EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 28 de novembro de 2009

Lula: PED fortalece o PT e prepara partido para a disputa de 2010

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesse domingo das eleições internas do PT, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Os três chegaram à sede do PT Nacional, em Brasília, por volta de 10h. Após votar, Lula deu entrevista à imprensa e ressaltou a importância do PED para o fortalecimento do PT e da pré-candidatura de Dilma em 2010.

Fonte Portal do PT

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Começa hoje Festa de Santa Barbara na Comunidade de Cabeça do Boi em Campo Grande/RN


Sethas e Programa de Desenvolvimento Solidário Selebram Convênios hoje em Natal

A SETHAS através do Programa de Desenvolvimento Solidário por meio do Projeto de Redução da Pobreza Rural, PCPR II - Fase 2, que no municipio de Campo Grande vai financiar parte de quase 30Km de Adultora e que a água vai ser bombeada da barragém de umari, passando pela comunidade do salgado, riacho da lagoa, cabeça do boi, condado, monte alegre, P.A vitória, caiana, bom jesus e finalizando em lagoinha, vai contar tambem com recursos da SEMARH e FUNASA, e que em Campo Grande a entidade contratada para a elaboração do projeto é o Núcleo Sertão Verde, este grande projeto conta com o apoio e acompanhamento do Conselho municipal do FUMAC, da Prefeitura das associações beneficiadas e vários outros. Segundo contato que eu fiz com Valfredo Queirós do PDS, o projeto da adultora do sertão está em analise na comissão técnica em Natal e que provávelmente até o dia 5 de dezembro estará aprovado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Favorito de Dilma, Dutra vence no 1º turno e é novo presidente do PT

UOL Notícias

Em São Paulo
Presidente
da Petrobras durante a gestão de Dilma Rousseff na pasta das Minas e Energia, o ex-senador José Eduardo Dutra (SE) confirmou o favoritismo e já está matematicamente eleito no primeiro turno da disputa interna. Ele será o principal dirigente do PT durante as eleições de 2010. O atual presidente do PT, Ricardo Berzoini, dará uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (25) para comentar o resultado da eleição.

Dutra superou o deputado José Eduardo Cardozo (SP) e sucederá Ricardo Berzoini no comando da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, já falando como eleito, o ex-senador afirmou que vai trabalhar em conjunto com a atual diretoria a partir de agora. "Embora eu ainda não tenha tomado posse, o processo [de construção de alianças] já começou. Não quero começar frio."

Com 85,3% dos votos apurados até às 10h, Dutra contava com 58,5% dos votos, enquanto Cardozo, da corrente Mensagem ao Partido, tinha 18%. Dois candidatos centristas apareceram em seguida: Geraldo Magela (11,9%) e Iriny Lopes (9,8%). A esquerda petista com Markus Sokol e Serge Goulart somou cerca de 1%.

A principal diferença entre os dois se deu em São Paulo, onde Dutra obteve 73,6% dos votos contra 12,2% de Cardozo. No Rio Grande do Sul, Estado onde o deputado paulista esperava vencer por ampla margem graças ao apoio do ministro da Justiça, Tarso Genro, Cardozo ficou com 46,5% e Dutra com 33,1%.


Parabéns presidente Dutra pela bela vitória!



Profissionais alertam para a importância do diagnóstico precoce do câncer juvenil

