EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 28 de maio de 2011

PT MEDIO OESTE SE REUNE EM PATU

vereadora e presidente do PT municipal, Lucélia Ribeiro vai recepcionar as representações petistas de 15 municípios da região do Médio Oeste Potiguar

 O Partido dos Trabalhadores no Médio Oeste Potiguar realiza no próximo domingo (29) na cidade de Patu, recepcionados pela vereadora petista Lucélia Ribeiro e pelo porfessor Aluisio Dutra, a sua primeira reunião de 2011.

estaques para Aluísio Dutra (vice-presidente do PT de Patu e 
Giuzélio Lobato - Coordenador Geral do PT Pólo Médio Oeste)
 
O Pólo do PT do Médio Oeste, que tem atualmente sua coordenação integrada por: Giuzélio Lobato (presidente do PT de Campo Grande), vereadora Lucélia Ribeiro (Patu), Emanoel Almeida da juventude PT de Janduis, Teófilo Fernandes (presidente do PT de Caraúbas) e Luzia do PT de Apodi.
 
O objetivo desta reunião é discutir a seguinte pauta:
- Calendário de reuniões do pólo,
- Temas para discussão e aprofundamento nas reuniões do pólo,
- Formação política da militância petista na região,
- Organização dos setoriais do partido na região,
- Documentos de organização partidária já solicitados aos municípios pela SORG-RN,
- Eleições 2012,
- Outros assuntos de interesse dos municípios.

DIA: 29 de maio de 2011 (Domingo)    Horário: 08:30 h
LOCAL: Câmara Municipal de Patu (Centro da Cidade, próximo ao Banco do Brasil)

Feira da Agricultura Familiar de Patu
 inaugurada com muita participação.
Blog: aluiziodutra.zip.net


Foi inaugurada na manhã deste sábado [28/05] na cidade de Patu a Feira da Agricultura Familiar, um sonho desejado há muitos anos e que se tornou realidade. A Feira da Agriculura Familiar de Patu é um projeto organizado por várias entidades: PDA Novo Sertão - Visão Mundial, Centro Juazeiro de Assistência Técnica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Patu, Secretaria Municipal de Agricultura, Fórum das Organizações Sociais de Patu e FUMAC.
Os agricultores familiares de Patu agora possuem um espaço na Feira Livre do município com barracas padronizadas para comercialização de seus produtos, ecologicamente corretos, bem como outros produtos como: artesanato e produção de roupas etc, proporcionando aumentar a renda familiar, sendo um dos principais objetivos do projeto.

Parceiros:

CENTRO JUAZEIRO - VISÃO MUNDIAL - PDA NOVO SERTÃO - ASSOCIAÇÃO SANTA TEREZINHA -
REDE XIQUE XIQUE - REDE PARDAL – AVSF - PROJETO BALAIO DE ECONOMIA SOLIDÃRIA - ASA POTIGUAR - PREFEITURA MUNICPAL DE PATU - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE PATU – SEAPAC e STTR DE PATU.








PT DE UPANEMA

A exemplo dos blogs: www.blogdocaramuru.blogspot.com(Campo Grande); www.janduisemfoco.blogspot.com(Janduis);  www.hildebrandorochapt.blogspot.com(Campo Grande); www.polapinto.blogspot.com(Messias targino); aluisiodutra.zip.net(Patu); O povo upanemense passa a contar com um novo o blog criado pelos companheiros e companheiras que fazem o Partido dos Trabalhadores do município (ver www.ptdeupanema.blogspot.com). Em Upanema temos um dos mais antigos PT da região e um grupo extraordinário formado por nomes de reconhecimento na militância social do Estado e até do Brasil.
O PT de Upanema já devia está na condição de vice prefeito do município, mas mesmo sem mandato eletivo o partido vem fazendo bonito. São inúmeras as lideranças com respeito e voto, como são os casos de Zé Wilson da EMBRAPA, Socorro da Delegacia do MDA, Ção do CF8, Isolda do MDA, Naide da Visão Mundial, Evangelista da Terra Livre, Zé Carlos da CPT e Aisamaque da Secretaria de Agricultura. Falando neste último, é um jovem que faz um grande trabalho a favor do homem e da mulher do campo, podendo virar o nosso futuro vereador.
Vamos também recomendar e passar a incluir nas nossas visitas o endereço www.ptdeupanema.blogspot.com feliz da vida com este resurgimento forte do PT upanemense, ciente que terá papel importante no cenário municipal de 2012.
Do www.blogdocaramuru.com.br com acréscimo da nossa equipe

