EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Confira roteiro da grande carreata pró-Dilma no Médio Oeste

CAMPANHA NO INTERIOR
Carreata percorre Médio Oeste neste sábado
Com saída da cidade de Apodi, a carreata do Médio Oeste vai percorrer sete cidades do interior potiguar divulgando o apoio à campanha de Dilma Roussef no próximo sábado, 23. A concentração será na Feira da cidade, onde também ocorre comício antes dos militantes seguirem para Caraúbas. Participe!


No próximo sábado, 23, a Região Oeste será pintada de vermelho com a grande carreata pró-Dilma 13. A carreata irá passar por 10 pontos, saindo de Apodi e encerrando em Campo Grande. Junte-se e contribua para o Brasil seguir mudando.


08h - Concentração e Comício na Feira do Apodi.
10h - Carreata e comício na Feira de Caraúbas.
11h - Carreata em Olho d'Água dos Borges
12h - Parada para alimentação em Umarizal
14h - Carreata e comício em Umarizal
15h30 - Carreata e comício em Patu
16h - Carreata e comício em Messias Targino
16h30 - Carreata e comício em Janduís
17h - Carreata e comício de encerramento em Campo Grande

Ibop: Dilma Volta a subir e chega a 56% dos votos válidos contra 44% de Serra

ELEIÇÕES 2010
Pesquisas apontam crescimento de Dilma 13
Esta semana foram divulgadas novas pesquisas Ibope, Vox Populi e Datafolha para a disputa presidencial 2010. Em todas, Dilma 13 cresceu em relação ao adversário. É importante lembrar que ainda temos mais de uma semana de campanha e a militância deve intensificar as atividades até o dia 31.

Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta quarta-feira (20) comprova o crescimento da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Dilma lidera a disputa com 56% dos votos válidos, contra 44% de José Serra (PSDB). A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos.

Considerando os votos totais - com brancos, nulos e indecisos -, Dilma aparece com 51% das intenções de voto, contra 40% de Serra. Votos brancos e nulos somam 5% e 4% não sabem ou não souberam responder.


No último levantamento, divulgado em 13 de outubro, Dilma tinha 49% das intenções de voto - 53% dos votos válidos -, e Serra tinha 43% da preferência dos eleitores - 47% dos votos válidos.

Com a margem de erro, a intenção de votos totais da candidata petista pode oscilar de 54% a 58%. O candidato do PSDB, por sua vez, pode ter de 42% a 46%.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 15 de outubro sob o número 36476/2010. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de outubro. O Ibope ouviu 3.010 eleitores.

+ Veja quadro comparativo de todas as pesquisas do segundo turno

Onda vermelha em Natal será neste sábado

Na manhã deste sábado, 23, a partir das 9h, militantes, apoiadores e simpatizantes de Dilma13 irão para as ruas de Natal com as cores da nossa campanha, numa grande Onda Vermelha em vários cantos da cidade.

Confira a programação e participe!!!

1 - Av. Engenheiro Roberto Freire - Cruzamento com a Ayrton Sena.
2 - Av. Engenheiro Roberto Freire - Feirinha de Ponta Negra.
3 - Av. Salgado Filho - Cruzamento com a Av. Bernardo Vieira.
4 - Av. Hermes da Fonseca - Praça das Flores
5 - Nordestão do Alecrim - Avenida 06 com Avenida 02.
6 - Av. Bernardo Vieira com a Av. Prudente de Moraes.
7 - Av. Prudente de Moraes - Rótula do Machadão.
8 - João Medeiros Filho - Descida da Ponte da Redinha ou Itapetinga.
9 - Urbana - Quintas
10 - Av. Capitão Mor Gouveia com Rua Adolfo Gordo (Posto de gasolina Jota Flor - Cidade da Esperança).
11 - Gancho de Igapó - São Gonçalo do Amarante.
12 - Calçadão da Rua João Pessoa.
13 - Av. Prudente de Moraes com Av. Xavantes.

Movimentos sociais realizam manifestação pró-Dilma em Mossoró

Neste sábado, 23, trabalhadores da agricutura familiar de assentamentos da Reforma Agrária, comunidades rurais, ONGs, movimentos sociais e populares realizam ato de apoio à candidatura de Dilma 13 em Mossoró. A organização é do Setorial Agrário do PT/RN.

A concentração para a atividade ocorre a partir das 8h, em frente ao Sindicato da Lavoura de Mossoró. Os manifestantes irão percorrer as principais ruas do Centro da cidade, com encerramento às 10h, em frente ao antigo mercado público.

