(Sintraf Messias Targino e Dir. Estadual da Fetraf-RN)
Pola Pinto e a comitiva de Messias Targino
 Aluizio Dutra, de Patu falando aos presentes


 Jampierre e Raildo de Campo Grande, Jovens Fetrafianos







 Aluisio Dutra, Raimundo, Pola Pinto, Josana e Hildebrando


 A força da juventude Fetrafiana





 Raimundo de Janduis e Hildebrando de Campo Grande


Giuzelio Lobato, da CREDIOESTE SOL (camisa beje e marron)


 Membros da Coordenação Nacional da FETRAF e 
Hildebrando Rocha, Diretor da Fetraf-RN


Redação:
GIUZELIO LOBATO E HILDEBRANDO ROCHA (direto de Fortaleza-CE)



ASA Potiguar Realiza Reunião Estadual

 Yure Paiva do Centro Padre Pedro na reunião da ASA Potiguar

Aconteceu na última terça-feira dia 03 de maio de 2011, na cidade de Santa Cruz, região Trairí do Rio Grande do Norte, na sede do Sindicato dos/as Trabalhadores/as da Agricultura Familiar (SINTRAF), reunião da ASA POTIGUAR. A mesma contou com a participação de representantes de diversas Organizações não Governamentais (ONG), delegados/as microrregionais, Federações dos trabalhadores, agricultores/as e na oportunidade foram tratados os seguintes assuntos:

1-Leitura do registro da última reunião da ASA POTIGUAR (Tásia), encaminhamentos e operacionalidade;
2-Informes e encaminhamentos da última reunião da CE;
3-Planejamento da ASA POTIGUAR/2011. Ações pensadas, realizadas ou não e estratégias para fazer valer nossos compromissos;
4-Apresentação do plano de comunicação da ASA POTIGUAR pelo GT de Comunicação/ Comunicadoras Populares;
5-Estratégias e prazos para conclusão da demanda qualificada de cisternas no RN;
6-Avanços, entraves, desafios e rumos da coordenação estadual da ASA POTIGUAR;
7-Informes.  

Como encaminhamento, ficou acertado que todas as UGMs (Unidade Gestora Microrregional) deveriam informar ao MDA a demanda qualificada ou aproximada de cisternas que necessitam ser construídas no nosso Estado. Tendo em vista que a demanda informada pelo Ministério, não condiz com a realidade existente. Sendo assim, a ASA (Articulação com o Semiárido) Potiguar reafirma o compromisso de continuar fazendo a mobilização social para a convivência com o Semiárido e consolidação do programa de construção de Um Milhão de cisternas (P1MC).
  
Fonte: janduisemfoco.blogspot.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FETRAF NORDESTE NEGOCIA PAUTA DA JORNADA DE LUTA 2011


Acontece nesta manha em Fortaleza-CE a negociação da pauta da FETRAF-NE. Os representantes da FETRAF na BA, PB, RN, CE, AL, MA, PI, estão reunidos com a superintendência do Banco do Nordeste, MDA e Ministério da Integração Nacional para discutir a jornada de luta 2011.


Mais detalhes deste movimento em nova postagem.


Veja algumas fotos do movimento nesta manha de quinta-feira no BNB em Fortaleza-CE











terça-feira, 3 de maio de 2011


Vereador RAIMUNDO CANUTO de Janduis
realiza evento de Prestação de Contas
 Raimundo Canuto, vereador do PT de Janduis

Estivemos na noite desta segunda-feira participando em Janduis do evento de Prestação de Contas do mandato popular do vereador RAIMUNDO CANUTO, onde cerca de 100 pessoas abrilhantaram o evento na Câmara Municipal de Janduis.

Presente compondo a mesa dos trabalhos: Deputado Fernando MINEIRO; o vice-prefeito José Bezerra; o presidente da Câmara Adeilson Alves; vereador Braga; o Coordenador institucional do Centro Padre Pedro, Yure Paiva; pelo Forum das associações de Janduis, Lazara Maia. Além destes destaques para outros amigos de Raimundo que vieram dar seu apoio e fazer seus depoimentos: Professora Eliane Bandeira; vereador Póla Pinto de Messias Targino; Hildebrando Rocha, secretário de agricultura de Campo Grande e Almeida Neto, presidente do PT de Janduis.

