EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Indecisos são apenas 4%, e Dilma mantém 12 pontos de dianteira, diz Datafolha

 
Pesquisa Datafolha realizada ontem voltou a indicar estabilidade no quadro da corrida presidencial, com Dilma Rousseff (PT) mantendo liderança de 12 pontos sobre José Serra (PSDB).

A diferença agora é que o percentual de indecisos caiu de 8% para 4% em dois dias. Essa redução nesse grupo de eleitores indica que há cada vez menos espaço para mudanças na tendência de favoritismo da candidata do PT.

O levantamento do Datafolha, encomendado pela Folha, foi realizado ontem em 256 cidades e com 4.205 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Quando se consideram os votos válidos, Dilma manteve os mesmos 56% que obteve nos levantamentos de terça-feira (dia 26) e quinta-feira (dia 21). Serra também ficou com seus 44% registrados nas últimas duas sondagens.


Há alguma variação no que diz respeito aos votos totais, pois aí houve redução dos indecisos. Dilma oscilou de 49% para 50% nesta semana. Serra foi de 38% para 40%. Ambos movimentaram-se dentro da margem de erro da pesquisa.

Os que votam em branco, nulo ou nenhum mantiveram-se em 5%. E houve a queda nos indecisos, de 8% para 4% em dois dias, de terça para ontem.

No geral, as curvas dos candidatos na pesquisa Datafolha neste segundo turno mostram uma tendência clara: Dilma conseguiu ganhar algum fôlego desde o início do mês (pulou do patamar dos 48% para o dos 50% dos votos totais), enquanto Serra parece ter ficado estagnado (começou outubro com 41% e agora tem 40%).
 

Há também uma pequena variação para baixo, dentro da margem de erro, no percentual total dos que são indecisos somados aos que votam em branco, nulo e nenhum. No início deste mês, eram 11%. Agora, são 9%. Há sinais de que esses eleitores não querem mesmo sair desse grupo.

Essa tendência é perceptível entre os eleitores que dizem ter votado em Marina Silva (PV) no primeiro turno. No começo de outubro, 9% deles votavam em branco, nulo ou nenhum e outros 18% estavam indecisos. Somados, esses dois grupos eram 27%.

Ontem, segundo o Datafolha, os "marineiros" indecisos caíram para 8%, mas os que vão anular ou votar em branco foram a 18%. Os dois grupos totalizam 26%. Ou seja, cerca de um quarto dos eleitores de Marina não se convenceram até agora a votar em Dilma ou em Serra.


Outro dado que ajuda a entender porque a petista subiu um pouco neste mês e consolidou sua dianteira é o comportamento de quem no primeiro turno votou em branco ou nulo. Na primeira semana de outubro, 14% desses eleitores diziam estar propensos a votar na petista e 25% declaravam apoio ao tucano.

Passadas quase quatro semanas, o quadro se inverteu: 25% dos eleitores que votaram em branco ou nulo no primeiro turno dizem agora que vão escolher Dilma contra 13% que optam por Serra.

A vantagem de Dilma continua ancorada no eleitorado masculino. Entre os homens, ela tem 54% contra 38% de Serra. Já no voto feminino há um empate técnico: a petista está com 46% e o tucano obtém 43%, diz o Datafolha.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desconstrução do preconceito

