EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 5 de junho de 2010

3º ARRAIÁ DO POVO FELIZ


Programação

03/06 – Prévia Junina/Trailler de Cildinha/Via
ü
Costeira.
04/06 – Arraiá da Escola Municipal do Bom Jesus.
ü

04/06 –ü Arraiá do Biló.
05/06 – Arraiá do Djalma.
ü

11/06 – Arraiá das
ü
Quengas.
12/06 – Arraiá da Cia Teatral Transformação, no Palhoção.
ü

ü
18/06 – Arraiá da Casa da Família.
19/06 – Arraiá do Valter.
ü

23/06 –
ü
Arraiá da Escola Es


tadual Adrião Melo.
24/06 – Arraiá da Escola Municipal
ü Iêda Medeiros.
25/06 – Arraiá da Escola Municipal Joaquim Leal
ü
Pimenta.
26/06 – Arraiá da Vila Vanda.
ü

29/06 – Arraiá da Escola
ü
Sagrado Coração de Maria.


30/06 – Arraiá do Alto da Esperança/Zélia.ü
ü
01/07 – Arraiá de Perquisa.
02/07 – Encerramento – Desfile das Quadrilhas
ü
locais, Apresentação de Quadrilhas Estilizadas, e Forró Pé de Serra (Animação: Cabral e Forró Bacana), em frente ao Mercado Público.

Realização: Prefeitura Municipal de Campo Grande/RN.


(Gestão Cuidando de Você). Adm. Prefeito Bibi de Nenca.

Ficha Limpa é aprovado sem vetos


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, sem vetos, o projeto “Ficha Limpa”. A lei deve ser publicada na próoxima edição do Diário Oficial da União. Ao sancionar o projeto da forma como foi aprovado pelo Congresso, o presidente deixa o texto dado por emenda polêmica que estabeleceu apenas para futuros condenados o impedimento de se candidatarem. A Advocacia Geral da União (AGU) já havia recomendado a sanção do projeto sem vetos. O texto do Ficha Limpa estabelece que pessoas condenadas por corrupção eleitoral, por compra de voto ou por gastos ilícitos de recursos de campanha fiquem inelegíveis por oito anos. O projeto também torna inelegíveis, pelo mesmo prazo, os detentores de cargo na administração pública condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico.

O texto final do projeto aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas no texto. Também há dúvidas se a lei sancionada ontem já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pela Justiça, no Tribunal Superior Eleitoral e ou até mesmo no Supremo Tribunal Federal.

O projeto, que dificulta a candidatura de políticos condenados por órgão colegiado da Justiça, foi aprovado pelo Senado no dia 19 de maio e passou por avaliação do Ministério da Justiça, que encaminhou seu parecer ao presidente Lula, junto do parecer da Advocacia Geral da União (AGU) favoráveis à sanção.

“O Ficha Limpa é uma projeto forte, vai trazer avanços ao País e tem grande apoio popular. Não há porque vetar”, informaram os assessores do Ministério da Justiça à Agência Estado. O MJ é encarregado de dar um parecer jurídico - isto é, avaliar se existe algum conflito com a Constituição - e um parecer de mérito - que analisa o interesse público da lei. No entanto, o ministério e a AGU não têm poder para alterar o texto. No máximo, é possível cortar algum inciso. “Daqui para frente, não há nenhum órgão com competência para alterar o texto”, lembraram as mesmas fontes.

Isso significa que as polêmicas em torno do tempo verbal e da anualidade eleitoral só poderão ser resolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A polêmica em torno da lei surgiu depois da aprovação da emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que trocou em cinco dispositivos a expressão “tenham sido” por “os que forem”. Assim, os políticos já condenados não seriam atingidos pelas regras de inelegibilidade.
Outro ponto que será avaliado pelo TSE é se deve ser aplicado o princípio da anualidade. Segundo o artigo 16 da Constituição, qualquer mudança no processo eleitoral tem de ser feita um ano antes do pleito. As apreciações devem sair antes de 5 de julho, prazo para registro das candidaturas. O PSDB já protocolou consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arguindo sobre o início da vigência da nova lei.

