EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 16 de abril de 2011

A jovem Severine Macedo, agricultora familiar, é a nova secretária nacional de Juventude

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte/ FETRAF-RN, parabeniza a companheira SEVERINE MACEDO pela conquista da Secretaria Nacional de Juventude, para nós da juventude rural nos sentimos muito honrados e representados pela a companheira SEVERINE MACEDO. Temos como resultado positivo em conhecer sua origem principalmente a juventude que representa a agricultura familiar temos consciência que a companheira SEVERINE irá lutar por políticas publicas descentralizadas e para que chegue até as bases dos municípios. A ida da companheira SEVERINE para Secretaria Nacional de Juventude e a certeza de que a juventude brasileira está no caminho certo, com uma visão de construção e desenvolvimento.

Materiais de comunicação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

 Publicado em por mundosofismo

Esta é mais uma campanha que precisamos apoiar, trata-se da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que foi lançada no Dia Mundial da Saúde, dia 07 de abril de 2011,  e pretende alertar que o veneno usado nos cultivos agrícolas brasileiros prejudica muito a saúde das pessoas e do meio ambiente.
 

De acordo com a organização da campanha, com os atuais níveis de utilização de agrotóxicos, cada brasileiro consome em média 5,2 kg de veneno por ano e o Brasil foi considerado em 2009, segundo o sindicato dos próprios produtores de defensivos agrícolas, o maior consumidor destas substâncias pelo segundo ano consecutivo.
 

A campanha é organizada por mais de 20 entidades e movimentos sociais, que pretendem realizar atividades em todo o país para conscientizar sobre a necessidade de outro modelo de produção agrícola, sem utilização de veneno e baseado no respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, para aí, sim, produzir alimentos verdadeiramente saudáveis.
 

A campanha escolheu o Dia Mundial da Saúde, para lançar oficialmente as atividades.  Mas, mesmo antes da data, seminários, palestras e outros eventos tiveram como tema o prejuízo dos agrotóxicos à saúde.
 

Em Brasília, uma passeata contra o uso de agrotóxicos e em defesa do código florestal reuniu mais de duas mil pessoas. A atividade fez parte da Jornada contra o Uso de Agrotóxicos, em Defesa do Código Florestal e pela Reforma Agrária, realizada nos dias 6 e 7 de abril.
 

O professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, Fernando Carneiro, presente nas atividades da jornada, conta que os eventos foram lotados.
 

Para ele, lançar a campanha no Dia Mundial da Saúde é muito simbólico. “Quando se fala de saúde da nossa população sempre se associa à fila de hospitais, mas hoje [7 de abril] foi uma manhã histórica porque estávamos discutindo verdadeiramente o conceito ampliado de saúde, discutindo o modelo agrícola brasileiro, o que este modelo tem gerado em termos de impacto às populações e as dificuldades do próprio sistema de saúde em notificar os problemas decorrentes do uso de agrotóxicos”.
Registro de aniversário

Quero parabenizar minha amiga do orkut  Fabia livia pelo seu anirvesároi nesta  data especial,queremos te deseijar um feliz dia, que esse dia seja reflexo de alegria e felicidade e que Deus te abençoi e realize todos os seus sonhos.


Acontece Hoje no Santuário do Lima em Patú I Encontro dos Vereadores do PT do alto e Médio Oeste Potiguar

O Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT)  de Campo Grande e Coordenador Geral do Polo do PT do Médio Oeste,  Giuzélio lobato, estará participando desse importante evento para fortalecimento e organazação dos mandatos petistas na região e o mesmo vai estar ajudando na parte de acessoria e relatoria do evento.


Se espera contar nesse I encontro de Vereadores Petista aproximadamente, 23 vereadores de 13 municipios da região, o local escolhido para o evento é o santuário do Lima em Patú/RN, um  imporante ponto turistico religioso do estado.

sexta-feira, 15 de abril de 2011


Programa Integração AABB Comunidade realiza Aula Inaugural

Aconteceu hoje pela manhã nas dependências do clube Palhoção situado à rua: Veterano Francisco Vicente, centro desta cidade, a Aula Inaugural do Programa Integração AABB Comunidade aqui de campo Grande-RN.