Não resulta do Bolsa Família o voto nordestino pró-Dilma, ainda maior no segundo turno
Carta Capital
Mauricio Dias
Para entender melhor o resultado do primeiro turno da eleição presidencial e projetar o resultado final do confronto entre Dilma e Serra, no dia 31 de outubro, é preciso falar do velho preconceito contra o Nordeste plantado nos corações e mentes de parte da elite das regiões Sul e Sudeste. O “Sul Maravilha”, conforme batismo do cartunista Henfil, um ícone do petismo aguerrido e ortodoxo.
Para esse pessoal, o voto no Nordeste foi comprado pelo Bolsa Família. Ninguém oferece uma contribuição melhor para a compreensão dessa questão do que a professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco.
Os argumentos dela não se sustentam no compromisso político. Ela mostra que os beneficiários do Bolsa Família “não são suficientemente numerosos para responder pelos porcentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno: mais de dois terços dos votos no Maranhão, Piauí e Ceará e mais de 50% nos demais estados e cerca de 60% do total”.
Há fatos gerados pela administração Lula que explicam os votos: essa região, assim como o Norte, liderou as vendas do comércio varejista no Brasil entre 2003 e 2009. A consequência, segundo Tânia Bacelar, foi o dinamismo do consumo que “atraiu investimentos para a região”.
“Redes de supermercados, grandes magazines e indústrias alimentares e de bebidas, entre outros, expandiram sua presença no Nordeste ao mesmo tempo que as pequenas e médias empresas locais ampliavam sua produção”, explica.
O longo e importante braço da Petrobras influiu na dinâmica da economia nordestina. Houve investimento em novas refinarias e o resgate da indústria naval, que levou para aquela região vários estaleiros.
Tânia Bacelar fala, também, da “ampliação dos investimentos em infraestrutura, promovida pelo PAC com recursos que, somados, têm peso no total dos investimentos previstos superior à participação do Nordeste na economia nacional”.
Lula, segundo ela, quebrou o mito de que “a agricultura familiar era inviável”. Entre 2002 e 2010, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) sextuplicou os investimentos e, somado a outros instrumentos (Seguro-Safra e Programa de Compra de Alimentos, entre outros), passou a gerar três em cada quatro empregos rurais do País. O Nordeste abriga 43% da população economicamente ativa do setor agrícola brasileiro.
O resultado disso é registrado pela professora Tânia: “O Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no País com 5,9% ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior à de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da Rais”. E é no Nordeste onde houve também a maior redução da pobreza extrema (tabela).
Dilma obteve média de 65% dos votos nos nove estados nordestinos no primeiro turno. Esse porcentual nas pesquisas do segundo turno subiu para 71%. Sondagem do Ibope realizada no glorioso estado do Piauí retrata isso. No primeiro turno, a candidata petista alcançou um pouco mais de 60% dos votos. Agora deu um salto. No dia 15 de outubro, o Ibope registrou 70% das intenções de voto nela entre os piauienses. Isso pode prenunciar um massacre eleitoral.
“Esse não é o voto da submissão, da desinformação ou da ignorância. É o voto da autoconfiança recuperada e da esperança na consolidação dos avanços alcançados”, afirma Bacelar.
O Nordeste não trocou o voto pelo miolo do pão.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Por: Hildebrando

LULA 6.5: O PT vai pegar carona no aniversário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemorado nesta quarta-feira, para alavancar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. O partido vai transformar a comemoração dos 65 anos do petista em um dia de mobilização pró-Dilma.

DILMA DIFERENAÇA É DE 17,2 PONTOS: A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou agora apouco pesquisa realizada pelo instituto Sensus que revela ampla dianteira de Dilma Rousseff em relação ao adversário tucano. Segundo o levantamento, considerando os votos válidos, a petista venceria a disputa contra Serra por 58,6% contra 41,4%, uma diferença de 17,2 pontos percentuais.

A evolução das intenções de voto na candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando em relação ao último levantamento do Sensus chama a atenção. Na pesquisa divulgada no começo de outubro, a petista tinha uma vantagem de 4,1 pontos percentuais para o concorrente do PSDB.

Levando em conta todos os votos, Dilma tem 51,9% contra 36,7% de Serra. Os votos brancos e nulos somam 4,7% do eleitorado e 6,8% dos entrevistados declararam estar indecisos.

DESISTÊNCIA DE COMÍCIO DE SERRA: Devido às dificuldades da política local, de reunir no mesmo palanque lideranças da oposição e situação, foi por água a baixo a idéia da realização de um comício pró Serra, que estava previsto para esta semana em em Gampo Grande. Mesmo assim algumas lideranças do município que decidiram só agora pedir voto para Serra neste segundo turno, continuam confiante na vitória de Serra tanto em Campo Grande como no Brasil.

