EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 14 de maio de 2011

ESTREIA HOJE NA FM 104,9
Programa NOTICIAS


Junior Liberato e Gilzelio Lobato

Estreia hoje sábado 14 de maio na Independência FM 104,9, o programa que inicialmente vai levar se denominar: Programa NOTICIAS, apresentado por JUNIOR LIBERATO e GIUZELIO LOBATO.

Segundo os idealizadores deste espaço, o programa vai ser de NOTICIAS e diversidades, com destaque para questões da educaçao, cultura, economia e desenvolvimento, e será levado ao ar todos os sábados das 18:00 as 19:00hs.

Vamos houvir e participar deste programa dos companheiros na FM Independencia, daqui nosso apoio e desejo de boas noticias

sexta-feira, 13 de maio de 2011


FORUM DOS SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO SERTÃO DO APODI
Secretários (as) de Agricultura do Território ao lado do Caminhão Feira do Peixe, projeto Ministério da Pesca e Consórcio Intermunicipal de Prefeituras do território


Os secretários de Agricultura do território Sertão do Apodi, estiveram reunidos na manha desta sexta-feira (13/05) no auditório Padre Pedro Neefes do Núcleo Sertão verde em Campo Grande para discutir a seguinte pauta:


- Gestão do Caminhão Feira do Peixe do Consórcio Intermunicipal, em que tem a Prefeitura de Campo Grande como proponente/permissionária;
- Troca de experiências entre as secretárias, onde foi informado o que cada município estar fazendo na área da agricultura
- Articulação para audiência que estar sendo marcada com as secretarias de estado: SAPE – SEMHAR e EMATER;
- Apoio a luta da ASA Potiguar, Federações e demais movimentos para tornar o Programa de Desenvolvimento Solidário uma Política Pública do estado do RN;
- Retomada urgente do Programa Campo Mais Forte de fortalecimento das cadeias produtivas da Agricultura Familiar com a efetivação do Edital 001/2010 Emater/BNDES/FECOP-RN, em que foram aprovados mais de 55 projetos nos estado e ainda não repassado as entidades selecionadas os devidos recursos  

Estiveram presentes os municípios de Campo Grande, Caraúbas, Upanema, Apodi, Rafael Godeiro, Patu.

A reunião foi coordenada por Yasamaque secretário de agricultura de Upanema e anfitrionada pelo secretário de Campo Grande HILDEBRANDO NERES.


ANIVERSÁRIO da deputada Federal FÁTIMA BEZERRA

A militância petista e simpatizantes estão sendo convidados para participarem da festa de Aniversário da deputada Fátima Bezerra, no próximo dia 20 de maio em Natal


Estão abertas inscrições para o
CONCURSO DA PETROBRAS, veja:



SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Agricultura de Campo Grande reúne sua equipe para organizar a Semana do Meio Ambiente, prevista para acontecer de 01 a 05 de junho.
O encerramento da programação será no dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, e segundo o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos HILDEBRANDO NERES, o evento pretende envolver escolas e a comunidade em defesa do meio ambiente tão ameaçado.
Em breve divulgaremos toda a programação prevista para esta semana alusiva ao meio ambiente

RAIMUNDO CANUTO
Presidente da Credioeste-Sol cumpriu uma intensa agenda esta semana em Apodi


Nestes dias 11 e 12 de maio, o presidente da CREDIOESTE-SOL, o Raimundo Canuto ao lado do assessor da cooperativa Giuzelio Lobato, cumpriram uma intensa agenda de trabalho e articulações, onde foram tomadas providencias, tais como:

- Convênio entre o banco do Brasil e a Credioeste para recebimento de títulos e operações com cartões;
- Entrega a Câmara Municipal do Projeto para Reconhecimento de Utilidade Pública da Credioeste pela Câmara Municipal de Apodi;
- Participação destacada no Programa de Rádio “A Hora do Trabalhador” na rádio AM Vale do Apodi;
- Visita ao Projeto Dom Helder Câmara, para tratar de projeto de fortalecimento institucional entre a Credioeste e o PDHC;
- Visita ao parceiro da Credioeste PDA Santa Cruz - Visão Mundial, que tem a coordenação da Ecineide Silva;
- Com o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais – STTR de Apodi, nos reunimos com o presidente Edílson Neto, para tratar do estreitamento da parceria institucional da Credioeste com o sindicato;
- Na Prefeitura Municipal de Apodi, contatos com a chefia de gabinete e com o Secretario de Administração Junior Souza, que se dispôs a contribuir no que for possível dentro da secretaria que este atua.


AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE SÃO RECEBIDOS NA CAMARA DOS DEPUTADOS

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia (PT/RS), recebeu na manhã do dia 11 de maio uma comissão de deputados e de integrantes da Conacs (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde) para tratar da tramitação do projeto de lei 7495/06, que trata da regulamentação do piso salarial desses profissionais. A reunião foi solicitada pela deputada Fátima Bezerra, que participou da conversa com Marco Maia.

Os agentes comunitários de saúde solicitaram ao presidente da Câmara a reinstalação da Comissão Especial que deverá apresentar o relatório final dos projetos apensados ao PL 7495/06, que até o ano passado era relatado pela deputada Fátima Bezerra. Marco Maia ouviu os pleitos da Conacs e afirmou que consultará o Colégio de Líderes sobre a reivindicação.

Encontro da Juventude do PT do RN
Jampierre é também professor de capoeira em Campo Grande
O jovem petista de Campo Grande JAMPIERE COSTA participou no último final de semana dias 07 e 08 do Encontro Estadual da Juventude PT do RN.
Estiveram presentes ainda jovens do PT de Janduis  e diversos municípios do estado.

CREDIOESTE SOL
Será reconhecida de Utilidade Pública 
pela Câmara Municipal de Apodi

O presidente da CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar, sindicalista RAIMUNDO CANUTO esteve na manha desta quinta-feira visitando a Câmara Municipal de Apodi, oportunidade em que entregou aquela casa legislativa o pedido de Reconhecimento de Utilidade Pública da CREDIOESTE.

O pedido foi encaminhado através do mandato do vereador GENIVAN VARELA, que de pronto encaminhar a mesa diretora da Câmara sendo acatado pelo presidente da casa vereador João Evangelista, que, além disto, falou que aquela casa legislativa estava em falta com o povo de Apodi por ainda não ter dado este reconhecimento público a uma entidade que tem feito um trabalho muito importante que é o de levar credito de forma facilitada ao agricultor (a) que produz o nosso alimento.

Na oportunidade também foi feito o registro da presença de RAIMUNDO CANUTO como vereador do PT de Janduis. Falando aos presentes o presidente da Câmara João Evangelista, disse; “receber hoje aqui nesta sessão o vereador Raimundo Canuto de Janduis é uma grande honra, pois além de ser um parlamentar qualificado e atuante em seu município, é um homem, que há anos vem contribuindo com as lutas dos movimentos sociais de nossa região e do estado”.


FUMAC DE CAMPO GRANDE 
REFORÇA A LUTA PELA TRANSFORMAÇÃO DO PDS EM POLÍTICA PÚBLICA

O Conselho do FUMAC Campo Grande discutiu a realidade de paralisação dos investimentos do Programa Desenvolvimento Solidário em 2011 e a tendência de mudança de objetivo desta política pública.

Preocupados com os prejuízos para as associações comunitárias o encaminhamento do conselho foi o de apoiar o evento estadual que será promovido pela Articulação do Semi-árido, no dia 26 de maio, em Natal/RN. Os conselheiros e as conselheiras participarão e mobilizarão outras entidades campograndenses. 

www.blogdocaramuru.blogspot.com

REUNIÃO COM PREFEITOS POTIGUARES

A deputada federal Fátima Bezerra participou na noite de ontem (11/5) de reunião dos prefeitos potiguares com deputados e senadores da bancada federal. Os gestores municipais estavam participando da XIV Marcha dos Prefeitos a Brasília.

Na reunião, Fátima Bezerra ouviu as reivindicações dos prefeitos e afirmou que está ao lado dos gestores municipais na luta por mais verbas para os municípios. Ela pontou os avanços do governo Lula na relação com os prefeitos e defendeu a realização de uma reforma tributária para resolver, definitivamente, a problema financeiro dos municípios.

