EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 24 de outubro de 2009

FEMURN LANÇA NOTA A POPULAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS


FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (FEMURN)
NOTA À POPULAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE
No DIA NACIONAL EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e Associações Microrregionais de Municípios tornam público o sentimento de apreensão que toma conta de todos os prefeitos do País, e em especial do nosso Estado, com o grave momento de dificuldades financeiras que atinge as gestões municipais, notadamente com a drástica redução de receitas como o FPM e seqüestros e bloqueios de recursos para pagamento de dívidas trabalhistas oriundas de gestões anteriores.
Em um momento de tal gravidade, a FEMURN e Associações Microrregionais de Municípios têm se unido para defender os interesses das administrações municipais, fortalecendo o movimento de reivindicações comandado pela Confederação Nacional dos Municípios junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. No âmbito estadual, a FEMURN tem envidado esforços para fortalecer as gestões com a oferta de ferramentas como o Diário Oficial Eletrônico (www.diariomunicipal.com.br/femurn) e a capacitação dos municípios para aumentar a arrecadação do ISS (Sistema Integrado de Gestão do ISS), além do suporte e assessoria para implantação do Regime Próprio de Previdência.
A FEMURN, com o apoio integral das Associações Microrregionais, também apresentou proposta de mudança na distribuição da parte do ICMS pertencente aos municípios, visando promover um rateio mais justo e socorrer a grande maioria dos municípios do RN sem sacrificar, em demasia, os municípios de maior arrecadação do tributo estadual.
A FEMURN entende que o momento é de tamanha gravidade que exige a compreensão de todos os agentes públicos e políticos do RN e, sobretudo, o envolvimento da população para que se possa enfrentar e superar dificuldades que comprometem a capacidade de prestação de serviços básicos à população.
No Dia Nacional em Defesa dos Municípios, a FEMURN e Associações Microrregionais reiteram que os Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores reafirmem seu compromisso com a manutenção das gestões municipais e a defesa do Pacto Federativo para que as populações dos municípios não continuem a sofrer as conseqüências da grave crise financeira que ora enfrentamos.
NATAL, 23 DE OUTUBRO DE 2009
FEDERAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (FEMURN)Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP)
Associação dos Municípios do Alto Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN)
Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Ocidental (AMSO)
Associação dos Municípios do Seridó (AMS)
Associação dos Municípios das Regiões Central, Litoral Norte e Mato Grande (AMCEL)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CAMPO GRANDE-RN PARTICIPA DA FESTA DO BOI 2009

Renato Gouveia (Gestor Piscicultura) Zeca Melo (Presidente SEBRAE-RN e Edgar
Hildebrando e seus companheiros de Campo Grande da Caravana do SENAR comemorando seu aniversário na Festa do Boi

De 14 a 17 de outubro de 2009 o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Grande/RN, Hildebrando Rocha juntamente com uma caravana do municipio com 10 participantes, 07 de apodi, 04 de Olho Dagua dos Borges, 05 de Patu, 03 de Lucrécia, 03 de umarizal, esta caravana foi organizada pelo SEBRAE, através do Gestor de Aquicultura e Pesca Renato Gouveia do escritório de Pau dos Ferros, esta viagem foi custeada pelo SEBRAE, transporte, alimentação e ospedagem.
Professor Cortez e Hildebrando
Caravana do Oeste
Estande da AQUAPO Apodi
A caravana do Médio Oeste foi com o objetivo de participar do Forum de Piscicultura e da Pesca: Pespectivas e Oportunidades da Piscicultura e da Pesca no Brasil e Seminário de Piscicultura: Piscicultura Mergulhe Nessa Ideia . Que teve como palestrantes varias autoridades no assunto: O professor Atonio Cortez, Superintendente da Secretária de Estado da Agricultura e Pesca (SAP), João Campos (Socio Diretor da acqua Imagem Serviço Ltda);Mauro Ruffino ( Diretor de Ordenamento e Controle Estatistico do MPA); Matheus Tavares de Miranda ( Consultor e Membro do Grupo de Implantação dos Parques Piscicolas da SEMAHR); Rodrigo Roubach ( Gerente de Projetos do Gabinete do MPA); Temas dos Seminário: Sistema de Informação Pesqueira e Censo Aquicola; Parques aquicolas de Dominio do Estado e da União e Manejo Sustentável de Piscicultura em Gaiolas. Também foi realizado várias outras oficinas voltadas na area da piscicultura e aquicultura
Ritinha de Campo Grande divulgando a Renacência na Festa do Boi

