EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 4 de junho de 2011


05 de Junho:



Este domingo (05) é o Dia do Meio Ambiente. Queremos prestar nossa atenção a esta data que marca um alerta para o mundo sobre a necessidade e cuidados que precisamos ter com o meio em que vivemos.




A criação da data foi em 1972, durante encontro promovido pela ONU - Organização das Nações Unidas, que debateu assuntos ambientais. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, e a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Florestas: A Natureza à seu serviço é o tema deste ano, destacando a variedade de serviços de suporte à vida fornecidos pelas florestas e convidando o mundo a tomar uma atitude para proteger esses recursos e percorrer um caminho rumo a uma economia verde.

Em 2011, a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente será a Índia, um país cujas florestas constituem mais de 20% da área geográfica terrestre. No site oficial da ONU é possível conhecer as medidas que a Índia está tomando para combater a degradação da terra e conservar os ecossistemas florestais críticos.



SALVE O MEIO AMBIENTE










População Prestigia a abertura da
Iª Copa Oestana em Campo Grande


A abertura da I Copa Oestana, foi marcada pela presença de um bom público e muitas atletas de Campo Grande e região.

 Mesmo sob uma garoa, comerciantes, desportistas, professores, estudantes e demais segmentos da sociedade vieram dá uma força para a comunidade sede da atividade esportiva amadora com 16 equipes da região.


A Iª Copa Oestana é organizada pelo Vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, prefeito BIBI DE NENCA e patrocinadores locais e regionais.


Nós que fazemos o Blog EM CAMPO queremos parabenizar a Caramuru e  Bibi de Nenca por esta importante iniciativa que visa fortalecer e divulgar o esporte amador de nossa cidade Campo Grande e região.






PT Estadual organiza para dia 18 de junho
Encontro de Formação Política

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores está aproveitando o ano 2011 para realizar um processo de formação política da militância. Para tanto foi constituído um coletivo com 20 participantes, sob a coordenação da Professora Socorro Batista. Depois de uma etapa interna de planejamento, a coordenadora vai promover um encontro estadual no dia 18 de junho de 9 às 13 horas,  envolvendo os Secretários Municipais de Formação Política do PT.

O referido encontro acontecerá na sede do SINDPREVS, localizado sito a Rua Quintino Bocaiúva, 19 - Centro-Natal/RN, próximo ao TRE, e terá como objetivo central traçar um diagnóstico da política de formação desenvolvida pelos municípios e pelas Coordenações de Pólos, bem como colher subsídios para o planejamento do COLETIVO GESTOR DA POLITICA ESTADUAL DE FORMAÇÃO DO PT RN.

O PT de Campo Grande participará desta discussão através do presidente Giuzelio Lobato, Vice-prefeito Caramuru Paiva, que é membro do Coletivo Gestor da Política de Formação do PT estadual, Hildebrando Rocha e Lilia Holanda (membros da direção municipal) e o militante e filiado petista o professor Junior Liberato.

sexta-feira, 3 de junho de 2011


          REUNIÃO MENSAL DA FETRAF-RN

 Dirigente da FETRAF Brasil e Hildebrando Rocha da Fetraf RN

HILDEBRANDO ROCHA diretor de Políticas Agrárias da FETRAF-RN participou nesta quarta-feira (02) da reunião mensal da federação.

Hoje no RN a Fetraf já atua em mais de 50 municípios, sendo que nesta região do oeste são 15 sindicatos, entre estes os SINTRAFs de Campo grande, Jnduis, Messias Targino, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo entre outros.

Recentemente no dia 19 de maio a FETRAF-RN, fez em Natal uma grande caminhada pelas ruas, reunindo quase 2 mil agricultores (as), dentro da VII Jornada e Estadual de Lutas da agricultura familiar


A presidenta Dilma Rousseff lançou, nesta quinta-feira (02), o principal projeto de seu governo: o Brasil Sem Miséria. O plano tem o objetivo de tirar 16 milhões de brasileiros e brasileiras da situação de extrema pobreza. São pessoas que vivem hoje com renda abaixo de R$ 70 por mês e, nos próximos anos, vão usufruir dos ganhos obtidos pelo Brasil a partir de 2003.