ABSTENÇÃO BEM MAIOR 1: Não resta dúvida que a abstenção será bem maior neste segundo turno, devido a dois fatores. O chamado eleitor de fora, que é messiense, na sua grande maioria, não deverá custear por conta própria seu deslocamento. O feriado de dia de finados será motivo de muita ausência, principalmente nos grandes centros. No caso das pequenas cidades terá o efeito contrário, pois geralmente os familiares vêm visitarem os seus entes mortais e em Campo Grande acontecerá o Festival da Cachacha neste dia primeiro de novembro a onde contará co a animação de Sirano e Sirino e outras bandas, uma realização da prefeitura Municipal de Campo Grande.

CNT/Sensus: Dilma diferença é de 17,2 pontos

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou hoje pesquisa realizada pelo instituto Sensus que revela ampla dianteira de Dilma Rousseff em relação ao adversário tucano. Segundo o levantamento, considerando os votos válidos, a petista venceria a disputa contra Serra por 58,6% contra 41,4%, uma diferença de 17,2 pontos percentuais. 


A evolução das intenções de voto na candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando em relação ao último levantamento do Sensus chama a atenção. Na pesquisa divulgada no começo de outubro, a petista tinha uma vantagem de 4,1 pontos percentuais para o concorrente do PSDB.

Levando em conta todos os votos, Dilma tem 51,9% contra 36,7% de Serra. Os votos brancos e nulos somam 4,7% do eleitorado e 6,8% dos entrevistados declararam estar indecisos. A pesquisa mostra também que 43% do eleitorado jamais votariam em Serra. Do começo de outubro até agora, a rejeição ao tucano cresceu 6 pontos percentuais.

O Sensus também apresentou a expectativa de vitória do eleitorado. Para 69,7% das pessoas, Dilma vencerá as eleições no dia 31 de outubro. O percentual de apostas no tucano é de apenas 22,7%.

No levantamento espontâneo, quando o entrevistado não recebe indicação de nomes para escolher, Dilma vence por uma diferença de quase 15 pontos percentuais: 50,4% a 35,7%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 desse mês e ouviu 2.000 pessoas em 136 municípios e 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Bancos ainda não atendem agricultores

Desde quinta-feira, 21, que o governo publicou o Decreto 7.339/2010 concedendo a remissão (perdão) e descontos para liquidação de débitos a produtores e agricultores familiares que contraíram crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), mas na prática ninguém está sendo beneficiado com a ação
O problema é que os bancos ainda não normatizaram a operação, para começar a liberar os descontos e remissão das dívidas. Segundo Fátima Torres, presidente da Cooperativa Potiguar de Apicultura (COOPAPI), um grupo tem visitado os bancos junto aos trabalhadores requerendo a liberação das operações, visto que a situação da agricultura familiar é delicada. "Estamos precisando desse projeto. Enfrentamos uma situação atípica, com um ano de seca, depois de dois anos de chuvas intensas que castigaram as lavouras e destruíram propriedades", explica.

A pressão dos agricultores é justa. O decreto beneficia com a remissão das dívidas os agricultores familiares que contrataram crédito do Pronaf, renegociadas ou não, até 15 de janeiro de 2001, com saldos devedores de até R$ 10 mil. Receberão remissão total (perdão) da dívida, 3.250 operações do Pronaf Grupo "B" contratadas no BNB no Estado. As remissões das dívidas serão efetuadas de forma automática pelas instituições financeiras públicas responsáveis pelas operações de crédito rural.

Os agricultores familiares que contrataram créditos do Pronaf, renegociados ou não, até 15 de janeiro de 2001, com saldos devedores entre R$ 10 mil e R$ 80 mil, terão descontos para liquidação dos débitos que variam de 45% a 85%. Saldos devedores de R$ 10 mil a R$ 15 mil terão desconto de 85% na região do Semiárido, e de 65% em outras áreas. Saldos devedores de R$ 15 mil a R$ 80 mil terão descontos de 75% na região do Semiárido, e 45% em outras áreas. O Rio Grande do Norte tem 70% de seu território dentro do semiárido.


