EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 9 de abril de 2011


Pesquisa nacional aponta o Prefeito Bibi de Nenca como um dos melhores gestores do país

 

Em recente Pesquisa Nacional de Opinião Pública realizada pela UBD – União Brasileira de Divulgação, foram apontados os melhores gestores do país, dividindo-os por estados. Sendo que dentre os gestores potiguares mais bem colocados, aparece o nome do Prefeito Bibi de Nenca, ocupando a posição de número 7 (sete) dentre os 167 municípios potiguares.


À União Brasileira de Divulgação, foi criada e, em 2001, com a finalidade de divulgar turismo e eventos das regiões brasileiras através de pesquisas interativas, destacando as melhores administrações municipais do Brasil.


Os municípios classificados, adotando-se os critérios de saúde, educação, merenda escolar, saneamento básico e qualidade total nos serviços municipais, estão disponíveis no site http://www.ubd.com.br/.


Segundo a UBD, a disponibilização no site é feita apenas a nível de estado, sendo que o Prefeito de Campo Grande (Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo) aparece entre os 100 melhores gestores do Nordeste e sendo assim entre os melhores do país.


Aproveitamos a oportunidade para parabenizar o Prefeito Bibi, que tão bem vem conduzindo os destinos da nossa cidade. Afinal se fosse fácil alcançar estas honras, tantos outros já teriam o feito. 
Fonte: www.cgjovem.blogspot.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011


PARABENS JAMPIERRE
campoeirista e agente social


um jovem que pula pela arte da capoeira 
e por um mundo melhor para juvetude




Reunião discutiu fortalecimento 
da FETRAF-RN no médio oeste

João Cabral, Coordenador Geral da FETRAF RN

Nesta sexta-feira (08), 35 representantes dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Agua dos Borges, Frutuoso Gomes e Patu estiveram reunidos no município de Rafael Godeiro, na Câmara de Vereadores, onde discutiram o fortalecimento e ampliação da FETRAF-RN no médio oeste.

 Hildebrando Rocha e Pola Pinto, coordenadores estaduais da FETRAF

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto durante o encontro foi feito uma apresentação pelo coordenador geral da Regional FETRAF/RN, João Cabral, mostrando o Projeto e as Ações da Federação no estado.

Também foi discutido todos os aspectos referente à legislação e passo a passo para a criação de SINTRAFs, que foi definido pela FETRAF/RN. 


Ficou definido a participação de representantes dos municípios nas reuniões regionais da FETRAF/RN do Médio Oeste e reuniões que acontecerão nos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Água dos Borges, Frutuoso Gomes e Patu.

Giuzelio Lobato, assessor da Credioeste

Por último o assessor técnico da Credioeste Sol, Giuzelio Lobato, fez uma apresentação dos serviços que a Credioeste Sol que tem disponibilizado visando o fortalecimento dos agricultores familiares e principalmente o acesso ao credito. Ainda participaram da reunião representantes dos Sintrafs de Campo Grande, Hildebrando Rocha que é também diretor da FETRAF/RN e João do PT que é presidente do Sintraf de Itaú. 

Fonte: www.polapinto.blogspot.com



Coordenador da FETRAF/RN
POLA PINTO
Participou do II Dia de Campo da Agricultura Familiar 
em Campo Grande.


 Pola Pinto, Coordenador Estadual da FETRAF

O Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto participou em Campo Grande, na terça-feira (5), da programação de Emancipação Política de Campo Grande, que foi marcada pela realização do II DIA DE CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR, organizado pela Secretaria de Agricultura, tendo a rente o secretário Hildebrando Rocha.

Segundo Pôla Pinto, na oportunidade foi entregue ao Território Sertão Apodi o Caminhão Feira do Peixe e um Caminhão Frigorífico, um investimento na ordem de 350 mil reais. Para entrega destes equipamentos tiveram presentes: Prefeito Bibi de Nenca, o Vice-prefeito Caramuru Paiva, o Deputado Estadual Fernando Mineiro, Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Marcilio Lucena, presidente da Colônia de Pescadores de Campo Grande, Grimaldi Gondin, o presidente da Cooperativa de Pesca do Território Sertão do Apodi, Rômulo, representante da CONAB Arruda Filho, presidente da Credioeste Sol, Raimundo Canuto, representante do Banco do Nordeste, Lazaro e o Vice-prefeito e o secretário de Agricultura de Upanema.