O plano será baseado em três eixos:

•         Acesso a serviços de saúde, educação, assistência social, saneamento e energia

•         Geração de oportunidades de emprego e qualificação profissional

•         Transferência de renda, com o Bolsa Família

O grande desafio do Brasil sem Miséria será localizar, cadastrar e incluir nos programas sociais do governo federal as famílias nessa situação de pobreza. As equipes de profissionais do governo vão identificar os serviços existentes e a necessidade de criar novas ações para que essa população possa ter os seus direitos.

“Não vamos mais esperar que os pobres corram atrás do estado brasileiro. O estado brasileiro deve correr atrás da miséria", declarou a presidenta durante o lançamento. Para esse trabalho, o governo Dilma vai integrar políticas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas, e organizações da sociedade civil.

Além disso, o plano vai modificar alguns pontos do Programa Bolsa Família, como o aumento no limite de filhos (até 15 anos) para o cálculo do benefício, que permitirá a inclusão de 1,3 milhão de crianças e adolescentes no programa.

Para mais informações, acesse: www.brasilsemmiseria.gov.br


PROFESSORES DE 
Campo Grande
fazem dia da paralização

Os professores da rede municipal de ensino de Campo Grande tiveram um Dia de Paralisação, ocorrido nesta quinta-feira (03).

No dia de hoje os professores também ocuparam a sessão da Câmara Municipal para fazer suas explanações aos vereadores acerca da proposta da prefeitura que visa reduzir a carga horária destes de 40 para 30 horas, o que na opinião dos professores acarretará grandes perdas salariais.



BOTA LULA AI NA FIFA GENTE!!!

O ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva era uma das soluções do governo britânico para substituir Joseph Blatter na Fifa, de acordo com o jornal "Estado de S. Paulo". Os ingleses queriam o adiamento do pleito que deve reeleger Blatter nesta quarta-feira, em congresso da entidade na Suíça.

A perda da Copa de 2018 para a Rússia irritou a candidatura inglesa, que pretendia adiar as eleições por conta dos recentes escândalos envolvendo a Fifa - muitos deles originados após acusações dos britânicos.

Lorde Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa (FA), acusou dirigentes e integrantes do Comitê Executivo da Fifa de compra e venda de votos para as eleições das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022 - que será realizado no Catar.

quinta-feira, 2 de junho de 2011



CONVITE


Convidamos a população de Campo Grande para participar nessa sexta-feira (03/06/2011) ás 9 horas da manhã da sessão na Câmara Municipal, oportunidade em que os educadores municipais, com o apoio da comunidade escolar (alunos, funcionários e país)  estarão tratando da proposta da prefeitura que visa reduzir  a carga horária, hora atividade e pagamento de salário proporcional ao piso nacional, quando a lei já nos assegura um piso salarial de R$ 1.187,00 para uma carga horária de 40hs e a redução por baixo dos títulos e niveis dos professores.

Precisamos nos organizar, para lutar pelos nossos interesses. Somente com salário e condições de trabalho digna, poderemos nos sentir estimulados a cumprir com o nosso papel de educadores e formadores de cidadãos.

Será um momento importante para definição da situação dos do magistério municipal, já assegurados por lei. Não deixe que nos tirem o que já temos por direito.

Atenciosamente,   

Júnior Liberato
Presidente do SINTE/RN/ Núcleo de Campo Grande
(84) 9924-9202

quarta-feira, 1 de junho de 2011

HOJE É O DIA DA IMPRENSA







Publicação de livro traz artigo sobre
Pe. Pedro Neefs



O artigo "Educação como formação política: Padre Pedro Neefs no oeste potiguar" foi a participação de Saul Estevam no livro 'Encontros em Educação: infância, história, política, cultura, meio ambiente ...' sistematizado pelo professor Marlécio Maknamara, da UFPB. 

