EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Unidade Básica de Saúde – UBS de Campo Grande será inaugurada neste sábado

Unidade Básica de Saúde-UBS será inaugurada neste sábado dia 12 de maio pela PMCG.

Será entregue neste sábado, dia 12 de maio de 2012 às 19:00 horas, a Unidade Básica de Saúde – UBS que está localizada à Rua Serapião Fernandes no centro da cidade. A obra é fruto de investimento do Ministério da Saúde, através de recursos do Governo Federal da ordem de R$ 179.548,11 e tem como agentes participantes o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Campo Grande-RN e irá atender a população no cuidado da saúde através de vários serviços prestados na unidade.
Na ocasião acontece também à reinauguração do Posto de Saúde da nossa cidade que estava fechado e agora reaberto com a construção  da UBS que localiza-se ao lado.

SOBRE A UBS

A UBS contará com os seguintes equipamentos em suas instalações: sala de curativos, sala de vacina, sala para armazenamento de medicamentos, sala de espera, sanitários, consultório clínico, consultório de enfermagem, recepção, sala de cuidados básicos, sala de coleta, consultório odontológico, sala para agentes comunitários, sala de esterilização, sala de lavagem e desinfecção, copa, almoxarifado, depósito para lixo e depósito de material de limpeza, e beneficiará cerca de 2000 pessoas do município de Campo Grande-RN.

Com informações do site da pmcg

Receita do Gov.Rosa.DEM tem aumento de 10,7% no primeiro quadrimestre do ano

Em levantamento preliminar realizado pelo mandato do deputado Fernando Mineiro junto ao portal da transparência nesta quinta-feira (3) ficou constatado que o governo teve um aumento da receita bruta neste ano na ordem dos 10,7% em relação ao ano passado. A variação foi de R$ 256 milhões.

Se descontada a inflação do período, o aumento real na receita foi de 4,5%. O governo registrou alta na receita nos meses de janeiro, fevereiro e março. O mês de abril, que deverá passar por uma ratificação pelo portal da transparência, é o único que apresenta queda em relação ao ano passado.

Como se pode observar na tabela abaixo, o mês de abril ainda apresenta um valor menor do que o de 2011. Isso porque deverá ocorrer uma ratificação do Portal da Transparência sobre os valores relativos a este mês. A tendência, de acordo com o levantamento, é que o mês de abril de 2012 apresente alta em relação ao ano passado.

Caixa

O deputado Fernando Mineiro apresenta, desde o início do governo Rosalba, a tese de que o governo atual faz caixa e não investe em áreas como saúde, educação e segurança, por exemplo. O parlamentar propôs ainda que parte das receitas do governo também sejam usados em medidas para minimizar os efeitos da seca no sertão.  

Leia mais
Fonte: Assessoria do Mandato

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Comissão Organizadora divulga orientações para os participantes do VI Seminário da Juventude Negra


SECRETARIA -> JUVENTUDE

O VI Seminário da Juventude Negra 13 acontecerá no Seminário São Jorge dos Ilhéus.
O VI Seminário da Juventude Negra 13 acontecerá no Seminário São Jorge dos Ilhéus, Vila Nazaré, Fundão, inicio da Estrada de Itabuna.
A Organização do evento disponibilizará translado do Aeroporto de Ilhéus até o local do evento.
Para os participantes que irão desembarcar em Salvador o ônibus estará disponível a partir das 9h30s até às 12h no aeroporto de Salvador.
Disponibilizamos o mapa com a localização detalhada de como chegar do aeroporto ao local do evento.
O local do encontro disponibilizará de estrutura de um alojamento com quartos coletivos (cinco camas e um banheiro em cada quarto)
É recomendável trazer roupas de cama, lençol, toalha e materiais de higiene pessoal (creme dental, sabonete, xampu, etc).
Contatos:

73 9810-9406 (Vivo)
73 8171-3782 (Claro)
73 9134-6775 (Tim)
73 8863-2910 (Oi)