O evento contou com a presença do prefeito Bibi de Nenca, do gerente do Banco do Brasil agência local o senhor Marcelo Galdino, do secretário de Educação Raniere Moreno da Silva, secretária de ação Social Irene Galdino e demais secretários, coordenadores, entre eles Alzay Fernandes Pimenta que coordena este programa aqui em nossa cidade, autoridades religiosas e de um grande número de alunos e pais que fazem parte deste importante programa que é desenvolvido em nosso município numa parceria vitoriosa entre a FENABB e a Prefeitura Municipal.

Em sua fala o prefeito Bibi de Nenca destacou a grande importância deste programa social para a comunidade campo-grandense, disse que a educação é a grande ferramenta para o desenvolvimento intelectual, social e econômico de uma sociedade.

O gerente do Banco do Brasil, o senhor Marcelo Galdino parabenizou o nosso município pela manutenção desta importante parceria com a FENABB, pois são muitos os municípios brasileiros que buscam serem contemplados com programas dessa natureza e felizmente Campo Grande esta no rol daqueles que estão já há alguns anos desenvolvendo ações sociais para suas crianças através do Programa Integração AABB Comunidade.

Após a fala das autoridades presentes, foi feita a entrega dos Kits pelo prefeito Bibi e pelo gerente Marcelo. E logo em seguida foi servido um lanche para todos os presentes aquela ocasião. Lembrando que esse evento foi abrilhantado por apresentações feitas pela Banda de Música Monsenhor Militão B. de Mendonça na regência do maestro Raniere Soares.

As aulas do Programa Integração AABB Comunidade aqui de Campo Grande terão início na próxima semana nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil. Os kits que foram entregues para os alunos são compostos pelo fardamento escolar (camiseta, calção e tênis), material escolar e material de higiene pessoal.

Informações da ASCOM Prefeitura de Campo Grande 

quinta-feira, 14 de abril de 2011



PNAE será executado em
Campo Grande
com produtos da agricultura familiar

 Grupo de agricultores (as) e o secretário Hildebrando 
na Coletoria Estadual em Mossoró
 O Secretário Municipal de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA informa que esteve em Mossoró nesta quinta-feira com o grupo de agricultores que irão fornecer produtos para o PNAE – Programa Nacional da Merenda Escolar

Na Coletoria Estadual, foram feito a inscrição estadual dos agricultores(as) para confecção dos talões de Notas Fiscal do produtor. Dos 12 agricultores cadastrados junto à secretaria de agricultura 07 destes já solicitarão o seu talão que logo que receba poderão participar da Chamada Pública que a prefeitura de Campo Grande publicará após o dia 20 deste.


Após alguns meses de organização deste processo o prefeito BIBI autorizou a publicação da chamada pública que o passo legal para efetivação das compras da merenda de no mínimo 30% do valor total através da agricultura familiar.

Para isso foi solicitado do secretário HILDEBRANDO ROCHA que fizesse junto ao fórum das associações a sondagem das comunidades onde que existisse agricultores (as) e pescadores (as) interessados (as) em fornecer seus produtos, chegando-se a um grupo de 12 nesta primeira fase



SEGURO SAFRA
libera recursos a partir desta sexta-feira

O Secretário Municipal de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA informa que recebeu na manhã desta quinta-feira 14/abril 100 cartões do total 339 agricultores familiares de Campo Grande que ainda não tinham Cartão para saque do beneficio do Seguro Safra em 2009/2010

Os beneficiados com esta ação do Governo Federal no município de Campo Grande contaram com a decisão firme e esforço do prefeito BIBI de Nenca, que não mediu esforços para que o programa fosse viabilizado. Para isso sabemos que o pagamento da 2ª parcela começa nesta sexta-feira dia 15/abril, sendo que no período de 04 meses entrará na economia local cerca de 203.000,00(duzentos e três mil reais) e para safra 2010/2011 o número de beneficiário é de 549 agricultores (as) familiares.