Em seguida realizou-se uma palestra sobre POLITICAS PUBLICAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR, ministrada pelo Deputado Fernando Mineiro, Arruda Filho da CONAB, Lazaro do Banco do Nordeste, Ruberlânio da Credioeste Sol, Micilene Vieira, da Sertão Verde, Eliane Bandeira, do Mova Brasil, Bode, da Recid Potiguar, Marcilio Lucena, Superintendente do MPA e o presidente do Fumac e vice-prefeito Caramuru Paiva.

Pôla Pinto e Hildebrando Rocha
participam de reunião da direção da FETRAF/RN
 Hilderando e Pola na reunião da FETRAF-RN

O presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, POLA PINTO ao lado do HLDEBRANDO ROCHA (Campo Grande) Coordenador de politicas Agricolas e Agrária participou na quinta-feira (7), em Natal da reunião mensal da executiva da FETRAF/RN.

 Diretoria da FETRAF-RN

Segundo Pôla Pinto durante a reunião foi discutido e definido todos os aspectos referente a 7º Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar que está sendo organizada pela FETRAF/RN, que acontecerá no período de 11 a 15 de maio, tanto a pauta como as mobilizações estão sendo discutidas nas regionais da FETRAF/RN. Já no dia 19 deste mês, a pauta será entregue nos órgãos federais, como Caixa Econômica e Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA. No mesmo dia também será feita a entrega da pauta em várias secretarias do governo do estado.

No dia 3 de maio, uma representação de FETRA/RN com 50 pessoas entre agricultores familiares e dirigentes da federação vão participar em Fortaleza (CE) da 7º Jornada de Luta da Agricultura Familiar do Nordeste com a participação de representantes de 9 estados.

No estado do Rio Grande do Norte, a 7º Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar será dia 18 de maio, onde estão sendo mobilizados pela FETRAF/RN, 2 mil agricultores de todas as regiões do estado para participar deste evento.

Por último, Pôla Pinto informou ainda que durante a reunião foi discutido e avaliado pelo os diretores da FETRA/RN, sobre o funcionamento do PNAE nas bases da federação. Neste momento da reunião teve a participação de Jair, assessor do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, que vem acompanhando toda discussão sobre o PNAE e o PAA. Ao final foi definido vários encaminhamentos visando fortalecer a implantação dessas políticas em todo estado. 

Fonte: www.polapinto.blogspot.com


Deputados comemoram decisão do STF que mantém piso de professores

 Frente parlamentar da Educação

Conforme Supremo, o valor do piso salarial a ser pago a professores se refere apenas ao vencimento básico, sem contar vantagens ou gratificações. Decisão contraria interesse de governadores e prefeitos.

Fátima Bezerra PT

não há como melhorar a educação sem investir em salário.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou ontem à noite a constitucionalidade de parte da lei que estabelece o piso salarial nacional dos professores, aprovada pelo Congresso em 2008 (Lei 11.738/08). A partir de agora, vale o entendimento de que o valor do piso, que hoje está fixado em R$ 1.187,97 mensais, se refere apenas à remuneração básica, sem incluir eventuais vantagens ou gratificações pagas aos docentes. Para a presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), a decisão foi histórica. “Estamos dando mais um passo para a tão sonhada melhoria da qualidade de ensino no País. Até porque é impossível pensar nisso sem investir na formação, na carreira e no salário do magistério”, disse.

O piso havia sido questionado em ação direta de inconstitucionalidade (ADI) impetrada por governadores de cinco estados (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará). A alegação era de que a lei violava o princípio da autonomia das unidades da Federação. Em decisão liminar, o STF chegou a suspender o dispositivo que determina que o piso corresponde ao vencimento básico do professor. Segundo Fátima Bezerra, municípios e estados vinham usando essa liminar para pagar menos que R$ 1.187,97 ao corpo docente.

Piso baixo
Apesar de elogiar a decisão de ontem do Supremo, Fátima Bezerra afirma que o valor mínimo a ser pago mensalmente aos professores da educação básica ainda é pequeno. O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) concorda: “Temos de buscar uma remuneração melhor, adequada para que os profissionais da educação supram suas necessidades básicas e voltem a sentir orgulho de sua profissão”.

 Deputado Pauderney Avelino(DEM)
valor do piso ainda é baixo.