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ofício nº
Agricultores/as e Instituições pela defesa do

Programa Desenvolvimento Solidário

Na foto: 
CARAMURU PAIVA(vice-prefeito de Campo Grande), Benedito (Associaçao Caiana) 
e Lilia Holanda(Associaçao Bom Jesus)

Ontem em Natal centenas de agricultores/as participaram do encontro estadual pela continuidade do Programa Desenvolvimento Solídário - PDS. Caravanas vindas de todas as regiões do Estado responderam ao chamado da ASA, FETARN e FETRAF RN. O principal objetivo era reunir os conselhos municipais do FUMAC, prefeitos e lideranças sociais para debater com o Governo do Estado sobre a nova etapa do PDS.

O Governo do RN se fez representar pelo Secretário de Apoio a Reforma Agrária, Gilberto Jales; a coordenadora do PDS, Mariza Rodrigues; e o Adjunto da Secretaria de Agricultura, Osório Jácome. Segundo Mariza as negociações com o Banco Mundial para renovação do convênio está em estágio avançado e deverá ocorrer neste segundo semestre.

Todas as intervenções das representações dos agricultores e agricultoras externaram preocupações com as alterações que estão sendo comentadas que acontecerão sobre o PDS. Foi defendido que os moldes do Desenvolvimento Solidário sejam mantidos haja visto os grandes resultados apresentados na redução da pobreza pela dinamização econômica, participação social e infra-estrutura social básica.

Hildebrando Rocha (Sec. Agricultura e membro do Fumac de Campo Grande) 
e Anaci batista (Sintraf de Campo Grande)

Do município de Campo Grande partiparam o mandato do vice prefeito CARAMURU PAIVA na condição de Presidente do Conselho do FUMAC; a presidenta da associação do Bom Jesus, Lilia Holanda; a presidenta do Salgado, Jacinta Fidelis; o presidente da associação de Lagoinha, Antonio Badu; o presidente de Caiana, Benedito; o Secretário de Agricultura, Hildebrando Rocha; os jovens Jampierre e Alysson; o lider da pastoral da juventude rural, Laécio Vieira; e o Coordenador do Fórum das Associaçãos, Zé Vital.

Na oportunidade a comitiva campograndense entregou uma abaixo assinada para o representante da SAPE solicitando a liberação dos recursos do Programa Campo Mais Forte. Pelas entidades dos trabalhadores e das trabalhadoras participaram Procópio Lucena (ASA), Manoel Candido (FETARN) e João Cabral (FETRAF) junto com outras dezenas de sindicalistas e lideranças sociais.

www.blogdocaramuru.blogspot.com

Cursinho Abrindo Caminhos
Inicia sua nova fase com aula de História


Começa hoje a noite as aulas dos conteúdos programáticos do Cursinho Abrindo Caminhos preparatórias para os vestibulares da UERN, UFERSA e UFRN. O tema abordará os Governos Brasileiros pós Ditatoriais, tendo a nossa participação na condição de ministrante.
Ofício nº
VÁRIAS CATEGORIAS REALIZARAM ATO PÚBLICO


Aconteceu na manhã de quinta-feira, 26, um grande Ato Público, com várias categorias que estão em greve no Estado. O deputado Fernando Mineiro acompanhou a atividade, que ocorreu no Largo do Machadinho, a partir das 9h.

A direção do Sinte - Sindicato dos Trabalhadores em Educação convocou toda a categoria a participar de uma Plenária Geral. A mobilização foi realizada em conjunto com outras categorias, como as que integram o Sinai, o Sinpol, o Sindsaúde, além dos estudantes.
ENCONTRO NACIONAL DA 
JUVENTUDE DO MOVIMENTO PT

Nosso companheiro EMANOEL ALMEIDA, membro do diretório municipal do PT de Janduis e da Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste, nos manda matéria veiculado na imprensa da capital acerca da realização doEncontro Nacional da Juventude do Movimento PT ocorrido nos dias 19 e 20 de maio em Parnamirim/RN.