Secretário HILDEBRANDO ROCHA, 
coordena esta ação da prefeitura de Campo Grande

Cada beneficiário vai receber R$ 600,00, em quatro parcelas de R$150,00, cada. O calendário de pagamento é o mesmo da bolsa família do governo federal. O beneficiário que já tiver o cartão do programa o pagamento será efetuado no estabelecimento na Casa Lotérica.

O programa Seguro Safra é uma iniciativa que conta com os recursos do Governo Federal, Governo do Estado/Emater(6%), Prefeitura Municipal/Secretaria de Agricultura(3%), os Agricultores (1%), e executado com as parcerias locais do SINTRAF, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Forum dos Movimentos Sociais.


Sindicatos e Fóruns ligados a FETRAF-RN vão se reunir nesta sexta-feira em 
Triunfo Potiguar


Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Upanema, Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Messias Targino, dos Sintrafs de Campo Grande e Severiano Melo e dos Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Paraú, Patu e Itaú ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, vão se reunir nesta sexta-feira (15), no município de Triunfo Potiguar.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto a reunião será na sede da Câmara de vereadores de Triunfo, a partir das 8:30h .

O principal ponto de discussão da reunião será a 6ª Jornada de Luta da Agricultura Potiguar Familiar Nacional, Regional e Estadual, que está sendo organizada pela FETRAF/RN.

Para o dia 19 deste mês, a pauta será entregue nos órgãos federais, como Caixa Econômica e Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA. No mesmo dia também será feita a entrega da pauta em várias secretarias do governo do estado.

No dia 3 de maio, uma representação de FETRA/RN com 50 pessoas entre agricultores familiares e dirigentes da federação vão participarem em Fortaleza (CE), da 6ª Jornada de Luta da Agricultura Familiar do Nordeste com a participação de representantes de 9 estados.

No estado do Rio Grande do Norte, a 6ª Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar será dia 18 de maio, onde estão sendo mobilizados pela FETRAF/RN, 2 mil agricultores de todas as regiões do estado para participar deste evento.
João Cabral coordenador da FETRAFRN

Também na reunião será discutido e avaliado pelos dirigentes o funcionamento do PNAE na base da federação na região.

Ainda deverão participar da reunião representantes dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Agua dos Borges e Frutuoso Gomes.

1º Encontro de Vereadores e Vereadoras do PT será realizado neste sábado.

Os mandatos dos vereadores, Raimundo Canuto de Brito (Janduís), Lucélia Ribeiro Dantas (Patu) e de Pôla Pinto (Messias Targino) do Partido dos Trabalhadores (PT) vão realizar neste sábado (9), no Santuário do Lima, em Patu/RN, o 1º Encontro de Vereadores e Vereadoras do Partido dos Trabalhadores das Regiões Alto e Médio Oeste do Estado.


Segundo o vereador Pôla Pinto, o encontro terá como principal objetivo promover o intercâmbio entre os mandatos dos vereadores através de relatos de experiências vivenciadas pelos edis em seus respectivos municípios. Deverão participar do evento 23 vereadores de 13 municípios das duas regiões.

FETRAF discute criação de Programa Nacional de Agroecologia

Composta por diversas organizações e movimentos sociais, a Articulação Nacional de Agroecologia, a qual a FETRAF-BRASIL integra, teve audiência com Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, bem como com a secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) e Departamento de Extrativismo (DEX) para discutir a criação de um programa de agroecologia que articule as ações do MMA com outros ministérios. A Articulação Nacional levantou a importante interação entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação e Cultura (MEC). Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, um bom exemplo que integração entre os ministérios poderia gerar consiste na inserção dos conceitos agroecológicos nas escolas.

“A agroecologia poderia integrar a grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, assim como compor a base dos projetos políticos pedagógicos das escolas técnicas. É importante que o MMA esteja a frente desse processo de construção do programa para que possamos integrá-lo no Plano Plurianual 2012-2014”, informou o secretário.