Hildebrando Rocha, secretário de agricultura de Campo Grande, falando no evento do vereador Raimundo Canuto de Janduis

HILDEBRANDO ROCHA, secretário de agricultura e membro da Direção Municipal do PT de Campo Grande, em sua fala de apoio ao vereador Raimundo do Sindicato, ressaltou a grande luta que este paramentar defende na Câmara e nos movimentos sociais para ver o seu município no rumo do desenvolvimento. Raimundo é um desses batalhadores que não se cansa, e tenho honra de ser seu companheiro de luta já há muitos anos. Viva Raimundo e ao seu mandato popular de vereador de Janduis.


MINEIRO realizou Seminário em Janduis onde reuniu apoiadores de seu mandato no Médio Oeste


O Deputado MINEIRO realizou nesta segunda-feira em Janduis um Seminário Político para aproximar cada vez seu mandato dos movimentos sociais do Médio Oeste.

O momento contou com a participação de militantes, apoiadores e representantes do PT dos municípios de Janduis (Raimundo Canuto, Martilene, Lazara, Yure Paiva, Wigna, Lindemberg, Netinho), Campo Grande (Hildebrando, Francisco Antonio, Giuzelio e Welington), Caraúbas (Ivanildo e Tanildo Fernandes, Antonete e Lindemberg), Messias Targino(Pola Pinto e mais comitiva) e Patu (Aluisio Dutra), entre outros

Inicialmente MINEIRO fez um relato da sua atuação parlamentar nestes últimos 10 anos em que ocupa pela terceira vez o cargo de deputado estadual, relatou da sua atuação mais recente agora como líder da oposição em que tem procurado cobrar do governo do estado medidas urgentes e necessárias para questões como o piso salarial dos professores, o cumprimento dos convênios e contratos com as prefeituras e editais, em especial na área da cultura e da agricultura familiar, a questão da segurança e da violência cada vez maior gritante, entre outras questões que o governo do estado precisa dar respostas urgentes a população.

Deste encontro foram tiradas diversas sugestões para atuação parlamentar de MINEIRO contribuindo com as demandas da região do médio oeste, entre estas:

- Luta pelo piso salarial dos educadores;
- Apoio a cultura e juventude;
- Fortalecimento da economia popular solidária e a Credioeste Sol;
- Busca de mecanismo que viabilize a Regularização Fundiária das pequenas propriedades rurais dos municípios da região, iniciando por um projeto piloto em Janduis;
- Defesa do Meio Ambiente e Combate a Desertificação;
- Apoio aos mandatos parlamentares dos vereadores (as) petistas na região.

Após o seminário Mineiro participou do evento de Prestação de Contas do mandato popular do vereador RAIMUINDO CANUTO de Janduis.


31 anos do PT
comemorados por filiad@s, simpatizantes, PMDB, PSC e PT do B


Neste domingo 1º de maio, dia do trabalhador/a, o PT de Campo Grande fez a sua comemoração de mais de três décadas. Tivemos a participação dos nossos filiados e filiadas, simpatizantes e três partidos políticos amigos. A chuva impediu algumas presenças, mas mesmo assim tivemos companheir@s de várias comunidades rurais.

Temos uma larga contribuição para a política brasileira e por este reconhecimento fomos o primeiro partido a emplacar uma sequência de três mandatos presidenciais. No Rio Grande do Norte, a nossa atuação resultou em grandes mandatos na assembléia legislativa, prefeitos premiados internacionalmente, vereadores preparados, vice-prefeito que trabalha e uma deputada federal Fátima Bezerra que bateu o recorde de votos por duas vezes e o mais atuante deputado Estadual Fernando Mineiro.

Em Campo Grande temos motivos para dizermos da nossa contribuição a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Estruturamos os movimentos sociais e contribuímos para este meio de luta popular conseguir muito no caminho da cidadania: lutamos pela democratização e transparência na ação pública, levantamos as bandeiras da cultura e do esporte, defendemos os direitos das mulheres e da juventude, levamos qualidade de vida para o campo, abrimos dezenas de postos de trabalho, buscamos a elevação do nível educacional do nosso povo e abrimos lugar para pessoas simples fazerem política e até serem candidatos.