Também terão descontos de 65% para quitação de débitos, os agricultores familiares que contrataram Pronaf Grupo "B", entre 2 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2006, com valor de até R$ 1.500.

No Estado, serão beneficiadas com descontos 12.774 operações de agricultores familiares, que contrataram Pronaf Grupo "B" junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Receberão ainda os benefícios do Decreto no Estado, 4.436 operações de outros grupos de produtores, com remissão total; e 762 operações com descontos para liquidação de débito.


A recomendação dos bancos é que agricultores interessados em liquidar suas dívidas com o benefício dos descontos devem procurar o agente financeiro com antecedência de, no mínimo, trinta dias da data em que pretendem efetuar o pagamento. A data limite para a liquidação das dívidas com o benefício do desconto é de 30 de novembro de 2011.

Ausência no primeiro turno não impede o eleitor de votar no domingo

No próximo domingo, 31, os eleitores poderão votar entre 8h e 17h, respeitado o horário local, para os Estados onde há diferença de fuso em relação à hora oficial de Brasília (DF). Independentemente do local de votação, postos de justificativas estarão abertos nesse mesmo período para receber as justificativas de quem não pôde comparecer às urnas em seu domicílio eleitoral.


Aqueles que não compareceram e nem justificaram a ausência poderão votar normalmente, pois o prazo de justificativa é de 60 dias a partir da data de cada turno da eleição. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos. Mesmo que o eleitor não tenha votado no primeiro turno ele deverá votar no segundo. Caso contrário terá de justificar ausência ou pagar multa para ficar quite com a Justiça Eleitoral.
No primeiro turno, realizado no dia 3 de outubro último, o índice de abstenção registrado em todo o país foi de 18,12%, ou seja, 24,6 milhões de pessoas deixaram de votar e deverão justificar o não-comparecimento às urnas.
O eleitor que deixou de votar no primeiro ou que não venha a votar no segundo turno da eleição terá dois prazos para justificar sua ausência: um de até 60 sessenta dias contados a partir do dia 3 de outubro (primeiro turno) e outro em até 60 dias a partir do próximo domingo, 31 (segundo turno).
O requerimento de justificativa deve ser dirigido ao juiz da zona eleitoral onde o eleitor é inscrito, pessoalmente ou pelos Correios. Vale lembrar que a ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente e que a pessoa que não votar em três eleições consecutivas, não justificar a ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e poderá ser excluída do cadastro de eleitores.
O eleitor cujo voto é obrigatório que não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral fica impedido, entre outras coisas, de obter passaporte ou carteira de identidade; receber vencimentos, se servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como - se aprovado - tomar posse nele; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dilma Rousseff e seus 13 Compromissos

Image Estes 13 Compromissos constituem a construção da nossa governabilidade. Eles refletem a força política de 11 partidos, sintetizada no apoio de mais de 50 senadores e de 350 deputados".

Desta forma e após reunião na tarde de ontem em São Paulo com representantes dos 11 partidos que compõem a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, que sustenta a sua candidatura, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) anunciou o documento "13 Compromissos para Governar o País".

"13 Compromissos para Governar o País" constitui-se, na verdade, em um roteiro geral com as principais diretrizes defendidas pelas legendas que compõem a coligação da nossa candidata. O documento atesta o Novo Brasil que surgiu nos 8 anos do governo Lula.

Ele relaciona dados inquestionáveis, como por exemplo, a geração de 14,7 milhões de empregos formais no país; a redução pela metade do desemprego da população economicamente ativa (passou de 12% em 2002 para 6% em 2010); a ascensão de 36 milhões de brasileiros à classe média; e o fim da pobreza absoluta para 28 milhões de pessoas.

Participação popular


O documento lembra, também, que a inflação foi mantida sob controle e os índices gerais de preços, que em 2002 superavam 25%, hoje estão em torno de 5%. Já as taxas de juros reais - informa o documento - recuaram de 20% do governo FHC/Serra para 6% no governo Lula/Dilma.

Corretamente, o texto lembra a todos que "este processo não foi um movimento solitário de uma minoria, mas da imensa maioria da sociedade brasileira"; e de uma democracia "com participação popular, que soube combinar a expansão das liberdades públicas e o fortalecimento das instituições".