Para OAB, regras já podem ser aplicadas este ano

Brasília (AE) - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, disse ontem que a nova lei do Ficha Limpa vale para as eleições deste ano. Em nota divulgada ontem pela assessoria da OAB, Cavalcante avalia que a nova lei, sancionada nesta sexta-feira, sem vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, significa “mais um passo para o aperfeiçoamento das instituições porque impede a eleição de políticos com condenações judiciais”.

“A sanção do Projeto Ficha Limpa sem vetos demonstra que o presidente da República, tal e qual o Congresso Nacional, interpretou o sentimento de quase dois milhões de eleitores, que por ele disseram: basta de corrupção! Basta de usar os mandatos como instrumento da impunidade! Basta de tratar a política como um negócio privado!”, diz o presidente da OAB na nota.
Na interpretação de Cavalcante, a lei vale para as próximas eleições porque ainda não há candidaturas. “Não se trata de retroagir a lei para alcançar os mandatos daqueles que ocupam cargos eletivos, mas de aplicar a lei para as novas candidaturas, inclusive dos que estão investidos de mandato e que quiserem se candidatar”, diz.
Ele acrescenta ainda que a entrada em vigora da lei para as próximas eleições segue o que aconteceu com a Lei das Inelegibilidades em 1990, que entrou em vigor no mesmo ano.

I ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES REUNIRÁ AGRICULTORES/AS FAMILIARES E ENTIDADES LIGADAS AO CAMPO

O município de Campo Grande é conhecido regionalmente como um dos mais atuantes no área do associativismo. São mais de 32 anos de atuação, sendo que existem cerca de 45 associações formadas dos quais 32 continuam funcionando. Há 15 anos constituiu-se o Fórum das Associações que congrega todas, unindo esforços para a luta pela democratização das políticas públicas e aumento do acesso.

A luta pela organização rural tem um balanço positivo na medida em que constata-se diversas conquistas em todas as dimensões do desenvolvimento sustentável, como são os casos de projetos produtivos, infra-estrutura social, proteção ambiental e mudança nas relações de inferioridade e preconceito historicamente construídas.

os resultados serão avaliados hoje sábado apartir das 14:00hs, com a exposição de produtos da agricultura familiar. Em seguida, haverá a abertura oficial do evento. O terceiro momento da programação será a palestra sobre "Associativismo como Estratégia Central para o Desenvolvimento Sustentável". Ao final haverá a confraternização pelos 15 anos do Fórum de Associações e do Conselho do FUMAC juntamente com a inauguração da Fábrica de Produtos de Limpeza, da associação UNIFAG.

Entre as autoridades confirmadas, estão o prefeito municipal de Campo Grande, Bibi de Nenca; o Diretor do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA, Espedito Rufino (foto); o Secretário Estadual de Ação Social, José Gercino Maia; Claúdia Lopes, do Centro Feminista 08 de Março; o Delegado Estadual do MDA, Valmir Alves; o Superintendente do INCRA, Paulo Sidney; José Vital, presidente do Fórum das Associações Rurais; Zuleide Araújo, do Sertão Verde; Rosane Gurgel, do PDHC; Hildebrando Rocha, do SINTRAF; e representantes locais das entidades parceiras e associações rurais.

O evento é uma realização do Conselho Municipal do FUMAC, Fórum das Associações Rurais de Campo Grande, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Núcleo Sertão Verde, Banco do Nordeste - agência Assu e Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA.

Fonte: Notícias do Sertão

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campo grande se beneficiara com 2 ônibus através da Dep. Fátima Bezerra



A cidade de Campo Grande vai receber 2 ônibus escolares, atravéz da deputada Fátima Bezerra (PT). Os veículos serão adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A previsão foi apresentada à deputada, nesta terça-feira, 1º, em Brasília, pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban.

Desde o início deste ano, a deputada Fátima havia reivindicado ao presidente do FNDE mais ônibus escolares para o Estado. Quando adquiridos os novos ônibus, o RN terá sido contemplado com um total de 250 ônibus escolares em três anos de criação do programa Caminho da Escola, beneficiando cerca de 35 mil estudantes da educação básica que moram na zona rural do Estado. Os novos veículos serão distribuido ate o final deste ano.
Segundo a deputada Fátima Bezerra, o investimento do governo federal no transporte escolar tem sido fundamental para garantir o acesso dos estudantes da zona rural à escola. “Esses investimentos são essenciais para reduzir a evasão escolar e garantir o acesso à escola dos estudantes da zona rural matriculados na educação básica da rede pública.”, ressalta a deputada.