O câncer infanto-juvenil é a quarta doença que mais mata crianças e adolescentes no país. Como forma de alertar os profissionais, a Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) iniciou ontem, no auditório da Universidade Potiguar (UnP), a programação em torno do 23 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil.Foi realizada ontem uma palestra sobre tratamento e diagnóstico precoce para os alunos de enfermagem da instituição. A médica oncologista pediátrica Edwis Serafim destacou que em países de primeiro mundo, a sobrevida dos pacientes infanto-juvenis de câncer é de 80%, enquanto que em países em desenvolvimento como o Brasil, esse número é de 50%. "Isso se explica devido à falta de esclarecimento e de diagnóstico precoce", destaca.Os pais devem ficar alertas, segundo a médica, quando as crianças apresentarem anemia, associada à dor óssea com ou sem inchaço e emagrecimento, além de sangramentos sem machucado e glândulas de longa duração. "A criança deve ser levada ao pediatra, para que ele a avalie e chegue a um diagnóstico o mais rápido possível", continuou.De acordo com Edwis Serafim, a principal incidência de câncer infanto-juvenil em Mossoró é a leucemia, seguida de linfoma serviçal ou de abdômen (glândulas). "Os pacientes geralmente têm idade entre três e cinco anos e também na adolescência", disse a médica.A psicóloga Manoela Mariana, que trabalha com o acompanhamento às crianças portadoras de câncer e com os pais dessas crianças destacou os aspectos emocionais e psicológicos nesses casos. "A reação das crianças está sempre relacionada a dos pais, já que elas não têm a noção da gravidade da doença, por isso a necessidade de trabalhar toda a família", destacou.Segundo ela, inicialmente os pais ficam angustiados e passam isso para as crianças, seguido de medo e ansiedade. "Não se deve esconder o problema das crianças, mas falar na linguagem delas, informar de um jeito que elas possam entender sem se chocar", afirmou.Nesse caso, a psicóloga afirma que se deve oferecer um espaço para que a criança expresse seu sentimento de angústia e elaborar a vivência a partir de então. Ela afirma ainda que não são todas as crianças que precisam de acompanhamento e que a necessidade é detectada por pais e profissionais.Há casos de remissão (cura), que a criança ainda continua precisando do acompanhamento. "Os problemas estão mais ligados indiretamente à doença, como por exemplo, os pais passam a superproteger a criança e minar a ponto que ela fica sem limites. Poucas crianças têm problemas como o incômodo com a perda de cabelos e outras coisas relacionadas à doença", afirmou Manoela Mariana.Na segunda-feira, 23, a programação será concluída com a celebração da Primeira Eucaristia de 20 crianças atendidas na Casa de Apoio. A celebração será ministrada na Igreja São Paulo, Rua João Pedro da Costa, localizada no bairro Nova Betânia, às 19h30.
CASA DE APOIO — Atende 170 crianças, sendo 150 delas pacientes e 20 filhos de pacientes atendidos pela AAPCMR. As crianças participam de atividades educativas, lúdicas, culturais, lazer, terapia ocupacional, atendimento psicológico, hidroginástica, entre outros.

Letras UERN Pau dos Ferros anuncia AULÕES, gratuitos, pelo Cursinho Pré-Vestibular do CAMEAM/UERN - Dia 28.11, sábado, Aulão sobre Obras Literárias‏

Prezado/a colega,

Peço AMPLA DIVULGAÇÃO para o reinício das ativividades do CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DO CAMEAM/UERN que, nesse semestre, acontecerá em formato de aulões.

Inscrições, vagas, certificação e maiores informações, favor ligar para o (84) 3351.2560 ou 2275, ramal do Depto de Letras ou escrever para o e-mail mfreirerodrigues@yahoo.com.br do Coordenador do Cursinho.

O prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues, do Departamento de Letras do CAMEAM, Coordenador do Cursinho Pré-Vestibular, informa que as atividades do Cursinho foram retomadas e nesse sábado próximo, dia 21.11.09, acontecerá o 1º Aulão 2009.2, conforme descrito abaixo.

TEMÁTICA DO 1º AULÃO: LITERATURA BRASILEIRA

ESTUDO DAS OBRAS DAS “MORTE E VIDA SEVERINA”, de João Cabral de Melo Neto e “VIDAS SECAS ”, de Graciliano Ramos.

DATA: 28/11/2009 - Sábado

LOCAL: AUDITÓRIO DO CAMEAM

HORA: 8h

As atividades do Cursinho terão continuidade com novos aulões, GRATUITOS, sendo que uma Programação sintética será divulgada no próximo sábado, por ocasião do Aulão.

Atenciosamente,

Prof. Gilton Sampaio de Souza

Diretor do CAMEAM/UERN


***************************************
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
http://www.uern.br

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Quando você acaba de beber refrigerante

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT

Mestrado da Nutrição da UFMT

Laboratorio de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836

Consultoria em Performa

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**
Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.

Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.

O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína.)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.

As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.

Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.

Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!

Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

Secretário Municipal de Agricultura Visita comunidades rurais de Campo Grande/RN

Nesta terça-feira, 24 de novembro de 2009 durante a manhã e a tarde o Secretário Municipal de Agricultura de Campo Grande/RN,Hildebrando,Juntamente com a tecnica da EMATER do municipio Ligiane Carvalho da Rocha, a mesma que é sedida pela Prefeitura através de convênio com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN.
Foi visitadas as seguntes comunidades logradouro, pimenta, cabeça do boi, bom jesus e alto alegre, visitas essas que tinha como objetivo a elaboração da Carta de Declaração de Aptidão ao Pronaf para que os agricultores possa ter acesso ao credito do Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
Comunidade de logradouro

Vice-Prefeito de Campo Grande/RN é derrotado na Camara de Vereadores

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DIRETO AO FATO

Amigos internautas, venho a este espaço pra fazer um resumo e comentar sobre a repercursão que foi gerada e que muito ainda irá ser alvo de rodas de conversas na terrinha de Sant'Ana.

------------------------------Estive presente hoje pela manhã na Câmara Municipal, onde na oportunidade um grande público se fez presente aquela casa, em número bem superior aos registrados normalmente, nas reunião do legislativo. Estavam todos ali movidos pela desejo de acompanhar o defecho do tão comentado Projeto de Lei do Executivo que visava a criação do gabinete do vice-prefeito.