Os parlamentares lembram que os critérios de remuneração dos professores serão discutidos na Câmara neste ano, durante a tramitação da proposta que define o Plano Nacional de Educação (PNE), com metas do setor para os próximos dez anos (PL 8035/10). O texto, enviado pelo Executivo, estabelece como um dos objetivos: aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade ao rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.
 

De acordo com Fátima Bezerra, a decisão do STF representa “um passo em direção às metas previstas no PNE”. Mas, para Avelino, os deputados precisam discutir mecanismos que garantam o cumprimento efetivo dessas regras. “Não adianta estabelecer metas se não as cumprimos”, afirmou.

O Plano Nacional de Educação será discutido por uma comissão especial destinada a tratar especificamente desse assunto. A instalação do colegiado será na próxima quarta-feira (13). O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) já adiantou que deverá ser o presidente da comissão e designar como relator-geral da proposta o deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). Conforme Vieira, os temas específicos do PNE serão divididos em sub-relatorias, distribuídas proporcionalmente entre os partidos integrantes da comissão.



XXX Escambo Popular Livre de Rua

 marca do Escambo

O XXX Escambo Popular Livre de Rua, que será realizado no município de Janduís, entre os dias 28/abril e 01/maio. O escambo comemorativo promete movimentar a vida cultural de Janduís. Durante o evento cultural será entregue o Troféu Berimbau Mestre Dadá às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cultura no âmbito local.

A Prefeitura de Janduís está garantindo a infra-estrutura para a realização do escambo. A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) já organizou o cardápio e garantiu o espaço físico para o evento. A Assessoria de Comunicação está fechando parcerias para garantir a alimentação e o material de divulgação, além da participação de parceiros culturais do Município, como o Sesc, que deverá enviar representante oficial para o escambo de teatro de rua.

Essa semana, o prefeito Salomão Gurgel falou diretamente com a deputada Fátima Bezerra solicitando apoio do mandato para o escambo de Janduís, que recebeu aval positivo por parte da parlamentar. O gestor afirma que o evento comemorativo será importante para a cultural local e o Município, além de garantir o apoio oficial, está buscando novos apoiadores com o intuito de engrandecer o evento.

De acordo com os organizadores do escambo, a ideia é levar as apresentações culturais para as praças Jailma Vieira de Almeida, Damião Cosme Gurgel, Santa Teresinha, para a Casa de Cultura Popular Vapor das Artes e outros espaços culturais do Município, levando, assim, as atividades culturais para toda a população.

quinta-feira, 7 de abril de 2011




PT ESTADUAL DEBATE REFORMA POLITICA NESTE SABADO 
DIA 09 EM APODI
 Deputada Fatima Bezerra participará da discussão em Apodi

O Brasil precisa de uma reforma política que faça o país avançar. Para isso, é fundamental que a sociedade se mobilize e debata essa questão com profundidade para garantir que as mudanças sirvam para aprofundar a democracia.

É com esse pensamento que a Direção Nacional do PT definiu como prioridade para 2011 provocar um amplo debate sobre esse tema. Para isso, designou a deputada Fátima Bezerra (vice-presidente do Diretório Nacional) para fazer junto com a direção estadual um ciclo de seminários regionais sobre esse tema com os filiados, simpatizantes, partidos aliados e movimentos sociais.

Os dois primeiros seminários já estão definidos. O primeiro será em Apodi, no Auditório do Hotel Passeio às 14h do dia 09/05 com os pólos do Alto e do Médio Oeste. O segundo acontecerá em Assu, no sindicato da Lavoura ás 10h do dia 16/04, com pólos do Vale do Assu, Salineira e Região Central / Cabugi.

Na seqüência serão feitos seminários na Região Metropolitana de Natal, Mossoró, Trairi, Mato Grande, Potengi e Litoral Sul/Agreste, todos no mês de Maio.


Projeto Dom Helder Câmara
assina mais de R$ 1 milhão em convênios
para o Território Sertão do Apodi

 Vice-prefeito Caramuru ao lado de Rosane Gurgel supervisora do PDHC

Vice-prefeito Caramuru ao lado da Supervisora do Território Sertão do Apodi, Rosane Gurgel e da Coordenadora do Núcleo Sertão verde Zuleide Araújo, promovem em Campo Grande a assinatura na tarde do dia 05, no auditório do Núcleo Sertão Verde, dos convênios de assessoria técnica para cerca de 2 mil famílias de 10 municípios: Campo Grande, Janduís, Upanema, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Olho Dagua do Borges, Umarizal, Apodi, Rafael Godeiro e Felipe Guerra.
 Supervisora do PDHC Rosane Gurgel