No seu texto Saul Estevam afirma que uma vida de luta deve ser vista como um sucesso para dar sentido a auto-estima e a identidade pessoal. Por outro lado, o discurso de negação deve procurar reunir esboços constantemente sobregarregados pela desaprovação e pelo isolamento.

Agradeço o exemplar dedicado a minha pessoa e parabenizo pelo brilhante artigo deste nosso intelectual que de vez enquanto frequenta e lê as páginas digitais do nosso Notícias e Opiniões. Obrigado, Saul Estevam.

Fonte: www.blogdocaramuru.blogspot.com(com acréscimo de nossa equipe)


Greve dos Servidores da EMATER/RN
NOTA
Nós Servidores da EMATER/RN há cerca de 1 ano conquistamos, após três greves seguidas, a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Aprovado o plano, foi firmado o seguinte acordo com o governo: a primeira parcela do plano seria cumprida na folha de pagamento do mês de setembro de 2010, a qual foi realizada. Quanto a 2a e 3a parcelas seriam efetuadas na folha de pagamento dos meses de março e junho de 2011. Chegado o mês de março o Governo revelou ao Sindicato não poder pagar a 2a parcela, sinalizando o pagamento em maio de 2011. A proposta foi aceita pela classe, no entanto o Governo se negou a cumprir o acordo firmado com a categoria dos Servidores da EMATER e demais servidores da base do SINAI (Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN), questionando a legitimidade do Plano Aprovado e anunciando o não pagamento das parcelas vencidas.
Lamentamos ter que recorrer à greve para garantir um direito conquistado por Lei em junho de 2010, após tantas lutas, sacrifícios e pressão. Os trabalhadores da EMATER/RN comunicam que, apesar do movimento paredista, cuja responsabilidade é do Governo do Estado, estarão dialogando com os Produtores e Trabalhadores (as) Rurais da Agricultura Familiar, Instituições parceiras e Sociedade, aos quais pede a compreensão pelos transtornos, que serão temporários e terão o objetivo de melhorar a prestação dos serviços.
Assu, 31 de Maio de 2011
Servidores da EMATER/RN, em greve – Região Administrativa de Assu
       SINAI-RN, Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN.
       ASSEMA-RN, Associação dos Servidores da EMATER/RN.

Pesquisa Consult:
44,15% dos Potiguares reprovam Rosalba
  
Pesquisa realizada pelo Instituto Consult, divulgada com exclusividade pelo portal Nominuto.com, revelou que 44,15% dos potiguares reprovam os cinco primeiros meses da administração da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). De acordo com o levantamento, a aprovação da democrata é de 31,42%.

A pesquisa ouviu 1674 pessoas, entre os dias 24 e 26 de maio, em dez regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento teve como objetivo avaliar, junto à população adulta do Estado, medir a satisfação dos potiguares com o início da gestão. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiabilidade é de 95%.  

Os dados mostram que a reprovação ao governo é maior nas regiões Litoral Sul/Agreste, onde esse índice chega a 51%, contra 27,5% que o aprovam e 21,5% que não souberam responder.  

Em seguida, vem a região do Trairi, onde o governo é reprovado por 49,3% da população, contra 26,7% de aprovação. Na capital, 48% desaprovam a administração estadual, enquanto os que dizem aprová-la somam 25%. Na Grande Natal, os números são 44,8% a 32,3%.  

As únicas regiões em que a avaliação positiva superou a negativa são em Mossoró e no Médio Oeste/Região Salineira. Na cidade onde foi prefeita três vezes e de onde saiu consagrada nas eleições passadas, Rosalba teve sua administração avaliada positivamente por 46,3% dos entrevistados, contra 28,9% de avaliação negativa.  

Nas demais regiões pesquisadas (Litoral Norte/Mato Grande, Central/Potengi, Seridó e Oeste), a avaliação negativa superou a aprovação à administração estadual.  