Vejam a matéria a seguir:
Jogos no Final de Semana:


Ofício nº
Palestra sobre Legislação Orgânica


CONVITE


Como parte da Programação VII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos – DPDAG-RN, teremos neste dia 31 de maio (terça-feira), as 09h, no Auditório da ATOS, uma palestra sobre Legislação Orgânica, proferida pelo senhor Jonas Francisco de Sena, FFA – Engenheiro Agrônomo Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário – DPDAG, da  Superintendência Federal de Agricultura no RN - SFA-RN, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A presença de produtores e produtoras agroecológicos e orgânicos, entidades parceiras, assistência técnica, e entidades afins é importante para atualização das informações acerca da “certificação” dos produtos.

Contamos com vocês.

  Coordenação da ATOS
Ofício nº
AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEBATER O RIO APODI
 Deputado MINEIRO e Edilson Neto do STR de Apodi

O deputado estadual Fernando Mineiro realiza Audiência Pública para debater a situação atual do Rio Apodi-Mossoró, no dia 06 de junho, às 9h30, na cidade de Mossoró.

O encontro fará parte da programação festiva pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

Na ocasião será destaque a situação hídrico-ambiental do rio, buscando contribuir com a mobilização social e a retomada dos movimentos e iniciativas relacionadas com a revitalização da bacia hidrográfica. O debate também dará visibilidade ao diagnóstico do Rio Apodi-Mossoró e será possível conhecer os projetos governamentais que favoreçam a bacia.

O mais importante da realização dessa audiência será a aproximação entre o Poder Legislativo e os problemas e demandas da sociedade potiguar.

Ofício nº
PONTOS DE CULTURA DO BRASIL
Tem em audiência com a ministra da cultura
 Na mesa a deputada federal FATIMA BEZERRA e a Ministra do MinC Ana de Holanda

A ministra da Cultura, Ana de Holanda, recebeu no dia (25/5) representantes da Marcha Nacional do Movimento Pontos de Cultura, que está em Brasília para pedir a aprovação a Lei Cultura Viva, a Lei Griô e o Plano Nacional de Cultura. O encontro entre a ministra e os representantes culturais, organizado pela Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar Mista de Cultura, foi realizado no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, integrantes da Marcha relataram para a ministra Ana de Holanda os problemas que têm enfrentado devido aos atrasos na liberações de recursos e pediram a aprovação do PL 757/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), que cria o programa Cultura Viva e institucionaliza os pontos de cultura. A ministra Ana de Holanda disse apoiar as reivindicações dos representantes dos pontos de cultura, mas afirmou que em relação às liberações orçamentárias é preciso seguir as normas estabelecidas e a lei das licitações (8.666).

Antes de receber os representantes dos pontos de cultura, a ministra Ana de Holanda passou a tarde na sala da Comissão de Educação e Cultura, despachando com parlamentares. Ela ouviu as reivindicações dos deputados acerca de demandas relacionadas ao Ministério da Cultura.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra, a presença de Ana de Holanda na comissão mostra a disposição da ministra de dialogar tanto com os parlamentares, quanto com a sociedade civil.
www.portal.fatimabezerra.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011


CURSO SUPERIOR DE MÚSICA 
DA UERN poderá vir para 
Campo Grande

Esta semana o prefeito Bibi de Nenca, esteve reunido com o Reitor da UERN, Dr. Milton Marques, sobre a instalação do curso superior de Música na cidade de Campo Grande. Segundo o prefeito são boas as expectativas, esperamos que assim como o curso de música venham outros, quem sabe um campos, não custa tentar, assim trazendo progresso para nossa cidade. Boa a iniciativa do prefeito!

Raimundo Canuto
membro da direção estadual da CUT-RN
 José Rodrigues(presidente estadual da CUT) 
e Raimundo Canuto(sindicalista, presidente do Sintraf de Janduis)

O sindicalista RAIMUNDO CANUTO, Raimundo do Sindicato ou simplesmente Raimundo de Janduis, figura entre os mais atuantes do estado, prova disso é que na CUT-RN ele estar como membro da direção estadual ao lado do também sindicalista José Rodrigues, presidente da CUT/RN.

PROJETO DE ILUMINAÇAO PARA ENTRADA
E VIA COSTEIRA DE CAMPO GRANDE

O prefeito Bibi, da cidade de Campo Grande, encaminhou a Câmara projetos de lei de suplementação orçamentária para licitação das obras de Revitalização da Via Costeira e um Pórtico de Entrada da cidade. Além da revitalização da via e o pórtico, foi elaborado um projeto elétrico para iluminação da entrada de Campo Grande, deste o trecho do contorno de acesso a triunfo até a churrascaria Almeida (Maximino).

