EM CAMPO

EM CAMPO

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


ASA BRASIL
Charanga do RN
faz frevo na terra do frevo

Na atividade de massa que aconteceu ontém (20/12), em Petrolina/PE, promovida pela Articulação no Semi-árido Brasileiro – ASA Brasil, quem comandou o cortejo pelas ruas foi a charanga composta por músicos na cidade de Campo Grande/RN, numa parceria entre o Centro Terra Viva e o Instituto Chapéu de Couro.

Movidos pela luta por um Semi-árido melhor, ao som de “Vassourinha”, entre outros frevos, puxados pela referida charanga, os trabalhadores, através dos seus sindicatos e as ONGs que trabalham com o Programa de Formação e Mobilização Social pela Convivência com o Semi-árido de todos os estados do nordeste e do norte de Minas Gerais, partiram de uma concentração que se deu no Largo do Rio São Francisco, em Juazeiro/BA, de onde saíram numa caminhada passando pela ponte sobre o rio até a Praça da Catedral em Petrolina.
Neste local, a ASA realizou um grande ato público a favor das Políticas Públicas voltadas para o campo, com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, que reforçou a campanha “Cisternas de Plástico / PVC, SOMO CONTRA!”. Esta campanha se deu após o corte de recursos públicos por parte do Governo Federal, (Ministério do Desenvolvimento Social-MDS) para a construção de cisternas de placas.
Para a universalização das cisternas em todo o semi-árido o projeto Água para Todos, do Programa de Combate a Miséria, a presidenta Dilma quer agilidade e, por isso, deixará de investir nas cisternas de placas, com tecnologia dominada pelos atores sociais, para investir nas cisternas de plástico PVC, fabricadas por empresas privadas.
Após as falas das representações dos movimentos sociais presentes, houve um momento cultural no palco, onde também a charanga, composta por Zaqueu, Igor, Bruno, Marcelino, Ítalo e Gabriel, tocou, além dos frevos, o hino “A Internacional” Socialista.

Francisco Antonio
Instituto Chapéu de Couro.
INAUGURADA PONTE DE ACESSO
A CAMPO GRANDE
Foi realizada ontem [19/12] a inauguração da ponte de acesso a cidade de Campo Grande bem como a solenidade de autorização do início dos serviços de construção da BR 110, um sonho dos moradores das cidades de Campo Grande e Upanema. A solenidade contou com a presença de várias autoridades como a Governadora Rosalba Ciarline, Fátima Bezerra , Ézio Gonçalves dos Reis [Superintendente do Dnit no RN], Bibi de Nenca [prefeito de Campo Grande [Caramuru Paiva vice-prefeito de Campo Grande], Leonardo Nogueira [deputado estadual] , prefeitos: Salomão Gurgel [Janduis], Shirley [Messias Targino], Ademar [Caraúbas], Lanice [Governador Dix-Sept Rosado], além de ex-prefeitos, vereadores, secretários de estado e lideranças comunitárias.

Em seu descurso a deputada Fátima Bezerra falou sobre a ponte de acesso a Campo Grande e o sonho de construção da BR 110 que está sendo concretizado com recursos do Governo Federal, uma luta de Lula e agora de Dilma. Fátima falou que a segurança maior é a inclusão de R$ 90 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. Na prática significa que o dinheiro não pode ser contingenciado. Outro dado concreto é a notícia do maquinário construindo o canteiro de obras em Upanema.

A Deputada Federal Fátima Bezerra disse que sem sombras de dúvidas tem grandes benefícios prestados a Campo Grande e relembrou a postura de Caramuru Paiva enquanto vice prefeito pedindo esta ação dela e do Governo Federal que ajudamos a eleger e acreditamos no seu compromisso com todas as populações de todos o municípios deste enorme Brasil. E foi assim o que Dilma fez, finalizou Fátima.
ASA faz protesto:
Quase 15 mil pessoas participam do  movimento 
“Somos contra cisternas de plástico e PVC”
Na manhã de ontem (20/12) caravanas dos estados do nosso semiárido brasileiro vão as ruas protestar em prol da continuidade dos Programas: Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (p1+2), através da Articulação do Semiárido (ASA). E desta forma, levar a todos e todas a mensagem “Somos Contra Cisternas de Placas e PVC”, e que queremos sustentabilidade e cidadania na vida do povo brasileiro.

Vindo de um possível desligamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a ASA; homens, mulheres e jovens dos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão vão em caminhada do Largo do Juazeiro-BA à Catedral, em Petrolina-PE passando pela ponte de acesso e as margens do Rio São Francisco (Velho Chico). Momento de protesto e indignação, pois não queremos “Desarticular e muito mesmo retroceder”.

A ASA já construiu mais de 370 mil cisternas de placas com capacidade de 16 mil litros de água e 2 mil famílias, ou 60 mil pessoas, estão tendo acesso à água para produção de alimentos no Semiárido, ou seja, não são apenas construções de cisternas (obras), mas sim a formação social de milhares pessoas (é possível promover a independencia da sociedade).

E por isso, em um ato de protesto, o semiárido brasileiro mobilizou e articulou quase 15 mil cidadãos sem medo de expressar que somos contra um projeto não construído e pensado no coleFonte: Folha Patuense

CAMPANHA NACIONAL DE FILIAÇÃO DO PT

O Partido dos Trabalhadores lança a sua Campanha Nacional de Filiação, ao mesmo tempo em que convoca toda a nação brasileira mobilizar-se pela continuidade da construção de um projeto nacional transformador.

“Em toda a parte, as pessoas estão mobilizadas para pedir mudanças, para reivindicar um novo mundo. E o Brasil é o país mais apto para realizar a maior revolução democrática do planeta. Porque, aqui, essa revolução já começou. Milhões de brasileiros melhoraram de vida, nossa economia se tornou a sétima maior do planeta e a imagem do Brasil se fortaleceu como nunca”, diz trecho da mensagem do presidente do PT, Rui Falcão, no hotsite da Campanha.

O PT, reconhecido e respeitado como um dos maiores partidos políticos do mundo, sempre soube mobilizar o povo brasileiro nos momentos mais decisivos da sua história. E o resultado está aí: a partir da chegada de Lula à Presidência da República, em 2002, o Brasil tornou-se um modelo mundial de distribuição de renda, de geração de empregos, de combate à fome e de defesa do meio ambiente. E o governo da presidenta Dilma vai continuar e consolidar essa transformação com o apoio da população brasileira.

O PT hoje está organizado em mais de cinco mil municípios, conta com mais de 1,5 milhão de filiados e 60 mil dirigentes em todo o País. Governa cinco estados brasileiros e tem três vice-governadores e elegeu, em 2010, 14 senadores, 88 deputados federais e 149 deputados estaduais. Nas eleições municipais de 2008 foram eleitos 560 prefeitos, 428 vice-prefeitos e 4.166 vereadores petistas.

No seu 4º. Congresso Nacional – Etapa Extraordinária, realizado este ano, o PT avançou ainda mais na consolidação da sua democracia interna e aprovou conquistas como a paridade de gênero e a ampliação da participação dos jovens e representantes da diversidade étnico-racial.

Conheça a campanha no hotsite: http://www.pt.org.br/mobilizebrasil
Fonte: PT Natal