Durante o dia de ontem, a deputada Fátima Bezerra recebeu vários prefeitos, entre eles os prefeitos de Parelhas, Francisco Medeiros, e de Florânia, Sinval Salomão. A reunião com o prefeito de Florânia contou com a participação de um empresário de cinco vereadores do município.

www.portal.fatimabezerra.com.br

FATIMA E MINEIRO
Participam da criação do Fórum Estadual 
em Defesa da Educação do RN

Na manhã desta sexta-feira (13/5), foi instalado o Fórum Estadual em Defesa da Educação do RN, no Auditório da Escola de Música da UFRN, com a presença de professores, estudantes e representantes de entidades do setor. A presidenta da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT) participou como debatedora expondo a tramitação do projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) no Congresso Nacional. Também participaram o secretário adjunto do Ministério da Educação e presidente do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, e a professora Alda Maria Duarte Araújo, do Centro de Educação da UFRN.

Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra falou também sobre o desafio da universalização da educação infantil no País e do aumento do percentual de financiamento do setor. “Além do percentual, que queremos que passe de 7% do PIB para 10%, é preciso discutir a origem dos recursos. É necessário dinheiro novo e isso passa pela reforma tributária também”, destacou.

A parlamentar fez referência à greve dos professores do Estado, que completa 11 dias. “Com constrangimento eu disse esta semana na Comissão de Educação que o Rio Grande do Norte está na ilegalidade, não paga o Piso Salarial dos professores”, disse, provocando aplausos da platéia.
Além de Fátima, e dos professores Francisco das Chagas e Alda, participaram da mesa de autoridades o pró-reitor de Extensão da UFRN, Cipriano Maia Vasconcelos, representando o reitor; diretor geral do IFRN, Belchior Oliveira; a secretária de Estadual de Educação, Betânia Ramalho; deputado estadual Fernando Mineiro; vereador Luis Carlos; coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso; presidente do DCE da UFRN, representando os estudantes, Luis Gomes; Maria Fernandina, representante da Undime e Antônio Cabral, como representante das associações científicas.

O Fórum

Órgão consultivo, o Fórum será constituído pelos vários segmentos da sociedade civil organizada. O objetivo é servir de espaço para acompanhamento da gestão de políticas públicas educacionais e de defesa da promoção e da qualidade social da Educação, por meio de reuniões ordinárias, debates e seminários.

Dentre as inúmeras tarefas do Fórum Estadual, as entidades representativas destacam duas, consideradas mais relevantes no momento atual para a Educação potiguar: acompanhar os trâmites para a aprovação do PNE, divulgando seus objetivos e metas e contribuição com a elaboração e acompanhamento da execução do Plano Estadual de Educação do RN, promovendo estudos, debates e ações em torno de suas propostas

A criação do Fórum Estadual é recomendação do MEC, através da Portaria nº 1407, de 14 de dezembro de 2010, a mesma que instituiu o Fórum Nacional em Defesa da Educação.

quarta-feira, 11 de maio de 2011



Prefeitura vai ao combate
do bicudo da doença de Chagas

A Prefeitura de campo Grande inicia pela comunidade do Campo de Aviação e entorno, as pulverizações contra o vetor da doença de chagas. A ação foi determinada pelo prefeito Bibi, a partir de uma recomendação do nosso mandato de vice prefeito.

O fato é que o trabalho é responsabilidade do Governo do Estado, mas neste ano só estava previstas duas pulverizações parciais em Caiana e Cajueiro. Com recursos próprios, o prefeito Bibi bancará a compra do veneno ( > R$ 100/litro) para atendimento de cerca de 550 residências nas totalidades das duas localidades citadas acima e mais nas comunidades de Salgado, Bom Jesus e Campo de Aviação e entorno.

Conversei ontem com o prefeito Bibi e hoje com Fatinha Saldanha apenas para a garantia da informação que está sendo postada de início dos trabalhos que começará nesta quarta. Agradeço e reconheço este gesto do prefeito Bibi em escutar a demanda que nosso mandato traz a partir dos pleitos das famílias prejudicadas, fazendo acima do que estava previsto em sua alçada.

Não podia esperar diferente do compromisso de Bibi, diante de uma doença silenciosa e incurável que neste momento pode está acometendo vários conterrâneos. Ontem mesmo estive no Campo de Aviação e recebi um vidro com bicudos capturados por um morador da localidade. Mas, amanhã a solução chegará.

blogdocaramuru.blogspot.com



Arraiá "Filhos de Santana" 

A quadrilha estilizada de Campo Grande, Arraiá Filhos de Santana, saiu em blitz na feira livre para conquista de recursos destinados a montagem da apresentação que ensaiam para o mês de junho.