Na passeata as principais propostas da candidata para o setor agrário serão apresentadas e defendidas. Entre elas, estão a defesa do PRONAF e o fortalecimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Petrobras e de programas como o Luz para Todos, Bolsa Família, Prouni, entre outros.

"Precisamos mostrar que o projeto em curso no país não pode dar marcha ré, sobretudo no tocante à questão da agricultura familiar", afirma o coordenador do Setorial Agrário, Jocelino Dantas.

O BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, GENCIA DE ASSU EMPOSSA NOVO GERENTE GERAL

Hoje 22 de outubro de 2010 apartir das 18 horas na sede da unidade irá acontecer a solenidade de Posse do novo gerente geral da agência, Assu, Gean Alex de Santana Couto, o evento vai contar com apresença do Superintendente Estadual do BNB, José Maria Vilar da Silva, Prefeitos da região, representantes de entidades como a Credioeste-Sol - Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Sertão Apodi, o Secretário de Agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha também participará, o mesmos irá substituir Lívio Barreto da Silva que atualmente está na agencia de Mossoró. O Banco do Nordeste que é uma importante instituição de desenvolvimento na nossa região e principalmente na Agricultura Familiar. Desejamos sucsso para o novo gerente no tocante a dá continuidades aos trabalhos desenvolvidos e melhorar cada vez mais.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“Seguro Defeso não foi criado por Serra”

O Ministro altemir Glegolim e o Sec. Agricultura Hildebrando
Os pescadores brasileiros sabem a verdade

Por Altemir Gregolin

Ministro da Pesca e Aquicultura

O candidato Serra insiste em divulgar que foi ele o responsável pela criação do Seguro Defeso. Não é verdade! O programa Seguro Defeso foi criado no ano de 1991, com o Projeto de Lei nº 1.592, enviado pelo governo federal para aprovação no Congresso Nacional. Esse programa protege as espécies durante a reprodução e garante

o sustento do pescador que fica impedido de pescar e por isso recebe um salário mínimo por mês.

Em 2003, já no governo Lula, a Lei do Seguro Defeso foi reformulada, diminuindo o prazo de 3 para 1 ano a comprovação do registro profissional. Lula facilitou e ampliou o acesso ao benefício. Em 2002, apenas 91 mil pescadores receberam o seguro defeso. Em 2009, o programa atendeu 437 mil pescadores artesanais. Os investimentos passaram de R$ 61 milhões do governo de FHC para R$ 856 milhões do governo Lula.

Além disso, foi no Governo de Lula que o pescador foi realmente valorizado porque agora eles têm o Ministério da Pesca e Aquicultura, criado no ano passado. Foi criada a Embrapa Aquicultura e Pesca e a nova Lei da Pesca foi aprovada. As linhas de crédito para que os pescadores possam melhorar suas embarcações e petrechos foram ampliadas. Os investimentos em Assistência Técnica e Infraestrutura começam a garantir melhores condições de trabalho e de renda. Com isso, a produção de pescado no país aumentou em 25% e o consumo pelos brasileiros dessa carne nobre e saudável cresceu 40%.

Somente um governo que quer um país para todos reconhece e valoriza os pescadores e aquicultores.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POLITICA: Ambientalistas que estavam com Marina lançam manifesto de apoio a Dilma

Por: Maurício Thuswohl, especial para a Rede Brasil Atual

Publicado em 18/10/2010

Rio de Janeiro – Apesar de a candidata derrotada do PV nas eleições, Marina Silva, ter oficializado no domingo (17) sua posição de “independência” em relação ao segundo turno da disputa presidencial, alguns dos principais ambientalistas do país que a acompanharam no primeiro turno decidiram lançar um manifesto de apoio à candidata do PT, Dilma Rousseff. O manifesto será lido nesta segunda-feira (18) no Rio de Janeiro, durante o ato de apoio à petista organizado por intelectuais e artistas _ comandados por Chico Buarque, Leonardo Boff, Emir Sader e Eric Nepomuceno, no Teatro Casa Grande.

A leitura do manifesto de apoio dos ambientalistas e sua entrega à Dilma serão realizadas por Ivan Marcelo Neves, que é secretário-executivo do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (FBOMS). Neves, no entanto, esclarece que o manifesto é uma iniciativa individual de cada um dos dirigentes signatários e que o mesmo não trará a assinatura das entidades, organizações ou redes do movimento socioambientalista: “Dentro do FBOMS, por exemplo, existem setores que não são favoráveis a apoiar o candidato A ou B. Vamos respeitar essa diversidade, até porque não houve tempo para uma discussão aprofundada. Por isso, as manifestações de apoio são individuais”.

