EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 21 de maio de 2011

Deputada FATIMA BEZERRA
reúne lideranças políticas e dos movimentos sociais do RN 
em seu aniversário


Giuzelio Lobato (Coord. do Polo Médio Oeste do PT) e Hildebrando Rocha(Sec. Agricultura de Campo Grande), Raimindo Canuto (vereador de Janduis), Deputada Fatima Bezerra, Caramuru Paiva(vice-prefeito de Campo Grande e 
Póla Pinto(vereador de Messias Targino)

A noite desta sexta-feira 20 de maio no clube da Petrobras em Natal marcou o encontro de diversas lideranças políticas e dos movimentos sociais do estado no aniversário da deputada federal FATIMA BEZERRA do PT, a parlamentar nota dez do RN, pela sua atuação destacada nos diversos temas, como: Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Agricultura Familiar, Direitos da Mulher, Direitos Humanos entre tantos outros.

O espaço do clube da Petrobras na avenida Ayrton Sena em Natal, foi insuficiente para comportar tantos amigos, eleitores e militantes petistas.
Ministra Maria do Socorro, Deputada Fatima e o Ex-prefeito Carlos Eduardo Alves

Vereador Raimundo Canuto e a Ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário

Destaque na noite para presença da Ministra Especial dos Direitos Humanos MARIA DO ROSÁRIO, que a convite da deputada Fátima Bezerra, prestigiou o estado e a deputada. Além desta estiveram presentes entre tantas outras lideranças a ex-governadora Vilma de farias, o Ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, o deputado federal Fernando Mineiro.
Socorro Oliveira do MDA, Vereador Raimundo Canuto, Deputada Fatima Bezerra, secretário de agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha 
e Giuzelio Lobato(presidente do PT de Campo Grande)

Do médio oeste potiguar podemos destacar a participação de caravanas:

- CAMPO GRANDE: Vice-prefeito CARAMURU PAIVA, Secretário de Agricultura HILDEBRANDO ROCHA, Assessor da Credioeste Giuzelio Lobato, Ex-vereador Jean Vieira.
- JANDUIS: O vereador e Sindicalista RAIMUNDO CANUTO(Raimundo do sindicato), o presidente do STR Ricardo Brito, a secretária do PT Wigna Brito.

- MESSIAS TARGINO: O vereador e sindicalista POLA PINTO, sua esposa Kátia Pinto, sua mãe e outros familiares e outros.

Secretário agricultura de Campo Grande Hildebrando Rocha e o secretário de agricultura de Upanema Yasamaque


 
- UPANEMA: O secretário de agricultura Yasamaque e a delegada adjunta do MDA Socorro Oliveira, familiares e conterrâneos.

Foi uma noite bonita, de confraternização, de encontro de amigos e militantes, para comemora o aniversário da melhor parlamentar do estado, se destacando agora em nível nacional como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, membro do Diretório Nacional do PT e cotada para ser senadora do RN, tendo sido nas eleições de 2010 a deputada federal mais votada do estado, mesmo sem pertencer a nenhuma família tradicional do estado, mais sim pela atuação parlamentar de luta em defesa das classes e das causas sociais.


Itanildo Show no violão, Dodora de Caicó e Banda

Outra grande atração da noite foi a Banda Itanildo Show e Dora de Caicó fizeram um show de MPA, alegrando as mentes e corações de todos(as) que festejaram ao som de belissimas canções.
Destacamos abaixo algumas fotos dos nossos conterrâneos do médio oeste e outros participantes da festa da Deputada FATIMA BEZERRA.

Veredaor Pola Pinto(Messias Targino), secretário Hildebrando de C. Grande, 
Socorro Oliveira MDA e Raimundo Canuto(vereador de Janduis)
Vereador Raimundo de Janduis e deputada Fatima Bezerra

Hildebrando (secretário de agricultura de Campo Grande) 
e a Deputada Fatima Bezerra

Hildebrando Rocha, Raimundo Canuto e Satiro Gil
(ex-superintendete regional da CONAB)

Raimundo Canuto e a professora Eliane Bandeira(ex-coordenadora do Mova Brasil)
Raimundo Canuto e Tercio, candidato a Vice-prefeito pelo PT em Mossoró em 2010
Raimundo Canuto e as professoras da UERN, Ana Morais, Geovana Toscano,
Simone Cabral e familiares de ambas

Esposo da prefeita Shirley, Pola Pinto(vereador de Messias), Shirley Targino (Prefeita de Messias Targino) e Raimundo Canuto (vereador de Janduis)


Conceição Bezerra direção da CUT e Sindicato do Bancários do RN e Raimundo Canuto(vereador do PT de Janduis)

Raimundo Canuto e as professoras de São Paulo do Potengi

Delegado do MDA Valmir Alves e Hildebrando Rocha
Manoel Candido(ao centro), diretor da FETARN e 
Raimundo Canuto e Pola Pinto sindicalistas da FETRAF-RN

Caramuru Paiva(de vermelho) vice-prefeito de Campo Grande 
e a Ministra Maria do Rosário

Olavo Ataide (assessor da deputada Fatima Bezerra) e Raimundo Canuto

Hildebrando Rocha e Raimundo (assessor da deputada Fatima Bezerra)

Vice-prefeito Carmuru Paiva de Campo Grande, medalhista do atletismo brasileiro Magnolia Figuereido, Jarlene e ex-veredaor de Campo Grande Jean Vieira

Hildebrando Rocha, secretario de agricultura de Campo Grande, Raimundo Costa futuro delegado do MDA e Pola Pinto, vereador de Messias Targino