O bom trabalho de mais de 30 jovens resultou num retorno da comunidade com cerca de R$ 400 arrecados. Na próxima ação, o grupo fará um bingo.

Os interessados (as)  em colaborarem podem entrar em contato com Pedro Miau no fone *84 9987.5895.

CAIXA vai criar gerência de
 Habitação Rural
 Liliane Vitali Kothe, presidente da Cooperhaf

A presidente da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), Liane Vitali Kothe, juntamente com os coordenadores da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul e Brasil) Celso Ludwig e Elisângela Araújo, e ainda parlamentares, confirmaram que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, vai criar até o mês de julho a Gerência de Habitação Rural junto à Superintendência de Habitação de Interesse Social. A notícia foi recebida na tarde de ontem (27) em audiência realizada em Brasília.
De acordo com Hereda, a agricultura familiar é um “cliente especial” da carteira imobiliária da Caixa. Ele disse que a criação dessa estrutura específica vai conferir mais agilidade aos processos e que a Caixa que tem que se adequar as pessoas e não as pessoas se adequar a Caixa.
A presidente da Cooperhaf ressalta que a agricultura familiar comemora esta conquista com muito orgulho e afirma que a habitação rural é um dos temas pautados neste ano na VII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar. “É a realização de um grande sonho da Cooperhaf e da Fetraf e estamos festejando esta vitória com grande alegria” comemorou Liane.
O coordenador nacional de habitação da Fetraf Brasil, Celso Ludwig, afirma que a gerência de habitação rural é uma antiga reivindicação das entidades “Desde que criamos a Cooperhaf lutamos por este departamento  agora temos certeza que os processos de habitação rural serão agilizados e será possível atender um número maior de famílias com o financiamento da construção e reforma da casa própria”, afirmou Ludwig.
No dia 28 de maio de 2010, durante o encontro nacional de habitação da agricultura familiar que ocorreu em Chapecó-SC, as entidades da agricultura familiar e a Cooperhaf reivindicaram da então candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), o compromisso de criar esse organismo específico para a habitação rural. Dilma concordou e a audiência desta semana com a Caixa foi fruto desse compromisso assumido com a agricultura familiar.
Estiveram presentes na audiência, o deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT), o deputado estadual catarinense, Dirceu Dresch, a deputada estadual paranaense Luciana Rafagnin (PT) e o deputado estadual gaúcho Altemir Tortelli (PT).
Assessoria de Imprensa Cooperhaf

Nova Carteira de Identidade (RG)

Emitido a partir de julho deste ano, o brasileiro terá de pagar pelo Registro de Identidade Civil (RIC) – documento que chega para substituir o Registro Geral (RG). Orçado em R$ 40,00, o registro tem alto custo porque se trata de um cartão magnético com chip que terá Certificado Digital para uso na internet.

O Poder Executivo tenta alternativas para reduzir o valor do documento de R$ 40 para R$ 15, já que o custo do cartão não passa de R$ 20. O Executivo tenta também isentar da taxa os beneficiários do Bolsa Família.

Não existe na legislação atual uma lei que defina cobrança pelo RG. Mas apenas 11 Estados e o Distrito Federal o fazem gratuitamente. Os outros 15 cobram entre R$ 5 e R$ 28 pelo RG. Até 2020, o governo estima que todos os brasileiros tenham substituídos os RGs pelos RICs, e, quando isso ocorrer, a lei que criou o RG deverá ser revogada.

Fundo Nacional de Identificação Civil
A fim de tentar baratear os custos com a confecção dos registros, o governo federal quer criar o Fundo Nacional de Identificação Civil. Dessa forma, os Estados serão obrigados a repassar ao fundo parte do que arrecadam, aproximadamente 10%.

Fonte: CNM

terça-feira, 10 de maio de 2011


Prefeitura de Campo Grande promoveu
Comemoração do dia das mães

Foi grandiosa a realização do Dia das Mães, promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. A iniciativa do Prefeito Bibi de Nenca com grande participação das mães campograndenses e distribuição de muitos prêmios.

A atividade aconteceu no último sábado dia 07 de maio, no Clube Arco Verde, onde o prefeito Bibi ao lado de sua equipe (Secretários, vereadores e auxiliares) foram bastante contemplados pelos presentes que foram as mães e mulheres participantes do evento.