Na ocasião discutiu-se também a necessidade da regulação do marco legal que estabelece a relação do governo com a sociedade civil, para que as organizações possam desenvolver projetos e potencializar o desenvolvimento sustentável.

A ministra reafirmou o compromisso do MMA com a agricultura familiar e, também no que se refere às questões de reformulação do Código Florestal. “Não podemos abrir mão de especificar as realidades e afirmar a agricultura familiar como um modelo capaz de produzir com preservação ambiental e até de desenvolver ações que fortaleçam a agrobiodiversidade por meio de práticas agroecologicas”, Izabella considerou as “organizações peças fundamentais para isso”.

GT do Programa

O Grupo de Trabalho criado para elaborar o programa voltará a se reunir no início do mês de maio, onde apresentará ações imediatas e plano completo a ser contemplado no PPA 2012-2014.

Reajuste do Bolsa familia começa a ser pago nesta 5ª feira
O pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família – com os reajustes anunciados em 1º de março – começa nesta quinta-feira. Com elevação média de 19,4%, os valores pagos pelo programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vão variar de R$ 32 a R$ 242, de acordo com a renda mensal da família por pessoa e número de crianças e adolescentes de até 17 anos. Toda família com renda mensal, por integrante, de até R$ 140 tem direito ao Bolsa Família.

Quem tem o cartião termina em um já poderá sacar o benefício, cujo desembolso se encerrará no dia 29, quando serão contempladas aquelas pessoas cujo cartão possui o final zero. O cartão, magnético e personalizado, é emitido em nome do responsável familiar. É utilizado para o saque integral dos benefícios em toda a rede da Caixa Econômica Federal.

“Todas as famílias do programa terão os benefícios reajustados, independentemente da composição familiar”, garante o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Tiago Falcão. Ele destaca o efeito multiplicador do Bolsa Família, já que os recursos são aplicados diretamente no consumo, e não no mercado financeiro.

Benefício médio
Com o aumento, o benefício básico, pago a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 70, passa a ser de R$ 70. O benefício variável, pago a famílias com crianças de zero a 15 anos (limitado a três por família), foi corrigido de R$ 22 para R$ 32. Já o benefício variável, vinculado ao adolescente (BVJ), pago a famílias com jovens com idades entre 16 e 17 (limitado a dois por família), aumenta de R$ 33 para R$ 38.

“Discutimos os valores no sentido de tornar o programa mais efetivo no combate à extrema pobreza e verificamos que as famílias mais vulneráveis são as que têm o maior número de filhos. Por isso, o benefício variável foi o que teve maior impacto: 45% de aumento”, explica Tiago Falcão. “Nossa expectativa é que o benefício médio – que hoje é de cerca de R$ 96 -, suba, na folha de abril, para R$ 115, ou seja, 19,4% de reajuste”.

Garibaldi defende substituição de fator previdenciário

Garibaldi defende substituição de fator previdenciário

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, defende a substituição do fator previdenciário por outro mecanismo na concessão das aposentadorias. No entanto, o ministro disse que ainda não há uma definição no governo sobre essa troca.

O fator previdenciário é um cálculo usado para desestimular o trabalhador a solicitar a aposentadoria de maneira precoce. Com isso, ele contribui por mais tempo, o que influencia a redução do déficit da Previdência Social. A fórmula leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida da população. Quanto mais novo o trabalhador requisitar a aposentadoria somada a uma expectativa de vida alta da população, o valor do benefício será menor.

“O governo ainda não tem uma conclusão, um projeto que leve a essa alternativa tendo em vista que o fator previdenciário representa um ganho de R$ 10 bilhões. Eu acredito que exista alternativa que poupe mais o previdenciário desse sacrifício, que represente o fator, que além do mais, não é muito transparente”, disse após participar do programa de rádio Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) em parceria com a EBC Serviços.

