EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sindicalismo, Eleições dos Bancarios

Araújo

A CUT - Central Única dos Trabalhadores - entra na reta final da campanha pela reunião dos Sindicatos dos Bancários do RN. A parceria CUT/Sindicato rendeu grandes avanços à categoria durante as décadas que durou. Toda uma geração de militantes cutistas evitaram a privatização do BB, da Caixa e outros brancos públicos. Desde a eleição de Lula, o movimento sindical brasileiro conseguiu que os bancos voltassem a contratar e dessem aumento com ganho real todos os anos.


Contudo, o Sindicato no RN optou pelo isolamento político e nos últimos contribui para segregar a categoria, enfraquecendo-a. Com a chapa UNIDADE E DEMOCRACIA NA LUTA - apoiada pela CUT - os bancários potiguares esperam sair do isolamento e obter grandes conquistas nos próximos anos. A eleição ocorre no próximo dia 24 em todas as agências do estado. Confira a entrevista concedida a Astrogildo Cruz pelo candidato à presidência do Sindicato pela Chapa 2, o companheiro Araújo:


A nossa entrevista é com Araújo, candidato a Presidente pela Chapa 2 – Unidade e Democracia na Luta – que fala das propostas da chapa 2 para a gestão 2010/2013 do Sindicato dos Bancários, e das diferenças entre as chapas concorrentes...


Chapa 2: Fale da sua experiência como sindicalista e militante da Advocef...

Araújo: Eu fui contratado pela CAIXA em 2003, após aprovação em concurso público para o cargo de advogado. Antes participei ativamente de todas as lutas dos trabalhadores na década de 80 em diante, quando os trabalhadores lutaram e conquistaram um sindicalismo classista, livre e autônomo, desatrelado do Estado, dos partidos políticos e dos patrões, seja privado ou público. Enfim, é a luta por melhores condições de salário, de trabalho e da organização sindical de luta e libertária. Na categoria bancária desde a minha contratação participo da Advocef, que organizou juntamente com os sindicatos, a histórica greve de 50 dias dos advogados e demais profissionais da CAIXA em 2009. Sou também o delegado sindical da minha unidade de trabalho desde 2006 e atual diretor jurídico da APCEF-RN. É uma trajetória de lutas que me credenciou a coordenar a equipe da chapa 2.




Chapa 2: O pessoal da Chapa 1 está dizendo nas agências que você, por ser advogado da Caixa, vai defender os patrões e não os trabalhadores. Isso faz algum sentido?
Araújo: Isso soa como aquelas coisas de campanha de quem não tem nada novo a apresentar a categoria, eu sou trabalhador da CAIXA como qualquer outro, exerço meu cargo de acordo com o que determina meu contrato de trabalho e os normativos da CAIXA, sou obrigado a cumprir 8 horas diárias. Ser sindicalista é uma opção, quando resolvi militar no movimento sindical eu escolhi um lado, é o lado da nossa classe, o da classe trabalhadora. Minha atuação nas associações citadas por si só já demonstram que isso não passa de uma tentativa de esconder o isolamento que nós estamos denunciando em nossa campanha. Somos de luta e somos classita, o nosso diferencial é que temos experiência e maturidade para conduzir os bancários do RN para o melhor caminho no enfretamento aos banqueiros. Nosso inimigo não são os trabalhadores. Estes precisam ser convencidos da justeza da luta para se mobilizarem. Não é com agressões e intolerância que se unifica a categoria pra lutar.



Chapa 2: Existe alguma diferença entre a sua postura como advogado da Caixa e a postura da candidata Marta Turra como Gerente de Recuperação de Crédito, onde se ordena despejo contra os trabalhadores?