São mais de duas décadas em Campo Grande, aprendendo com acertos e erros. Mas sempre com o intuito primeiro de ver um município desenvolvido pelo suor e a participação do povo. Hoje temos uma identidade com grande parte da sociedade e estabelecemos parcerias com outros partidos que comungam da mesma humildade de construir um projeto comum, a partir da idéia que "é impossível ser feliz sozinho".

Farei outros textos atualizando nossos leitores e leitoras sobre o caminho que estamos trilhando para o Partido dos Trabalhadores. Sobretudo, a respeito do empenho que temos tido internamente de estabelecermos os pontos necessários para garantirmos o crescimento partidário em 2012. Evidentemente que isto passa por algumas parcerias e estas começam a serem revistas, fortalecidas e ampliadas.

Ao final Concluo este artigo sobre o momento alegre que foi a comemoração dos 31 anos do PT expressando que nosso agradecimento aos que confiam em nosso trabalho, também quero expressar meu respeito aos que pensam diferente mas de outras maneiras amam e lutam por nosso município; e quero deixar uma palavra de agradecimento muito especial ao PMDB, PSC e PT do B que estiveram presentes reafirmando o desejo de seguirem perto do Partido dos Trabalhadores. Pelas presenças na nossa festa agradeço Bibi de Nenca e membros do PMDB, Jean Vieira e partidários do PSC e Babá Pimenta e os filiados do PT do B.

blogdocaramuru.blogspot.com

Homenagem a DERLI CASALI
líder nacional do MPA que faleceu neste final de semana


Vítima de um acidente de trânsito na BR 242, no Estado da Bahia, morreu o militante social Derli Casali, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores, uma organização popular ligada a via campesina.

Derli Casali esteve aqui no RN em Campo Grande, a convite do PMA de CG com Fábio Fernandes e Francisco Antonio, há quatro anos, quando foi realizado o Encontro Estadual do MPA em Campo Grande.

Em memória a Derli Casali, reproduzimos uma poesia deste a seguir:

AI DE VÓS

Ai de vós, Aracruz Celulose, que expulsastes indígenas e quilombolas de seus territórios, destruindo a biodiversidade e transformando o estado do Espírito Santo num deserto verde.

Ai de vós que enganais camponeses e camponesas com seus discursos mentirosos, afirmando ser a salvadora da Pátria.

Ai de vós, governantes, ministros e secretários de estado que se dão ao luxo de defender os grandes projetos que produzem a morte dos campos e dos povos que ali habitam.

Ai de vós que se apropriam dos impostos do povo e redimensionam segundo os interesses dos que se dizem donos do capital.

Ai de vós magistrados que fazem das leis meios para defender os que se enriqueceram às custas do povo

Nestes dias, os deuses de todas as ancestralidades, presentes nos memoriais de todas as lutas e de todas as resistências, vivos nas vozes dos inocentes que clamam por terra, caça, pesca e frutos, estão unidos e louvando a cada pé de eucalipto decepado.

Nestes dias, todos os espíritos ancestrais estão abrindo picada adentro ao deserto verde e convocando todos os povos para o dia do grande combate.

Nestes dias todos e todas que se afirmam realmente brasileiros e estrangeiros que nos apóiam estão dizendo em voz uníssona: fora, aracruz, aqui não é seu lugar.

Nosso projeto é outro: não fala em concentração de terra, mas terra para todos que a querem para produzir comida; não fala em apropriação dos frutos do trabalho por parte de alguns, mas solidariedade, partilha e socialismo; não fala em monocultura de eucalipto, de soja, de algodão, de café, mas em biodiversidade.

Nosso projeto fala em leis, em direitos, mas em dignidade, autonomia, respeito às diferenças dos povos, com seus diversos modos de vida, de produção de saberes, de afirmação de identidades.

Neste nosso projeto só cabe o povo que se organiza, que não se deixa se revestir pelos sentimentos das elites, ou seja, deste mundo feito com tantos defeitos, sem cheiro de vida.

Nosso mundo é feito de cheiro de mato, de água correndo, de milho espigando, de feijão florando, de arrozal cacheando, de casa humilde cheia de gente assanhada ao som da sanfona e da viola.

