EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 14 de agosto de 2010

III FEIRA E CONGRESSO SINDICAL DA AGRICULTURA FAMILIAR POTIGUAR

Após a sua fundação, em Natal/RN, durante a realização da I Feira e Congresso da Agricultura Familiar Potiguar (26 a 28 de maio de 2004). Através o lema “as mãos que alimentam a nação”, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN), posicionou o sentindo e a importância da agricultura familiar no RN. Como também, na II Feira e Congresso da Agricultura Familiar.

E nesta ano de 2010 a FETRAF RN promove nos dias 20, 21 e 22 Sua III feira e Congresso, com o tema “O NOVO SINDICALISMO PROMOVENDO A AGRICULTURA FAMILIAR SUSTENTÁVEL”, como também, eventos voltado à inclusão social dos agricultores, além de estimular a discussão sobre o assunto no RN.

O evento acontecerá em São Paulo do Potengi e será realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio N – FETRAF – RN.

A feira contará com produtos livres de agrotóxicos e a previsão de público é de 10 mil pessoas por dia, entre produtores e consumidores.

O Congresso, por sua vez, ocorrerá nos dias 20, 21 e 22, na Escola São Francisco, onde a FETRAF – RN apresentará projetos bem-sucedidos de produção, organização e geração de renda realizados nos 50 municípios em que atua.

Fonte: Fetraf/RN

LINK: http://www.fetrafrn.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PREFEITO DE CAMPO GRANDE PARTICIPOU DA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA BR 110

Em 10/08/10

Acaba de ser assinada a Ordem de Serviço para a Construção da BR 110, Mossoró/Campo Grande. A solenidade aconteceu a poucos instantes na sede do Poder Legislativo Municipal, na oportunidade estiveram presentes, o Prefeito Municipal de Campo Grande, Bibi de Nenca, a Prefeita de Upanema Maristela, o Superintendente do DNIT, Engenheiro Fernando, representantes da empresa Delta, ganhadora do processo licitatório, o Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande Arnaldo Bezerra, o vice prefeito Caramuru Paiva, assim como os vereadores de Campo Grande, Janduís e Upanema, diversas lideranças políticas das cidades já relacionadas, e a população em geral.


Sucedendo os demais, Bibi foi bastante preciso em suas palavras, destacando todo esforço feito por sua gestão, e evidenciando também a contribuição que muitos deram para que este momento pudesse se tornar uma realidade. Ao final fez referência ao Presidente Lula, por ter assinado e aprovado o projeto para construção da BR 110.

A obra tem previsão de início para 30 dias e terá um prazo de 720 para sua total conclusão. Segundo informações repassadas pelo DNIT.

Com informações da Comunicação da PMCG, Israel Santyago para o Encontro com a Notícia.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Serra? Isola, pé de pato...

AUSENTES
Políticos do PSDB e do DEM evitam ligar suas imagens à de Serra

Não é apenas a governadorável Rosalba Ciarlini quem foge do presidenciável José Serra como o diabo foge da cruz.

da revista ISTOÉ

TRAIÇÃO TUCANA
Por medo da popularidade de Lula, candidatos do PSDB e do DEM excluem Serra de suas campanhas e decidem unir-se a nomes apoiados pelo presidente



A ascensão de Dilma Rousseff nas pesquisas de intenção de voto não é a única fonte de dor de cabeça para o candidato do PSDB à Presidência, José Serra. Passado mais de um mês do início da campanha oficial, Serra encontra dificuldades para mobilizar os próprios tucanos nas regiões Norte, Nordeste e até Sudeste do País. Em alguns Estados, a traição é explícita, a ponto de os candidatos do partido nem sequer utilizarem a imagem de Serra nos materiais de campanha. Para piorar, a arrecadação, até agora, ficou aquém das expectativas, o que mostra que o empresariado também anda ressabiado com o desempenho do candidato do PSDB. O montante – R$ 3,6 milhões – equivale a um terço do total arrecadado por Dilma.