Veja abaixo a localização detalhada
 

JPT divulga programação do VI Seminário da Juventude Negra 13


PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA
Manhã
10h as 13h Chegada e acolhida das delegações. Chegada das delegações, Credenciamento e Acomodação.
14h00min Mesa de Abertura
Saudação aos participantes com as presenças:
• Secretário Nacional da JPT;
• Secretária Estadual da JPT;
• Diretora Nacional de Ações Afirmativas da JPT
• Presidente do PT da Bahia;
• Coordenador de Políticas de Juventude do Governo da Bahia;
• Secretária Nacional de Combate ao Racismo do PT
• FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
• FES
• CONEN
15h00min
Painel 01
O PT, a Juventude Negra e a Questão Racial. Apresentação introdutória e profunda sobre a temática do Seminário com:
15h30min
DEBATE Espaço para discutir a conjuntura, baseado nas provocações e estímulos apresentados pelos painelistas.
16h30min – Mesa 01
Contribuição da militância negra na luta dos trabalhadores/as em nosso país e a Construção da Revolução Democrática.

Debate sobre os processos de luta e resistência dos negros/as na construção da identidade trabalhadora de nosso país.

17h 30min
DEBATE Espaço para discutir a conjuntura, baseado nas provocações e estímulos apresentados pelos painelistas.
18h 
A JN13 no fortalecimento das Políticas de Combate ao Racismo Momento onde serão apresentadas experiências de mecanismos de Combate ao Racismo.
19h30min – Jantar
20h30min
Atividade Cultural Espaço para manifestações culturais dos participantes.
SEXTA
08h00min – Café da Manhã
09h PAINEL 01
A JN13 e o enfrentamento à mortalidade da Juventude Negra. Debate sobre o Mapa da Violência 2012 e o Plano de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra da SNJ.

09h30min
DEBATE Participação e apresentação dos encaminhamentos.
10h20min
Lanche Poético Pausa para que seja feito um lanche com declamação de poesias entre os participantes
10h30min – Mesa 03
JN13 e o processo de organização Debate sobre funcionamento e dinâmica da JN13 até os dias de hoje.

11h
DEBATE Participação e apresentação dos encaminhamentos.
11:30 min
Painel 02
A JN13 e a Diretoria de Ações Afirmativas – perspectivas de uma nova JPT
Debate sobre qual o papel da JN13 junto à Pasta de Ações Afirmativas da JPT.

13h00min – Almoço
15h00min
Grupos de Trabalho:
• Agenda Política (Relação com o Movimento Negro e de Juventude e com os órgãos de igualdade racial e de juventude, SEPPIR, SNJ, FONAJUNE, CONJUVE, CNPIR, ENUNE etc)
• Organização da JN13: ( (Propostas para continuidade das ações, como seminários regionais e ou estaduais, campanhas, etc)

• JN13 e a Agenda Internacional (relação da JN13 com a juventude negra e de esquerda dos países)

• JN13 e Comunicação (Estratégias de comunicação, blog, redes sociais, visibilidade das ações)
Os GT’s terão o objetivo de Produzir conteúdos intelectuais e políticos, a partir do acúmulo de demandas provocadas com o Painel e as Mesas, e servirão de subsídios para o documento final, a partir das propostas aprovadas nos GT’s.

17h Debate sobre Comunidades Tradicionais
18h
Papo Nagô: Mulheres Negras e Relação de Poder Espaço onde uma mulher histórica do movimento negro apresente a discussão de Gênero, Relação de Poder e o PT.

19h30min – Jantar
21h00min
Ato-Show em Defesa da Vida da Juventude Negra Ato com apresentação de grupos de expressão da cultura negra, com manifestações políticas denunciando as agressões de extermínio sofridas pela juventude negra.
SÁBADO
08h00min – Café da Manhã
09h00min
PAPO GRIOT
Espaço onde dois Griot’s {um homem e uma mulher} históricos do Movimento Negro abordam sobre “Lutas e Resistências da Nossa História”
10h
Táticas e Estratégias de Empoderamento da JN13 Debaterá empoderamento e preparação para participação em espaços de tomada de decisões
10h30min
DEBATE
11h
Apresentação dos resultados dos GT’s e Encerramento Apresentação das propostas dos GT’s para serem sistematizadas e transformadas nas resoluções do Seminário (momento onde iremos delegar os (as) responsáveis pelas ações e encerramento (avaliação)