O prefeito espera fazer a inauguração das obras junto com a nova ponte. Antes tarde do que nunca, boa a iniciativa, uma cidade com tantas belezas e tão querida por seus filhos tem uma entrada que deixa a desejar por todos. E que seja também um belo projeto digno de ser cartão postal da cidade, afinal, já esperamos tanto por isso.

Governo cria um registro para identificar aquicultores brasileiros
Ministra do MPA Ideli Salvati
Objetivo é facilitar a regularização do setor e reconhecer os profissionais que exercem a atividade

O Ministério da Pesca e Aquicultura vai começar a cadastrar, em 60 dias, os aquicultores do país. A instrução normativa que define as regras do novo Registro Geral de Aquicultor foi assinada nesta quinta-feira (19/05) pela ministra da Pesca, Ideli Salvatti. Segundo ela, o objetivo do registro, uma espécie de licença para que a atividade possa ser exercida, é facilitar a regularização da aquicultura e "dar reconhecimento a todos que exerçam a atividade”. O registro será feito pela internet, na página do Ministério, e será obrigatório para obtenção da licença ambiental dos criadouros.

Para Ideli Salvatti, a regularização dos criadores facilitará o acesso ao crédito e a políticas públicas, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e o aumento da produção de pescado.

“Com o registro, vamos saber a quantidade de pessoas exercendo a aquicultura e monitorar a produção. Hoje, sabemos que a produção é significativa, mas acredito que seja bem maior, pois existem muitas pessoas produzindo na ilegalidade”, explicou a ministra.

De 2007 a 2009 , a produção da aquicultura brasileira cresceu 44%, atingindo a marca recorde de 415 mil toneladas, um terço da produção de pescado do país. “Com a regularização, a produção vai aumentar, pois o aquicultor poderá apostar na atividade”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Piscicultura em Águas Públicas (Anpap), André Camargo. O aquicultor é aquele que se dedica ao cultivo ou à criação comercial de peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios e algas. 

www.mpa.gov.br


Cada vez mais pessoas e empresas precisam da Internet para vender seus produtos e divulgarem suas marcas. Visando atender esta demanda os universitários campo-grandenses Michael Melo e Eduardo Fagner resolveram criar a Auge Assessoria Digital, Empresa especializada no Desenvolvimento web (desenvolvimento e hospedagem de sites e blogs), Identidade visual ( Criação de logotipos e banners para eventos) e Marketing digital (Gerenciamento de mídias sociais e inserção em sites de busca).

A Auge Assessoria Digital já nasce grande e com diversos clientes importantes em seu Portfólio. Sites como o CG News (www.campograndern.com.br), o da  Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN (www.prefeituradecampograndern.com.br) e o da loja Coliseu Ambientes (www.coliseuambientes.com.br) e os Blogs ModernoPapo (www.modernopapo.com.br) e Bastidores da Política (http://bastidorespolitica.blogspot.com) possuem assinatura da Auge Asssessoria em seu desenvolvimento, hospedagem e manutenção.

APODI se mobiliza contra projeto de irrigação da Chapada do Apodi
Edilson Neto presidente do STR de Apodi ao lado do Dep. Estadual Mineiro e João Cabral da Fetraf-RN 

Questionando a falta de consulta social e o modelo tecnológico apresentado no projeto de irrigação da Chapada do Apodi, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi está circulando um abaixo-assinado que propõe uma abertura para diálogo com os/as agricultores/as afetados/as e suas entidades representativas no intuito de modificar o projeto de R$ 275 milhões para uma base tecnológica que considere as experiências exitosas de convivência com o semi-árido em curso na região. "Do jeito que está já foi feito no Ceará e no Vale do Assu sem sucesso para a agricultura familiar", afirmou Edilson Neto, presidente do Sindicato.

A iniciativa do Sindicato de Apodi é uma ação que conta com o apoio da Articulação do Semi-árido Potiguar, Comissão Pastoral da Terra, Fetraf-RN, Rede xique-xique de comercialização solidária, Centro Feminista 08 de Março, Credioeste, COOPERVIDA, mandato do vice-prefeito Caramuru Paiva de Campo Grande e outras entidades da região, que subscrevem o documento.

www.noticiasdocamposttrapodi.blogspot.com
Federação indica reformulação no Programa Nacional de Crédito Fundiário

Escrito por Fernanda Silva – IMPRENSA FETRAF-BRASIL
 
Explicitado em três aspectos a proposta de reformulação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) prevê a simplificação e desburocratização em dois sentidos, sendo na análise da proposta – que hoje demora em média dois anos para ser realizada – e, agilidade da liberação dos recursos.

