EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 10 de setembro de 2011


CREDIOESTE-SOL VAI INSTALAR
AGÊNCIA EM CAMPO GRANDE
 A Cooperativa de Credito da Agricultura Familiar – CREDIOESTE-SOL, realizou reunião no dia 07 de setembro com o mandato do vice-prefeito CARAMURU PAIVA, como HILDEBRANDO ROCHA do SINTRAF de Campo Grande e o Núcleo Sertão Verde, visando implantar nos próximos 60 dias uma unidade de atendimento desta cooperativa em Campo Grande.
 Na tarde desta sexta-feira o presidente da CREDIOESTE Raimundo Canuto, juntamente com o vice-prefeito Caramuru Paiva e o assessor Giuzelio Lobato, como também Yure Paiva do centro Padre Pedro Neefs (entidade parceira da Credioeste), estiveram dando entrevista na FM 104 no Programa Vozes do Sertão onde foi explicado o que a Credioeste e a importância desta para economia popular solidária do território Sertão do Apodi.
 Para o vice-prefeito Caramuru Paiva: “a chegada da Credioeste-Sol em campo Grande representa uma importante iniciativa para fortalecer a agricultura familiar de base solidária em no município”.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


CURSOS DE PESCA E AQUICULTURA
DO IFPR / MPA / MEC / Sertão Verde
realiza atividade de campo
Durante o dia desta sexta-feira (09) as turmas dos Cursos de Pesca e Aquicultura IFPR/MPA/MEC/Núcleo Sertão Verde estiveram no Assentamento Ronaldo Valença agrovila Petrolina realizando atividade de campo.
Coordenou os trabalhos desta primeira visita o secretário de agricultura de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA que também é aluno do curso de Aqüicultura e GIUZELIO LOBATO líder da turma de Aqüicultura.

Os alunos que participaram desta primeira aula de campo consideraram muito proveitosa.
O curso em Campo Grande tem a parceria do Núcleo Sertão Verde, do mandato do vice-prefeito CARAMURU PAIVA e da Secretaria de Agricultura, secretário HILDEBRANDO ROCHA, sendo coordenado pela professora Ceiça Araújo, tendo como tutores no Curso de Aquicultuta Micilene Vieira e Micleon e do Curso de Pesca Liliane Almeida e Marizelia Liberato.
Ao todo são 100 alunos que afinal serão formados como técnicos do Instituto Técnico Federal do Paraná - IFPR, sendo os cursos mantidos com recursos do Ministério da Pesca e Aqüicultura e do Ministério da Educação, Governo Federal.

Veja mais algumas fotos da atividade.




















ENCONTRO DO PÓLO DO PT
MÉDIO OESTE POTIGUAR
 A Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste Potiguar CONVIDA os companheiros (as) dirigentes, militantes, mandatos e lideranças partidários, para participar da Reunião do pólo, que acontecerá no próximo dia 11 de setembro (domingo) das 09;00 as 12:00hs na Câmara Municipal da Cidade de Caraúbas/RN

Proposta de Pauta:
- Repasse do Encontro de Coordenadores de Pólos,
- Formação política da militância petista no pólo,
- Organização das Listas Partidárias com vista às eleições de 2012,
- Congresso de Juventude,
- Congresso Nacional do PT (Repasse das informações e resoluções)
- Eleições 2012,

Teremos a presença dos companheiros da Direção Estadual do PT.
Contamos com a presença dos companheiros (as).

Saudações Socialistas;

GIUZELIO LOBATO DE MELO
Pela Coordenação do Pólo do PT no Médio Oeste
9686.5444

Regional da FETRAF
reune SINTRAFs do Médio Oeste em
Olho Dágua dos Borges
 Na manha desta quinta-feira (08) a Regional Médio Oeste da FATRAF, reuniu sua base sindical formada por 08 SINTRAFs, com o objetivo de tratar das diretrizes do movimento fetrafiano no estado e no país.
 Estavam presentes o Diretor de Formação PÓLA PINTO, Diretor de Políticas Agrárias HILDEBRANDO ROCHA, o Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral e representações dos SINTRAFs de: Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Olho Dágua dos Borges, Rafael Godeiro, Felipe Guerra, Apodi. Também esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Olho Dágua dos Borges, José Sergio de Queiroz.