Araújo: Primeiro a atividade de advogado é uma atividade técnica, o que fazer e como fazer a direção da CAIXA é quem determina. Qualquer empregado do BANCO tem que cumprir seu contrato de trabalho, por exemplo, nenhum bancário pode emprestar dinheiro do banco sem cobrar juros e, olha que estes são sempre aviltantes. Ser empregado na maioria das vezes não é uma opção, mas uma necessidade. Necessidade de sobrevivência. Já ser gerente de um banco é opção e quando um bancário opta por isso, ele sabe que tem que cumprir a política imposta pelo patrão, mesmo que seja tomar a casa de um trabalhador ou aplicar o RH 08 (normativo da CAIXA revogado em 2003, que permitia um gerente demitir um empregado de forma arbitrária), que vigorava na CAIXA na era FHC. Ter sido gerente na época neoliberal/FHC deve ser uma opção que tira o sono de alguns nos dias de hoje. Na era neoliberal eu estava no sindicato dos petroleiros e sendo punido com 30 dias sem salário, sem férias e décimo ao enfrentar o assédio moral e o terror governo FHC. Está é grande diferença entre mim e a candidata adversária

Chapa 2: Quais os pontos que diferenciam a chapa 2 da outra chapa?
Araújo: São vários: começa pela concepção de sindicalismo, nós somos classistas, defendemos a unidade, a democracia, a luta, a liberdade e a autonomia sindical. Achamos que a CONTEC representa o que de mais atrasado no movimento sindical bancário, e a chapa adversária é aliada da CONTEC. Somos favoráveis a manutenção da convenção coletiva de trabalho nacional, e eles são contra, pois querem negociar separadamente por banco. Ainda, somos a favor da unidade da categoria, quando a outra chapa levou a categoria ao isolamento. Somos a favor de unificar os trabalhadores no ramo e acabar com o divisionismo, por isso apoiamos a CONTRAF-CUT e a FETEC-NE. Também respeitamos os fóruns e as decisões democráticas da categoria, diferentemente da outra chapa que é intolerante com qualquer bancário que ouse discordar da posição da direção do sindicato. Somos firmes na defesa de nossas posições, todavia, sema a agressividade peculiar da chapa adversária. Por fim, representamos o novo com experiência, características importantes para luta dos bancário do RN e para tirar o sindicato da mesmice, atuando diariamente nos problemas locais como, a questão da segurança, do assédio moral, das horas extras, das instalações das agências, etc.
Chapa 2: O discurso dos militantes da chapa 1 sobre o governo Lula é muito semelhante ao discurso dos Democratas (PFL) e PSDB. Qual a posição da chapa 2 sobre o governo Lula?



Araújo: Tem uma máxima que diz: os extremos se encontram. É a extrema direita e a extrema esquerda festiva que neste caso se encontram para tentar derrubar o Governo atual. Nós da chapa 2 entendemos que a ascensão de um trabalhador à Presidência da República trouxe esperança. Entretanto não tínhamos ilusão de que a caminhada seria fácil. Governo é Governo. E, neste caso, o governo é o patrão. A chapa adversária diz que o governo LULA é neoliberal! Mas, qualquer bancário lúcido ao comparar a era neoliberal/FHC, sabe que os trabalhadores sofreram violentos ataques a seus direitos: os salários foram reduzidos porque a inflação não era reposta (a era do abono), houve perdas de direitos (temos agora os pós-98); sucessivos planos de demissões; desestruturação dos planos de cargo, carreira e salários, a PLR era insignificante para a maioria dos bancários. As privatizações acabaram com muitas empresas públicas e a CAIXA, o BANCO DO BARSIL e o BANCO DO NORDESTE eram a bola da vez. Temos quere conhecer essa política foi barrada. É verdade que o governo atual não decretou o socialismo por medida provisória, pois, isso não seria possível. Afinal depende da correlação de forças dos trabalhadores frente a burguesia.
Ainda, pensamos que o movimento sindical não poder se utilizar da passividade e nem o voluntarismo, para enfrentar o governo atual, mas combinar três coisas: preservar a nossa autonomia, sindicato não é Estado; pressionar o governo e unificar os sindicatos. Não basta só lutar, mas saber lutar. Saber combinar autonomia, inteligência e pressão.
Ou seja, somos claros em relação ao governo atual, não negamos os avanços, mas fazemos a luta, pois entendemos este é o único caminho para garantir os nossos direitos e recuperar os direitos perdidos, inclusive as perdas salariais.