Fonte: site Fatima Bezerra

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dilma defende investimento em economia 'ecologicamente correta'


Pré-candidata do PT participou de fórum em São Paulo nesta segunda.
Para petista, BNDES não pode ser única fonte de financiamento no país.

Em fórum com o tema 'A Construção da 5ª Maior
Economia do Mundo', promovido pela Exame,
Dilma defendeu diversificação de investimento
A ex-ministra chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participou nesta segunda-feira (31) de um fórum em São Paulo a respeito das perspectivas para a economia brasileira. A petista defendeu o aprofundamento de iniciativas relacionadas à economia de baixo carbono, cuja principal característica é a menor emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global.

Dilma citou vantagens “comparativas” que o Brasil possui na área de energia renovável e em práticas sustentáveis em relação a outros países. Entre elas, lembrou que os produtores brasileiros fazem a fixação de nitrogênio nas lavouras e também a rotação entre lavoura e pecuária. Ela defendeu ainda uma meta de redução do desmatamento na Amazônia e disse que o reflorestamento de áreas degradadas pode gerar ganhos de produtividade. Dilma afirmou que a redução do desmatamento é um compromisso “independentemente [da posição] dos fóruns internacionais”.

Mais tarde, o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, discursou no evento e defendeu a concessão de bolsas de ensino técnico a famílias benefíciarias do Bolsa Família, do governo federal.

Investimento
A pré-candidata defendeu que o investimento em infraestrutura no país seja diversificado e que não seja um papel apenas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Não conseguiremos garantir o funding de infraestrutura sem a presença dos fundos de pensão atuando de forma mais forte”, disse, defendendo ainda o lançamento de debêntures e o financiamento privado de longo prazo.

Não podemos deixar que só o BNDES financie a infraestrutura e as demais atividades industriais e econômicas do país”, disse. A ex-ministra previu que, até 2014, quando termina o próximo mandato da Presidência da República, a taxa de crescimento do PIB seja em torno de 5,5% e que a taxa agregada de investimento seja ampliada para 22%. Ela estima que, ao final do mesmo período, dívida pública corresponda a cerca de 30% da economia.

'Bônus demográfico'

A ministra proferiu a palestra "Brasil, 5ª economia mundial. Como chegar até lá?". No pronunciamento, voltou a defender a erradicação da pobreza, segundo ela, condição essencial para que o país seja alçado à condição de nação desenvolvida. "Para o Brasil chegar lá é preciso que se mantenha a política de crescer e distribuir renda".

Ela afirmou que o país tem uma vantagem única em relação a outros países, o chamado "bônus demográfico". "A população ativa, em idade de trabalhar, é maior que a população dependente, de crianças e idosos. Isso significa que mais jovens podem contribuir paar o crescimento do país. (...) Educação de qualidade é a única forma de capitalizar esse bônus", defendeu.

Tesoureiro
Dilma comentou ainda a condenação do ex-prefeito de Diadema José de Filippi Junior, nome cogitado para assumir o cargo de tesoureiro da campanha. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a devolver R$ 2,1 milhões para os cofres do município por contratação irregular de serviços de advocacia.

Questionada se a condenação afeta a participação do ex-prefeito na campanha, a petista afirmou que a coordenação executiva de campanha ainda avalia o assunto. Segundo Dilma, ele está em Harvard, nos EUA, e os líderes da campanha aguardam seu retorno para uma decisão. “A coordenação de campanha está fazendo essa avaliação e esperando ele voltar de Harvard, onde está fazendo um curso, para fazer essa avaliação com ele sobre esse assunto”, disse.

domingo, 30 de maio de 2010

Governador entrega novas viaturas para Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros

O governador Iberê Ferreira de Souza acompanhou na manhã desta terça-feira (02) a entrega de novas viaturas do Corpo de Bombeiros. Os automóveis seguem para Pau dos Ferros, onde uma nova unidade do CBMRN será implantada. A unidade funcionará em prédio ao lado da Unidade Regional de Saúde e atenderá a 20 municípios do Alto Oeste do Estado.

A unidade de Pau dos Ferros contará com caminhão de combate a incêndio, estação de rádio, e a presença de um efetivo inicial de 20 bombeiros militares.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Cláudio Christian Bezerril da Silva, com a implantação da unidade de Pau dos Ferros o Governo do Estado estará cobrindo todo o Alto Oeste e eliminando o problema da distância existente, até então, entre os municípios da região e a unidade mais próxima que fica em Mossoró.

