EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 30 de julho de 2011


TELECENTRO DO BOM JESUS
AGORA COM INTERNET
 Recebemos a informação da companheira LILIA HOLANDA que acaba de ser instalada a Internet banda larga no Telecentro do Bom Jesus, projeto do Ministério das Comunicações e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
 Lilia Holanda
(presidente da associação do Bom Jesus)
Segundo Lilia Holanda (presidente da Associação Comunitária do Bom Jesus), esta era uma luta da associação e parceiros (Núcleo Sertão Verde e mandato do Vice-prefeito Caramuru) que já se estendia há mais de 02 anos que agora passa ser uma realidade.

O Telecentro do Bom Jesus ira atender as comunidades vizinhas: Caiana, Fazenda Vitória, Cabeça do Boi, Oiteiro, Condado, entre outras.
HOJE TEM FESTA 
NO ARCO VERDE



sexta-feira, 29 de julho de 2011


III Encontro da ABRAÇO Potiguar

  
Acontece em Acari dia 06 de Agosto com a presença do Coordenador executivo da Abraço Nacional José Soter   

A Abraço Potiguar é  uma entidade de abrangência estadual, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de caráter social, técnico, cultural, educacional e científico, integrada por entidades de radiodifusão comunitárias, abertas, de programação plural e gestão pública.

A responsabilidade desse encontro é do coordenador da região Wagner Dantas da FM Gargalheiras que tem a honra de convidar todos os associados da ABRAÇO POTIGUAR para esse III Encontro Estadual, que se realizará na cidade de Acari no dia 06 de agosto do corrente ano às 08h30min no Municipal Clube, com a participação de todas as rádios associadas e convidadas.
  
Um Abraço Ugmar Nogueira


  
VANGUARDA DO ATRASO
 Hugo Manso(dirigente estadual do PT)
Em seu texto “VANGUARDA DO ATRASO” publicado na Roda Viva de 21/07/11, você trás para a discussão da utilização das águas da Barragem Santa Cruz conceitos de desenvolvimento capitalista, a partir da idéia da “adoção de novas tecnologias no setor agrícola e busca de novos modelos de ocupação e exploração da terra”.

O modo de produção capitalista representou enorme avanço, revolucionando forças produtivas e racionalizando métodos e processos durante mais de um século. Entretanto os males que este sistema gerou após a Revolução Industrial, com a profunda acumulação e concentração de riqueza, teve como conseqüência o agravamento das desigualdades sociais e territoriais, chegando a colocar em risco a sobrevivência do planeta.

Hoje, no século XXI, sob todos os aspectos este modelo é predador, desumano e já não mais corresponde às potencialidades e desafios sociais, culturais e ambientais da humanidade.

É verdade, Cassiano, que a terra continua arredondada e que as novas tecnologias podem conduzi-la ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. O problema é como aplicar estas tecnologias. Qual modelo de desenvolvimento? Qual relação com o meio ambiente? Qual perspectiva de desenvolvimento humano?

O modelo proposto pelo DNOCS implica bombeamento, consumo elevado de energia, trabalho assalariado no campo e crescimento desordenado das cidades, uso intensivo do solo e da água com eliminação da biodiversidade. Tudo em nome da produção intensiva de frutas tropicais e novas concentrações.

Quero sugerir outra lógica para a utilização das águas da Barragem Santa Cruz, vinculado a outro modelo de desenvolvimento da agricultura e do semi-árido brasileiro. A topografia da região permite a utilização das águas da barragem a baixo custo energético irrigando o vale no sentido Apodi – Caraúbas por gravidade. Lá, no vale, não precisa o governo promover nenhuma desapropriação, dada a sua estrutura fundiária. É no vale que historicamente vem sendo produzido o arroz vermelho, que pode ter sua área ampliada.

Para as terras da chapada, a experiência com os assentamentos da Reforma Agrária, o manejo agro-ecológico da caatinga, a convivência entre agricultura de sequeiro, apicultura e caprino-ovino cultura possibilita uma ocupação humana qualitativamente diferente do proposto por perímetros irrigados. Duas visitas são necessárias para entender a divergência: ao DIBA (distrito irrigado do baixo Açu) e aos projetos de assentamento da chapada do Apodi (Laje do Meio, Moacir Lucena, Milagres entre outros).