Mesmo não sendo assinado pelas entidades, o manifesto traz o apoio individual de respeitados dirigentes do movimento socioambientalista ligados a organizações como o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), a Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), entre outras, além do próprio FBOMS. Por isso, a divulgação do manifesto logo no dia seguinte ao anúncio da opção de Marina e do PV pela “independência” é vista com muitos bons olhos no comando da campanha de Dilma, que enxerga no documento um importante trunfo para conquistar parte dos votos destinados à candidata verde no primeiro turno.

No manifesto, obtido em primeira mão pela Rede Brasil Atual, os ambientalistas afirmam “assumir com firmeza política” o apoio à Dilma: “Mesmo considerando que o governo Lula não foi tão longe quanto poderia ir na área de meio ambiente, avaliamos como indiscutíveis os avanços deste em relação ao governo anterior, comandado pelo PSDB de Fernando Henrique Cardoso. Consideramos também que a eventual eleição do candidato José Serra representaria um enorme e perigoso retrocesso nas políticas ambientais brasileiras”, diz o documento.

Apesar das críticas ao governo federal, os ambientalistas reconhecem os avanços conquistados pelo país: “Nos últimos oito anos, o Brasil avançou em suas políticas ambientais e se consolidou como um ator de primeira importância nas discussões internacionais sobre temas como mudanças climáticas, proteção à biodiversidade e preservação das florestas, entre outros. Nós avaliamos que as conquistas do país na área ambiental são méritos tanto da gestão de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente quanto da gestão de Carlos Minc, que a substituiu no MMA”, diz o manifesto.

Código Florestal

Além da carta de apoio, o manifesto traz também uma série de propostas que serão levadas à apreciação do comando da campanha de Dilma. Entre elas, destaque para a proposta de “aprofundar junto à sociedade civil e às entidades do movimento socioambientalista as discussões sobre as alterações propostas no Código Florestal e evitar o retrocesso na legislação ambiental atualmente defendido por alguns setores da sociedade representados no Congresso Nacional”.

No total, serão levadas ao conhecimento da candidata do PT vinte e cinco propostas que tratam de temas como mudanças climáticas, desmatamento, biodiversidade, agrotóxicos, transgênicos, conhecimentos tradicionais, bacias hidrográficas, políticas energéticas e licenciamento ambiental, entre outras: “Nós, abaixo assinados, estamos convictos que um governo comandado por Dilma Rousseff terá muito mais condições e vontade política para implementar esse conjunto de propostas _ assim como de fortalecer a participação do movimento socioambientalista na elaboração e implementação das políticas públicas ambientais _ do que um governo de José Serra”, afirma o manifesto.

Propostas

Logo após o anúncio da posição de Marina Silva e do PV, alguns ambientalistas que agora declaram apoio à Dilma chegaram a hesitar em apresentar uma pauta de reivindicações ao comando da campanha petista, uma vez que a ex-ministra do Meio Ambiente já havia feito o mesmo. Ao final, no entanto, prevaleceu a visão de que uma mera declaração de apoio sem a inclusão de propostas passaria a impressão de pouca consistência política.

“Entre as propostas apresentadas pelo PV, foi o PT o partido que mais apresentou concordâncias neste segundo turno das eleições. Nós ambientalistas não estamos colocando nada do que já não tenhamos pautado o atual governo e outros governos. Estas são as reivindicações dos ambientalistas. Devemos tê-las sempre, pois isso demonstra que somos coerentes em qualquer situação”, diz Ivan Marcelo Neves.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Suspeito de matar F Gomes confessa o crime

oão Francisco dos Santos, conhecido como Dão” confessou a autoria do assassinato do jornalista F. Gomes, na noite dessa segunda-feira (18) em Caicó. De acordo com informações do Coronel Cipriano, o suspeito confessou o crime durante depoimento na tarde desta terça-feira (19) na delegacia do município. Ele será levado para o presídio Pereirão em Caicó.


O radialista e jornalista Francisco Gomes de Medeiros, mais conhecido como F.Gomes, de 48 anos, foi executado na noite desta segunda-feira (18) no município de Caicó, onde morava, na região Seridó do Rio Grande do Norte.