A reunião foi aberta por Leôncio Amorim Carlos (presidente do SINTRAF de Olho Dágua dos Borges) que fez acolhida a todos (as) e coordenada por PÓLA PINTO (Coordenador de Formação da FETRAF), que apresentou a pauta da reunião, que constou:

- O sindicalismo da agricultura familiar;
- Relato da situação dos SINTRAFs na região;
- Agenda de criação de novos SINTRAFs na região;
 Logo em seguida o Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral, fez uma exposição acerca do sindicalismo em nosso país, a política sindical da federação, as bandeiras de lutas da FETRAF visando tornar a agricultura familiar uma categoria forte pela importância que esta representa na economia da nação, a busca de melhores condições de vida para o campo, como: HABITAÇÃO, CRÉDITO, COMERCIALIZAÇÃO, direitos da categoria e as políticas públicas para os agricultores (as).
 Ao final foi encaminhado o processo de fundação de novos SINTRAFs em outros municípios, neste mês de Setembro, sendo: Dia 22 em Lucrecia e São Francisco do Oeste, no dia 23 em Almino Afonso e Patu, dentro do embasamento legal que parte da Lei 11.326/2006, que criou a agricultura familiar como categoria no Brasil.

No dia 15 de setembro haverá a reunião mensal da Regional da FETRAF Médio Oeste na cidade de Felipe Guerra.


II CONGRESSO NACIONAL DA JUVENTUDE PT
Encontro Regional de Juventude 
Pólo do Médio Oeste

Acontecerá na cidade de Campo Grande no dia 17 de setembro das 09:00 às 16:00hs no Clube Palhoção o Encontro Regional da Juventude do PT do Médio Oeste Potiguar.

Esta atividade faz parte do calendário de encontros da juventude petista, com vista a realização do II Congresso Nacional da Juventude do PT.

Participam deste evento jovens petistas dos municípios de Campo Grande, Paraú, triunfo Potiguar, Caraúbas, Messias Targino, Patu, Umarizal, Olho Dágua dos Borges, Almino Afonso, Rafael Godeiro e Lucrecia.


SINTRAF de Messias Targino
vai discutir construção e reformas de casas para zona rural
  1.  Póla Pinto(presidente do SINTRAF de Messias Targino)

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, vai realizar uma importante reunião no domingo dia 11 de setembro, a partir das 8h, na sede do Sindicato para discutir com os agricultores familiares de Messias Targino sobre a construção e reformas de casas para zona rural.
Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto, ainda existe na zona rural a necessidade de construção de novas unidades habitacionais e principalmente a realização de reformas em casas que estão destioradas sem condições de abrigar as famílias. Pôla Pinto informou que o objetivo do Sintraf é construir 20 casas e realizar 100 reformas em toda zona rural.

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, é a única entidade com atuação na agricultura familiar no estado do Rio Grande do Norte com experiência na construção e reformas de casas.

O trabalho desenvolvido pela FETRAF/RN em parceria com a Cooperhaf desenvolveu o Projeto Caprichando a Moradia, onde foi feita a construção de mais de 700 moradias no meio rural do estado, alem de uma série de ações junto aos agricultores familiares beneficiários do programa de habitação.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino Pôla Pinto, 12 famílias de Messias Targino foram contempladas com a construção de12 casas, bem estruturada, melhorando assim a qualidade de vida do agricultor familiar. Na região do médio oeste foram construídas casas nos municípios de Upanema, Campo Grande, Janduís, Patu, Messias Targino, Itau, Severiano Melo além de outros municípios.


MOVA Brasil
Destaca em Revista nacional o caso de Edílson Neto (presidente do STR de Apodi), um dos alunos alfabetizados pelo Mova Brasil.



2° Congresso Municipal 
da JPT de Janduís

A JUVENTUDE do Partido dos Trabalhadores - JPT, têm a grata satisfação de Convidar os seus filiados jovens para participarem do 2° Congresso Municipal da JPT de Janduís, no dia 18 de setembro de 2011, na Câmara Municipal de Vereadores, às 08:00 horas.