Chapa 2: Você convidou publicamente a candidata da chapa 1 para um debate na TV União, mas até agora ela não deu resposta. Na eleição anterior, o então candidato, Liceu, também não aceitou o debate na TV. O que você acha disso?



É lamentável que a candidata da chapa adversária não queira participar do debate que estamos propondo, pois é um anseio da categoria. Isso depõe contra a democracia, porque o debate é uma ótima oportunidade para os bancários poderem comparar as propostas das duas chapas. Nele temos a oportunidade de falar olhando no olho do outro, sobre os temas da campanha, como a questão do isolamento, da unidade da categoria, da democracia, do respeito as posições contrárias e da agressividade da direção atual, da qual ela faz parte, além da ausência do sindicato no interior. Também demonstra que a candidata chapa 2 tem medo de enfrentar o debate cara a cara, onde a verdade sempre aparece. Quem tem medo de enfrentar um debate de campanha está preparada para enfrentar os patrões e dirigir um sindicato do porte dos bancários do Rio Grande do Norte?


Blog do Geraldão


Requiescat in pace, companheiro Ruy.

Ruy Pereira, mais uma vítima da barbárie nas estradas brasileiras, nos deixou abruptamente ontem à noite. Conheci poucos com tamanha alegria e paixão pelo que fazia.

A vida de Ruy foi marcada por um forte compromisso militante com o povo. Incansável, era movido por imensurável energia e empolgação diante das possibilidades de realizações. O vi diversas vezes se emociomar às lágrimas diante de resultados positivos de seu trabalho. Por sua origem e história sabia da importância e do significado das conquistas, mesmo quando pequenas, na vida das pessoas.


“Este ano vamos começar a colher o que estamos plantando”, disse-me diversas vezes nos últimos dias, se referindo aos inúmeros projetos da educação que começam a se tornar realidade, resultado de muito trabalho e persistência de sua parte.


Ontem tinha com ele uma reunião às 15h, mas não pude comparecer. Conversamos ao telefone e combinamos retomar o assunto na quarta-feira de cinzas.


Iria hoje pra Recife mas antecipou sua viagem. Folião apaixonado pelo carnaval, disse-me: “vou cair na folia”.


Caiu da vida, abatido pela tragédia que atinge a todos nós. Fará imensa falta para o PT e para a sociedade potiguar.


Dele pode-se dizer, com sinceridade: FOI UM HOMEM BOM.


À sua famílias, as minhas mais profundas condolências neste difícil e triste momento.

Requiescat in pace, COMPANHEIRO RUY.

Mineiro

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Iberê emite nota de pesar pela morte de Ruy Pereira

Ruy Pereira

Secretário de Educação foi vítima de um acidente de carro, em Igaraçu, no estado de Pernambuco, na noite desta quinta-feira.


Por Thyago Macedo


O vice-governador Iberê Ferreira de Souza emitiu uma nota de pesar pela morte do secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, na noite desta quinta-feira (11).



Ele foi vítima de um acidente de carro, em Igaraçu, no estado de Pernambuco.

Iberê Vice-Governador

Ontem mesmo, Iberê esteve reunido com o secretário, quando almoçaram para discutir assuntos da pasta da Educação. Ruy Pereira era um dos auxiliares do primeiro escalão que seria mantido pelo vice-governador quando ele assumisse a chefia do Executivo.
Confira Nota:



É com profundo pesar que recebo a notícia da morte do companheiro Ruy Pereira, secretário de Educação do Estado. Lutador incansável dos interesses do Rio Grande do Norte, Ruy Pereira nos deixa um exemplo de ética, trabalho e dedicação.