Um dos casos mais emblemáticos de deserção ocorre no Amazonas. Em dificuldade para se reeleger, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, um dos mais ferrenhos opositores do governo no Congresso, se aliou, informalmente, ao candidato a governador Alfredo Nascimento (PR). Ex-ministro dos Transportes do governo Lula, Nascimento apoia Dilma ao Planalto. De acordo com aliados de Virgílio no Estado, o senador tucano, candidato à reeleição, só conseguiu alcançar a segunda colocação nas pesquisas depois da conveniente aliança com Nascimento. “É difícil ir contra Lula e Dilma aqui”, admite um dos integrantes do diretório do PSDB no Amazonas. No Estado, a aprovação do governo Lula é a maior do País: chega a 91%.

Outra região em que o presidente é muito bem avaliado, o Nordeste foi o principal destino de José Serra nas últimas semanas, mas a estratégia não tem surtido efeito. Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, a diferença pró-Dilma cresceu de 18 para 24 pontos percentuais no eleitorado nordestino. A estratosférica popularidade de Lula na região faz com que aliados do tucano o escondam de santinhos e cartazes de campanha. Candidato ao governo do Ceará, Marcos Cals (PSDB-CE), até a última semana, não tinha colocado a imagem de Serra no seu material de divulgação. Ele preferiu aparecer ao lado do candidato à reeleição ao Senado Tasso Jereissati, seu padrinho político. Em Pernambuco, 15 dos 17 prefeitos do partido apoiam a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB), candidato de Lula e Dilma no Estado. Apenas Elias Gomes, de Jaboatão dos Guararapes, e Padre Marcos, do município de Ibimirim, ainda não declararam publicamente apoio à reeleição do socialista. Enquanto isso, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), candidato de Serra no Estado, vê sua candidatura minguar. Um dos expoentes do apoio tucano a Campos é o ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto. “Não dá para colocar na conta do PSDB as dificuldades que a campanha da oposição enfrenta em Pernambuco e em todo o Nordeste”, admite o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. O tucano disse ainda que o seu partido é “democrático, não tem dono nem coronel” e, por isso, não fará nada aos prefeitos considerados infiéis.

No Rio Grande do Norte, a traição da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que lidera a disputa ao governo do Estado, também não será castigada. Rosalba, aliada de José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, foi aconselhada por marqueteiros a omitir Serra da campanha. Não por acaso. Segundo as últimas pesquisas presidenciais no Estado, Dilma tem 52% das intenções de voto dos potiguares. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 31%. Diante desse quadro desfavorável, Serra promete intensificar a ida ao Rio Grande do Norte. “O nosso Estado promete ser o trampolim da nossa campanha na região Nordeste”, diz o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN).

O staff de Serra está mais preocupado, porém, com o crescimento do fenômeno Dilmasia – movimento que apoia Dilma para presidente e o tucano Antonio Anastasia para governador – em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País. No Estado, Dilma contabiliza 44% das intenções de voto, contra 32% de Serra. A ascensão da petista em Minas é responsável pelo crescimento das intenções de voto da candidata na região Sudeste. Para os próximos dias, está previsto um evento do movimento Dilmasia reunindo até 500 prefeitos mineiros. Um dos líderes é o prefeito de Salinas, José Prates, do PTB, partido que está coligado ao PSDB no plano nacional. Também faz parte do grupo o prefeito de Itamonte, conhecido como Marquinhos, do PSDB. “Já contamos com 350 prefeitos confirmados, mas calculo que pelo menos 500 apoiam essa dobradinha. Nós defendemos a continuidade dos programas federais e estaduais nas nossas cidades”, afirma José Prates. Nova versão do Lulécio – o voto em Lula para presidente e em Aécio para governador, que marcou as eleições de 2006 no Estado –, o apoio a Anastasia e Dilma tem ganhado força, nos últimos dias, nas regiões pobres do norte mineiro e vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que reúnem um total de 157 municípios e cerca de três milhões de habitantes. Para azar de Serra.
Blog de ThaisaGalvão

domingo, 8 de agosto de 2010

Geraldão percorre municípios da região oeste.