Durante o programa, Garibaldi afirmou que o fator previdenciário é a “geni” do sistema previdenciário, visto como “maldito” pela a maioria dos aposentados. “Todo mundo atira nesse fator. Só espero não ser atingido. Ele não pode ser substituído simplesmente, precisamos achar uma alternativa melhor ”, disse.
Da Agência Brasil

quarta-feira, 13 de abril de 2011


Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação CNTE que piso salarial ainda maior






A Coordenação Geral do pólo 
PT Médio Oeste passa a ser dirigida 
por GIUZELIO LOBATO
 Maestro Bembem Dantas (Cruzeta) e Giuzelio Lobato(presidente do 
polo PT Médio Oeste)

O companheiro Giuzélio Lobato, presidente do Partido dos Trabalhadores de Campo Grande, recebeu neste último sábado dia 09 de abril, o voto dos dirigentes petistas do médio oeste, para ser o Coordenador Geral do Pólo do PT do Médio Oeste.

Ao seu lado, compondo a coordenação, estará à vereadora Lucélia de Patu, Tanildo de Caraúbas, professora Luzia Pinto de Apodi e Emanuel Almeida de Janduís.
Rosalba no PSD

Rosalba Ciarlini
Rosalba Ciarlin  
Saiu em Cláudio Humberto

SSSSaiu em Cláudio Humbertoaiu Cláudio Humberto
Sonho partidário - A governadora potiguar Rosalba Ciarlini sonha trocar o DEM pelo PSD. Seu vice Robinson Faria já correu para o abraço em Gilberto Kassab.

Shaolin Permanece em coma quase três Meses após acidente

Quase três meses após o início do coma de Shaolin, sua mulher, Maria Laudicéia Veloso, ainda se assusta ao receber um telefonema:

- Quando aparece um número não identificado me assusta um pouco. Pode ser uma notícia ruim - explica ela, que logo controla a emoção e acrescenta não ter dúvidas sobre a recuperação do humorista - Tenho muita
confiança nos médicos e, principalmente, em Deus. Os médicos estão acostumados a casos como esse. Tenho certeza de que em breve poderei dar uma notícia boa para todos.

Desde o dia 19 de janeiro, quando Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, foi internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, a mulher do ator só deixa a cabeceira de sua cama para comer e dormir.

- Minha rotina é vir aqui todos os dias, rezar e esperar - diz Laudicéia, que também trouxe os filhos da Paraíba para acompanharem a evolução do quadro do pai na capital paulista.

Shaolin permanece em um coma inalterado e imprevisível. O quadro se mantém desde o início de fevereiro, quando o paciente foi submetido a uma cirurgia para a reconstituição do braço esquerdo. De lá para cá, Shaolin foi submetido a exames diários de rotina que demonstraram a estabilidade de seu grave estado de saúde. Ele continua respirando com a ajuda de aparelhos, mas em alguns momentos dá pequenas demonstrações de sensibilidade.

- Quando os filhos dele se aproximam, por exemplo, os batimentos cardíacos se alteram - conta Laudicéia.
Revista Colecione

ESPOSA PASSA VENENO NA VAGINA PARA MATAR MARIDO




Uma mulher teria passado veneno na vagina para matar o marido durante o sexo oral, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. A ocorrência foi registrada no 4º Distrito Policial da cidade, na semana passada.


O marido, em depoimento, contou que após uma briga a mulher passou uma substância tóxica (veneno) na vagina e o convidou para fazer sexo oral nela, para uma suposta reconciliação. O rapaz cheirou a região pélvica da jovem e desconfiou da sua intenção.


O delegado Walter Colacino Júnior, diante da versão inusitada, determinou a “averiguação de tentativa de homicídio”. Informações do site Regiao Noroeste.

Fonte: Jornal A Tromba

PT discute construção e organização partidária, uma determinação aprovada em seu IV congresso, veja debate

 No momento está ocorrendo a discussão interna sobre os diversos temas apresentados, quais sejam, O financiamento da atividade partidária,O caráter coletivo das campanhas do PT, aumentar o número de filiados e melhorar a vida orgânica do partido, ampliar a democracia interna e diversos outros temas, que apesar de ser interno quem quiser pode acompanhar por blog onde todos podem saber como estão se desenvolvendo os debates dentro do partido. Isso sim é democracia e transparência.