“Na nossa proposta, apenas a aprovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios bastaria para analisar a proposta e contratar. À exemplo do Programa Mais Alimento”, explicou Alexandre Bergamin, coordenador de política agrária da FETRAF-BRASIL.

Adhemar Lopes de Almeida, secretário de Reordenamento Agrário (SRA), de pronto aceitou a sugestão da FETRAF-BRASIL para construir conjuntamente a dinâmica do novo procedimento.

Ao apresentar a proposta de juro zero para o PNCF, Almeida sinalizou que o Projeto de Lei 01/2001 propõe uma série de ações da lei complementar como ampliação do prazo de financiamento, juros no teto máximo de 2% e, nenhuma cobrança de juros no prazo de carência. A FETRAF-BRASIL defenderá essa proposta no dia 8 e 9 de junho, no seminário nacional de crédito fundiário, além de trabalhar pela votação do PL.

Durante a audiência foi mencionado a possibilidade de aquisição de imóveis rurais por membros da própria família. O secretário informou que já existe também PL, de 2007, que prevê essa possibilidade. Próximo passo da FETRAF-BRASIL será trabalhar para que este seja votado.

Regularização Fundiária

“Regularização fundiária está na pasta da Secretaria de Reordenamento Agrário porque é um tema transversal às diversas políticas de governo, como habitação, o Programa de Crédito Fundiário (PNCF) e as políticas dos territórios”, disse Marco Antonio Augusto Pimentel, secretário de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL.

À SRA, a entidade expôs a insatisfação com o não cumprimento do registro em cartório do documento que regulariza a propriedade por meio das ações conjuntas das unidades técnicas da SRA/Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde a empresa por meio de contratação no processo de licitação executa a parte técnica, assim como também o georreferenciamento. Adhemar, reafirmou o compromisso com a entidade. “O documento emitido pelas unidades técnicas serão registrados em cartório e, nos locais que tivermos problemas o ministério irá intervir”. Vale ressaltar que os maiores gargalos da regularização fundiária encontram-se nos locais que necessitam de ações emergências de desenvolvimento.
173 MORADIAS RESTANTES DE 2008 ESTÃO GARANTIDAS: FETRAF & COOPERHAF-RN CONSEGUEM CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO DA CONTRAPARTIDA DO GOVERNO DO ESTADO
Aconteceu nesta segunda, 23 de maio, a primeira da série de reuniões de trabalho entre a FETRAF e os titulares das Secretarias de Estado do RN, acordadas com a governadora Rosalba em audiência durante a VII Jornada da Agricultura Familiar Potiguar, na última quinta-feira, 19. Participaram da reunião os secretários Betinho Rosado (Agricultura e Pesca), Luís Eduardo Carneiro (Trabalho, Habitação e Ação Social) e João Felipe (Companhia de Habitação). Pela FETRAF, os diretores: João Cabral, José Mota e Dário Fortunato; e o assessor técnico Hildemar Peixoto. Detalhe: a reunião mereceu até cobertura de uma equipe de reportagem da TV Ponta Negra (afiliada local da SBT)!!
Em pauta: a iminência de perda de parte do recurso do governo federal, R$ 2.140.000,00 depositados desde 2008, para a autoconstrução assistida de 428 casas rurais para a agricultura familiar de 25 municípios do RN. Restando construir 173 moradias, apenas por falta da efetivação da contrapartida do governo do estado, o Ministério das Cidades, após inúmeros aditamentos, estipulou o prazo final para a conclusão das obras: 30 de julho próximo, sob pena de recolhimento do dinheiro aos cofres do Tesouro Nacional.