O candidato a Deputado Federal, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Geraldão esteve visitando vários municípios da região oeste em uma carreata de sua candidatura.

A carreata saiu do município de Assu e percorreu as cidades de Campo Grande, Janduis, Messias Targino e Patu, onde foi encerrada, com comício.

Em Patu a carreata percorreu várias ruas e chamou a atenção do eleitorado do município. Em Patu Geraldão foi recebido por diversas pessoas da família Moura que apóiam sua candidatura.
Após o comício, Geraldão e convidados participam de uma confraternização na residência do seu sogro que é de Patu da família Moura.

O Curso de Mestrado em Letras da UERN lançou Edital


O Curso de Mestrado em Letras da UERN lançou Edital com oferta de uma Disciplina de Férias e receberá INSCRIÇÃO/MATRÍCULA para ALUNO ESPECIAL ou OUVINTE, a partir de segunda-feira próxima, 09, e se estenderá até 13 de agosto de 2010 (sexta-feira), conforme Cronograma abaixo e anexo.


Os formulários de requerimento para solicitação de matrícula ou inscrição (aluno regular, especial e ouvinte) encontram-se disponíveis na página do PPGL: www.uern.br/mestrado/letras ou pelo e-mail letras.pferros@mestrado.uern.br (todas as informações devem ser solicitadas por esse e-mail).


A disciplina a ser ofertada nas férias é Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: pesquisas sobre o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura”, sob a responsabilidade dos professores doutores Gilton Sampaio de Souza e Maria Lúcia Pessoa Sampaio. Em caráter intensivo, essa disciplina ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de agosto próximo, nos turnos matutinos e vespertinos.


Considerando a especificidade dessa disciplina, com foco em PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO, ela se torna também em grande momento para se compreender as pesquisas que o PPGL vem realizando na área, apresentando-se, ainda, como uma possibilidade de maior conhecimento das pesquisas do Mestrado em Letras da UERN, especialmente para os que desejam submeter-se ao Processo Seletivo para ingresso no PPGL, cujo Edital está previsto para ser lançado em setembro próximo e a Seleção para ingresso em março de 2011 deverá ocorrer em dezembro de 2010.


De acordo com as normas do Regimento do PPGL/UERN, a inscrição do candidato a ALUNO ESPECIAL é de R$ 80,00, conforme consta no Edital. Abaixo e anexo, constam todas as informações necessárias aos possíveis alunos.


Por último, peço AMPLA DIVULGAÇÃO dessa informação, já que muitos professores da Educação Básica, diretamente interessados nessa disciplina, têm na imprensa a quase única forma de acesso a informações como essas. Agradeço, de antemão, a todos os JORNAIS, PORTAIS e BLOGS que divulgarem essa informação.


Atenciosamente,

Prof. Gilton Sampaio de Souza

Diretor do CAMEAM


.-.-.-.-.-.-.-.


“A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras do CAMEAM/UERN, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a disciplina a ser ofertada e as regras para matrículas de ALUNO REGULAR, ESPECIAL e inscrições de ALUNO OUVINTE, para disciplina de férias, do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de Mestrado, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”

– CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, conforme dispõe o presente EDITAL.


Art. 1 – A disciplina ofertada em período de férias do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) está exposta no quadro ao final desse Edital.


Art. 2 – Estarão abertas matrículas para ALUNO(A) REGULAR, no período de 03 a 06 de agosto de 2010, podendo matricular-se, de acordo com o Regimento do Curso (Capítulo IV, Art. 17, § 1 e 2) mediante Requerimento, com anuência do professor orientador e homologação do colegiado do PPGL.


Art. 3 – Estarão abertas matrículas para ALUNO(A) ESPECIAL, no período de 09 a 13 de agosto de 2010, podendo matricular-se, de acordo com o Regimento do Curso (Capítulo IV, Art. 16, § 4), egressos de cursos de graduação, mediante Requerimento com anuência do professor responsável pela disciplina e homologação do colegiado do PPGL.


