EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fátima recebe medalha Nilo Peçanha por serviços prestados à Educação

Assessoria
Mariz, D. Dinah, Fátima, Getúlio e Belchior na solenidade de entrega da medalha Nilo Peçanha


A deputada federal Fátima Bezerra recebeu na tarde desta quarta-feira, 05, a Medalha Nilo Peçanha. A honraria, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC), é “em função dos relevantes serviços prestados à educação profissional e tecnológica em nosso país, especialmente no que tange ao Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”.

A solenidade aconteceu no Gabinete da Reitoria do campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). A parlamentar recebeu a medalha das mãos do reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha. Também foi homenageado o industrial e ex-diretor da instituição Luiz Carlos Abbott Galvão (in memoriam), que foi representado no evento por D. Dinah Galvão, viúva do ex-diretor.

Durante a entrega da medalha Nilo Peçanha o reitor Belchior de Oliveira destacou a importância do reconhecimento do MEC a pessoas que prestaram relevantes serviços à Educação no Brasil. Além de Fátima e de Luiz Carlos Abbott Galvão, o RN teve mais dois homenageados: o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRN, Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, e o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da SETEC, Getúlio Marques Ferreira. Ambos estiveram presentes à solenidade desta quarta-feira.



Ao receber a medalha Fátima agradeceu o reconhecimento. “Recebo esta medalha com muito orgulho e honra, porém com muita humildade. Sinto-me honrada por está sendo homenageada pelo MEC e estar ao lado de pessoas importantes que deram as suas contribuições a nossa Educação”, disse.

A parlamentar aproveitou a solenidade para reiterar a parceria com os IFRNs e o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, “quero aqui reafirmar o meu compromisso neste próximo mandato de dar continuidade a luta de trazer mais ‘IFs’ para o nosso estado, uma vez que o MEC está desenvolvendo a Fase 3 do plano de expansão e espero, através de nosso mandato em parceria com o IFRN e o MEC, agraciar o RN com novas unidades”, destacou. Fátima também divulgou a destinação de R$ 20 milhões de emenda parlamentar para o Instituto.

A cerimônia contou com a presença de diretores e servidores do IFRN, além dos prefeitos de Parnamirim, Maurício Marques, São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e de Parelhas, Francisco Medeiros.


Medalha Nilo Peçanha

Destinada a dirigentes e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica brasileira, a medalha Nilo Peçanha honra políticos, professores, reitores, ex-reitores, diretores de escolas e filósofos.

Nilo Peçanha (1867-1924) foi o presidente da República de julho de 1909 a novembro de 1910. Ele criou 19 escolas de aprendizes e artífices, que originaram a educação profissional no Brasil. De 1909 a 2002, foram criadas 140 unidades federais de ensino técnico-profissionalizante. Hoje, são 342, que oferecem, de forma gratuita, cursos de formação técnica e tecnológica em todos os estados e no Distrito Federal.
Site do Pola Pinto

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coordenadores Estadual da FETRAFRN participou de reunião em Janduís

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional e de Politicas Agricola e Agrária(Hildebrando Rocha) da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN e Pôla Pinto participaram nesta segunda-feira (3), em Janduís, de uma Assembléia Geral Extraordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduis, que reuniu uma grande quantidade de agricultores familiares.
Pôla Pinto durante reunião em Janduís
Segundo Pôla Pinto, a Assembléia foi coordenada pelo presidente da entidade Raimundo Canuto de Brito e teve como finalidade de discutir vários assuntos de interesse da categoria.


Hildebrando Rocha durante fala na reunião

O Coordenador Estadual de assuntos Agrário da FETRAF/RN, Hildebrando Rocha também participou do encontro acompanhado por dirigentes do Sintraf de Campo Grande.

Pôla Pinto informou que no dia 11 deste mês estará sendo realizada uma da executiva estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, em Natal.

Secretários de Rosalba tomam posse hoje

Cerimonia acontece na manhã de hoje no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo. 

Por Marília Rocha
Saiba mais
A posse dos novos secretário da admnistração do Governo do Estado sob o comando de Rosalba Ciarlini (DEM) será logo mais, as 10 horas no Centro Administrativo. A cerimônia de posse está agendada para a manhã desta segunda-feira (3), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, no primeiro dia útil do ano.

A lista do secretariado é composta por nomes técnicos e de indicações políticas. Veja a lista:

Secretaria Estadual de Saúde - Domício Arruda
Gabinete Civil - Paulo de Tarso Fernandes
Secretário de Planejamento e das Finanças - Francisco Obery Rodrigues Júnior
Consultoria Geral do RN - CGE - Tatiana Mendes Cunha
Procuradoria Geral do Estado do RN - PGE - Miguel Josino
Secretaria Estadual de Agricultura - Betinho Rosado
Secretário de Administração e Recursos Humanos - Manoel Pereira dos Santos
Secretário de Indústria e Desenvolvimento - Benito Gama
Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) - Razmi Giries Elali
Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) - Aldair Rocha
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Robinson Mesquita de Faria
Secretaria de Estado da Tributação (SET) - José Airton da Silva
Secretária Extraordinária de Cultura - Isaura Amélia de Souza Rosado
Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária - SEARA -Gilberto Jales
Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJUC) - Thiago Cortez Meira de Medeiros
Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado - Alexandre Ferreira Mulatinho