NUCLEO SERTÃO VERDE COMEMORA 10 ANOS

Neste dia 23 de outubro de 2009, a Ong de Assistência Tecnica para projetos da agricultura Familiar (Nucleo SertãoVerde) com sede na cidade de Campo Grande,RN, que Atua no municipio e em toda região do Estado do Rio Grande de Norte, estará comemorando 10 anos de muita luta no apoio da organização dos agricultores na convivência com o Semi-arido Nordestino e juntamente com os 10 anos do Nucleo Sertão Verde será comemorado o aniversári do Companheoro Caramurú Paiva Vice-Prefeito pelo PT em Campo Grande-RN, parabéns a Caramurú Paiva e todos que faz o Nucleo Sertão Verde, sucesso e que continuem lutando por dias melhores para os agricultores familiáres do nosso municipo e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PT E PMDB DIVULGA NOTA PARA AIMPRENSA SOBRE PROCESSO DE ALIANÇA 2010

Leia abaixo nota conjunta divulgada nesta quarta-feira (21) pelo PT e PMDB, relativa ao processo de aliança entre os dois partidos para as eleições presidenciais de 2010.

Nota à Imprensa

Representados por lideranças e dirigentes nacionais, PMDB e PT, após avaliar o satisfatório cumprimento dos eixos programáticos que fundamentaram a coalizão de governo em 2007, comunicam que, de comum acordo, estabelecem pré-compromisso com vistas à disputa da eleição à Presidência da República em 2010, baseados nas seguintes premissas:

1 - Construir aliança programática e eleitoral para o pleito presidencial;

2 - Os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de Presidente e Vice, a ser apresentada ao eleitorado brasileiro;

3 - Os dois partidos compartilharão, em conjunto com as demais agremiações que venham a integrar essa aliança, a coordenação de campanha e a elaboração do programa de governo, com objetivo de dar continuidade aos avanços do governo do Presidente Lula, do qual PT e PMDB são forças de apoio e sustentação.

4 - Com esse escopo, PMDB e PT levarão este pré-compromisso às suas instâncias partidárias, construindo soluções conjuntas para as alianças regionais;

Brasília, 21 de outubro de 2009.

Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)


O Desafio da Agricultura Familiar


A chamada agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos, dos quais 50% no Nordeste. O segmento detêm 20% das terras e responde por 30% da produção global. Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais chega a ser responsável por 60% da produção. Em geral, são agricultores com baixo nível de escolaridade e diversificam os produtos cultivados para diluir custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental e disponibilidade de mão-de-obra.

Este segmento tem um papel crucial na economia das pequenas cidades - 4.928 municípios têm menos de 50 mil habitantes e destes, mais de quatro mil têm menos de 20 mil habitantes. Estes produtores e seus familiares são responsáveis por inúmeros empregos no comércio e nos serviços prestados nas pequenas cidades. A melhoria de renda deste segmento por meio de sua maior inserção no mercado tem impacto importante no interior do país e por consequuência nas grandes metrópoles.

Esta inserção no mercado ou no processo de desenvolvimento depende de tecnologia e condições político-institucionais, representadas por acesso a crédito, informações organizadas, canais de comercialização, transporte, energia, etc. Este último conjunto de fatores normalmente tem sido a principal limitante do desenvolvimento. Embora haja um esforço importante do Governo Federal com programas como o Pronaf, programas estaduais de assistência têcnica e associativismo há um imenso desafio a vencer.

A tecnologia disponível quando bem usada tem se mostrado adequada e viável. Isto acontece porque há um grande esforço da pesquisa voltado para o setor. A tecnologia é neutra e não discrimina classes de produtores quanto à área do estabelecimento. A maioria das tecnologias desenvolvidas visa aumentar a produtividade da terra e algumas, como máquinas e equipamentos adaptados aos pequenos produtores, têm como objetivo eliminar a ociosidade da terra ou aumentar a produtividade do trabalho. O desafio maior da agricultura familiar é adaptar e organizar seu sistema de produção a partir das tecnologias disponíveis.Analisando as variáveis tecnológicas e político-institucionais há dois fatores fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar: a) a massificação de informação organizada e adequada usando os modernos meios de comunicação de massa (TV, Rádio e internet) e, b) a melhoria da capacidade organizacional dos produtores com o objetivo de ganhar escala, buscar nichos de mercado, agregar valor à produção e encontrar novas alternativas para o uso da terra como, por exemplo, o turismo rural.