---------------------------------Dentre os presentes na sede do Poder Legislativo, estava o vice-prefeito Caramuru Paiva, que acompanhou serenamente toda seção e ao final cumprimentou cada um dos 9 vereadores presentes.

----------------------------------------O momento de definição aconteceu por volta das 11:00h, quando no Plenário daquela casa, o Vereador Arnaldo Bezerra Presidente do Legislativo, levou a votação o Parecer favorável do vereador Vagner Sousa, que já havia sido rejeitado na comissão.

---------------------------------Como já era esperado a bancada da oposição votou por unanimidade contra o Projeto de Lei, em seguida foi a vez dos vereadores da situação registrarem seus votos. O primeiro foi o Vereador João Piscó, que mesmo se perdendo em suas palavras, finalisou votando afavor do Projeto de Lei, logo depois foi a vez da Vereadora Dilcinéia votar contra, e ser seguida pela vereadora Branquinha, que também reprovou a indicação do executivo, o Vereador Vagner Souza se posicionou favorável, e por último o Presidente, Vereador Arnaldo Bezerra, fez uma explanação sobre o assunto e mostrou mediante provas que os argumentos utilizados pelos senhores Vereadore(a)s, não vem de encontro com a realidade e com a forma com a qual o Projeto foi colocado em votação. Desta forma com uma maioria de 6 votos a três, foi reprovado o Projeto de Lei que criaria o Gabinete e atribuia funções ao vice-prefeito.

-----------------------------------É lamentável que nos dias atuais, pessoas pelas quais nós cidadãos escolhemos para nos representar, utilizem de argumentos e pretenções politicas para conduzir nossa cidade rumo ao retrocesso. Como cidadão tenho absoluta convicção de que o cosolidado hoje pela manhã na Câmara Municipal, só nos mostra o quanto e como devemos tomar cuidado na hora de escolher nossos representantes. Acredito e até compreendo o papel da oposição, que de forma bastante unida cumpriu mais uma vez o seu papel de ser contrária as decisões do Executivo, e desta não poderia nós esperar nada diferente. Porém é lastimável como se posicionaram as senhoras vereadoras da situação (?). Somos todos sabedores da forma ampla e bastante transparente com que a Gestão Cuidando de Você, que tem a sua frente o Prefeito Bbi e o vice caramuru, vem conduzindo a quase um ano os rumos de nossa Campo Grande, e de repente somos surprendidos com atitudes sem nenhum embasamento, e pior ainda com posturas totalmente contrária a uma administração comprometida com a sua população.

---------------------------------Venho utilizar destas para expressar o sentimento de muitos que só querer ver Campo Grande caminhar rumo ao desenvolvimento. "Parabéns Vagner, João Piscó, Arnaldo, pela fidelidade a essa administração comprometida com o seu povo, Parabéns Bibi pela sua tentiva mais que fundamentada, e parabéns Caramuru, pela sua coragem e que sua vontade e disposição só venha a crescer mediante esses fatos).

---------------------------------------------------

Israel Santiago

CG JOVEM

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PARTIDO DOS TRABALHADORES REALIZOU ELEIÇÔES EM TODO O BRASIL







Na manhã desta segunda-feira,23, Eraldo Paiva, candidato à presidência do PT no Estado, agradeceu às pessoas que participaram das eleições, mas lembrou que o processo ainda não terminou. Para ele, o PED foi muito positivo em todo estado.

“A militância do Partido dos Trabalhadores está de parabéns foi uma festa muito democrática”, disse. Eraldo ressaltou que se houver segundo turno, a Chapa Renovar pra Avançar vai fazer uma campanha no mesmo nivel do primeiro turno.No Rio Grande do Norte, as eleições ocorreram durante todo o domingo em mais de cem municípios. Até a noite de ontem, Eraldo estava na frente dos outros dois candidados, Valmir Alves e Olavo Ataíde, com mais de 50% dos votos. No final da tarde desta segunda-feira, 23, é que serão contabilizados os votos totais.

De acordo com o deputado Fernando Mineiro, provavelmente haverá segundo turno, pois ainda faltam alguns municípios enviarem os resultados. Em Natal, Fernando Lucena venceu a eleição com mais de 60% dos votos. “Os dirigentes do PT que serão eleitos terão grandes responsabilidades: coordenarão, em sua respectivas instâncias, as eleições de 2010″, ressaltou o deputado.O PED – Processo de Eleições Diretas é um dos mecanismos de democracia interna do PT. Petistas votam hoje em mais de 4.000 municípios em todo o Brasil. Aqui, houve eleições em 108 cidades.