Em nosso último encontro, conversamos sobre a vida pública do Estado. E ele, com a sensibilidade exata dos que têm conhecimento de causa, manifestava confiança no futuro da educação do Rio Grande do Norte. É com essa convicção que iremos dar continuidade a todos os projetos por ele planejados e sonhados.
Neste momento de intensa tristeza, nos unimos a dor de seus familiares e prestamos total solidariedade.

Fonte: www.nominuto.com


"PT perdeu um grande homem", diz Fátima Bezerra sobre morte de Ruy

Deputada falou que o secretário de educação estava feliz com o resultado do seu trabalho nos últimos meses.

Por Thyago Macedo

A deputada federal Fátima Bezerra lamentou a morte do partidário e amigo Ruy Pereira. O secretário estadual de Educação foi vítima de um acidente de carro na noite desta quinta-feira (11), em Pernambuco.

"Perdemos
um grande homem. Estamos todos muito abalados. O PT e eu lamentamos muito", comentou.

Fátima Bezerra afirmou que nesta quarta-feira (10) chegou a ter uma conversa com Ruy Pereira e ele se mostrou bastante feliz com o trabalho que vinha realizando a frente da Secretaria de Educação.

"Ele estava entusiasmado com as conquistas, inclusive, com a participação em nosso mandato na busca por recursos para o Rio Grande do Norte", disse.

A deputada federal informou ainda que conversou com a governadora Wilma de Faria nesta noite. "A governadora também está muito abalada com essa morte prematura. Ruy Pereira era um excelente gestor, um homem muito competente".

Fátima Bezerra está em Natal e retornaria à Brasília nesta sexta-feira. "Já cancelei minha viagem de volta e vou prestar solidariedade a família do meu amigo", frisou

Fonte: http://www.nominuto.com/

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Caern publica o Edital para o concurso público

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) publicou nesta terça-feira o Edital para o concurso público para provimento de diversos cargos de níveis médio, médio técnico e superior. Embora o novo concurso seja para compor cadastro de reserva, a convocação da maioria dos selecionados terá início logo após a aprovação no processo seletivo, tendo em vista a grande demanda da Caern por novos profissionais. As inscrições estarão abertas, no período de 23 de fevereiro a 22 de março de 2010 e serão recebidas exclusivamente via Internet pelo endereço eletrônico: FGV

Serão disponibilizadas vagas para nível médio, (Assistente – função: agente administrativo), médio técnico (Técnico em Contabilidade, Técnico de Engenharia nas especialidades: controle ambiental ou saneamento, edificações, eletrotécnico, mecânico, topógrafo) e nível superior (Administrador, Analista de Materiais, Assistente Social, Economista, Geógrafo, Jornalista, Psicólogo, Químico, Sociólogo, Engenheiro nas especialidades: civil, eletricista, mecânico, produção, químico, segurança do trabalho. Os salários iniciais são de R$ 1.242,88 para nível médio, R$ 1.573,02 para nível médio técnico e R$ 3.652,12 para nível superior, além de outros benefícios e vantagens concedidas pela Companhia, contidas no Acordo Coletivo de Trabalho.


Diga NÃO à exploração sexual de crianças e adolescentes!

Foi lançada, nesta segunda-feira (8), a 5ª edição da Campanha Nacional de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o slogan “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!" A campanha de 2010 relaciona o enfrentamento da violência sexual com imagens típicas do Carnaval.

A coordenadora Elisabeth Bahia, do Ministério do Turismo, conta que o objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e estimular as denúncias. “Para os foliões, deixamos uma mensagem: neste Carnaval, tome uma atitude legal, denuncie casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes pelo Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ou no Conselho Tutelar mais próximo”, complementa.