Resolução sobre Construção Partidária aprovada no IV Congresso


RESOLUÇÃO SOBRE CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

O 4º. Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores determina ao Diretório Nacional que promova no primeiro semestre de 2011, um amplo debate acerca de nossa trajetória organizativa e dos desafios presentes e futuros, abordando os seguintes problemas político-organizativos:
a) O financiamento da atividade partidária;
b) O caráter coletivo das campanhas eleitorais do Partido;s
c) A necessidade de aumentar o número de filiados e melhorar a vida orgânica do Partido;
d) A ampliação da democracia interna, inclusive garantindo formação política e comunicação interna regular para o conjunto dos filiados;
e) As experiências positivas e negativas verificadas no PED em 2001, 2005, 2007 e 2009;
f) O fortalecimento da capacidade dirigente das instâncias partidárias;
g) A combinação entre a agenda institucional do Partido e a necessidade de expandir as lutas e organizações sociais no país;
h) Capacitar o Partido para o debate ideológico e programático em curso na sociedade brasileira.
Com base na discussão sobre estes pontos, o Diretório Nacional deve aprovar diretrizes político-organizativas. A partir destas diretrizes, visando aprimorar nosso funcionamento e democracia interna, será realizada uma reforma do estatuto partidário. O PT completa 30 anos de fundação. Desde o fim do regime militar cumprimos um papel fundamental na construção do processo democrático do país, protagonizando a defesa de eleições diretas em todos os níveis.
Conquistamos mandatos parlamentares, governos municipais e estaduais, culminando com a eleição do Presidente Lula, por dois mandatos consecutivos. O Brasil mudou e o mundo passa por importantes transformações econômicas e sociais, que colocam em discussão mudanças significativas na cultura política.
Rediscutir e atualizar nossa compreensão sobre a construção partidária, nossa organização interna e o estatuto do Partido dos Trabalhadores é uma exigência para tornar as estruturas dirigentes à altura desses novos desafios e das profundas transformações tecnológicas que estão em curso.
No decorrer desses anos criamos novas formas de participação de nossos filiados nas decisões do partido, com avanços importantes em nossa organização partidária. Porém, é preciso abrir um novo debate que possa resgatar a experiência acumulada ao longo de todos esses anos, aprofundando as discussões sobre os mais diversos temas programáticos, como também devemos incorporar praticas políticas já consolidadas e, ainda, corrigir omissões e contradições de nosso Estatuto.
De acordo com o artigo 246 de nosso Estatuto, que estabelece as exigências para sua modificação, o 4º. Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores decide aprovar a formação de uma Comissão Nacional de Construção, Organização e Reforma do Estatuto – coordenada por Ricardo Berzoini e composta por 15 membros obedecendo a proporcionalidade do PED de 2010.
A CNAE deverá elaborar o projeto de reforma do Estatuto, a ser publicado e divulgado às instancias em todos os níveis para apresentação de emendas, cujas normas para recebimento e consolidação das sugestões serão definidas pelo Diretório Nacional nos prazos que fixar, em calendário que culminará na convocação dos mesmos delegados(as) do 4º. Congresso, para aprovação, no primeiro semestre de 2011, do novo Estatuto do PT. O próximo PED deve ser realizado, no máximo em 2013, sob novas regras.
Brasília/DF, 19 de fevereiro de 2010.
4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhado
http://reformaestatutariapt.org.br/

terça-feira, 12 de abril de 2011

PROFESSORA SIMONE CABRAL LANÇA LIVRO NO SEMINÁRIO REGIONAL DO PT

Luzia, Professora SIMONE e Ecineide presidente do PT de Apodi
Foi no encontro do PT, hoje na cidade de Apodi  que a professora  Simone Cabral divulgou o Livro ESTENSÃO UNIVERSITÁRIA, JUVENTUDE E FORMAÇÃO. Em resumo escrito na página autografada  em um dos livros  adqueridos durante o encontro, Simone diz: " Queremos um novo modo de pensar e viver a universidade". O livro contou também com a participação na organização de  Vinicius Claudino de Sá.