Após esclarecimentos e considerações de ambas as partes sobre a situação limite, chegou-se a uma proposta comum de cronograma de desembolso da contrapartida estadual. O governo confirmou que tem dotação orçamentária e financeira para o total exigido: R$ 432.500,00. Tendo em vista que, desse total, o recurso equivalente a 22 casas já foi repassado em 13 de maio passado, os secretários revelaram que nos próximos 15 dias serão liberadas outras 46 mordias, R$ 115.000,00. E, quanto à parcela final, R$ 262.500,00 para 105 habitações, os representantes da governadora assumiram o compromisso de que será liberada até, no máximo, o próximo dia 30 de junho.
“Não foi a condição ideal que a gente queria, vai ficar no limite dos prazos, mas foi uma vitória do diálogo. Significa uma importante conquista da nossa VII Jornada de Luta e demonstra uma boa vontade do atual governo do estado em querer resolver um problema simples, mas que se arrasta já tem 3 anos. Estamos dando esse crédito de confiança!”(João Cabral – Coord. Geral da FETRAF-RN)

“É a consolidação da nossa conquista de uma política pública fundamental para a melhoria de vida no campo: a moradia digna. Finalmente vamos conseguir concluir mais essa etapa de nosso trabalho de representação e promoção dos agricultores e agricultoras familiares do RN. Estamos honrando com mais esse compromisso da nossa Federação, nossa Cooperativa de Habitação e dos nossos Sindicatos para com a classe trabalhadora.” (José Mota – Coord. Políticas Sociais da FETRAF-RN).


“O melhor de tudo é que o encaminhamento dessas 173 casas, finalmente, vai permitir a gente operar pela Caixa Econômica pelo menos outras 500 novas moradias rurais para as famílias agricultoras, pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’. ” (Dário Fortunato – Coord. Secretaria e Org. Sindicalda FETRAF-RN).

quarta-feira, 25 de maio de 2011


ENTREVISTA COM 
BEMBEM DANTAS
Sobre movimentos de bandas

Maestro Bembem Dantas e Giuzelio Lobato (membros da UNIBAM-RN)


O maestro Bembem Dantas, informa que vai ao ar nesta quinta 26/05/2011 as 19:30 ( com reprise domingo 29 äs16:30, vai ao ar o programa MEMÓRIA VIVA - TVU- NATAL- Nº 300 exibindo entrevista gravada em 06/04/3011com minha pessoa, onde ao lado dos amigos: Woden Madruga( jornalista, professor e ex-presidente da FJA), Dr. Francisco José Alves -Marinho ( Advogado, atual coordenador da Orquestra Sinfônica do RN ), e o professor, autor, escritor, apresentador etc. Tarcísio Gurgel, estarei falando sobre minha vida e meus 35 anos de atuação, dedicado a música do RN, a Banda de Cruzeta e o movimento bandístico do estado.   


Conselhos do FUMAC e ASA Potiguar
terão audiência com Governo do RN e
Banco Mundial sobre o PDS

PROCÓPIO Coordenador Geral da ASA Potiguar

Os Conselhos do Fundo Municipal de Apoio Comunitário existem em praticamente todos os municípios do RN onde há mais de 10 anos deliberam sobre os projetos financiados pelo Programa Desenvolvimento Solidário - PDS. Estes colegiados são compostos por entidades governamentais e da sociedade civil. 

Diante do fim do convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial que viabilizavam os recursos para o PDS, os conselhos começaram mobilizações no sentido de assegurar a continuidade deste programa que tem como objetivo combater a pobreza rural. A luta tem o apoio da Articulação do Semi-árido potiguar que puxou uma audiência com o Governo do Estado e o Banco Mundial que se realizará nesta quinta (26), em Natal.

Entre as preocupações está o objeto do novo convênio em negociação com o Banco Mundial que tende a mudar o objetivo principal do projeto de redução da pobreza para a promoção da dinamização econômica. Na prática, pode significar diminuição de recursos para as comunidades mais carentes em detrimento de grupos com melhor estruturação.

De Campo Grande participarão 16 representantes, sendo 09 conselheiros do FUMAC (Prefeitura de Campo Grande + Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais + Igreja + Câmara de Vereadores + Associações Rurais). Também irão para o evento na condição de parceir@s, as representações do Núcleo Sertão Verde, Instituto Chapéu de Couro, SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e Partido dos Trabalhadores-PT.

O Conselho do FUMAC de Campo Grande, no ano 2010, ganhou o prêmio Boas Práticas (Banco Mundial e Governo RN) como melhor do RN.

HILDEBRANDO ROCHA, Secretário de Agricultura e membro do Conselho do FUMAC de Campo Grande, participa desta audiência na delegação de Campo Grande.