Novo Acesso a cidade de Campo Grande 
começa ser construído

Começaram os serviços para mudança do acesso alternativo de Campo Grande. Na foto acima é possível ver os tubos que chegaram e serão utilizados para construir uma passagem ao lado do bueiro rompido. O novo acesso vai encurtar bastante o percurso até o asfalto, saindo da Fazenda Ariosa e ficando com menos de 300 m. A construção começou a ser feita pelo DER a pedido do prefeito Bibi.

www.blogdocarmuru.blogspot.com

CRECHE MODELO DE CAMPO GRANDE

Na última semana reconstrui uma agenda com o prefeito Bibi que julgo ser fundamental para o município de C. Grande. Sentamos  para planejarmos e depois  andamos nas escolas municipais  com a companhia do engenheiro Zé Ronaldo e também mantivemos conversas com as diretoras de escolas municipais Luíza Vieira e Liliana Almeida.

O objetivo é melhorar a infra-estrutura e criar novas unidades de ensino em Campo Grande. No caso do Bom Jesus será para criação de duas salas novas, a sala de inclusão digital, pintura e muro de privacidade escolar. A Escola Joaquim Leal Pimenta deverá ter 6 novas salas. Já o colégio Ieda Medeiros demanda a criação de uma nova unidade de ensino haja visto as necessárias adaptações por ampliação de espaço e adaptabilidade. Finalmente, visitamos o local para construção da creche modelo do Governo Federal.

Ao todo o investimento deve superar a casa dos R$ 2 milhões e terá como passo imediato a elaboração do projeto pelo engenheiro da prefeitura. Na outra ponta, tenho o compromisso da Deputada Federal Fátima Bezerra em intermediar estes recursos. Aliás, parte deles já havíamos conseguidos em 2009, mas voltaram por falta da documentação completa do município. Por isso, a inversão que estamos fazendo agora: primeiro serão elaborados os projetos e depois encaminhadas as solicitações de recursos.

Certamente, no debate imediato da população haverá a pergunta de quando acontecerá ? Ou ainda dirão "nunca acontecerá". Como partidário do planejamento na gestão pública, acho extremamente feliz está medida do prefeito que conta com a participação do nosso mandato de vice prefeito. É fato que deveremos iniciar algumas destas obras em 2012, mas deixá-las prontas nas burocracias e com recursos para serem feitas no próximo quadriênio é correr a passos largos para recuperar o tempo perdido e fazer jus a estratégia de reconhecer que desenvolvimento só vem com educação.

blogdocarmuru.blogspot.com


STTR DE APODI LANÇA O PROCESSO DE FORMAÇÃO 2011 COM GRANDE SUCESSO

Turma 2011 do Curso de Formação

No último sábado (30 de Abril) esteve acontecendo no Auditório do STTR de Apodi o lançamento de mais uma temporada de Formação de Lideranças no Município de Apodi. Segundo Edilson Neto “Esse Momento é de suprema importância para o Movimento social de Apodi e Região, pois proporciona a troca de experiências e a capacitação dos (as) agricultores (as) para realizarem um importante trabalho em suas comunidades".

Nesse primeiro encontro esteve sendo explanado a temática: Analíse de Conjuntura Política abordado pelo Colaborador Plácido Júnior da CPT/PE que na Oportunidade elogiou o STTR por ser uma Organização no Brasil que se preocupa com a Formação de base, alertando que este é o Caminho certo.      

O Plano de Formação 2011 do STTR de Apodi Está contemplado com as seguintes temáticas: 
- ANALÍSE DE CONJUNTURA POLÍTICA; 
- CAMPESINATO; 
- AGRICULTURA FAMILIAR; 
- MODELO DE DESENVOLVIMENTO: Sustentabilidade versus agro negócio
- REFORMA AGRÁRIA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA;
- RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO SOCIAL; 
- ÉTICA E CIDADANIA; 
- POLÍTICAS PÚBLICAS; 
- AGROECOLOGIA; 
- POLÍTICA SINDICAL, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ECONOMIA SOLIDÁRIA.

Cerca de 60 pessoas estiveram participando desse primeiro momento o que demonstra um grande interesse dos Agricultores (as) em estarem se capacitando para o desenvolvimento de suas comunidades.

