EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 13 de março de 2010

Território Sertão Apodi Realizou audiência pública

Marcilio Lucena e Hildebrando Rocha

No dia 12 de março o secretário de Agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha, juntamente com o coordenador do fórum das Associações, José Vital, o representante do SINTRAF/Campo Grande Railton Rocha e Joca do P.A Nova Vida, participaram de uma Audiência Pública em Apodi no Auditória da Casa de Cultura do Município.



Participaram da Audiênia o Superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura, Marcilio Lucena, o gestor da pesca do SEBRAE, Renato Goveia, Antonio marcos (DNOCS), Silvio Roberto, representando a Superintendência da Pesca e Aqüicultura do Estado, Eleizeu de Brito (ABDA), Ezequias Viana (EMPARN), Edson Morais (Cooperativa dos Pescadores), Fátima Torres(CTA) e outros.


Esta audiência que Tinha como objetivo apresentar o Plano Territorial da Pesca e Aqüicultura do Território sertão Apodi, plano este que foi discutido em mais de 8 (oito) oficinas territoriais na região com representantes da categoria dos pescadores, entidades de assistência técnicas, associações, Prefeituras através das Secretárias Municipais de agricultura , este trabalho era coordenado pela Cooperativa de Trabalhadores Autônomos (CTA) e pela Delegacia federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário.



Hoje são:

3. 131 pescadores no Território registrados no MPA


13 Colônias de Pescadores


12 Associações


01 Cooperativa de Pescadores e Aquicultores


TODA ESSA LUTA VISA CONTRIBIR PARA O SEGUINTE OBJETIVO:



Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos/as pescadores/as e aqüicultores/as, através da gestão sustentável dos recursos aqüícolas e pesqueiros, do fortalecimento das cadeias produtivas do setor e da capacitação dos pescadores e aquicultores para a organização e gestão da produção. (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUICULTURA)


IBGE: Consumo das famílias aumentou pelo sexto ano consecutivo em 2009

O consumo das famílias brasileiras aumentou 4,1% no ano passado em comparação com 2008. No quarto trimestre, o crescimento foi de 7,7%. É o que mostram os dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho da economia do país em 2009.

Segundo a economista responsável pela pesquisa, Rebeca Palis, foi o sexto aumento anual da série, embora a expansão do consumo tenha sido a mais baixa dos últimos seis anos por causa da crise financeira internacional, que ainda teve reflexos no ano passado.

“Ainda assim, o crescimento da massa salarial [3,3%], a expansão do mercado de trabalho, as medidas do governo para incentivar o consumo e a ampliação do crédito para pessoa física ajudaram o crescimento a voltar a patamares similares de antes da crise mundial”, afirmou Rebeca.

A economista lembrou que o consumo das famílias têm peso de mais de 60% no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). O item gastos do governo também continuou crescendo em 2009 e chegou a 3,7%, em comparação com o resultado do ano anterior, e a 4,9% no último trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2008.

ABr

quinta-feira, 11 de março de 2010

Ministro da Cultura suspende filiação ao PV por rejeitar "aproximação com PSDB e DEM"

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Ministro da Cultura se afasta do PV por divergências
Juca Ferreira discursa em evento de assinatura do projeto de lei do Vale-Cultura, em São Paulo
Único ministro do PV no governo federal, o titular da pasta da Cultura, Juca Ferreira, pediu nesta quarta-feira (10) a suspensão de sua filiação por 12 meses por conta da aproximação de seu partido com os oposicionistas PSDB e DEM em seu Estado natal, a Bahia. Além disso, o substituto de Gilberto Gil no cargo não aceita a possibilidade de o deputado Luiz Bassuma disputar o governo baiano neste ano.
De acordo com um interlocutor do ministro, Ferreira avalia que o Partido Verde, que integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso desde 2003, está estabelecendo vínculos com aliados do presidenciável e governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O PV deve ter a senadora Marina Silva (AC) como candidata à Presidência da República em outubro.
Críticos do PV afirmam que o presidente nacional da legenda, o vereador paulistano José Luiz Penna, o vice, Alfredo Sirkis, e o deputado Fernando Gabeira (RJ), estabeleceram relações muito próximas com o PSDB e que poderiam rifar a candidatura de Marina ao Palácio do Planalto. Os três negam a acusação e se dizem engajados na tentativa da ex-ministra do Meio Ambiente de se candidatar.
O sociólogo Juca Ferreira, 61, é ministro da Cultura desde julho de 2008, após a saída de Gil. Com o afastamento do PV, ele fica livre para subir no provável palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, única pré-candidata do PT à sucessão presidencial. O mesmo deve valer para a Bahia, onde o governador petista Jaques Wagner tentará a reeleição. Ali, ele deve ter como adversários o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), e Paulo Souto (DEM).
Pivô da decisão do ministro, Bassuma soma apenas 1% de acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto, que apontam reeleição de Wagner já no primeiro turno.