O mundo que estamos fazendo vai destruir todos e todas que se negam abraçar a vida e o horizonte da liberdade; enfim, não cabe quem sega dialogar com o mundo e sentir que o mundo não cabe dentro da lógica do capitalismo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Registro de aniversário

Quero parabenizar minha colega de orkut Kath Peppers pelo seu dia mais que especial,te desejo tudo de bom que voçê poça ter um dia especial.que venha realizar todos os seus sonhos um forte abraço de seu amigo Hildebrando Rocha.

Registro de aniversário

Quero parabeniza-lo meu amigo Dimas Melo pelo seu dia tão importante que voçê venha realizar todos seus sonhos e que Deus poça te da tudo aquilo que voçe sempre desejou,te desejo toda felicidade do mundo um forte abraço de seu amigo Hildebrando Rocha.

domingo, 1 de maio de 2011


Neste dia 02 de maio em Janduis
Seminário do Mandato Cidadão
Deputado FERNANDO MINEIRO


O mandato do Deputado Estadual MINEIRO estar realizando uma série de seminários regionais com representantes dos municípios das diversas regiões do estado, com o objetivo de debater a ação deste Mandato Popular.

A intenção dos seminários é extrair das regiões do estado sugestões e demandas para a atuação parlamentar.

No Médio Oeste será dia 02 de maio das 14:00 as 17:00hs na Câmara Municipal de Janduís, envolvendo os municípios: Janduis, Campo Grande, Caraúbas, Paraú, Messias Targino e Patu.

Para tanto estamos CONVIDANDO o companheiro (a) para participar desta atividade de planejamento deste mandato cidadão do Partido dos Trabalhadores de nosso estado.

Neste mesmo dia MINEIRO participa as 19:00h de evento do Mandato Popular do vereador RAIMUNDO CANUTO em Janduís.

Contamos com vossa presença

GIUZELIO LOBATO DE MELO
Coordenador do Pólo Médio Oeste do PT






CONVITE

O Mandato Popular do Vereador RAIMUNDO CANUTO DE BRITO (Raimundo do Sindicato), CONVIDA Vossa Senhoria, para participar do evento de Prestação de Contas dos 02 anos de atuação parlamentar e do Lançamento do Blog JANDUIS EMFOCO, no próximo dia 02 de maio/2011 ás 18:30 na Câmara Municipal de Janduis/RN.

Contamos com a vossa importante participação.

RAIMUNDO CANUTO DE BRITO
Vereador do PT de Janduís/RN

O MANDATO DE VEREADOR
QUE FAZ MAIS POR JANDUIS



CADEIA PRODUTIVA DO MEL
O Sebrae com atenção especial

O SEBRAE estar com o projeto que visa fortalecer a cadeia produtiva da Apicultura no estado do RN, sobre isso o Secretário de Agricultura de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA, informa que por ocasião da inauguração da Fabrica de Castanha do Bom Jesus manteve bons contatos com o senhor Lecy Gadelha, que no Sebrae é o coordenador deste programa.
 Hildebrando Rocha, Secretário de Agricultura de Campo Grande
Lecy Gadelha, Coordenador de Apicultura no Sebrae

Segundo Hildebrando o coordenador de apicultura do Sebrae Lecy Gadelha já deu sinal positivo, no sentido de incluir Campo Grande entre os municípios que serão beneficiados com este programa.


MINEIRO LEVA MENSAGEM AOS TRABALHADORES (as)
1ª de maio
"A todos/ que saíram às ruas/ De corpo-máquina cansado/ A todos/ Que imploram feriado/ Às costas que a terra extenua  - Primeiro de Maio". É com os versos do poeta russo Vladimir Maiakoviski que o Mandato Cidadão do deputado Fernando Mineiro homenageia todos os trabalhadores e trabalhadoras em seu dia, comemorado em 1º de maio.

Em toda sua vida política, Mineiro tem direcionado seus esforços para contribuir na melhoria de vida dos trabalhadores e trabalhadoras norte rio-grandenses, tendo ajudado a fundar a Central Única de Trabalhadores do RN.