Rio Grande do Norte lidera oferta de energia em leilão

Renata Moura - Editora de economia

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior número de parques eólicos inscritos nos Leilões de Reserva e A3, programados para julho deste ano no Brasil. Do total de 429 projetos inscritos nacionalmente pelo setor para participar da disputa, 116, ou 27%, são previstos para o estado. A oferta de energia do RN chega a 3.012 Megawatts (MW), representando 27,54% do total ofertado por todos os concorrentes.  Em segundo lugar no ranking está o Ceará, com 103 projetos e 2.427 MW de energia.
divulgaçã Dos 429 projetos de parques eólicos inscritos na disputa, 116, ou 27% do total, são previstos para o RNDos 429 projetos de parques eólicos inscritos na disputa, 116, ou 27% do total, são previstos para o RN
 
A possibilidade de o Rio Grande do Norte liderar as inscrições já vinha sendo aventada por especialistas e empresários do setor de energia, reforçada pela dianteira que o estado assumiu nos últimos certames. Os números que confirmam a posição de liderança foram divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável por conduzir os leilões. Mas não são definitivos.

Os projetos inscritos ainda passarão pela fase de habilitação, quando é feita a conferência de documentos jurídicos, institucionais e técnicos, como licenças. Só após essa filtragem tem-se o número definitivo de participantes na disputa.

Nos últimos leilões realizados no país, o estado foi campeão em número de parques e energia contratados. Nos dois leilões previstos para julho há quem aposte que o sucesso irá se repetir. Os leilões serão realizados pelo governo federal com o objetivo de contratar energia elétrica para suprir o crescimento do mercado do Sistema Interligado Nacional no ano de 2014. O Leilão de Reserva será exclusivamente voltado para as fontes eólica e biomassa. O Leilão A3 será aberto a todas as fontes cadastradas – o que também inclui usinas hidrelétricas e termelétricas movidas a gás natural.

O prazo de inscrição só permanece aberto para termelétricas a gás, que têm até o dia 19 para fazer o cadastramento. Até ontem, os projetos inscritos – considerando todas as fontes de energia - somavam uma oferta de 23.332 Mw de capacidade instalada. Ao todo, 568 projetos haviam sido inscritos, dos quais 429 com o objetivo de gerar energia a partir do vento, a eólica. No caso do Rio Grande do Norte, também estão inscritas uma termelétrica a gás, com capacidade de gerar 113 MW e uma termelétrica a biomassa, com oferta de 40 MW.

Também inscreveram projetos eólicos Rio Grande do Sul (92), Bahia (90), Piauí (18), Pernambuco (9) e Rio de Janeiro (1).

domingo, 8 de maio de 2011

Registro de aniversáriantes do dia 08/05/11
Ranielle Rocha
Elione

Os prefeitos do BRASIL estarão em Marcha Nacional 
de 10 a 12 de maio em Brasilia




FORUM DOS SECRETÁRIOS (as) DE AGRICULTURA
será realizado em Campo Grande

No próximo dia 13 de maio (sexta-feira) será realizado em campo Grande o FORUM  DOS ECRETÁRIOS DE AGRICULTURA DO MEDIO OESTE POTIGUAR.

Segundo HILDEBRANDO ROCHA membro do fórum, na pauta deste encontro estará a discussão acerca da gestão do CAMINHÃO FEIRA DO PEIXE do território Sertão do Apodi.

Esperado neste encontro a presença dos Secretários (as) de Agricultura da região e dos prefeitos, entre estes o Prefeito BIBI DE NENCA.



Dia Mundial do MEIO AMBIENTE

Dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas qual o tamanho da mobilização das pessoas por esta campanha?

A Prefeitura de Campo Grande, prefeito BIBI de NENCA, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fará uma grande movimentação no município no próximo dia 05 de junho pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Secretário HILDEBRANDO ROCHA informa que em breve estará divulgando a programação que será desenvolvida pela SEAG de Campo Grande neste dia. AGUARDE!!!

PARABÉNS MESSIAS TARGINO
49 Anos de Emancipação Política

Vereador e Sindicalista PÓLA PINTO de Messias Targino

Neste domingo dia 8 de maio o município de Messias Targino completa 49 anos de Emancipação Política. A cada ano nossa festa de emancipação se consolida em toda região.