Quem tem juízo, quem tem vergonha na cara, quem quiser se eleger, ou eleger seu candidato em 2010, fica longe, bem longe do DEM/PSDB. Marina, Gabeira, se uniram com o que há de pior na política brasileira, o PSDB/DEM.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Governo libera recursos para compra de ônibus e construção de creches

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu a municípios de diversos estados R$ 105.329.924,84 para aquisição de ônibus novos, pelo programa Caminho da Escola, e construção de creches, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância).

Entre os municípios beneficiados com recursos do Caminho da Escola estão Cruzeiro do Sul (AC), Maragogi (AL), Caapiranga (AM), Correntina (BA), Juazeiro (BA), Assaré (CE), Ipueiras (CE), Santa Maria de Jetibá (ES), Vargem Grande (MA), Caraí (MG), Corquinho (MS), Oeiras do Pará (PA), Oriximiná (PA), Condado (PE), Imbituva (PR), Caçapava do Sul (RS) e Estância (SE).

Já o Proinfância enviou recursos para a construção de creches para os municípios de Branquinha (AL), Porto Calvo (AL), Caapiranga (AM), Carauari (AM), Conceição da Feira (BA), Nordestino (BA), Carnaubal (CE), Crateús (CE), Irauçuba (CE), Aragoiânia (GO), São Luis de Montes Belo (GO), Amapá do Maranhão (MA), Maracaçumé (MA), Araxá (MG), Caraí (MG), Francisco Polis (MG), Rio Verde de Mato Grosso (MS) e Novo São Joaquim
(MS), entre outros.

Fonte Governo Federal

Nota do Partido dos Trabalhadores

José Eduardo Dutra (Presidente Nacional do PT)
Leia abaixo nota divulgada nesta terça-feira (9) pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra:

É com perplexidade e absoluta indignação que o Partido dos Trabalhadores vem acompanhando a escalada de ataques mentirosos, infundados e caluniosos por parte de alguns órgãos da imprensa a partir de matéria sensacionalista publicada na última edição da revista Veja.

O mais absurdo desses ataques se deu hoje, terça-feira (9), quando o jornal O Estado de S.Paulo usou seu principal editorial para acusar o PT de ser “o partido da bandidagem” – extrapolando todos os limites da luta política e da civilidade sem qualquer elemento que sustente sua tese.

O PT tem uma incontestável história de lutas em defesa da democracia, da cidadania, da justiça e das liberdades civis. Nasceu dessas lutas, se consolidou a partir delas e, nos governos que conquistou, tem sido o principal promotor da idéia de um Brasil efetivamente para todos, com absoluto respeito às instituições democráticas, às regras do jogo político e ao direito fundamental à liberdade de opinião e expressão.

Para nós, a diversidade de opiniões é a essência não só da democracia, mas também do próprio PT. Devemos a essa característica, em grande parte, o sucesso de nosso projeto de país, cujo apoio majoritário da população se dá em oposição aos interesses da minoria que nos ataca.

Nem o PT nem a sociedade brasileira podem aceitar o baixo nível para o qual parte da mídia ameaça levar o embate político às vésperas de mais uma eleição presidencial. O Brasil não merece isso. A democracia não merece isso. A liberdade de imprensa, defendida pelo PT mais do que por qualquer outro partido, não merece que façam isso em nome dela.

O PT não entrará nesse jogo, no qual só ganham aqueles que têm pouco ou nenhum compromisso com a democracia. Mas buscará, pelas vias institucionais, a devida reparação judicial pelas infâmias perpetradas contra o partido e seus milhões de militantes nos últimos dias.

Acionaremos judicialmente o jornal o Estado de S.Paulo, pelo editorial desta terça, e a revista Veja, pela matéria que começou a circular no último sábado. Também representaremos no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor José Carlos Blat, fonte primária de onde brotam as mentiras, as ilações, as acusações sem prova e o evidente interesse em usar a imprensa para se promover às custas de acusações desprovidas de qualquer base jurídica ou factual.