Durante as folias de Carnaval serão distribuídas camisetas, abanadores, cartazes, adesivos, bandanas, fitas para amarrar no pulso, tatuagens temporárias, além de peças em inglês e espanhol para uso da Polícia Federal junto aos turistas estrangeiros.

Catorze capitais e uma cidade fronteiriça receberão ações de mobilização: Rio de Janeiro (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), São Paulo (SP), Vitória (ES), Corumbá (MS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS).

As rádios interessadas em apoiar a campanha receberão material em áudio para divulgação (devem enviar e-mail para http://www.brasil.gov.br/noticias/em_questao/.questao/imprensa@sedh.gov.br). O material para rádio é em forma de samba enredo, sendo que no final um locutor pede para que as denúncias sejam feitas pelo disque 100.

Confira a letra:

Vem, que hoje é carnaval,
vem pra festa, afinal
Vamos ser felizes!
Mas nem tudo é legal
Exploração sexual de adolescentes e crianças é crime, é agressão
Uma denúncia a mais é uma lágrima a menos no meio da multidão”

Momento de refletir

Idalina Isabelle, sétimo periodo do curso de direito, UNP Mossoró/RN
A vida é...
A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca;
Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Por isso, nunca jogue uma bola na vida de forma que você não esteja pronto a recebê-la.


A vida não dá nem empresta;
Não se comove nem se apieda.
Tudo que ela faz é retribuir e transferir aquilo que não lhe oferecemos.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Três anos de TRANSFORMAÇÃO

Hoje é um dia especial para aqueles que fazem a Companhia Teatral Transformação, em especial àqueles que a idealizaram.
Fazemos hoje três anos de existêsncia, anos esses de lutas, perseverança, otimismo e conquistas. Nesses anos enfrentamos muitas barreiras, entre elas o preconceito, onde eramos chamados pela população dampograndense de vagabundos. Mas também tivemos inumeras vitórias: quebramos tabus, atravessamos fronteiras, vencemos as barreiras... Enfim, tivemos nosso trabalho reconehcido. A população que nos via como os vagabundos, atualmente nos veêm como jovens que buscam um mundo mais justo e digno, onde tenhamos espaço pra agir e se expressar.
Quando paramos e olhamos para traz nos vem a sensação de dever cumprido e o orgulho de sermos essa grande família. Assim como vemos no futuro a esperança de muitas realizações. Afinal, como o saudoso Junio Santos nos diz, quando sonhamos juntos tudo pode acontecer, vai acontecer, passa acontecer.


CIA. Teatral Transformação

PT 30 anos: Líder da bancada destaca caráter transformador do partido


O PT completa 30 anos nesta quarta-feira (10). Para o líder do partido na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), que participou da sua fundação, o PT chega à maturidade acumulando vitórias importantes, transformando e revolucionando o país institucional e politicamente e, por isso, deve ser reverenciado. "Este é um momento para se comemorar. Não é qualquer partido que em 30 anos promove transformações de maneira ampla e profunda como as que o PT está promovendo no Brasil.


O PT foi o primeiro partido a colocar camponeses e operários em postos de comando na política brasileira", ressalta.


Para Fernando Ferro, é motivo de orgulho e alegria ter participado da fundação de um partido como o PT e ter contribuído na formulação de um projeto transformador, que segundo ele, constitui-se no "patrimônio da democracia no Brasil". Ferro lembra que foi o PT um dos principais responsáveis pela cultura de mudanças promovidas no Brasil e na América Latina.


De acordo com o líder, o PT vai revolucionar a política brasileira "ao incorporar no seu comando, uma mulher", disse, referindo-se à pré-candidata do PT nas eleições presidenciais, Dilma Rousseff. Para ele, esse é o traço do caráter transformador e democrático do Partido dos Trabalhadores.


O atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), deixa a presidência do PT na próxima quarta-feira, ocasião em que ocorre a posse formal dos novos dirigentes. Nesse mesmo dia, Berzoini fará um discurso de despedida em homenagem ao aniversário do partido, no plenário da Câmara. Substituirá Berzoini na direção do PT o ex-sendor José Eduardo Dutra.


Liderança do PT / Câmara

Agricultor produz safra recorde e tem maior acesso a fertilizantes

O agricultor brasileiro poderá colher uma safra recorde, em 2009/2010, de 143,09 milhões de toneladas de grãos, com 47,65 milhões de hectares de área plantada.– 5,9% mais do que as 135,13 milhões de toneladas da última temporada. “A agricultura está sendo beneficiada pelas condições climáticas”, avaliou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, durante o anúncio, nesta terça-feira (9), do quinto levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) da safra 2009/2010, em Brasília.

Além
do bom regime de chuvas, nesta safra, o uso de tecnologia na aplicação de fertilizante nas lavouras tem sido ampliado, o que resulta em maior produtividade. “Deve ocorrer um aumento da entrega de fertilizantes em 2010 em decorrência da redução dos preços desses produtos nos últimos meses”, disse o diretor de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Araújo. A expectativa de crescimento de 5% na venda de fertilizantes este ano.

Safra – O quinto levantamento da Conab mensurou a área cultivada na safra de verão e avaliou o desempenho das culturas da safra de inverno em fase de colheita. O atual recorde da produção é do ciclo 2007/2008, que foi de 144,1 milhões de toneladas.

A soja foi a mais beneficiada pelas condições climáticas e deve alcançar novo recorde de produção. A estimativa é que sejam colhidas 66,73 milhões toneladas, 16,7% ou 9,57 milhões toneladas a mais que na temporada 2008/2009, com 57,17 milhões toneladas. O maior crescimento foi observado no Paraná, seguido de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.

Outras culturas, como feijão primeira safra e algodão, também elevaram a produção. O feijão registrou crescimento de 10,6% ou colheita de 142,1 mil toneladas, graças à recuperação da produtividade. Com praticamente toda a colheita concluída, a estimativa é que o crescimento seja superior a 29%, em relação ao ciclo passado. Já o algodão teve aumento de 2,1%, o equivalente a 40 mil toneladas.

Região Sul - Em razão do excesso de chuva no Rio Grande do Sul, as estimativas apresentam queda de 8,7% na produção de arroz, cerca um milhão de toneladas ou perdas em torno de R$ 1 bilhão. O ministro Stephanes afirmou que as medidas para ajudar os produtores gaúchos já foram adotadas e o governo federal estuda linha de financiamento para recuperar a capacidade de produção. “Será para os produtores prejudicados pelas enchentes com a perda da produção, de máquinas e de equipamentos”, explica.
Fonte Gov. Federal

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Presidente Estadual do PT Eraldo Paiva é empossado em Natal


O presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Hildebrando Rocha de Campo Grande-RN, prestigiou a posse do novo diretório estadual do PT, que tomou posse Eralado Paiva e do Diretório Municipal de Natal , que foi empossado para presidente Fernando Lucena, que se realizou no dia 06 de fevereiro de 2010, na Av: Rio Branco - S/N-Centro, no Liceu Das Artes.

A posse do novo diretório Estadual do PT que tém como presidente o jovem Eraldo Paiva, vereador do PT em São São Gonsalo, a solenidade de posse contou com a participação de várias lideranças e Partidos políticos do Estado e da base do governo Lula, o pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSB Ibrê de Souza, o Eis prefeito de Natal Carlos Eduardo alves do PDT, o presidente da CUT José Rodrigues, a deputada Federal do PT Fátima Bezerra, o deputado Estadual do PT Fernando Mineiro e o Pré – candidato a deputado federal nas eleições 2010 pelo PT Geraldão.

Vice-Governador Iberê

Carlos Eduardo alves (PDT)

Geraldão passando a Presidência do PT para Eraldo


Dep.Mineiro