O texto lembra, ainda, os principais programas sociais do atual governo e a política de fortalecimento das empresas estatais e dos bancos públicos que permitiu "uma articulação entre um Estado indutor do desenvolvimento e uma inciativa privada pujante e revigorada".

Ao considerar que "nossas realizações são a principal garantia que damos à sociedade brasileira", permitindo-a "olhar com otimismo e esperança o futuro", o texto também afirma: "não queremos apenas pensar o futuro, mas construí-lo, juntos, com todos os brasileiros e brasileiras" (veja nota abaixo).

Leia a íntegra do documento.

Fonte: PT

Reunião da FETRAF do Médio Oeste será nesta quarta-feira, em Janduís

 Os dirigentes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste definiram manter a realização da reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste que será amanhã na cidade de Janduís, na quarta-feira dia 27 de outubro.


Vão participar desta reunião representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Patu, Felipe Guerra, Upanema, Itau, Severiano Melo e Campo Grande, todos ligados a (FETRAF-RN).

                                                         Sindicalista Raimundo Canunto
Segundo Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante a reunião será discutido e avaliado o resultados eleitoral nos municípios da base da FETRAF, e a participação dos dirigentes no segundo turno da eleição de Dilma e outros pontos de interesse da Fetraf regional.

Pôla Pinto adiantou ainda que os representantes do Sindicato do município de Janduís , Raimundo Canuto está realizando a mobilização juntos aos sindicatos e fóruns da região para a reunião.

Vox Populi: Dilma tem 49% e Serra, 38%

Em São Paulo pesquisa Vox Populi encomendada pelo portal IG e divulgada nesta segunda (25) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 49% das intenções de voto. O tucano José Serra aparece com 38%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos chegam a 7%. 

Considerando apenas os votos válidos, Dilma seria eleita com 57% dos votos, contra 43% de Serra. De acordo com a pesquisa, 88% dos eleitores afirmam que já têm certeza da decisão tomada.

O instituto ouviu 3 mil pessoas em 214 municípios entre os dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 37059/10. 

Senador Romeu Tuma morre aos 79 anos em SP

Em foto de 1986, o então delegado Romeu Tuma fala sobre um de seus principais trabalhos policiais: a descoberta da ossada de um dos mais procurados criminosos de guerra da Alemanha nazista, o médico Joseph Mengele
O senador Romeu Tuma (PTB) morreu às 13h desta terça (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por falência múltipla dos órgãos. O corpo levado para a Assembleia Legislativa de São Paulo por volta de 18h, onde será velado.

Paulista de ascendência síria, Tuma tinha 79 anos e estava internado na UTI do hospital desde o começo de setembro, para tratar de um quadro de insuficiência renal e respiratória. Ele, que sofria de diabetes e problemas cardíacos, permanecia ligado a aparelhos de diálise e de respiração artificial. No último dia 2, ele havia sido submetido a uma cirurgia cardíaca, para colocação de um dispositivo de assistência ventricular que auxilia o coração, chamado Berlin Heart. Desde então, seguia internado.

Nas últimas eleições, ele concorreu pela terceira vez ao Senado pelo PTB, mas desde o início da campanha a vitória era tida como improvável por conta da fragilidade de sua saúde. Ficaram com as vagas Aloysio Nunes (PSDB) e Marta Suplicy (PT). Tuma ficou em quinto lugar e obteve 3,9 milhões de votos (10,79%).

Antes de chegar ao PTB, militou pelo Democratas. Quando a legenda se chamava PFL, foi relator do processo de expulsão do então deputado federal Hildebrando Pascoal, acusado de serrar opositores. Também com parecer de Tuma, o partido expulsou o deputado estadual capixaba Carlos Gratz, por envolvimento com o crime organizado.

Balanço Governo Lula no Rio Grande do Norte

Bolsa FamíliaTodas as famílias pobres do Rio Grande do Norte são atendidas pelo Bolsa Família. São 341.517 famílias que recebem anualmente R$ 393,6 milhões.