INAUGURAÇÃO DA FABRICA DE
Castanhas Bom Jesus
o milagre da terra
Fachada Central da Fabrica de Castanhas Bom Jesus
As comunidades rurais de Bom Jesus, Lagoinha, Caiana, Cabeça do Boi e Salgado, comemorarão nesta sexta-feira dia 29/abril mais uma importante conquista que é a Fabrica de Castanha no Bom Jesus, com uma presença muito boa de agricultores (as) destas comunidades que vieram festejar a conquista da fabrica,   destacando a presença marcante das mulheres da castanha e da polpa de frutas que organizaram junto com associação toda a festa.
Presentes as entidades, parceiros e autoridades, reforçando o apoio ao projeto que para Campo Grande marca na realidade a chegada da primeira Indústria do município, pois o empreendimento é dotado de maquinários e equipamentos completos para fazer o beneficiamento da castanha de caju da região, com capacidade ano para de 300 toneladas, uma verdadeira industria da castanha.
Mesa das autoridades
Compuseram a mesa dos parceiros: O Presidente da Fundação Banco do Brasil, senhor Jorge Streit; Prefeito BIBI DE NENCA; Vice-prefeito CARAMURU PAIVA; Deputado Estadual Fernando MINEIRO; Gerente do Banco do Brasil agência de CG senhor Sidney; Sebrae, senhor João Hélio; Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, senhor Simplício Holanda; Núcleo Sertão Verde (assessoria técnica), senhora Zuleide Araújo e a presidente da Associação do Bom Jesus proponente do projeto, senhorita LILIA HOLANDA. Além destes destaca-se a presença do Secretário de Agricultura do município de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA; do Coordenador de Cajucultura do Sebrae, Leci Gadelha; do consultor da Fundação Banco do Brasil, Chacon; da presidente da Central de Comercialização das unidades de beneficiamento de castanha do estado que compõem este projeto senhora Fátima Torres (COPAPI); do Maestro Raniere Soares que com a Banda Monsenhor Militão abrilhantam o evento.
LILIA Holanda, presidente da Associação Bom Jesus
A presidente da Associação do Bom Jesus LILIA HOLANDA em seu discurso, disse: “hoje comemoramos mais uma vitória para nossas comunidades rurais que trabalham com a cajucultura. Ver tudo isso hoje edificado é muito bom, muito bonito, muito maravilhoso. Agora é importante dizer que tudo isso é fruto de muitas mãos que se deram e tornaram esse sonho hoje uma realidade. Foi às mãos da nossa organização social e política, da disposição política do Prefeito BIBI DE NENCA que não mediu esforços para buscar o zoneamento agrícola da cajucultura que era um dos principais critérios para fabrica chegar a Campo Grande. Tivemos os apoios políticos do deputado MINEIRO que por sua intervenção junto a Fundação Banco do Brasil, bancou este projeto para o Bom Jesus, e ao lado dele tivemos outro importante apoio político que foi do nosso vice-prefeito CARAMURU. Além destes tivemos deste antes o apoio do Núcleo Sertão Verde que nos ajudou a entender cada vez mais a importância da nossa organização, da produção e da comercialização através do trabalho de assistência técnica; e por fim nossas comunidades de Salgado, Cabeça do Boi, Caiana, Fazenda Vitória e Bom Jesus que tiveram organização suficiente para mostrarem que estamos preparadas para produzir, gerir e comercializar a produção de castanha que este empreendimento será capaz de produzir a cada ano. Estou feliz, estamos felizes e a nossa resposta prática na conquista deste empreendimento será fazer esta fabrica produzir e comercializar muitas toneladas de castanha, gerando renda e cidadania para nosso povo”, concluiu Lilia Holanda.
CARAMURU PAIVA Vice-prefeito
O Vice-prefeito Caramuru disse estar realizado pela realização das comunidades com a chegada da fabrica que ele na condição de vice-prefeito que trabalha, deu sua importante contribuição, e falou: “vocês sabem porque hoje é possível se ver em uma comunidade receber tão grandioso empreendimento? Porque temos um governo como o de Dilma e de Lula que mudou a concepção de desenvolvimento de nosso país, investindo nos pequenos, na agricultura familiar e economia popular solidária, que será a marca deste empreendimento. Me realiza muito ver Campo Grande passar a ter sua primeira industria, dando emprego a 35 trabalhadores(as), gerando renda, dinheiro no bolso para muita gente destas comunidades ter uma vida digna e melhor e nesse sonho temos nossa parcela de contribuição”
Deputado Fernando MINEIRO
O Deputado Fernando MINEIRO um forte batalhador pela fábrica, disse: “No começo desta luta fui procurado por Lilia, Hildebrando e Caramuru para que apresentássemos a Fundação Banco do Brasil o pleito deste fábrica para Campo Grande, e ai não medi esforços para que a fundação entendesse a importância de vocês ganharem esta unidade produtiva, tínhamos alguns entraves como o zoneamento, mais por outro lado vocês tinham uma coisa que em pouco canto tem que é o chamado capital social, organização, força de vontade de fazer a coisa acontecer, e isso foi o diferencial que ajudou em muito a tudo acontecer. Estou confiante no trabalho que Lilia irá fazer para tornar este empreendimento produtivo, lucrativo e organizado, e nesta nossa luta pude contar com o apoio da fundação nos atendendo neste pleito, com o esforço do prefeito BIBI que consegui o zoneamento, o esforço dos técnicos do Sebrae, hoje comemoramos esta realidade a fabrica de castanha Bom Jesus”.