PROGRAMAÇÃO

08h - Acolhida dos participantes e café da manhã.
08h30 - Início do credenciamento dos delegados participantes do Congresso.
09h – Abertura
09h30 - Debate: O Desenvolvimento que a Juventude quer para o Brasil
11h00 - Início das inscrições de chapas para a eleição da direção; secretário (a) municipal e para delegados ao II Congresso Estadual da JPT
12h - Almoço
13h30 – Retomada das atividades
14h - Fim do Credenciamento e Fim das inscrições de chapas
14h30 – Debate: O Novo Patamar da Juventude do PT, Desafios e Conquistas.
16h - Eleição para Delegados ao II Congresso Estadual, Direção Municipal e Secretário (a) Municipal da JPT de JANDUÍS-RN.

                            Saudações JPeTistas

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Emanuel de A. Almeida

Késia Thayza Alves Xavier

João Eudes Alves

Willy Kesle de Oliveira

Comunidade de CABELA DO BOI
Recebe visita da Credioeste-Sol
 Caramuru Paiva, José Maria e Raimundo Canuto

A CREDIOESTE-SOL – Cooperativa de Crédito do Oeste Potiguar, através de seu presidente RAIMUNDO CANUTO, esteve na tarde desta quarta-feira (07), recebendo as orientações acerca dos serviços e produtos ofertados por esta cooperativa aos agricultores familiares.

Participou da visita a Cabeça do Boi sobre a Credioeste, o vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA, que afirmou: “esta é uma alternativa importante para fomentar a agricultura familiar, de economia solidária em nosso município, e o nosso mandato estar empenhado em fortalecer a Credioeste em Campo Grande”.

A Credioeste-Sol prevê para até o final de outubro a abertura de um Ponto de Apoio em Campo Grande, a fim de facilitar o acesso mais dos agricultores as suas linhas de crédito e serviços.

ENCONTRO DO PÓLO DO PT
ALTO OESTE POTIGUAR

O Pólo do PT do Alto Oeste realiza neste sábado (10) a partir das 09:00 hs, o seu Encontro Bimestral, na cidade de Alexandria.
A reunião repassará os encaminhamentos do Encontro dos Coordenadores de Pólos (já ocorrida dia 27), o Congresso da Juventude, o Coletivo de Formação Política, as eleições 2012, a organização do Pólo entre outros.

FILARMONICA DE CRUZETA
Uma banda com 25 anos de música
 A Filarmônica de Cruzeta, que neste ano está completando 25 anos de existência, é uma referencia para o RN como uma banda que forma a cada ano novos músicos para atuar em escolas, universidades, em bandas como maestros e formadores de consciências cidadãs.

A Filarmônica de Cruzeta participou neste dia 07 de setembro do desfile cívico de Cruzeta, apresentando uma  nova geração de futuros músicos, muitos formando na banda pela primeira vez.

É assim a história vai se repetindo.

Bembem Dantas
maestro da Filarmônica de Cruzeta

Search Plus!

Search Plus!:

'via Blog this'

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


RAIMUNDO DO SINDICATO
Realiza agenda em Campo Grande


Durante todo o dia de ontem (07) o cooperativista RAIMUNDO DO SINDICATO realizou uma extensa agenda divulgando a CREDIOESTE-SOL na cidade de Campo Grande.

A o lado do Vice-prefeito CARAMURU PAIVA e do Secretário de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA de Campo Grande. Foram visitadas três comunidades e ao final celebrada a sétima noite de novena de Nossa Senhora do Bom Parto na comunidade de Bom Jesus.

Estaremos ainda hoje publicando detalhes desta visitação e agende de trabalho em Campo Grande.

FETRAF e SINTRAFs 
do MÉDIO OESTE
 João Cabral(Coordenador Geral da Fetraf-RN)
Na manha desta quinta-feira(08) a FETRAF realiza na cidade de Olho Dágua dos Borges uma importante reunião com os SINTRAFs do Médio Oeste.

O objetivo é reafirmara a importância desse novo sindicalismo de luta da agricultura familiar na região liderado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da agricultura familiar.

Estarão presentes os diretores estaduais da FETRAF, os sindicalistas Póla Pinto (SINTRAF Messias Targino), Hildebrando Rocha (SINTRAF de Campo Grande) e o Coordenador Geral da FETRAF João Cabral.