É importante destacar também que a cada ano a realidade vem mudando pra melhor. Isso é motivo de reconhecimento.

Mesmo com todas as conquistas precisamos estar ciente dos desafios que estão apontados, como a construção do nosso Desenvolvimento Local Sustentável associado a Geração de Renda, para consolidar ainda mais o desenvolvimento.

Como vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) no quarto mandato e dirigente do movimento social, temos ajudado a construir no dia-a-dia essa realidade com ações no fortalecimento da agricultura familiar e diversos investimentos feito através da nossa deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Quero parabenizar a todos os messienses que residem em nossa cidade e em outras cidades pela passagem deste dia tão importante que é o dia em que comemoramos 49 anos de nossa emancipação política. Parabéns a todos.

Mensagem do Vereador POLA PINTO de Messias Targino

Site: www.polapinto.blogspot.com

ESCOLAS RURAIS RECEBERÃO R$ 11,6 MILHÕES PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA


O Ministério da Educação prevê a destinação de R$ 11,6 milhões, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para levar água potável a escolas rurais do País. A meta é atender 388 unidades de ensino, que receberão R$ 30 mil cada uma. O dinheiro servirá para a abertura de poços e cisternas, canalização, instalação de caixas d’água e, em último caso, o abastecimento com caminhões-pipa. 

As normas e pré-requisitos para o recebimento dos recursos serão regulamentados em resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a ser publicada nos próximos 30 dias. 

Desde o ano passado, parte do PDDE é reservada ao abastecimento de água potável das escolas do campo. Com a iniciativa — PDDE Água na Escola —, foram atendidas 146 escolas em 2010. “Não é preciso projeto; a transferência dos recursos é direta e cai na conta das escolas”, disse o coordenador-geral de educação do campo do MEC, Antônio Lídio. 

Para receber os recursos, a escola deve ter declarado, no Censo Escolar de 2010, que não tem abastecimento de água potável. Além disso, deve ter sede em terreno público, unidade executora própria e atender até 50 estudantes. Estarão impedidas de receber os recursos em 2011 aquelas que já receberam em 2010.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República  


Programa do SINTRAF de Messias Targino
estréia neste domingo.


Neste domingo (8), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino estréia um programa que tem como finalidade de divulgar as ações que estão acontecendo visando o fortalecimento da Agricultura Familiar.

O programa será levado ao ar todos os domingos das 7:00h as 8:00h da manhã pela rádio Atena 1 Web e será apresentado pelos diretores do Sintraf.

No programa de estréia deste domingo, será destinado aos 49 anos de Emancipação Política de Messias Targino, onde participarão vários convidados. 

FATIMA BEZERRA

a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego



A deputada federal Fátima Bezerra participou, em Brasília, na quinta-feira dia 28, do lançamento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego). O lançamento foi feito pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação Fernando Haddad.

O Pronatec prevê a construção de 120 novas unidades de IF (Institutos Federais de Ensino Profissional e Tecnológico) no País.

Para Fátima Bezerra, o programa já é vitorioso por potencializar o acesso dos jovens e trabalhadores brasileiros à educação profissional. “É mais uma promessa de campanha que a presidenta Dilma está cumprindo”, disse a deputada, que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.

O Pronatec tem como meta oferecer oito milhões de atendimentos, até 2014, na educação profissional para estudantes do ensino médio e trabalhadores que necessitam de qualificação.

O Programa está dividido em quatro eixos: criação de novas vagas em escolas técnicas profissionais estaduais e federais, cursos no "Sistema S" (Sesi, Senai, Sesc e Senac), a ampliação do Fies - que agora vai oferecer linha de crédito para formação profissional e não apenas para ensino superior - e vagas no ensino à distância por meio do "E-Tec".

Fátima afirma que todos os eixos são importantes, mas ela destaca a expansão das escolas técnicas como o mais significativo. “Essa foi uma política vitoriosa do presidente Lula, que a presidenta Dilma dá continuidade”, ressaltou.

A parlamentar lembra que no governo Lula foram construídas 214 novas unidades, sendo 13 no Rio Grande do Norte, que passou de duas unidades para 15.

“Essas escolas são muito importantes, pois oferecem cursos de acordo com a vocação econômica da região onde são instaladas, que se transformam em importantes pólos de desenvolvimento”, enfatizou Fátima Bezerra.