Prefeito BIBI DE NENCA
Já o prefeito BIBI de NENCA saudou a todos com muita alegria. Falando aos presentes: “hoje é dia de festa, de comemoração, de realização, do inicio de uma nova era no campo da produção em nosso município. Estou aqui para dizer da nossa gratidão a todos os parceiros que contribuíram com este feito, e justiça seja feita a um campograndense que foi fundamental em um dos pontos primordial para chegada da fábrica que era a questão do zoneamento, nesta luta pude contar com o apoio de Eimar Vieira que tudo fez para que Campo Grande podesse hoje ser uma área zoneada da cajucultura e o empreendimento estar aqui para o desenvolvimento de nossa Campo Grande. A prefeitura fez e fará tudo que estiver ao seu alcance para que esta fábrica venha cada dia trazer desenvolvimento, geração de renda e felicidade as famílias de Bom Jesus e região”.
Jorge Streit, presidente da Fundação Banco Brasil
Encerrando as falas o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, agradeceu aos parceiros: Sebrae, Conab, Emparn, Banco do Brasil agência de Campo Grande, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Deputado Fernando Mineiro, Núcleo Sertão Verde, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, pelos esforços empreendidos para a concretização do empreendimento, e em sua fala realçou: “Vocês estão ganhando a melhor e mais bonita fabrica entre as 10 que integram este projeto no estado, podemos dizer que aqui já não é mais uma mini-fabrica, e sim uma fábrica que irá produzir 300 mil quilos de castanha/ano. A Fundação Banco Brasil vem procurando a cada dia mais investir no nordeste, nas regiões e estados mais pobres e este empreendimento e parte desta nova concepção de um governo que sabe olhar e ouvir os mais necessitados. O nosso papel enquanto fundação é este o de ajudar a viabilizar novos e bons empreendimentos como este, o nosso desejo é o de cada dia realizar mais sonhos, como o sonho de vocês com esta Fabrica de Castanha que produzirá com vocês os milagres da terra do Bom Jesus e comunidades vizinhas”.



Vice-prefeito CARAMURU, João Hélio do SEBRAE, Jorge Streit Preisdente Fundação Banco do Brasil, Prefeito BIBI DE NENCA, Lilia Holanda presidente da Associação, Deputado MINEIRO, Simplicio da SAPE e HILDEBRANDO secretário  de agricultura
Após as falas foi descerrada a placa inaugural da fábrica pelas mãos do presidente da fundação Banco do Brasil Jorge Streit; Prefeito Bibi de Nenca; Vice-prefeito Caramuru; Deputado Mineiro; Secretário da SAPE Simplicio Holanda.
Em seguida foi servido almoço aos convidados, as comunidades e todos os participantes, além de um forró animado pela Banda Pressão do Forró da comunidade do Morcego em Campo Grande.
Por GIUZELIO LOBATO (Colaborador do blog)
Veja outras fotos da inauguração da 
FABRICA DE CASTANHA Bom Jesus