PT REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO EM 2011 
de sua Comissão Diretora Municipal.
 Giuzelio Lobato, Francisco Antonio, Caramuru Paiva e Hildebrando Rocha
(PT pra valer)

Após o processo de eleição da Comissão Diretora Municipal no ultimo dia 21 de março em que foi eleito GIUZELIO LOBATO DE MELO, presidente; NEIDE CARNEIRO, secretária; DEROCY FREITAS, tesoureiro; além HILDEBRANDO ROCHA e LILIA HOLANDA como membros, o Partido dos Trabalhadores em campo Grande realizou na tarde deste domingo, reunião ampliada da Comissão Diretora Municipal.


Participaram deste momento os companheiros: Caramuru Paiva (vice-prefeito de Campo Grande); Hildebrando Rocha (secretário de agricultura), Zuleide Araújo, Luiza Vieira, Neide Carneiro, Francisco Antonio, Luzilene Vieira, Anaci batista, Junior Liberato, Derocy Freitas, Francisco Lindomar Galvão e Giuzelio Lobato de Melo.


Os pontos que compuseram a pauta foram: Conjuntura Política Local e Nacional; Eleições 2012; Organização Partidária e Calendário de Eventos do partido para este.


A reunião foi considerada por todos bastante produtiva e dos pontos discutidos foram tirado os seguintes encaminhamentos:

- Criação de uma Comissão do partido para discutir com os aliados atuais e futuros sobre os caminhos com vistas às eleições 2012, sendo esta comissão integrada por: Giuzelio Lobato – Hildebrando Rocha – Caramuru Paiva – Lilia Holanda e Micilene Vieira.

- Realização de um Encontro Municipal do Partido no próximo dia 01 de maio as 15:00h, para discutir os rumos que o partido deverá adotar visando as eleições 2012.

- Comemoração dos 31 anos de luta do partido, através de um Ato Solene aberto a população para acontecer também dia 01 de maio as 19:00h.

- Calendário de reunião da Comissão Diretora Municipal que acontecerá mensalmente e reunião de filiados (as) a cada dois meses.

- Realização no mês de Maio de Seminário Municipal para discutir com os demais partidos, entidades e a população a Reforma Política, que se encontra em curso no Congresso Nacional.

- Realização de uma Campanha de Filiação Partidária.


Este momento do PT de Campo Grande marca uma nova fase no partido que se organiza de forma unitária e com toda força, como uma agremiação política importante e decisiva nas eleições municipais de 2012.


Neste processo político é intenção do partido de participar das eleições de 2012 na chapa majoritária e se organiza para eleger uma bancada representativa de vereadores (as), tendo já como pré-candidatos (as) os companheiros (as): HILDEBRANDO ROCHA – LILIA HOLANDA – JUNIOR LIBERATO – JOSÉ ESTÁCIO – FÁBIO FERNANDES – GELCIVAN GOIS entre outros."


GIUZELIO LOBATO DE MELO (Presidente do PT de Campo Grande)




CARTEIRA DE MOTORISTA
Atenção para as novas regras e vencimento da carteira de habilitação

Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que
só pode ser renovada a carteira de motorista em prazo de no máximo 30 dias após o vencimento dela.

Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente
e o condutor será obrigado a prestar todos os exames
novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.

Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.

Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e
leva + ou - de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.

As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2011. Serão incluídos novos conteúdos,
além de uma nova carga horária.

A carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas.

Outra coisa é preciso providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor e a troca deste por extintor  cheio.

Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei: o extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.





domingo, 10 de abril de 2011



Em tempos de DENGUE 
saiba como matar mosquitos ecologicamente correto
SERVE PARA QUALQUER PERNILONGO MESMO O DA DENGUE, MOSQUITOS e INSETOS VOADORES


Para ajudar com a luta contínua contra os mosquitos da dengue e a  dengue hemorrágica, uma idéia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.