O investimento superior a R$ 1 milhão por parte do Governo Federal garante a continuidade das ações investidas em Campo Grande desde o início do Governo Lula. Do nosso município, participaram do evento, o nosso mandato de vice prefeito, a coordenadora do Sertão Verde Zuleide Araújo, o secretário Hildebrando Rocha, o técnico Giuzélio Lobato e as diretorias das associações contempladas em C. Grande que são Bom Jesus, Morcego e Campo de Aviação. Da região vieram 10 ONG e o presidente da FETARN, Ambrósio Lins.

 Zuleide Araújo da Sertão Verde anfitriã do evento que marcou a assinatura dos convênios do PDHC em Campo Grande dentro da festa de emancipação

Entidades presentes que foram comtempladas com os convênios de ATER/PDHC

Fonte: www.blogdocaramuru.blogspot.com


EMANCIPAÇÃO TAMBÉM 
SE COMEMORA PELO ESPORTE
 Ze da Bola e Caramuru ao lado do Morcego e do Real

A comemoração democrática levou homens, mulheres, meninos, idosos, comerciantes, prefeito, vice prefeito, vereadores, professores, diretores, secretários, pastores e a comunidade em geral para a AABB. Ou quem quis ficou em casa ouvindo na rádio comunitária.

 Secretário HILDEBRANDO prestigia o jogão

Será um sinal ou uma preparação para o desenvolvimento ? O tempo dirá. Por enquanto o que é certo é o sabor da alegria de muitos rapazes que se sentiram numa final de Copa do Mundo e a auto estima de um povo prestigiando sua juventude em carreata pelas ruas da cidade. Quem sabe um dia veremos um destes jovens numa equipe profissional ?
 Prefeito BIBI e o Vice CARAMURU 
na entrega do trofeu ap vencedor MORCEGO

Nas dúvidas, fico com uma convicção que esta é a gestão diferente que colaboro através do mandato de vice prefeito. Este é o gesto inovador que a população espera de Bibi de Nenca, em momentos como estes que supera o tradicional; e vai para realizar a pulsação do povo. Povo como o Zé do Povo, o Zé da Bola e o povo da bola. O troféu erguido teve um sentido mais amplo de emancipação de 153 comemorados com um pé no presente e o olho no futuro. 
Prefeito BIBI da o ponta pé inicial ao lado do Vice Caramuru

Este jogo em favor de Campo Grande vale a pena ser jogado.  E veja como ele foi jogado no dia 05 de abril na comemoração dos 153 anos de emancipação.





quarta-feira, 6 de abril de 2011


TRÊS FAMILIAS DOMINAM O 
RIO GRANDE DO NORTE
 Familias MAIA, ROSADO E ALVES

O pai senador chama o filho de nobre deputado. O filho senador chama o pai de nobre senador e o primo, de nobre deputado. A deputada chama o primo, seu adversário político, de nobre deputado. Na bancada do Rio Grande do Norte no Congresso é assim: política se faz em família. Mais especificamente por três famílias.

Nenhuma bancada tem o poder tão concentrado nas mãos de tantos parentes como a potiguar. Dos 13 parlamentares que assumiram o mandato na atual legislatura pelo estado, oito carregam um dos três sobrenomes: Maia, Alves ou Rosado. Outros três deputados também têm parentes na política. Apenas dois parlamentares – a
deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e o senador Paulo Davim (PV-RN), suplente em exercício – não são de família política.

O senador que chama o filho de nobre deputado é José Agripino Maia (RN), ex-líder do DEM no Senado. O filho senador que chama o pai de nobre colega é o licenciado Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), herdeiro do também senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), tio do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A deputada que chama o primo de nobre deputado é Sandra Rosado (PSB-RN). Ela e o primo deputado Betinho Rosado (DEM-RN) representam duas alas da família que se digladiam pelo poder local.

Líder do PMN na Câmara, Fábio Faria também vem de linhagem política. Seu pai, Robinson Faria, foi presidente da Assembleia Legislativa por duas legislaturas e atualmente é vice-governador. Eles são parentes distantes da ex-governadora Wilma Faria (PSB). Outros três deputados potiguares têm berço político: Rogério Marinho (PSDB), neto do ex-deputado Djalma Marinho e filho do suplente de senador Valério Marinho; Paulo Wagner (PV), neto do ex-vereador de Areia Branca (RN) Euclides Leite Rebouças, e João Maia (PR-RN), primo distante de Agripino e Felipe Maia, é irmão do deputado distrital Agaciel Maia (PTC), ex-diretor-geral do Senado.