Com a implantação do Corpo de Bombeiros em Pau dos Ferros passam a ser quatro as unidades no Rio Grande do Norte. As outras estão localizadas em Natal, Mossoró e Caicó. O Estado conta hoje com um efetivo de 680 bombeiros militares
Por Agência RN

Resultados finais da Eleiçao para Conselho Tutelar de Campo Grande-RN

    Mesários

  1. Carlito - 325 Votos


  2. José Maria - 301 votos


  3. José Nilson 295 votos


  4. Polibio Pimenta 276 votos


  5. Antonia Katiane Rocha Gondim 259 votos


  6. Francisco das Chagas 200 votos


  7. Anaci Batista -163 votos


  8. Rosangela -159 votos


  9. Acácia Brito -145 votos


  10. Paloma Patricia -140 votos


  11. 11-Antonio Gláucio -97 votos


  12. Raiane Perla -97 votos


  13. Antonio Edilton -76 votos


  14. Maria Tereza -69 votosFila para votação as 3horas e 30 minutos

    No tatal de 2.343 votos validos

Eleições do conselho tutelar em Campo Grande/RN

Mesarios Voluntario
liliana, Ana lucia e Denise
Em Campo Grande o Conselho Municipal dos Direitos das Criança e dos Adolecentes - COMDICA, foi criado pela Lei Municipal de nº 044/2002. Que tém como presidente municipal a Senhora Irenice de Fátima da Silva.
As eleições do conselho tutelar deram inicio as 07:00 horas e estão sendo utilizadas 06 Urnas, Sendo 04 na Escola Joaquim Leal Pimenta e 2 urnas Itinerante nas Zonas Rurais. a votação que é facultativa – o eleitor não é obrigado a comparecer as urnas, mas, podemos dizer que a população de Campo Grande tem bastante conhecimento do quanto que é importante ter um grupo de conselheiros responsável para o cumprimento de suas atribuições legais.



Os locais onde estão funcionando como área de votação


Na zona Urbana:

· Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta de 08 as 16 horas


Zona Rural :


Urna Itinerante I


· Sitio Salgado de 08 as 10 horas


· ,Cabeça do Boi das 12 as 13 horas,

· Caiana das 14 as 15 horas


Urna Itinerante II

· Cajueiro de 08 as 10 horas


· Bom Jesus das 11 as 16 horas


Os locais descrito acima são as Áreas relacionadas para receber os eleitores. catorze candidatos disputam cinco vagas. Os eleitos ficarão no cargo até 2.013. Com renumeração mensal de um salário minimo.

Os Candidatos são:

1 - Paloma Patricia

2 - Antonio Glaúcio

3 - Antonia Katiane Rocha Gondim

4 - José Nilson

5 - Francisco das Chagas

6 - Carlito

7 - Acácia Brito

8 - Raiane Perla

9 - Maria Tereza

10 - Polibio Pimenta

11 - José Maria

12 - Antonio Edilton

13 - Rosangela

14 - Anaci Batista


CONSELHEIRO TUTELAR

O conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas.

É vital, para a realização de um trabalho social eficaz (fazer mudanças concretas) e efetivo (garantir a consolidação dos resultados positivos), que o conselheiro tutelar saiba ouvir e compreender os casos (situações individuais específicas) que chegam ao Conselho Tutelar.

Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, que leve em conta suas particularidades e procure encaminhar soluções adequadas às suas reais necessidades.

Vale sempre a pena destacar: o Conselho Tutelar, assim como o Juiz, aplica medidas aos casos que atende, mas não executa essas medidas. As medidas de proteção aplicadas pelo Conselho Tutelar são para que outros (poder público, famílias, sociedade) as executem. O atendimento do Conselho é de primeira linha, tem o sentido de garantir e promover direitos.

Para dar conta desse trabalho, que é a rotina diária de um Conselho Tutelar, o conselheiro precisa conhecer e saber aplicar uma metodologia de atendimento social de casos.

Para melhor compreensão da metodologia de atendimento social de casos, suas principais etapas serão detalhadas a seguir, com ênfase na postura que o conselheiro tutelar deve assumir no processo de atendimento.