O que nós precisamos é basicamente:
 200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado) e uma garrafa plástica de 2 litros 

Como fazer
1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:  
2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
3. Acrescentar a Levedura. Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreu dentro da garrafa.

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em:  Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc. 

Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa! 

Encontro nordeste de juventudes da RECID

 
Frncisco Jampierre
 Campo Grande estará sendo representado pelo Jovem Jampirerre Costa, Capoeirista e mobilizador social da juventude e que faz parte do Núcleo da RECID no municipio e região.

Encontro nordeste de juventudes da RECID

I ENCONTRO NORDESTE DE JUVENTUDES REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ

Tema: Juventude RECID Nordeste na Construção do Poder Popular.
Lema: Juventude que ousa sonhar! Constrói o poder popular!
Objetivos:
Objetivo Geral: Perceber e analisar a realidade da juventude nordestina na perspectiva de formação e fortalecimento dos espaços nos quais a juventude está inserida em vista da construção do poder popular.

Especifico: Avançar com educação popular como uma ferramenta na construção do poder popular da juventude nordestina. Dar visibilidade e potencializar as experiências das juventudes no processo de construção da RECID no nordeste.
Debater a construção do poder popular para além da rede na perspectiva de bandeiras comuns.
Trabalhar cultura e comunicação como instrumentos da educação popular como ferramentas de organização da juventude.

Público: Jovens, envolvidos nos processos da Rede de Educação Cidadã no Nordeste.

Data: 14 a 17 de Abril.
Local: Hotel Vale do Conde: Conde- PB.
I Encontro Macro Nordeste de Juventude – Rede de Educação Cidadã

Programação:
14 de Abril 2011 – Quinta-feira
14:00h – chegada dos participantes e inicio do credenciamento;
19:00 – Jantar
20:00 – Abertura, apresentação da programação e acordo de convivência
22:00 Sarau
23:00 Aconchego
15 de Abril de 2011 – Sexta-feira
06:30 – Despertar cantante
07:00 – Café da manhã
08:15 – Mistica
08:45 – Trabalho em grupo: Conhecimento e troca de experiências
10:00 – merenda
10:15 – continuação dos grupos
12:30 – Almoço
14:00 – Retorno
14:15 – Plenária – Socialização da troca de experiências
14:45 – Análise de conjuntura – (Analisar a construção do Poder Popular, percebendo a participação da juventude).
15:45 – Merenda
16:00 – retornar ao debate
18:00 – Banho
19:00 – Jantar
20:00 – Show de talentos (Faça seu Show)
23:00 – Aconchego
16 de Abril de 2011 – Sábado
06:30 – Acordar dançante
07:00 – Café da manhã
08:00 – Mística e animação
08:30 – Grupos de trabalho temático,
Cultura e Poder Popular: (mulher rendeira).
Comunicação e Poder Popular: (sala de reboco).
Intervenção Política: (mandacaru).
Educação: (flor de mamolengo).
Relação de Trabalho e Emprego: (riacho do navio).
10:15 – merenda
10:30 – retorno para as oficinas
12:30 – Almoço
14:00 – momento de animação
14:15 – Grupos de trabalho por estado:
15:15 – merenda
15:30 – Plenária – Socialização dos Estados;
Cada estado apresentará as discussões realizadas em seus grupos;
18:00 – Banho;
19:00 – Jantar

Noite Cultural: (relembrando o carnaval) – traga sua fantasia, vista seu personagem e venha diverti-se no carnaval de todos os ritmos no Bloco da Recid. 23:30 desligar o trio elétrico e … dormir;
17 de abril de 2011 – Domingo
08:00 – Café da manhã,
09:00 Retomar o processo:

Construir diálogos inter-estaduais valorizando os espaços que já existem na RECID; Interagir com processo macro (conferências de juventude e campanha contra violência); Dialogar para além da rede.

11:00 – Avaliação:
11:40 – despedidas, abraços…
12:30 – Almoço

Sejam todos bem vindos ao encontro.