José Eduardo Dutra
Presidente Nacional do PT

segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março mulher que fez história

Maria Quitéria (1792 - 1853)


  • Maria Quitéria foi a primeira mulher a fazer parte de uma unidade militar no Brasil - Reprodução do livro 100 Brasileiros

Maria Quitéria de Jesus Medeiros nasceu, possivelmente, em 1792, em arraial de São José de Itapororocas, na Bahia, mais precisamente no sítio do Licorizeiro. Sertaneja, em 1822 juntou-se às tropas que combatiam os portugueses, no movimento de Independência do Brasil. Primeiro ingressou no Corpo de Artilharia e, depois, no de Caçadores. Seu nome de guerra: soldado Medeiros. Em fins de 1822, incorporou-se ao Batalhão de Voluntários de Dom Pedro I, tornando-se,oficialmente, a primeira mulher a fazer parte de uma unidade militar no Brasil.

Maria Quitéria foi a primeira mulher a fazer parte de uma unidade militar no Brasil - Reprodução do livro 100 Brasileiros


Em 20 de agosto de 1823, Dom Pedro I recebeu Maria Quitéria em audiência especial. Concedeu-lhe o soldo de alferes de linha e a condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro. Contam-se, sobre Maria Quitéria, histórias de coragem e audácia. Diz-se que tomou de assalto uma trincheira inimiga e fez prisioneiros, que conduziu sob a mira das armas. Diz-se também que usava uma farda azul com um saiote que ela concebera e um capacete com penacho. Apesar de tudo, Maria Quitéria nunca deixou de lado a feminilidade.


Após conquistar as glórias de guerreira, casou-se com Gabriel Pereira Brito e com ele teve uma filha, chamada Luísa Maria. Viúva, foi para Feira de Santana, tentar receber uma parte da herança do pai. Sua personalidade despertou a atenção da escritora inglesa Maria Graham, que sobre ela registrou: “Maria de Jesus é iletrada, mas viva. Tem inteligência clara e percepção aguda. Penso que se a educassem, ela se tornaria uma personalidade notável. Nada se observa de masculino nos seus modos, antes os possui gentis e amáveis.”


Não foi como mulher, porém, que Maria Quitéria conseguiu se alistar. Foi disfarçada de homem que ela se alistou como soldado voluntário. O motivo de seu ingresso nas forças armadas foi o ataque de um canhoneira contra a cidade de Cachoeira. As notícias sobre o incidente chegaram a Maria Quitéria pelos tropeiros que percorriam o sertão baiano. Duas semanas depois de alistar-se, descobriram que era uma mulher. Seu pai, que a procurava, tentou levá-la embora, mas o major Silva e Castro (avô do poeta Castro Alves) não permitiu que ela fosse desligada, por causa de sua facilidade no manejo das armas e da sua disciplina.


Seu fim de vida não foi coerente com a trajetória da heroína, reconhecida em maio de 1953, quando o Exército determinou que se inaugurasse, em todas as suas repartições, um retrato da mulher-soldado. Maria Quitéria morreu em 1853, em Salvador, para onde se mudara com a filha, quase cega e no anonimato. Em 1996 tornou-se patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.

Fonte Livro os 100 Braileiros

domingo, 7 de março de 2010

8 DE MARÇO É DA MULHER


História Sobre o dia Internacional da Mulher

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


8 de março dia Internacional das mulher

Poema Dedicado ao Dia Internacional da Mulher
Que o outro saiba quando estou com medo e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que eu me preocupo com ele, e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso. Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais. Que se começo a chorar sem motivo depois de um dia daqueles, o outro não desconfie logo que é culpa dele, ou que não o amo mais.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo: "Olha estou tendo muita paciência com você!"

Que se me entusiasmo por alguma coisa, o outro não a diminua, nem me chame de ingênua, nem queira fechar essa porta necessária que se abre para mim, por mais tola que lhe pareça.

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize. Que quando levanto de madrugada e ando pela casa, o outro não venha logo atrás de mim reclamando: "Mas que chateação essa sua mania, volta para cama!"

Que se eu eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire. Que o outro - filho, amigo, amante, marido - não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro, entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa... uma mulher.

Fonte Mensagens e Poemas