Expectativas  

O levantamento quis saber ainda se o governo estava correspondendo ou não às expectativas da população. Para 45,88% dos entrevistados, a administração está aquém do esperado. Apenas 8,12% se disseram satisfeitos com o governo. Já para 27,9%, o desempenho da gestão do DEM tem sido regular. Outros 18,1% disseram que não tinham opinião formada.  

Desta vez, foi a região do Trairi que registrou o maior índice de insatisfeitos (53,3%, contra 24% que se disseram satisfeitos "em parte" e 6,7% que se declararam plenamente correspondidos). Em seguida, vem a região do Litoral Sul/Agreste, com 51,5% contra 31%.  

Mais uma vez, é na cidade de Mossoró onde o governo de Rosalba Ciarlini conquista seu melhor desempenho, com 33,1% dos entrevistados se dizendo parcialmente correspondidos com o desempenho da administração estadual e 13,2% que se declararam integralmente satisfeitos.  

Em Natal, a situação se inverte: 49,2% da população responderam que o governo vem frustrando suas expectativas, contra 27% que disseram que a nova gestão está correspondendo ao que esperavam dela.  

Com relação ao gênero dos entrevistados, a frustração com o governo é maior entre os homens: 47,3% desse público estão decepcionados com a forma como o Rio Grande do Norte vem sendo conduzido, enquanto entre as mulheres esse índice é de 44,6%. A pesquisa ouviu 819 homens e 855 mulheres.  

Considerando nível de escolaridade, a insatisfação com o governo é maior entre os que têm nível superior (51%). O governo obtém o melhor desempenho entre os analfabetos, faixa em que sua aprovação chega a 27, 6% (ainda assim, empatado numericamente com os que desaprovam o desempenho da administração).  

No segmento renda familiar, o governo obtém o pior desempenho entre os que ganham acima de R$ 5.450. Para 51,3% desse público, a gestão estadual não tem correspondido às suas expectativas, contra 21,9% que se dizem parcialmente satisfeitos.  

Entre os que ganham até um salário mínimo por mês, 38,1% não estão contentes com o desempenho da gestão, frente a 29,9% de pessoas satisfeitas "em parte".
  

Sorteio dos grupos da I Copa Oestana


Com a presença de representantes das equipes, foi realizado o sorteio dos 4 grupos da I Copa Oestana.

Vejam como ficou a distribuição dos times:

GRUPO A
Real CAMPO GRANDE
Janduís FC
Jucurutu
Sindicato Rural CG

GRUPO B
Pitombeira CAMPO GRANDE
Juventude MESSIAS TARGINO
Apodi
Pão Fofo/Rena Motos CARAÚBAS

GRUPO C
XV de Outubro CAMPO GRANDE
A Turma MESSIAS TARGINO
Paraú
Locadora TRIUNFO POTIGUAR

GRUPO D
Sociedade CAMPO GRANDE
Massonila MESSIAS TARGINO
Nova União JANDUIS
Casa Nova JANDUÍS

terça-feira, 31 de maio de 2011


Vários Setores do Estado 
estão em Greve

O último setor a deflagrar GREVE no RN é dos professores da UERN, que decidiram nesta manha de terça-feira(31) em assembléia geral  entrar em greve, protestando contra as condições apresentadas pelo Governo do RN.

Esperamos que esta situação de tantas greves no estado também não venha recair sobre Campo Grande, pois segundo informações de dirigentes do SINTE de CG a situação das negociações com a Prefeitura tem pouco avançado. Estes alegam que somnte os educadores tem cedido.

O SINTE em CG já encaminhou por realizar na próxima sexta-feira(03) Um Dia de PARALIZAÇÃO da Educação Municipal.

CREDIOESTE-SOL
Realiza Encontro de Nivelamento para Dirigentes.