Para João Cabral: “o sindicalismo defendido pela FETRAF foca no desenvolvimento social e econômico dos agricultores (as), na organização e na luta constante para tornar o campo o melhor lugar para se viver”.

terça-feira, 6 de setembro de 2011


Search Plus!

Search Plus!:

'via Blog this'

Search Plus!

Search Plus!:

'via Blog this'

PNHR para agricultores (as)
de Riachuelo
O SINTRAF de Riachuelo que tem a frente como presidente a companheira Josana, estar tomando providencias para apresentação a Caixa Econômica Federal de um grupo de 50 beneficiários (as) agricultores (as) familiares no Programa Nacional de Habitação Rural – PMCMC.

Na última quarta-feira (01) Giuzelio Lobato, Raimundo do Sindicato e Damiana Paiva, estivemos visitando as companheiras Cleudioneide e Katinha do SINTRAF de Riachuelo, para dar orientações na organização da documentação.

CURSOS TÉCNICO DE JUNDIÁI
Inscrições abertas para o processo seletivo

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte divulgou desde a ultimo dia 15 de agosto de 2011, o Edital 001/2011 da Escola Agrícola de Jundiaí, que torna público o Processo Seletivo 2012 para ingresso nos Cursos: Técnico em Agropecuária (subsequente), Técnico em Agroindústria (integrado), Técnico em Aquicultura (subsequente) e Técnico em Informática (integrado).

Haverá seleção através do Convênio FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Rio Grande do Norte) e a Escola Agrícola de Jundiaí, para mais informações as pessoas devem entrarem em contato na FATARN através do fone 3211-4688 e falar com alguém da Secretaria Estadual de Juventude Rural.

A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e poderá ser realizada a partir das 8 horas do dia 29 de agosto até às 23h59mim do dia 18 de setembro de 2011, exclusivamente no sitio: www.comperve.ufrn.br.

CURSOS
MODALIDADE
REQUISITOS
VAGAS
(1º SEMESTRE)
TURNOS
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Subsequente
(Pós-Médio)
Ensino Médio completo
50
Manhã ou tarde
TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
Integrado
ao Ensino Médio
Ensino Fundamental completo
25
Manhã e tarde
TÉCNICO EM AQUICULTURA
Subsequente
(Pós-Médio)
Ensino Médio completo
25
Manhã ou tarde
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Integrado
ao Ensino Médio
Ensino Fundamental completo
25
Manhã e tarde


Cultivo de Algodão Agroecologico
 O Projeto Dom Helder Câmara - PDHC em parceira com ONG de Assessoria Técnica do Território Sertão do Apodi/EMBRAPA e Prefeituras, vem algum tempo desenvolvendo o Projeto Cultivo de Algodão Agroecologico em Consórcio.

Em Janduís a experiência é desenvolvida em duas comunidades: Arrimo (com 11 agricultores) e Verruma (com 05). Nestas comunidades os agricultores produziram 3.176 kg de algodão em consórcio com gergelim, feijão, milho, sorgo, amendoim, melancia e jerimum. 

O algodão está sendo beneficiado na sede da EMPARN em Apodí, e será comercializado para França, pela empresa Tudo Bom, que só trabalha com produtos Agroecologico. O algodão será certificado pelo IBD. Com a certificação os agricultores poderão vender seu produto para o mercado internacional com 20%  de acréscimo sobre o valor de mercado local.

Destaque para o apoio recebido da Prefeitura de Janduís por meio da Secretaria de Agricultura, Centro Padre Pedro Neefs com a equipe técnica acompanhando as áreas atendidas pelo projeto e do SINTRAF de Janduís.

Search Plus!

Search Plus!:

'via Blog this'

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


PLENARIA ESTADUAL DA CUT
Elege Raimundo Sindicato
 A plenária Estadual da CUT que aconteceu em Natal nos dias 30 e31/08 e 01/09/2011 elegeu os delegados (as) a Plenária Nacional.
Raimundo Canuto (de azul) presidente do SINTRAF de Janduís 

Entre os 10 delegados (as) eleitos, esta o nosso companheiro RAIMUNDO DO SINDICATO (presidente do SINTRAF de Janduís e representante da FETRAF-RN neste evento nacional).
 Raimundo do Sindicato ou Raimundo Canuto é uma das mais expressivas lideranças do movimento sindical e cooperativista atualmente no estado do RN, daí o reconhecimento sempre presente a esta liderança do companheiro de luta, trabalho e ação.