Educação
Prouni

A inclusão de estudantes de baixa renda no ensino superior é uma das marcas do Governo Lula. Com o Prouni 10.381 estudantes do estado agora podem freqüentar um curso universitário.

Expansão ensino superior
Para ampliar o acesso de brasileiros ao ensino superior, o governo federal retomou o investimento em universidades federais. Somente no Rio Grande do Norte foram construídos 5 novos campi nos Municípios de Angicos, Santa Cruz, Macaíba, Macaíba e Caraúbas. A população do Rio Grande do Norte ganhou também uma nova universidade: UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Ensino Técnico ProfissionalO Rio Grande do Norte recebeu 9 novos campi nos Municípios de Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Natal, Pau dos Ferros e Santa Cruz

PronasciO Pronasci investiu R$ 60,5 milhões no estado do RN

Saúde
Equipes de Saúde da Família
O número de Equipes de Saúde da Família quase dobrou no estado: passou de 451 em 2002 para 862 em 2010. A cobertura alcançou 77,4% da população.

Agentes Comunitários de Saúde
Hoje, são 5.321 Agentes Comunitários de Saúde, com cobertura de 80,8% da população.

Brasil Sorridente
O cuidado com a saúde bucal no Rio Grande do Norte fez com que o número de equipes de saúde bucal saltasse de 191 em 2002 para 849 em 2010. A cobertura populacional chegou a 94,2%. Além disso, foram implantados 20 Centros de Especialidades Odontológicas no estado.

Acesso a MedicamentosO acesso a medicamentos a baixos preços no Rio Grande do Norte está garantido através de 10 Farmácias Populares do Brasil e de 99 unidades do Aqui Tem Farmácia Popular.

SAMU – 192
Os casos de urgência são atendidos por 29 ambulâncias do SAMU.

UPA
O atendimento de saúde de baixa e média complexidade é reforçado pelas 7 Unidades de Pronto Atendimento habilitadas.
Emprego
Durante o Governo Lula, foram criados 237.838 empregos, o que corresponde a um crescimento de 75% na comparação com 2002.

Pronaf
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar destinou R$ 92,8 milhões para os pequenos agricultores do Rio Grande do Norte no período de 2008/2009.

Luz Para Todos
O campo do Rio Grande do Norte está mais iluminado. Com o Luz Para Todos mais de 52,5 mil pequenas propriedades rurais agora tem acesso à energia elétrica, o que melhora a qualidade de vida e as condições de trabalho dos agricultores. Os investimentos federais no estado somam R$ 129,9 milhões.

Territórios da cidadaniaPara incentivar as regiões mais pobres do estado, foram criados 6 territórios: Açu-Mossoró, Alto Oeste, Mato Grande, Potengi, Seridó, Sertão do Apodi Os investimentos executados entre 2008 e 2009 somam R$ 1,1 bilhão e a previsão para 2010 é investir mais R$ 1 bilhão.

Comitês dos profissionais do Direito fazem atividade

Começou nesta segunda-feira,25, as atividades do Comitê dos Profissionais e Estudantes de Direito, que estão panfletando um manifesto para este setor na entrada dos Fóruns em Natal, além de visitar universidades.

Esse comitê também está organizando advogados e advogadas para prestar serviço gratuito perante as zonas eleitorais de todo Estado do Rio Grande do Norte, no dia 31 de outubro, dia da eleição de Dilma 13. Interessados, devem entrar em contato pelo email juridicorndilma13@gmail.com.

RN já cumpriu todas as exigências do Ministério da Agricultura para se tornar área livre da febre aftosa

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina no próximo dia 31. Essa medida é indispensável para assegurar ao Rio Grande do Norte as condições necessárias para a classificação de área livre da doença, com vacinação. O RN já atende às exigências do Ministério da Agricultura para a reclassificação, no entanto, isso ainda não vai acontecer porque é necessário que os outros estados do Nordeste também estejam aptos a receber a nova classificação, contemplando assim toda a região. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) não há nenhum caso de aftosa registrado nos últimos 12 anos no Estado.
 