 Diretoria e Conselho Fiscal da CREDIOESTE-SOL

Aconteceu nos dias 24 e 25 de maio de 2011, um encontro de nivelamento para os membros do Conselho Fiscal da CREDIOESTE-SOL. O mesmo realizou-se na Sede do Centro Padre Pedro Neefs na cidade de Janduís – RN, parceiro do Cooperativa. Os trabalhos foram coordenados pelo Técnico Francisco Ruberlanio da Silva Franco, e participaram os seguintes membros:
Anaci Batista (membro do conselho fiscal da cooperativa), Micilene Vieira (membro do conselho de administração da Cooperativa) e Welton Monteiro representante do SINTRAF, ambos da cidade de Campo Grande. Além de: Tairone Medeiros e Diassis França da cidade de Messias Targino; Damiana Paiva, Raylla Brito e Wigna Brito, de Janduís bem como, João do PT (faz parte do Conselho fiscal titular da Cooperativa) de Severiano Melo.
Ruberlânio, técnico da Credioeste

Para a Assistente Social Raylla “essa capacitação é importante para que os membros dos conselhos da entidade tenham conhecimento de como funciona uma Cooperativa de Credito”, finalizou. De acordo com assessoria do CREDIOESTE-SOL, essa foi um dos diversos encontros de nivelamento que acontecerão durante todo esse ano.

Assessoria da Credioeste-Sol  

RECURSOS PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA 
ESCOLA DO BOM JESUS


"Já informei para o Eng. José Ronaldo, o valor definido para ampliação e reforma da Escola do Bom Jesus: 150.000,00. Mérito para o Vice - Prefeito @CaramuruPaiva, que intercedeu diretamente com a Dep. Fed. Fátima Bezerra, a liberação dessa emenda parlamentar."
Bibi de Nenca, prefeito de Campo Grande/RN

PLENÁRIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
na Assembléia Legislativa do RN

Lidiane Freire (Forum Estadual de Economia Solidária) Deputada Federal Fátima Bezerra, Roberto Marinho (Secretaria Nacional de Economia Solidária) 

Nesta segunda-feira,30, o Mandato do deputado Fernando Mineiro e o Fórum Potiguar de Economia Solidária realizam a "Plenária Estadual de Participação Popular da Economia Solidária". A atividade ocorre às 14h30, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A pauta do encontro será a Política Nacional de Economia Solidária e o Projeto de Lei 865/2001, que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas. Os presentes devem debater se é interessante ou não que o Movimento da Ecosol se integre à nova secretaria.

Lidiane Freire (Forum Estadual de Economia Solidária) Deputada Federal Fátima Bezerra, Deputado Estadual Estadual Mineiro, Roberto Marinho (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e João Hélio(Sebrae)

Também participou como membro da Frente Parlamentar de Economia Solidária, a deputada Fátima Bezerra que apresentou o Projeto de Lei 865/11 que propõe a criação da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. Caso seja aprovada no Congresso, a Secretaria passará a abrigar a Secretaria de Economia Solidária, hoje integrante do Ministério do Trabalho e Emprego. Tal modificação é rechaçada pelo setor.

Site.www.mineiropt.com.br

II Encontro dos Técnicos Agrícolas na EXPOFRUIT

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte – SINTAG-RN e a Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte – ATARN tem a honra de convidar Vossa Senhoria a participar do II Encontro dos Técnicos Agrícolas na EXPOFRUIT no dia 08 de junho de 2011, às 13:00 horas, no CTARN-UFERSA, em Mossoró.
Téc. Agr. IVANILSON PEREIRA DE ARAÚJO
Presidente do SINTAG-RN

Téc. Agr. MANOEL GABI PEREIRA
Presidente da ATARN

PROGRAMAÇÃO

Local: CTARN - UFERSA – Mossoró-RN  Data: 08/06/2011

Promoção
:
-  Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte – SINTAG-RN
-  Associação dos Técnicos Agrícolas do  Estado Rio Grande do Norte – ATARN