O desafio é maior se for considerada a diversidade de situações. Quando se analisa o cenário em que se insere a agricultura familiar observa-se que os problemas são diferentes para cada região, estado ou município. No Norte há dificuldades de comercialização pela distancia dos mercados consumidores e esgotamento da terra nas áreas de produção. No Nordeste são minif�ndios inviáveis economicamente. No Sudeste é a exigência em qualidade e saudabilidade dos produtos por parte dos consumidores. No Sul é a concorrência externa de produtos do Mercosul.Olhando o futuro há dois aspectos.

Um otimista e um, que não sendo pessimista, à desafiante. � otimista verificar que há vários modelos de sucesso no esforço de desenvolvimento, quando os obstáculos são eliminados. Mais que isto, é verificar que as experiências de sucesso tem pressupostos comuns: organizaçõo de produtores, qualificação de mão-de-obra, crédito, produtos com valor agregado e emprego de tecnologias adequadas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária.Os exemplos são inúmeros. No Norte destacam-se a exploração econômica do palmito de pupunha e de frutas tópicas da região, a utilização de plantas nativas como a pimenta longa para produzir safrol ou a produção de sementes de dendê, livre de doenças, para exportação. No Nordeste, o controle da produção, processamento e comercialização por parte dos pequenos produtores, com a utilização de uma mini-usina de descaroçar e enfardar algodão, aumentou substancialmente a renda das famílias de um município da Paraíba.

Pequenas fábricas de processamento da castanha de caju, paralelamente ao treinamento de mão-de-obra, permitiram que os pequenos agricultores comercializassem sua produção no mercado externo. São 120 unidades em cinco estados com capacidade anual de processar 20 mil toneladas de castanha. No setor de agricultura irrigada, o pequeno agricultor tem tido participação ativa na fruticultura que apresenta boa rentabilidade além de sinalizar um processo de desconcentração de renda na economia regional.No Sudeste e Sul é cada vez mais perceptível a transformação de pequenas comunidades rurais em unidades de processamento de frutas, legumes, lacticínios e agricultura orgânica.

Hoje, nas prateleiras dos supermercados podemos encontrar uma diversidade de produtos oriundos dessas comunidades, com marca própria e registro nos órgãos oficiais de defesa sanitária. São várias associações que estão procurando padronizar o sabor de nossa cachaça para atender ao mercado externo que tem se mostrado ávido por esta bebida. No turismo rural, outra alternativa de renda para os pequenos produtores. São trilhas, pousadas, pequenos hotéis que oferecem aos turistas urbanos comidas típicas, a experiência de vida na zona rural, passeios ecológicos, etc.Em todos esses casos a pesquisa agropecuária esteve presente. Fornecendo novas variedades e cultivares mais produtivos e resistentes às doenças, disponibilizando novos processos de transformação do produto agrícola, contribuindo para qualificação da mão-de-obra para o uso das novas tecnologias e discutindo com os produtores quais as tecnologias, processos e serviços que a pesquisa agropecuária precisa desenvolver para a agricultura familiar.

O aspecto desafiante é fazer tudo isto em uma velocidade compatível com o processo de transformação que ocorre no Brasil e no mundo caracterizado por um mercado globalizado, aberto e competitivo. De nada adianta uma excelente solução quando o problema já não existe. A agricultura familiar tem pressa. Atender á demanda dessa importante parcela da população brasileira é um desafio gratificante e fundamental para uma sociedade mais justa e harmoniosa. Por isso ela é uma das nossas preocupações e está expressa como uma das principais diretrizes do Plano Diretor da Embrapa.

Alberto Duque Portugal é diretor-presidente da Embrapa.Este artigo foi publicado na Revista Agroanalysis, no mês de março.

Mineiro apoia redução da jornada de trabalho

Nesta segunda (19), o deputado Fernando Mineiro participou de café da manhã promovido pela Central Única de Trabalhadores - CUT/RN para discutir a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Com o slogan "Reduz para 40 que o Brasil aumenta", a CUT promove o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, na qual a jornada de trabalho passa de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e aumento para 75% no valor da hora extra. A intenção é que o crescimento na economia vivenciado pelo Brasil nos últimos 20 anos seja repassado proporcionalmente ao salário do trabalhador.Toda a bancada federal do Rio Grande do Norte foi convidada ao café, mas apenas a deputada Fátima Bezerra atendeu ao convite.

Fonte: Assessoria do Mandato