"A gente está cumprindo o nosso cronograma, temos 80% das metas estipuladas pelo Ministério da Agricultura, alcançadas. Estamos intensificando as ações de vigilância e educação sanitária. Mas para mudarmos para área livre, precisamos que os outros seis estados também cumpram suas obrigações. Por causa desse atraso, o Ministério decidiu mudar a classificação só no ano que vem", explicou a diretora de sanidade animal do IDIARN, Tereza Cristina.

Dos Estados do Nordeste, só Bahia e Sergipe são classificados como área livre com vacinação. Os outros têm enfrentado algumas dificuldades para cumprir todas as metas, por isso, o Ministério da Agricultura pediu cautela na mudança, porém a expectativa é que até julho do próximo ano, essa classificação seja alterada.
"A região nordeste tem suas peculiaridades, trânsito incomum, limites geográficos, clima, ou seja, características comuns a todos os estados. Até a forma como os animais são criados, o próprio controle destes animais e a pecuária tem comportamento semelhante, por isso é importante que todos passem para área livre. Se apenas um passar vai criar uma barreira econômica muito grande dentro do nordeste e isso dificultará a relação com os estados, principalmente, no trânsito de animais", disse a diretora.

Segundo a diretora do IDIARN, caso o Rio Grande do Norte fosse classificado isoladamente como área livre, isso causaria o fechamento das fronteiras, impedindo a comercialização com criadores dos outros estados. Por isso a necessidade de esperar que os estados vizinhos cumpram as exigências. Com todo o Nordeste no mesmo patamar os animais poderão circular por toda a região sem restrições, o que fomenta os negócios e melhora a genética dos rebanhos. O Rio Grande do Norte está encabeçando essa luta junto ao governo federal no intuito de beneficiar toda a região. O Estado tem hoje um rebanho de aproximadamente 900 mil cabeças de gado bovino e bubalino.

No mês de março o Ministério da Agricultura fará uma nova auditoria, caso os estados passem nessa avaliação, será realizada uma sorologia e, a partir daí o anúncio da mudança.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pesquisa mostra que 39,5 milhões de brasileiros usam a internet todos os dias

A internet, no Brasil, é acessada diariamente por 39,5 milhões de pessoas. E uma em cada dez são das classes C e D, ou seja, ganham até dez salários mínimos por mês (R$ 5,1 mil).
Os dados fazem parte de uma pesquisa do instituto Data Popular divulgada em 19 de outubro, na capital paulista.

Segundo o instituto, especializado em levantamentos sobre hábitos de consumo das classes média e baixa, esses brasileiros já correspondem a 73% dos usuários de redes sociais na
internet. Além disso, eles são maioria entre os que têm blogs e sites pessoais: 66%.

O Data Popular entrevistou 5 mil pessoas entre julho e setembro, nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Goiânia, Belém, Manaus, do Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Quebra de sigilo: Investigação da PF aponta para central de espionagem montada pelos próprios tucanos

A Polícia Federal informou na tarde desta quarta-feira (20), que as investigações sobre a quebra de sigilo fiscal de tucanos apontam para uma rede de espionagem envolvendo os próprios integrantes do PSDB.

Segundo a PF, os dados sigilosos de pessoas ligadas a José Serra foram obtidos por um repórter do jornal O Estado de Minas, no segundo semestre do ano passado, durante a disputa entre os tucanos para saber quem seria o candidato do partido à presidência da República.

Na época, o jornal Estado de Minas declarou apoio explícito (em editorial de capa) à candidatura Aécio Neves – que disputava com Serra a indicação do partido.

O repórter contou à Polícia que passou a investigar pessoas ligadas à Serra depois de descobrir que o então governador de São Paulo mantinha uma central de espionagem contra Aécio, que seria comandada pelo deputado tucano Marcelo Itagiba.

Segundo Amaury Ribeiro Junior, os arapongas de Serra buscavam informações sobre a vida privada do governador mineiro.

A partir daí, Amaury contratou vários despachantes em São Paulo e foi à capital paulista, com viagem paga pelo jornal O Estado de Minas, para receber vários documentos sobre parentes e amigos de Serra.