INDIRETAS
Companhia Potiguar de Gás do RN - Potigás - Saulo Nazareno de Mesquita Carvalho
Instituto de Pesos e Medidas do RN - IPEM - Carlson Geraldo Correia Gomes
Agência de Fomento do RN (AGN) - João Augusto da Cunha Melo
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN - EMATER - Ronaldo Cruz
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado  - FAPERN - Maria Bernadete Cordeiro de Sousa
Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN - EMPARN - José Geraldo Medeiros
Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A - CEASA - Eledil Bessa 

Fonte no Minuto
 

Rosalba recebe benção na Governadoria e empossa secretários

Ainda na manhã de hoje, ela se reúne com chefe do Gabinete Civil e segue para solenidade de posse do secretariado
Saiba mais
A governadora Rosalba Ciarlini chega logo mais ao Centro Administrativo para assumir definitivamente sua nova função. Ela vai direto para a Governadoria onde receberá uma benção.

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo, logo após a benção Rosalba Ciarlini se reúne com alguns secretários, entre eles o chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso.

O objetivo é acertar alguns detalhes do primeiro dia de trabalho a frente do Governo do Rio Grande do Norte. Logo em seguida, Rosalba empossa os seus secretários. A solenidade está prevista para começar às 10h, no auditório da Secretaria Estadual de Educação.

A assessoria informou ainda que no período da tarde, a governadora começará a emitir os primeiros atos de governo, tendo cada um dos secretários assumido suas respectivas pastas.
 Foto: Elpídio Júnior
Fonte no Minuto

Dilma realiza primeira reunião de coordenação do novo governo

Nesta segunda, ela também recebe o presidente do Senado, José Sarney.
Presidente despacha com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.


A presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira (3) a primeira reunião de coordenação política de seu governo. No governo Lula, as reuniões de coordenação eram realizadas no início da semana e reuniam os principais ministros das áreas econômica e política.
Na manhã desta segunda, o primeiro compromisso da presidente será um despacho interno, seguido por uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Depois, ela recebe o ministro-chefe da Casa Civil , Antonio Palocci.
Dilma reservou o período da tarde para se encontrar com os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Ela também recebe o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.
A presidente encerra o dia recebendo os ministros das áreas política e econômica para a reunião de coordenação.
Reuniões
No sábado (1º), Dilma foi empossada presidente e no mesmo dia, após a cerimônia, participou de coquetel com autoridades estrangeiras no Itamaraty. No domingo (2), ela recebeu no Palácio do Planalto várias autoridades e chefes de estado. O primeiro compromisso foi uma reunião com o príncipe das Astúrias, Felipe de Bourbon. Ele representou a Espanha durante a cerimônia de posse de Dilma.
Depois de se encontrar com o príncipe, a presidente se reuniu com José Mujica, presidente do Uruguai, e com o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik. Logo depois, a presidente se reuniu com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina. Dilma recebeu ainda José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente de Cuba, e Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão.
Fonte: g1.globo.com

domingo, 2 de janeiro de 2011

'Volto para casa com sensação de dever cumprido', diz Lula no ABC

Ex-presidente discursou em festa organizada por amigos e correligionários.
Lula voltou para São Bernardo do Campo (SP), seu berço político.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite deste sábado (1º), que deixa a Presidência com a sensação de "dever cumprido". "Volto para casa com a cabeça erguida e a sensação de dever cumprido. Durante muitas décadas eu fui vítima de preconceito, e de muito preconceito”, disse Lula a uma plateia de admiradores e correligionários.
Lula discursou em São Bernardo do Campo (SP), seu berço político, onde foi recebido com festa após deixar Brasília, onde transmitiu o cargo para a presidente Dilma Rousseff.
“A partir de agora o Brasil é outro”, disse ele. O ex-presidente afirmou que, depois de 8 anos de governo, quer descansar por 20 dias para pensar no que quer fazer. Ele também disse que o fato de sair da Presidência não significa que vá sair da política. “Quando a Dilma me convocar, estarei sempre à disposição”, disse. Ele destacou que é com orgulho que deixa o mandato com aceitação maior do que no começo do governo.
Lula São Bernardo discursoPalco foi montado perto do prédio onde mora Lula (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
No discurso, Lula teve sede e pediu água. Como a organização demorou a achar, ele brincou com sua nova condição de ex-mandatário do país. ”Quando eu era presidente, não costumava pedir água. Porque tinha sempre um copinho”, disse.
Quando afirmou que seria breve nas palavras desta noite, Lula justificou que as últimas semanas foram “sofridas, de choradeira, de emoções e de muitas lágrimas”. Disse, então, que não queria correr o risco de voltar a chorar.
O ex-presidente agradeceu ao senador José Sarney (PMDB), que participou do evento e foi alvo de vaias da plateia. Lula lembrou que há 4 anos Sarney disse que gostaria de levá-lo até a porta de seu apartamento, justamente o local onde aconteceu o evento.
“Descobri um homem de grande densidade humana e generoso. O que me trouxe aqui foram os caminhos da amizade e do reconhecimento”, disse Sarney.
Lula discursou por cerca de 12 minutos e terminou sua fala por volta das 23h20. O ex-presidente fez o percurso do palco até seu prédio, de cerca de 30 metros, cercado de admiradores .
Fonte g1.globo.com