Fonte: www.portal.fatimabezerra.com.br 



 STF decide pela constitucionalidade do Piso Salarial para o Magistério
 Deputada Federal FATIMA BEZERRA que lidera a 
Frente Parlamentar da educação

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) acabou de votar a constitucionalidade da lei 11.738/08, que instituiu o Piso Nacional do Magistério. Até às 20h de hoje, 6 ministros tinham seguido o voto do relator, Joaquim Barbosa, de que o piso deve ser o vencimento básico dos professores, não cabendo artifícios, como a inclusão de gratificações e adicionais. Não há, portanto, como a decisão ser revertida. Votaram contra Gilmar Mendes e Marco Aurélio. A decisão foi elogiada pela deputada Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. “A partir de agora os educadores podem afirmar: piso é piso, teto é teto. Esta é mais uma conquista dos educadores brasileiros”, vibrou.

“Essa é uma vitória muito importante para os professores e para aqueles que lutam por uma educação de qualidade. Estamos todos de parabéns: os parlamentares, que aprovaram a lei 11.738/08 por unanimidade; os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso, que fizeram a articulação necessária junto ao STF em apoio à luta dos professores e a combatente CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que manteve posição contrária à ADI 4167”, afirmou Fátima Bezerra, que também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional do Magistério.

Na votação, alguns ministros deram demonstrações emocionantes. “A fixação do piso revela o real compromisso do governo com a educação. Sou filho de professores e acompanho a jornada terrível de trabalho desses profissionais”, afirmou o ministro Celso de Melo. O ministro Ricardo Lewandowiski votou pela constitucionalidade do piso, para ele, é “competência da União reduzir as desigualdades regionais e a educação é um dos instrumentos de excelência”, defendeu.

O presidente da CNTE, Roberto Leão,”essa é uma vitoria da educação brasileira,que entra em um novo patamar agora”comemorou. O piso atual, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 1.187,00.

Fonte: www.portal.fatimabezerra.com.br


  Grande participação marca 
II DIA DE CAMPO DA 
AGRICULTURA FAMILIAR

A programação de Emancipação Política de Campo Grande foi marcada por uma programação bastante participativa, registrando-se ai a realização do II DIA DE CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR organizado pela Secretaria de Agricultura, tendo a frente o secretário HILDEBRANDO ROCHA, em um evento que contou com presença massiva de público, entre estes agricultores (as), pescadores (as) e estudantes dos cursos de Aquicultura e Pesca do IFPR/MPA/MEC e das escolas municipais e estaduais.
 Secretário de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA

Foi entregue na oportunidade a Campo Grande e ao território Sertão Apodi o Caminhão Feira do Peixe e um Caminhão Frigorífico ao território Sertão do Apodi, um investimento da ordem de 350 mil reais. Para entrega destes equipamentos tiveram presente: Prefeito Bibi de Nenca, o Vice-prefeito Caramuru Paiva, o Deputado Estadual Fernando Mineiro, Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura Marcilio Lucena, presidente da Colônia de Pescadores de Campo Grande Grimaldi Gondin, o presidente da Cooperativa de Pesca do território Sertão do Apodi Rômulo, representante da CONAB Arruda Filho, presidente da Credioeste Sol Raimundo Canuto, representante do Banco do Nordeste Lazaro e o Vice-prefeito e o secretário de Agricultura de Upanema
 Prefeito Bibi de Nenca

 Deputado MINEIRO ao lado de 
Grimaldi Godim da Colonia de Pescadores de Campo Grande

O prefeito Bibi Nenca ao falar sobre o Caminhão do Peixe, disse: “por dever de justiça quero dizer que este projeto chega a Campo Grande e ao território, graças ao a luta do secretário de agricultura HILDEBRANDO ROCHA e do técnico da Sertão Verde GIUZELIO LOBATO, que nos convenceram da importância do projeto para Campo Grande e região e com nosso aval correrão atrás para formar o Consórcio Intermunicipal de Prefeituras, que será responsável pela gestão deste empreendimento”.
 Vice-prefeito Caramuru Paiva