Com mais de 30 anos de jornalismo, F. Gomes era um dos mais respeitados jornalistas policiais do estado e combatia o crime com textos publicados diariamente em seu blog. O radialista foi correspondente do Diário de Natal na região Seridó durante muitos anos.


De acordo com Ronaldo Santiago da Silva, o cunhado da vítima que presenciou o crime, o jornalista foi assassinado por volta das 21h15, com vários tiros em frente à sua casa, na rua Professor Viana, 1269, no bairro Paraíba. "Ele estava sentado na calçada em frente à sua residência quando um homem baixo e forte que estava com uma jaqueta verde, se aproximou em uma moto preta e efetuou cerca de cinco tiros que atingiram o tórax". Disse.


Após ser baleado, Gomes ainda foi socorrido ao Hospital Regional do Seridó, mas não resistiu aos ferimentos. F. atualmente dirigia o departamento de radiojornalismo da Caicó AM. Em sua carreira, ainda atuou nas emissoras A Voz do Seridó e Rural AM. Ele era casado com Eliane Gomes, e tinha três filhos. Toda a família estava em casa na hora do assassinato
Fnte:
http://polapinto.blogspot.com/

DEBATE NA REDE TV HOJE 22 HORAS - MINHAS PERGUNTAS PARA O SERRA

Hoje tem debate na Rede TV . Como cidadão e eleitor eu gostaria muito que Dilma fizesse ao Serra minhas perguntas.

MINHAS PERGUNTAS PARA O SERRA

1) É verdade que sua esposa cometeu um aborto como foi denunciado por alguns jornalistas com base em depoimento de aluna dela? Porque o senhor defende o aborto se permitiu que um filho seu fosse morto no útero da sua esposa?

2) O Flavio Bierrenbach chamou publicamente você de ladrão como o Maluf e o senhor exigiu o arquivamento da ação onde o Bierrenbach ia provar através da sua movimentação bancária que o que ele disse é verdade. O que o senhor tem a esconder do Bierrenbach e do povo brasileiro?

3) Após a denuncia de que Paulo Preto roubou 4 milhões de sua campanha o senhor disse que não o conhecia, depois disse que o conhecia e que ele é honesto. O que o senhor vai dizer a Polícia quando for chamado para depor sobre este assunto?

4) O senhor falou na sua propaganda eleitoral que quer "fortalecer" a Petrobras. Mas todo mundo sabe que o senhor pertence a escola econômica que defende que as empresas públicas só podem ser fortalecidas mediante PRIVATIZAÇÃO. E PRIVATIZAÇÃO foi o que o senhor mais fez quando estava no governo FHC. O senhor vai privatizar a Petrobras para fortalecer a companhia?

5) O senhor defende aquela teoria econômica norte-americana que resultou na crise mundial, segundo a qual o Estado deve ser mínimo, as empresas devem ser privadas e operar sem qualquer regulamentação. O senhor vai permitir às companhias de Petróleo privadas norte-americanas e inglesas se apropriar da riqueza do nosso Pré-Sal?

6) No governo FHC o senhor ajudou a produzir PRIVATIZAÇÕES duvidosas, muito desemprego e redução da participação dos salários no PIB. É isto que o senhor quer fazer novamente retornando ao governo?

7) O senhor diz que é ficha limpa mas responde a 17 processos criminais (é favor mostrar o Atestado da Justiça onde constam as distribuições criminais) e eu não respondo nenhum processo criminal. Minha ficha é realmente limpa e a do senhor é QUASE SUJA. O senhor não tem vergonha de mentir para o povo brasileiro quando diz que sua ficha é limpa e não QUASE SUJA?

8) No seu governo o senhor construiu o Rodoanel com dinheiro público (em parte com dinheiro federal) e depois permitiu que empresas privadas explorassem pedágios nas mesmas obrigando os cidadãos que já haviam pagado pela construção da rodovia passassem a pagar para utilizá-la. O senhor acredita que a função do Estado é fazer gastos para permitir que empresas privadas tenham lucros?

9) O senhor fugiu do Brasil para o Chile após o golpe de 1964, fugiu do Chile para os EUA após o golpe de 1971. O senhor vai fugir do Brasil novamente caso aconteça algo que coloque novamente em risco sua vida e bem estar?

10) Durante a campanha o senhor disse que foi Ministro, mas nem sempre enfatizou que foi Ministro de FHC. O senhor quase não mostrou FHC na sua propaganda eleitoral, razão pela qual o próprio FHC lamentou nos jornais. O senhor ajudou FHC a privatizar empresas públicas quando estava no governo, mas não defendeu em sua propaganda eleitoral as privatizações de FHC. Porque o senhor escondeu FHC durante esta campanha eleitoral? Porque não defendeu as privatizações de FHC?