Art. 4 - Para efetuar a matrícula como ALUNO(A) ESPECIAL o requerente deverá apresentar os seguintes documentos:

a) comprovante de pagamento da taxa de inscrição R$ 80,00 (oitenta reais), depositados nominalmente, ou por transferência, na Conta Corrente UERN/MESTRADO EM LETRAS, nº 59.147-5, Agência: 0036-1, do Banco do Brasil;

b) formulário de Requerimento de matrícula para Aluno Especial (disponível na página do Programa na internet) preenchido e acompanhado de 01 (uma) fotografia 3x4 recente;

c) cópia autenticada do diploma de graduação;

d) cópia do histórico escolar da graduação;

e) cópias da Carteira de Identidade e do CPF;

f) cópias de documentos que provem estar em dia com obrigações militares e eleitorais, no caso de candidatos brasileiros;

g) curriculum vitae (plataforma lattes), sem documentos comprobatórios.


Art. 5 - Os graduados (titulação mínima) que desejam cursar disciplinas somente como ALUNO(A) OUVINTE devem procurar diretamente a Secretaria do PPGL/UERN, nos turnos matutinos e vespertinos, no período de 09 a 12 de agosto de 2010, para solicitarem suas inscrições, as quais também serão submetidas à apreciação do professor da disciplina, que poderá aceitar ou não a inscrição de ALUNO OUVINTE.


Art. 6 – Os formulários de requerimento para solicitação de matrícula ou inscrição (aluno regular, especial e ouvinte) encontram-se disponíveis na página do PPGL: www.uern.br/mestrado/letras ou pelo e-mail letras.pferros@mestrado.uern.br.


Art. 7 – A efetivação da matrícula de ALUNO(A) ESPECIAL e OUVINTE ocorrerá à medida que as vagas disponíveis forem preenchidas.


Art. 8 – Quadro da disciplina com os respectivos horário de funcionamento do PPGL.

DISCIPLINA

DISCIPLINA: Tópicos em Estudos do Texto e do Discurso: pesquisa sobre o ensino de língua portuguesa e literatura (Optativa)


PROFESSOR(ES)

Gilton Sampaio de Souza

Maria Lúcia Pessoa Sampaio


CH 30h/a


CRÉDITOS: 2


DATA

18/08/10

19/08/10

20/08/10


VAGAS: 40


DIA

Quinta-feira

Sexta-feira

Quarta-feira


HORÁRIO

9h às 12h30min

14h30min às 18h


***************************************
UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
http://www.uern.br

Fidel volta a alertar para o perigo de guerra nuclear

O líder da revolução cubana, Fidel Castro, alertou neste sábado (7) os deputados cubanos sobre o perigo de uma guerra nuclear, que considera evitável se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, for persuadido a modificar sua política em relação ao Irã.
De pé na tribuna da Assembleia Nacional (Parlamento), no tradicional uniforme verde-oliva, Castro leu uma breve mensagem sobre o conflito nuclear que, em sua opinião, explodiria se os Estados Unidos e Israel atacassem o Irã.

Obama

Ele está convencido de que Obama pode evitar a catástrofe. "Um homem terá que tomar sozinho a decisão: o presidente dos Estados Unidos. Com certeza, por suas múltiplas ocupações, não se deu conta, no entanto (do risco de uma guerra nuclear). Mas seus assessores começam a compreendê-lo".

"No mesmo instante em que (Obama) desse a ordem”, ponderou, “estaria ordenando a morte instantânea não apenas de centenas de milhões de pessoas, entre elas um incalculável número de sua própria pátria, assim como os tripulantes de todos os navios da frota dos EUA nos mares em torno ao Irã. Simultaneamente, a conflagração explodiria em todo o Oriente e em toda a Eurásia".