A Polícia Federal diz ter provas de que isso aconteceu no dia 8 de outubro de 2009, quando no PT não havia nem pré-campanha presidencial. O PT estava totalmente envolvido em sua campanha interna para renovar a direção partidária.

Amaury contou ainda à PF que há 10 anos investiga o processo de privatização da telefonia no governo FHC – e que pessoas ligadas a Serra teriam se beneficiado do esquema.

O principal operador seria Ricardo Sérgio de Oliveira, amigo de Serra e diretor do Banco do Brasil na gestão tucana. O repórter diz ainda que obteve documentos provando que a filha de Serra, Verônica, e o marido dela, teriam contas suspeitas em paraísos fiscais.

O delegado que deu as informações à imprensa nesta quarta-feira, Alessandro Moretti, disse que 7 pessoas foram indiciadas pelo vazamento de dados da Receita Federal, mas não forneceu os nomes. Ele disse que faltam algumas diligências para encerrar o inquérito, mas que elas não devem alterar a conclusão.

Clique aqui para acessar o vídeo no site do PT

domingo, 24 de outubro de 2010

Uma grande multidão recebe Carreata Oeste com Dilma 13, em Messias Targino.


Mesmo com mais de duas horas de atraso, uma grande multidão recebeu a Carreata Oeste com Dilma na entrada de Messias Targino. Pelas Ruas onde a carreta passava os acenos de positivo mostrava a disposição do eleitorado de votar em Dilma novamente em Messias Targino.

Na praça João Jales Dantas, entorno de 700 pessoas compareceram, e atentamente ouviram os pronunciamentos. O empenho de todos os petistas e dos partidos da base do Presidente LULA na liderança da prefeita Shirley garantiu o brilho da festa do povo.


O vereador Anderson Medeiros, Vice-prefeito Rubinho que representou a prefeita Shirley, o professor e petista Raimundo Nonato e o vereador Pôla Pinto destacaram a importância do governo de Lula no desenvolvimento de Messias Targino, e que continuar votando em Dilma é a garantia que o Brasil e Messias Targino vão seguir mudando.







Ivo Neto encerra passagem de Carreata Oeste com Dilma 13 em Messias Targino.


Meu filho Ivo Neto, de 10 anos, encerrou a passagem da Carreata Oeste com Dilma 13, no municipio de Messias Targino, além de pedir voto para Dilma ele agradeceu os votos recibidos pela deputada Federal Fátima Bezerra e Fernando Mineiro no município.

Carreata Oeste com Dilma 13 termina com festa em Campo Grande.

Depois de pecorrer no sábado, os municípios de Apodi, Caraúbas, Olho D’água do Borges, Umarizal, Lucrecia, Almino Afonso, Rafael Godeiros, Patu, Messias Targino, Janduís e Campo Grande, a Carreata Oeste com Dilma foi avaliada com um sucesso.

Os petistas da região, que promoveram a carreata mostraram muita organização e força politica, foram momentos de muita alegria, fé, esforço e a certeza que com Dilma o Brasil vai seguir mudando.







Mesmo com muita chuva Carreata Oeste com Dilma 13 , pecorreu cidade de Janduís e foi recebida pelos vereador do PT Raimundo do Sindicato e Braga.



Em Patu Carreata Oeste com Dilma 13 foi recebida pela vereadora Lucélia do PT, Aluisio Dutra, Ednardo Moura, vereadores e lideranças locais.





Carreata Oeste com Dilma 13 ainda percorreu as cidades de Lucrecia, Almino Afonso e Rafael Godeiro.

As lideranças de Almino Afonso Cleilson Carlos e Leopoldo participaram





Em Umarizal prefeito Rogerio, vereadores e lideranças locais participaram da Carreata Oeste com Dilma 13





Em Olho D’água do Borges Carreata Oeste com Dilma 13 foi recebida pelo vereador João Maria do PT.




Em Caraúbas Carreata Oeste com Dilma 13 foi recebida pelos partidos da base do presidente LULA.










Adicionar imagem