Resposta ao debate:
Qual Brasil foi melhor: O de FHC ou de LULA !
Resumo:
Perguntar não ofende, mas se ofender é melhor.

domingo, 17 de outubro de 2010

Sobre a hipocrisia eleitoral: Mônica Serra e a ‘assassina de criancinhas’

Por Conceição Oliveira do Blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

Leitores e leitoras do blog me cobraram posição sobre a notícia de que Mônica Serra havia feito um aborto durante a Ditadura Militar no Chile. Apesar de ter lido tudo sobre o que saiu, recusava-me a discutir uma questão que continuo achando que é de âmbito privado, de interesse apenas do casal que toma uma decisão difícil como esta e que o Estado laico tem de encarar o aborto como uma questão de saúde pública, já que o aborto sem acompanhamento médico provoca a morte de milhares de mulheres pobres no país. Assim, minha recusa em comentar este caso vem da repulsa de como a fé foi manipulada na discussão do aborto em prol da hipocrisia eleitoral.

De todos os boatos infundados desta campanha o mais danoso deles foi sem dúvida a manipulação da fé cristã em relação ao aborto.

Já falamos aqui que o PNDH3 não é uma invenção petista pois, além de incorporar em sua redação todos os planos anteriores do governo FHC (PNDH1 e PNDH2), teve a colaboração de toda sociedade civil em sua redação, foi resultado de um amplo debate, fruto de inúmeras conferências regionais, estaduais e nacional.

Questões básicas dos direitos civis como a garantia de união civil aos homossexuais, direito de herança, adoção etc., e a saúde da mulher, seus direitos reprodutivos e a descriminalização do aborto foram manipuladas eleitoralmente por José Serra, sua esposa, seus partidários e sua campanha. Independente de quem ocupar a presidência da República em 01/01/2011 a sociedade brasileira viveu nessas últimas semanas um retrocesso sem precedentes neste debate.

Blogueiros e blogueiras como eu que não cederam em relação à defesa dos princípios dos direitos civis sofremos ataques imensos. Tenho cerca de 70 comentários bloqueados no Maria Frô, fora os que apaguei e centenas de e-mails (alguns encaminhei para o Ministério Público) que nos acusam de tudo, nos demonizam pela nossa defesa do Estado Laico e republicano.

Nós mulheres e homens, cidadãs e cidadãos comprometidos com a democracia e os direitos civis, com os Direitos Humanos temos muito a lamentar por ter um candidato que para se manter na disputa eleitoral foi capaz de abandonar a tradição democrática de seu próprio partido na defesa dos Direitos Humanos, expressa nos PNDH1 e PNDH2, de ignorar medidas que ele próprio tomou em relação ao aborto (visto como caso de saúde pública) e manipular bandeiras tão caras como: a saúde da mulher, a luta contra homofobia, tratando-as como coisas sujas, demoníacas.

Nos e-mails, contas do twitter, nas mensagens que fazem referência ao aborto enviados por essa campanha imunda nos assustamos diante do conteúdo e da percepção do quão baixa, agressiva e rasteira pode se levada a discussão sobre esses temas tão importantes. Fotos de bebês mortos sangrando estão expostas em alguns perfis de contas fakes no twitter, comunidades grotescas de estilo semelhante no orkut e textos horríveis mal escritos em letras garrafais xingam a candidata Dilma Rousseff de abortista, ‘assassina de criancinhas’, expressão que, segundo o Estadão, foi usada por Mônica Serra, esposa do candidato José Serra, num evento para evangélicos no Rio de Janeiro.

Para este blog, o fato de Mônica Serra ter feito um aborto seguro e não ter posto em risco a sua vida deveria ser um direito de todas as mulheres pobres que, como Mônica Serra, um dia tiveram de tomar esta decisão doloridíssima. Sobre isso Denise Arcoverde tratou hoje em seu blog: No exílio, Mônica e José Serra decidiram fazer um aborto seguro. Só eles podem?