No DIBA, cobertura vegetal retirada, uso intensivo de água e defensivos, solo salinizado, nenhuma fixação humana nem criação de animais. Ao lado, periferias urbanas em crescimento. Nos assentamentos da chapada, recuperação da fauna e da flora retirada pelas antigas fazendas, fixação de famílias em residências dignas, grande produção de mel, leite, carne, frutas de sequeiro, artesanato, ovos, aves, milho e sorgo.

Em ambos os ambientes investimentos públicos foram feitos. O governo do Presidente Lula ao expandir os Institutos Federais e transformar a ESAM em UFERSA, levou investimentos em educação, ciência e tecnologia para territórios rurais antes inatingíveis. Associá-los a produção de alimentos e vida digna é o desafio.

A “opção preferencial pela pobreza” foi feita pelos ricos, pelos que mandam e oprimem no mundo inteiro. Aplicar na chapada do Apodi o modelo falido de desenvolvimento concentrador e excludente é que representará atraso. Atraso humano e ambiental.

Queremos sim políticas públicas que desenvolvam o semi-árido brasileiro. É possível sim uma ruralidade com gente, cidades com saneamento, escolas e saúde pública. Para tanto estamos propondo modelos de desenvolvimento rural sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente aceitáveis. Este é o debate."

* Texto de Hugo Manso, Dirigente Estadual do PT.


BALANÇO DO PAC

O primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento do período de 2011-2014 (PAC 2) mostra que 9% das ações previstas estavam concluídas até 30 de junho. Segundo os dados, 76% das obras estão sendo executadas em ritmo adequado, 12% necessitam de atenção e 3% estão com execução considerada preocupante. O balanço está sendo apresentado na manhã de hoje (29) pelo governo.

Com relação aos valores investidos, 89% das ações monitoradas apresentam ritmo adequado, 8% estão em estado de atenção, 2% têm execução preocupante e 1% das obras foi concluído.

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade

quarta-feira, 27 de julho de 2011


FATIMA BEZERRA
Participa da Festa de Santana 2011
 Giuzelio Lobato (presidente do PT de CG), Caramuru Paiva (Vice-prefeito de CG) e a deputada federal Fatima Bezerra na Novena de Santana
A Deputada Federal Fátima Bezerra esteve em Campo Grande, na noite de ontem (terça, 26) na companhia de Hugo Manso para prestigiar os festejos de Nossa Senhora Santana. A deputada jantou no bar do Paulista e Mar ao lado d@s companheir@s do Partido dos Trabalhadores (Laécio Vieira, Jorge Ricardo, Luíza Vieira, Zé Estácio, Renato Azevedo, Joyce Paiva, Giuzélio Lobato e nossa participação) e também com correligionários do PSC (Jean Vieira) e PT do B (Babá Pimenta).

No momento seguinte visitou a XII Feira de Produtos da Terra promovida pelo Núcleo Sertão Verde com recursos do Governo Federal através do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA quando ouviu explicações de Conceição Araújo falando sobre a geração de renda que a iniciativa deixa para artesãos e artistas da terra.

Depois Fátima Bezerra foi participar da novena quando recebeu uma mensagem de reconhecimento pelo seu trabalho em defesa da justiça social e da juventude, sobretudo, pelo apoio a educação. As palavras foram mencionadas pelo Pe. Iraildo Silva, um dos celebrantes da noite e também conterrâneo da deputada. "Fátima é um exemplo de político do RN", disse Pe. Iraildo. A surpresa emocionou e muito a nossa parlamentar.
Logo após o término da novena, a Deputada Fátima falou para os ouvintes da rádio comunitária local numa entrevista ao diretor Juscelino Marques e cumprimentou e fez fotos com muitos populares. Fátima ainda prestigiou as bandas de música tocando.
No patamar da Igreja Matriz tivemos uma conversa breve mas muito importante envolvendo o nosso mandato de vice prefeito, a deputada Fátima e o prefeito Bibi de Nenca. O gestor do município fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pela companheira em favor de Campo Grande e lembrou que na quinta-feira (28) será inaugurada uma quadra objeto do emenda parlamentar de Fátima.

Ao final a companheira subiu ao palco juntamente com as lideranças dos movimentos sociais rurais para prestar homenagem aos amigos Raimundo Alves e Zé de Nega pelos recentes falecimentos e contribuições ao associativismo campograndense. A deputada Fátima Bezerra, por último, participou do show da praça com a Banda Forró dos 3 junto com dirigentes locais do PT, como o companheiro Hildebrando Rocha.