Esforço dissuasivo

"Quis o acaso”, complementou o ex-presidente de Cuba, “que neste instante preciso, o presidente dos Estados Unidos seja um descendente de africano e de branco, de maometano e cristão. Não dará (a ordem) se tomar consciência disso. É o que estamos fazendo aqui" (...) "Estamos dando uma contribuição a esse esforço dissuasivo".

Em suas últimas reflexões, Fidel tem reiterado a convicção de que a conjuntura de crescente agressividade do imperialismo contra o Irã pode precipitar uma guerra nuclear. Confira outros pensamentos que ele externou na mensagem ao Parlamento cubano:
"A vantagem de Obama é que não é Nixon, Nixon era um cínico".

"Não demorei muito em me dar conta de que havia uma esperança e muito profunda, certamente. Se a oportunidade se perdesse, o desastre adquiriria a pior das consequências. A espécie humana não teria então salvação possível.

"O que importa é o que vão fazer agora, se é que estão realmente decididos a lutar para impedir a guerra. E me parece muito bem isso" (em relação à China, Rússia e União Europeia).

"A ordem atual estabelecida no planeta (depois de um eventual conflito nuclear) não poderá perdurar e inevitavelmente será derrubada, de imediato. As chamadas divisas conversíveis perderão seu valor como instrumento do sistema que impôs um aporte de riquezas, de suor e sacrifícios sem limites aos povos".

"Nunca na história houve situação como esta".

Fonte: Vermelho


“Ser pai não é duplicar a função de mãe mas sim dar uma nova dimensão à vida da criança”

O Papel do Pai

Estudos científicos mostram que o papel do pai começa desde cedo. A sua participação e o seu envolvimento devem ter início no momento mais precoce possível. Sabe-se, inclusive, que ao participarem no parto, os pais se sentem extremamente úteis. Mas nem sempre tal se verificou.

O modelo de pai que antes se refletia no controlo e na autoridade no lar, reservava para a mãe as tarefas domésticas, incumbindo-a de tratar única e exclusivamente da educação dos filhos. Este modelo de família tradicional estava assim organizado segundo uma hierarquia em que a figura paternal se baseava essencialmente no poder econômico, isentando-se por completo de possíveis manifestações afetivas para com os seus filhos.


Devido às mudanças sociais que se fizeram sentir a partir da década de 60 (como a emancipação da mulher), estabeleceram-se novas relações entre homens e mulheres, levando ao aparecimento de novos padrões familiares. O homem tem assim assistido à ruptura progressiva da hierarquia doméstica, assim como ao questionamento constante da sua autoridade.



Apesar do papel materno prevalecer sobre o papel do pai, sabe-se que a importância da figura paternal é altamente notória no desenvolvimento cognitivo, emocional e social de uma criança. Por outro lado, a relação estabelecida com os filhos ajuda ao desenvolvimento pessoal do homem enquanto pai.


Vários são os especialistas que defendem que a quebra do vínculo afetivo com o pai pode gerar sentimentos de abandono e de rejeição por parte da criança que se poderão repercutir nas relações por ela desenvolvidas no futuro, comprometendo a formação de novos vínculos. Guy Coreant, psicólogo, postula que “o pai é o primeiro outro que a criança encontra fora do ventre da mãe”, sendo esta presença que lhe vai servir como suporte e apoio, possibilitando o seu desprendimento da mãe e a passagem do mundo da família para o mundo da sociedade. Raissa Cavalcante defende que a figura paterna é a que permite à criança entrar num horizonte de novas possibilidades.


Disto tudo, e não questionando de forma alguma o papel da figura materna no desenvolvimento psico-social de uma criança, podemos concluir que não é por isso que a figura paterna se torna dispensável. Assim, e porque “ser pai não é duplicar a função de mãe mas sim dar uma nova dimensão à vida da criança”, a construção de relações afetivas duradouras (e saudáveis), seja com o pai seja com a mãe, só traz vantagens para o desenvolvimento de uma criança: ao terem um papel mais ativo no acompanhamento dos seus filhos, vão contribuir para a formação de expectativas relativamente a relações futuras que as crianças possam vir a desenvolver.
Pensemos nisto.