Só espero que a sociedade civil organizada, defensora dos Direitos Humanos, dos direitos civis continue tendo energia para se sobrepor aos discursos oportunistas dentro e fora da campanha eleitoral, como os que vimos na mídia tradicional que criminalizou o PNDH3 na defesa de seus interesses comerciais. Neste sentido chama a atenção o fato de a Folha de São Paulo hoje, na coluna da jornalista Mônica Bergamo, ter trazido o aborto de Mônica Serra para as páginas de seu jornal impresso e, ao mesmo tempo, não ter dado nenhum destaque para a coluna na página das notícias sobre as eleições da Folha.com ou Portal da Uol.

Abaixo, reproduzo a coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo de hoje:










Monica Serra contou ter feito aborto, diz ex-aluna

Abaixo, reproduzo a coluna de Mônica

Reportagem tentou ouvir mulher de candidato tucano por dois dias, sem sucesso

MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA

O discurso do candidato à Presidência José Serra (PSDB) de que é contra o aborto por “valores cristãos”, que impedem a interrupção da gravidez em quaisquer circunstâncias, é questionado por ex-alunas de sua mulher, Monica Serra.
Num evento no Rio, há um mês, a psicóloga teria dito a um evangélico, segundo a Agência Estado, que a candidata Dilma Rousseff (PT), que já defendeu a descriminalização do aborto, é a favor de “matar criancinhas”.
Segundo relato feito à Folha por ex-alunas de Monica no curso de dança da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a então professora lhes contou em uma aula, em 1992, que fez um aborto quando estava no exílio com o marido.
Depois do golpe militar no Brasil, Serra se mudou para o Chile, onde conheceu a mulher. Em 1973, com o golpe que levou Augusto Pinochet ao poder, o casal se mudou para os Estados Unidos.

OUTRO LADO
A Folha tentou falar com Monica Serra durante dois dias para com
entar o relato das ex-alunas, sem sucesso.
Um dia depois do debate da TV Bandeirantes, no domingo, 10, a bailarina Sheila Canevacci Ribeiro, 37, postou uma mensagem em seu Facebook para “deixar a minha indignação pelo posicionamento escorregadio de José Serra” em relação ao tema.
Ela escreveu que Serra não respeitava “tantas mulheres, começando pela sua própria mulher. Sim, Monica Serra já fez um aborto”. A mensagem foi replicada em outras páginas do site e em blogs.
“Com todo respeito que devo a essa minha professora, gostaria de revelar publicamente que muitas de nossas aulas foram regadas a discussões sobre o seu aborto traumático”, escreveu Sheila no Facebook. “Devemos prender Monica Serra caso seu marido fosse [sic] eleito presidente?”
À Folha a bailarina diz que “confirma cem por cento” tudo o que escreveu. Sheila afirma que não é filiada a partido político. Diz ter votado em Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) no primeiro turno. No segundo, estará no Líbano, onde participará de performance de arte.
Se estivesse no Brasil, optaria por Dilma Rousseff (PT). Sheila é filha da socióloga Majô Ribeiro, que foi aluna de mestrado na USP de Eva Blay, suplente de Fernando Henrique Cardoso no Senado em 1993. Majô foi pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero da USP, fundado pela primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008).
Militante feminista, Majô foi candidata derrotada a vereadora e a vice-prefeita em Osasco pelo PSDB.
A socióloga disse à Folha estar “preocupada” com a filha, mas afirma que a criou para “ser uma mulher livre” e que ela “agiu como cidadã”.
Sheila é casada com o antropólogo italiano Massimo Canevacci, que foi professor de antropologia cultural na Universidade La Sapienza, em Roma, e hoje dirige pesquisas no Brasil.
A Folha localizou uma colega de classe de Sheila pelo Facebook. Professora de dança em Brasília, ela concordou em falar sob a condição de anonimato.
Contou que, nas aulas, as alunas se sentavam em círculos, criando uma situação de intimidade. Enquanto fazia gestos de dança, Monica explicava como marcas e traumas da vida alteram movimentos do corpo e se refletem na vida cotidiana.
Segundo a ex-estudante, as pessoas compartilhavam suas histórias, algo comum em uma aula de psicologia.
Nesse contexto, afirmou, Monica compartilhou sua história com o grupo de alunas. Disse ter feito o aborto por causa da ditadura.
Ainda de acordo com a ex-aluna, Monica disse que o futuro dela e do marido, José Serra, era muito incerto.
Quando engravidou, teria relatado Monica à então aluna, o casal se viu numa situação muito vulnerável.
“Ela não confessou. Ela contou”, diz Sheila Canevacci. “Não sou uma pessoa denunciando coisas. Mas [ela é] uma pessoa pública, que fala em público que é contra o aborto, é errado. Ela tem uma responsabilidade