Fonte: blogdocaramuru.blogspot.com

Algumas fotos desta noite com Fatima em Campo Grande:

Fatima com Hildebrando Rocha
Hildebrando Rocha, Raimundo do Sindicato e Hugo manso
Zuleide Araújo, Caramuru Paiva e Bibi de Nenca
Padre Iraildo e Fatima Bezerra
Joselino da FM 104 Independência, entrevistando Fatima Bezerra
Lucia Liberato, Fatima Bezerra, Eliene Liberato e Caramuru Paiva
Caramuru Paiva, Fatima Bezerra e Bibi de Nenca
Fatima Bezerra e Cesar Galvão(Engenheiro do IDIARN)
Iracema Paiva, Fatima Bezerra e amiga
Caramuru Paiva, Fatima Bezerra e Jorge 
com seus alunos do esporte e Biblia 

PREFEITURA DE CG INAUGURA OBRAS

Prefeitura de Campo Grande fará inauguração de obras, nesta quinta-feira(28) a partir das 17:00h, com a presença do deputado Henrique Alves, veja as obras:

- Praça Telina Costa (ao lado da matriz de Santana).
- Praça Bruno Melo (de frente a maternidade).
- Quadra Eider Vieira (no Conjunto Pe. Pedro Neefs).
- Calçamento.
- Telecentro da Escola Ieda Medeiros Dantas Saldanha.
- Sinalização horizontal da via costeira e sinalizações nos acessos a zona rural.

A programação terá início às 17 h e contará com a presença do Deputado Federal Henrique Alves.


FATIMA BEZERRA
Uma deputada que trabalha
 Uma pesquisa encomendada pela Rádio Cabugi do Seridó e realizada pelo Instituto Agorasei, apontou Fátima Bezerra (PT) como a deputada federal que mais trabalha pelo Rio Grande do Norte.

Foram entrevistadas 500 pessoas em Caicó, e a atuação de Fátima Bezerra foi apontada como a mais intensa por 33,2% do grupo.

Confira abaixo os resultados:

Fatima Bezerra – 33,2%
João Maia – 22,5%
Henrique Eduardo – 11,2%
Rogério Marinho – 3,8%
Fábio Faria – 2,5%
Felipe Maia – 2,5%
Sandra Rosado – 1%
Paulo Vagner – 1%
Nenhum – 7,8%
Não sabem – 14,5%

Fonte: www.marcosimperial.blogspot.com

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade

terça-feira, 26 de julho de 2011


PT de Campo Grande
lançou seu Informativo
Neste domingo (24) por ocasião do café da manha do PT de Campo Grande na Feira da Agricultura familiar foi lançado o Informativo do PT de Campo Grande.
Veja a edição digitalizalada no blogdocaramuru.blogspot.com



PARABENS BIBI


Queremos parabenizar o prefeito BIBI DE NENCA pela passagem de seu aniversário no ultimo final de semana.

RAILTON ROCHA
Coordenador da juventude fetrafiana
em Campo Grande
 Railton Rocha, reforça as fileira do PT de CG

O jovem RAILTON ROCHA, coordenador da juventude do SINTRFAF de Campo Grande é um dos novos filiados do PT. Ele enviou a seguinte mensagem:

"Railton Rocha, coordenador de juventude da fetraf. Pelo o fato de ver e reconhecer o trabalho do PT dentro de Campo Grande tenho a honra e o grande desejo de participar desse partido como filiado ao mesmo tempo que, parabenizo ao nosso vice prefeito camarada Caramuru Paiva, além do meu companheiro Hildebrando Rocha, entre outros trabalhadores do PT."

PT de Campo 
recebe 31 novas filiações
 Glaucia Azevedo é uma das mais nova filiada do PT de CG

Durante o café da manhã de lançamento do informativo do PT foi feita filiações de 31 novos/as companheiros/as numa referência aos 31 anos do PT. Com as adesões o partido chega a marca de 250 filiados e filiadas em Campo Grande. A meta é terminar o ano com 310. 

Entre os novos filiados(as) temos a economista Glaúcia Azevedo.

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade

EM CAMPO Noticias do Campo e da Cidade