HORÁRIO
ATIVIDADE
13h00
Recepção e Credenciamento
13h30
Abertura Oficial
Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo – Presidente do SINTAG-RN
Téc. Agr. Manoel Gabi Pereira – Presidente da ATARN
14h00
Palestra: Técnico Agrícola: Um Século de Profissão
Palestrante: Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo
Presidente do SINTAG-RN
15h30
Debate
16h00
Organização do Núcleo Regional dos Técnicos Agrícolas do Oeste
16h40
Campanha na Apicultura, Meu Dia Pedi Mel.
Palestra Téc. Agr. José Ari Maia Filho: Extencionista da EMATER-RN, Pau dos Ferros - RN.
17h30
Encerramento

Informações:

Telefone: 84-9984-5475 E-mail: sintarn@gmail.com 
Blog: http://sintag-rn.blogspot.com Site: www.fenata.com.br

Pólo PT do Médio Oeste
Se reuniu neste domingo dia 29 em Patu

Prof. Aluisio Dutra(Vice-presidente do PT de Patu), Giuzelio Lobato(Coordenador do Pólo PT no Médio Oeste), Weligton(Juventude PT de Campo Grande) 
e o vereador Póla Pinto(Messias Targino) 

O Partido dos Trabalhadores realizou na manha deste domingo (29) em patu na Câmara Municipal, Encontro do Pólo do PT no Médio Oeste Potiguar, onde fomos recepcionados pelo vice-presidente do partido no município o professor Aluisio Dutra e a vereadora Lucélia Ribeiro, presidente do PT de Patu.
Prof. Piolho da UERN(Mossoró), Nilton e Leopoldo(Diretorio PT de Almino Afonso), Nénem do Gás(PT de Paraú) e o Vice-prefeito do PT de Campo Grande Caramuru Paiva 

Estiveram presentes 08 municípios do total de 15 que integram o pólo do médio oeste, para tratar de diversos pontos relacionados com a organização do partido na região.
Vereadora Lucélia Ribeiro(Patu), Vereadaor Raimundo Canuto(Janduis) e Lindemberg(Diretorio do PT Janduis) 

Destaques para presença de lideranças do partido na região: Vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA, Vereador RAIMUNDO CANUTO de Janduís, Vereador PÓLA PINTO de Messias Targino e a Vereadora LUCÉLIA RIBEIRO de Patú e completando o professor PIOLHO da UERN petista de carteirinha que prestigiou o evento.
 Pablo(Juventude PT de Janduis), Almeida(Presidente PT de Janduis) e Emanoel Almeida(Coordenador de Juventude do Pólo Médio Oeste)

O encontro foi coordenado por GIUZELIO LOBATO (Coordenador Geral do pólo e presidente do PT de Campo Grande) e com a contribuição muito importante de outros membros da coordenação como Emanoel Almeida (Coordenador de Juventude) e do professor Aluisio Dutra (Coordenador de Formação) ambos do pólo médio oeste.
 Nilton e Leopoldo (Almino Afonso) e Francisco Antonio(Campo Grande)

Já havia alguns meses que o pólo não se reunia e esta reunião foi de fundamental importância para rearticular algumas ações políticas, de organização e formação do partido na região.

ENCAMINHAMENTOS:

- Próxima reunião do Pólo para o dia 03 de junho em Messias Targino, e as demais a cada 02 meses;
- Realização de um Seminário de Formação dias 23 e 24 de julho em Messias Targino;
- Indicativo de realização de um Seminário Político do pólo, para o mês de agosto;
- Organização partidária em alguns municípios, como Lucrecia, Paraú e Triunfo Potiguar, a coordenação buscará acompanhar estes processos e contribuir na reorganização do partido nestes municípios.

Além deste pontos também foram dados vários informes acerca da atuação das lideranças políticas, sindicais e dos movimentos socais do partido na região do médio oeste potiguar.

GIUZELIO LOBATO (Coordenador Geral do Pólo Médio Oeste)