Search Plus!

Search Plus!:

'via Blog this'

PMDB DE CAMPO GRANDE
Realiza uma grande convenção
 A Convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), de Campo Grande, foi bastante participativa, realizada no Clube Arco Verde com a coordenação do diretório e apoio do prefeito Francisco das Chagas Vieira de Melo-(Bibi de Nenca), que estava ao lado da primeira dama Amália Melo e de diversas lideranças locais e regionais, entre estas o vice-prefeito de Caraúbas Alcivan Viana.
 De Caraúbas foram prestigiar a festa convencional de Campo Grande, o vice-presidente do PMDB e vice-prefeito Alcivan Viana, acompanhado de Josilene Bezerra Ferreira (Preta), Secretária Municipal do Trabalho e da Assistência Social, Maria Laurinete Garção e Joana Aquino Dantas.

Vereadores, prefeitos e lideranças de outros municípios de várias regiões do Rio Grande do Norte, incluindo várias representações do JPMDB, que foram recepcionadas por Édson Carvalho do JPMDB do estado e pelo presidente do JPMDB de Campo Grande Eider Vieira.
Os partidos PV, PMN, P C do B e PT, que compõem a base aliada da administração municipal estiveram presentes através das suas representações. E compuseram a mesa dos trabalhos com direito à fala, exceto o PT que não foi convidado para levar sua mensagem, não deu para se entender os motivos da negação da fala do PT partido aliado, que inclusive tem na administração atual de Campo Grande com Bibi de Nenca o vice-prefeito CARAMURU PAIVA, e na convenção estava representado pelo presidente Giuzelio Lobato.
 A convenção conduziu à presidência do Diretório do PMDB de Campo Grande o advogado Edmar Vieira Filho, além de Eider Vieira Filho como presidente da JPMDB e Liliane Almeida do PMDB Mulher.

A participação de público foi muito boa, com cerca de 500 pessoas, sendo que o destaque foi para juventude, que esteve participando e tornando o ato convencional alegre e movimentado. Cerca de 80 jovens fortalecem o PMDB em Campo Grande.
Um ilustre caraubense que esteve participando do ato convencional do PMDB de Campo Grande foi o patriarca da família Jácome, funcionário público federal aposentado Sr. Luiz Jácome que fez um emocionante discurso relembrando as lutas e a sua vivência com os seus conterrâneos em Campo Grande. Hoje Luiz Jácome reside em Caraúbas.
Esteve também presente o subsecretário de Pesca e Aqüicultura do Estado, Abraão Lincoln, que fez seu discurso com a tônica voltada para figuras importantes do então MDB de Ulisses Guimarães e outros.

Uma comitiva do PMDB de Mossoró também prestigiou o evento político em Campo Grande. O vereador Claudionor dos Santos a presidente da sigla em Mossoró, Isabel Montenegro, entre outras lideranças e autoridades foram recebidas pelo prefeito Bibi de Nenca.

Em sua fala, o vereador Claudionor dos Santos disse da satisfação em estar recém chegando ao PMDB e convidou aos presentes para participarem no dia 16 de setembro no Hotel Garbos em Mossoró, da grande convenção do partido com a participação Michel Temer e de Valdir Raupp, respectivamente, presidente licenciado e presidente nacional do PMDB.
O Prefeito BIBI de NENCA fez seu discurso, relatando as dificuldades que encontro principalmente pela queda do FPM nos dois primeiros anos de governo, mostrou as obras e serviços que vem desenvolvendo, visando ter um município cada vez mais desenvolvimento, e pelo que se viu o mesmo tem sua administração bem avaliada pela população campograndense.


No discurso do prefeito Bibi, destacamos uma das suas preocupações com vista a sucessão municipal, ele disse: "presidente Edmar Vierra, você tem uma grande missão que é de manter nossa base aliada junta visando os embates que teremos em 2012".

Esta matéria é uma colaboração do Jornalista Chico Costa e Gidel de Morais do www.icemcaraubas.blogspot.com