13h00min – Wajeum Significa “almoço” no idioma Iorubá
14h00min
retorno das delegações às suas cidades/ESTADOS
Fonte: http://www.pt.org.br/secretaria_noticias/view/jpt_divulga_programacaeo_do_vi_seminario_da_juventude_negra_13

Jovem Caicoense representa PT/RN no Seminário da JN13

 


É com imenso prazer que desejo ao jovem companheiro Caicoense Rodrigo Marques da Silva sucesso e dedicação no VI Seminário da Juventude Negra 13 (do PT), neste período de 10 a 12 de maio, em Ilhéus - BA. 

Agradecer a equipe da Juventude PT Nacional pela compreensão dada ao Setorial Estadual de Combate ao Racismo PT/RN, recém formalizado através do Encontro Estadual realizado em 14/04/2012, em Natal/RN. 
Este reconhecimento é fruto da luta pela garantia da organização política/partidária dos/as nossos/as militantes, junto as instâncias Partidárias e as relações com a Sociedade Civil, Movimentos Sociais e Governos. 
O companheiro Rodrigo Marques está referendado por este Setorial, bem como agradecer ao companheiro Carlos Eduardo por também ter colocado-se à disposição e compreender que esse processo foi conduzido pela Juventude Nacional. Nossa indicação dos companheiros foi construída de forma madura e com o objetivo de estabelecer um diálogo permanente com a nossa militância negra de todos os Estados Brasileiros.
Em nome do Coletivo Estadual de Combate ao Racismo do PT/RN, desejo a tod@s um Seminário rico de Debates e repleto de Seriedade "porque nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". 
Ludjanio rogério da Silva
Coordenador Estadual Setorial Combaate ao Racismo PT/RN

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CARTA DE ICAPUÍ

Ao Excelentíssimo Senhor
MARCELO CRIVELLA
Ministro da Pesca e Aquicultura
 “Quando o justo governa, o povo se alegra”
 Nós, participantes do Encontro Regional dos Polos de Apoio Presencial dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, realizado no dia 04 de maio de 2012, na cidade de Icapuí-CE, acreditamos que a água é um espaço onde, além de pescar o que a natureza nos oferece gratuitamente, também podemos desenvolver atividades produtivas, como exemplo a produção de peixes em tanques-rede ou viveiros escavados, aumentando, assim, a oferta de alimento de origem animal de excelente qualidade nutricional e com a geração de ocupação e renda, consequentemente, promovendo melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou seja, tirando, verdadeiramente, o povo da miséria.
Sabe-se que a educação no Brasil e no mundo sempre foi um problema a ser resolvido quando se trata de pescadores e atividades correlatas. No entanto, a partir de 2010 o Ministério da Pesca oportunizou uma política educacional voltada a atender os setores acima referenciados, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade de Ensino à Distância (PROEJA/EAD),  política esta, executada pelo Instituto Federal do Paraná(IFPR), com abrangência em todos os Estados da Federação, atendendo, inicialmente, cerca de 2000 alunos, matriculados nos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.
Assim, queremos expressar, através desta Carta, a importância da continuidade dos Cursos Técnicos supracitados, numa perspectiva de inclusão de um número ainda maior de pessoas que se encontram excluídas do processo de ensino aprendizado regulares em nosso país.
Portanto, reiteramos o nosso compromisso em dar um retorno para a sociedade, na qual estamos inseridos, de forma a retribuir o papel social para o qual o Projeto foi objetivado.
Sendo assim, temos acompanhado a dedicação e o compromisso de Vossa Excelência, sempre de forma humanizada e cristã, na busca de promover a dignidade, a cidadania e a qualidade de vida das pessoas.
Com esta visão é que nós, pescadores, aquicultores, alunos, Tutores Presenciais, Coordenadores de Polos e Entidade Parceiras, temos a firme convicção do empenho pessoal de Vossa Excelência em MANTER o Programa e AMPLIAR o número de estudantes, promovendo, desta forma, o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do povo brasileiro, em especial os pescadores e aquicultores familiares, os quais devem ser protagonistas da sua própria história.
Subscrevem esta Carta os 220 participantes do Encontro