Logo em seguida realizou-se uma palestra sobre POLITICAS PUBLICAS PARA AGRICULTURA FAMILIAR ministrada pelo Deputado Fernando Mineiro, Arruda Filho da CONAB, Lazaro do Banco do Nordeste, Ruberlânio da Credioeste Sol, Micilene Vieira da Sertão Verde, Eliane Bandeira do Mova Brasil, Bode da Recid Potiguar, Marcilio Lucena Superintendente do MPA e o do presidente do Fumac e vice-prefeito Caramuru Paiva.
 Marcilio Lucena do MPA

A oficina/palestra contou com presença massiva dos alunos dos Cursos de Aqüicultura e Pesca IFPR/MPA/MEC, alunos da Escola Estadual Adrião Melo capitaneados pelo professor Junior Liberato e de escolas municipais, além é claro de agricultores(as) e pescadores(as).

Os expositores trataram de diversos temas relacionados às políticas para agricultura familiar e pesca, como: Compras governamentais, acesso a credito, acesso a água e a terra, educação contextualizada, juventude, cadeias produtiva e organização social e as políticas que já chegaram a Campo Grande pela ação da Sertão Verde, Governo Federal, Programa de Desenvolvimento Solidário(governo do Estado), Banco do Nordeste, Mova Brasil, CONAB(Programa de Aquisição de Alimentos), Projeto Dom Helder Câmara, ASA Brasil (P1MC e P1+2) entre outros. O presidente do Fumac e vice-prefeito Caramuru Paiva mostrou em sua exposição sobre a importância destas políticas para agricultura familiar e pesca e fez um levantamento em números do volume de recursos que chegaram a Campo Grande, numa cifra de cerca de 10 milhões de reais só nos últimos 08 anos, pelas mãos deste atores políticos e sociais.
 Arruda Filho da CONAB

Ao final o Secretário de Agricultura HILDEBARANDO ROCHA encerrou o dia de campo, agradecendo as autoridades, expositores, colaboradores, parceiros, aos participantes pela presença e realização deste importante evento.

* GIUZELIO LOBATO

> Veja outras fotos do II Dia de Campo da Agricltur Familiar de Campo Grande:

Via Campesina e Fetraf apresentam propostas para Código 




 Nesta terça, representantes da Via Campesina e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) lançam uma plataforma com propostas para o Código Florestal.
Por Mayrá Lima / Da Página do MST
As entidades também apresentam sua posição em relação ao relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
A atividade será às 17h, no plenário 15 da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Para a Via Campesina e a Fetraf, a conservação da natureza não é incompatível com a produção de alimentos e entendem que as áreas florestais são fonte importante de diversidade produtiva. "Elas fornecem alimentos tradicionais, plantas medicinais, madeira para lenha, ferramentas e construções e uma série de produtos que ajudam na renda dos agricultores", afirmam através de carta.
Os dois movimentos consideram ser importante que o Governo Federal assuma o debate ambiental como prioritário, através da criação de políticas públicas, como assistência técnica, fomento, crédito, garantia de preço e de comercialização. "Diferente do agronegócio que pode destruir a terra que usa, nós, agricultores e agricultoras familiares e camponeses temos uma relação histórica com nossas terras. Sem elas, somos empurrados para as cidades", avaliam.
Informações
Plataforma da Agricultura Camponesa e Familiar sobre o Código Florestal.
Quando: Plenário 15- Câmara dos Deputados
Horário: 17h
Abaixo, veja a carta na íntegra
A mudança do Código Florestal brasileiro é hoje uma das principais pautas políticas de nosso país. Em uma época de crise ambiental, climática e alimentar, a sociedade tem acompanhado e se manifestado a respeito das propostas que estão sendo apresentadas. A Via Campesina, articulação de movimentos de camponeses, mulheres, sem terras, indígenas, estudantes e pescadores, e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETRAF – ambas as entidades nacionais representativas do campo brasileiro, também estão profundamente envolvidas no debate sobre o Código Florestal.
Para nós a conservação da natureza não é incompatível com a produção de alimentos. Temos claro que a destruição do meio ambiente prejudica primeiramente o agricultor familiar e camponês, que terá sua terra prejudicada com a erosão, a falta de adubação natural, a perca de nascentes e de predadores naturais. Diferente do agronegócio que pode destruir a terra que usa e, depois, ir embora grilar outras terras, nós, agricultores e agricultoras familiares e camponeses temos uma relação histórica com nossas terras. Sem elas, somos empurrados para as cidades.
A Via Campesina e a FETRAF entendem também que as áreas florestais são fonte importante de diversidade produtiva. Elas fornecem alimentos tradicionais, plantas medicinais, madeira para lenha, ferramentas e construções e uma série de produtos que ajudam na renda dos agricultores.
Por isso, nós estaremos lançando, no dia 29 de março, terça-feira, uma posição unificada sobre as alterações do Código Florestal. É uma posição que visa o seu aperfeiçoamento e não sua destruição, como faz a proposta da bancada ruralista, escrita pelo deputado Aldo Rebelo. Para nós todas as áreas florestais devem ser conservadas e, onde foram desmatadas ilegalmente, devem ser recuperadas. Consideramos crucial que o Estado brasileiro – principalmente o Governo Federal – assuma de fato o debate ambiental como prioritário, e crie uma série de políticas públicas (assistência técnica, fomento, crédito, garantia de preço e de comercialização) que possibilite ao agricultor familiar e camponês a gerar renda de suas áreas florestais.
Os agricultores familiares e camponeses organizados pela FETRAF e pela Via Campesina assumem a sua responsabilidade com o planeta e com a sociedade brasileira. É uma tarefa difícil, que requer o empenho dos movimentos sociais, sindicatos, governos e sociedade urbana. Mas é crucial para a sobrevivência de todos e todas. Nós dizemos não ao projeto do deputado Aldo Rebelo e a todas as propostas que se associam a ele! A agricultura familiar e camponesa pode continuar a abastecer a mesa do brasileiro e garantir a sustentabilidade ambiental de nosso país!
FETRAF
VIA CAMPESINA
MST
MMC
MAB
MPA
FEAB
CIMI
PJR
CPT
ABEEF
Movimento dos Pescadores e Pescadoras.
Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos
IV Conferência Nacional de Segurança Alimentare Nutricional - IV CNSAN
Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos é o lema da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (IV CNSAN), esta conferência tem papel fundamental na implementação do Sistema nacional de Segurança Alimentar e na efetivação do Decreto 7.272. de 25 de agosto de 2010, que insituiu a Política Nacional de Segurança Alimentar (PNSAN) e determina prazo para que se crie a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e ainda vai a conferência constituir-se em um momento de formação e capacitação de atores sociais e do governo envolvidos na implementação, proposição e mobilização dessa construção conforme Manual da IV CNSAN.
Baixar Manual Orientador da IV CNSAN
Clique na imagem para baixar o Manual da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentare Nutricional - IV CNSAN
O Manual Orientador IV CNSAN foi lançado recentemente e estamos divulgando o material que pode ser baixado aqui, nele constam as orientações para a realização da conferência nos estados e distrito federal, podendo ser adaptado para municipios e/ou territórios conforme informações do manual.

segunda-feira, 4 de abril de 2011



CAMPO GRANDE 153 PARABÉNS

Quero parabenizar a todos (as) os moradores (as) de Campo Grande pela passagem dos 153 anos de Emancipação Política.

Emancipação significa: Tornar-se independente. Tornar-se livre.

Este é o nosso sentimento, que o povo desta terra seja cada dia mais livre, independente e altivo, para que consigam a cada dia construir o desenvolvimento social, político e econômico desta terra de Santana.

Hildebrando Rocha
Secretário de Agricultura de Campo Grande



Aprovação de Dilma supera 

Lula e FHC

73% aprovam governo Dilma


A presidente Dilma Rousseff tem 73% de aprovação, segundo a pesquisa divulgada hoje. O percentual de cidadãos que desaprovam a presidenta alcançou 12%. Além disso, 74% dos entrevistados disseram ter confiança em Dilma, contra 16% que não confiam.

Nesses três primeiros meses de governo, 56% dos entrevistados apresentaram avaliação ótima ou boa, 27% consideraram regular e apenas 5% avaliaram como ruim ou péssimo.

Em outro ponto, 64% consideraram o governo de Dilma Rousseff igual ao anterior, de Luiz Inácio Lula da Silva; 12% o classificam como melhor e 13% dos entrevistados consideraram o atual governo pior que a gestão passada. Para 14% dos entrevistados, Dilma tem um estilo de governar muito diferente de Lula, 40% acham o estilo um pouco diferente e 39% consideram que não existe diferença entre os dois.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: noticias.uol.com.br/politica