Raimundo Canuto e Isabel (filha de Graça do Pacuti/Janduis) e seu esposo





Raimundo Canuto e Caramuru Paiva, é só alegraia no aniversário de Fatima


Raimundo Canuto, Raimundo Costa e Pola Pinto


Simone (vereadora de São Miguel do Gostoso) e Raimundo Canuto



Hildemário(assessor da Fetraf-RN), Raimundo Canuto e Hugo Manso



Raimundo Canuto, Jarlene, Caramuru Paiva e Jean Vieira


Máximo Emanoel afilhado de Raimundo Canuto




Hildebrando e Pola Pinto (diretores da Fetraf) e ao centro Hildemário(assessor da Fetraf) e sua esposa Simone (vereadora de São Miguel do Gostoso)
Comissão da Verdade e Direitos Humanos em Debate


maio 20th, 2011
Add a Comment
20 de maio de 2011
por Coletivo Foque
Fotos: Rogério Marques


MILITANTES POLÍTICOS, anistiados, familiares de desaparecidos políticos e representantes do movimento social participaram da audiência pública que tratou da criação da Comissão Nacional da Verdade, nesta sexta-feira (20/5), na Assembleia Legislativa do RN. A audiência proposta pelo deputado Fernando Mineiro contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

 
A mesa de debates teve ainda a participação de representantes do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, da Arquidiocese de Natal, da Associação Norteriograndense de Anistiados e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Justiça e Cidadania.

 
A Comissão da Verdade faz parte do Programa Nacional de Direitos Humanos e pretende apurar casos de tortura, mortes e desaparecimentos políticos ocorridos durante a ditadura militar no Brasil.

A ministra Maria do Rosário inicou sua fala fazendo uma homenagem a Luiz Maranhão Filho e demias desaparecidos políticos norteriograndenses, além de presos políticos e anistiados presentes na audiência, como o ex-deputado Floriano Bezerra. Para ela, é necessário “conhecer a verdade integral, da maneira mais completa possível, em particular a identidade dos autores, as causas, os fatos e as circunstâncias em que essas violações ocorreram”.
Segundo o presidente da Associação Norteriograndense de Anistiados, Mery Medeiros, “os bolsões de autoritarismo ainda existem, mas o avanço da democracia, que a gente deve defendcer a todo custo, pois a liberdade é o bem maior de todos nós, deve ser aproveitado para consolidar o processo democrático. Esse ato de lançamento do projeto Memória e Verdade é uma das trincheiras de maior amplitude, que não é revanchismo, mas a preservação da memória”.
Para Marcos Dionísio, do Instituto de Pesquisas e Estudos em Justiça e Cidadania, “Hoje temos, corriqueiramente, a violência policial e a tortura, uma herança direta desse clima de impunidade que foi instaurado pelo regime ditatorial de 1964. A passagem do regime militar para a democracia aconteceu pelo colégio eleitoral, foi uma redemocratização negociada, e a sociedade brasileira e o Estado padecem dessas limitações. Então, quando se trata de querer instalar o processo da comissão da verdade, isso não é promover caça às bruxas, mas significa um encontro de contas da nação com o seu passado, para que no futuro a gente não tenha o perigo de uma tentação autoritária novamente. Essa luta pela instalação da Comissão da Verdade tem o objetivo de reparar historicamente injustiças e violações de direitos humanos que aconteceram em nosso país”.

 
O representante do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, Roberto Monte, declarou que “a Folha de São Paulo ajudou a operação Bandeirantes e depois vem dizer que é uma ditabranda. Ditabranda uma pinóia! Na verdade, essa nossa cultura que vem do colonialismo, da escravidão, está na cabeça do povo, a gente vai ter que mudar isso. Hoje há toda uma discussão sobre um Plano Nacional de Educação e Direitos Humanos, por que a gente tem que trabalhar para que as coisas não voltem a acontecer. As pessoas tem que ter pelo menos o livre arbítrio de saber as versões, por que até hoje a gente só tem a versão de quem matou, de quem torturou e de quem detonou as pessoas”.
Fonte: foque.com.br
Brasil: as novas táticas da repressão política


maio 21st, 2011
Add a Comment
Caros Amigos
Por Lúcia Rodrigues


Além de utilizar a polícia para perseguir os lutadores sociais, agora, além da violência direta, os poderes do Estado movem processos jurídicos para intimidar os ativistas.

A ditadura militar acabou, mas alguns resquícios desse passado sombrio nunca foram enterrados e teimam em se perpetuar como verdadeiros fantasmas que pairam sobre as cabeças daqueles que resistem e não se curvam diante das imposições dos donos do poder.

 
A perseguição aos que ousam se levantar contra as injustiças sociais neste país continua regra. E a criminalização da luta dos ativistas do campo e da cidade, uma constante. Apesar das torturas e dos assassinatos não terem deixado de ocorrer, principalmente nos rincões mais afastados deste país e nas periferias das grandes cidades, a repressão inovou em seu modo de agir. Sofisticou o discurso, para transmitir um ar de legalidade às ações.

Se durante os anos de chumbo, o Estado prendia, torturava e assassinava, pura e simplesmente, sem se preocupar com as consequências de seus atos, na democracia formal lança mão de recursos mais refinados para alcançar seus objetivos. Agora, lideranças populares do campo e da cidade são obrigadas a conviver também com o medo da punição legal.
 
Uma avalanche de processos é impetrada todos os dias contra ativistas populares de norte a sul do país. Em muitos casos, o aparato processual resulta na prisão dessas lideranças. Esse foi o verniz encontrado para revestir e encobrir as verdadeiras intenções da criminalização dos movimentos sociais.

 
A aversão a qualquer forma de mudança, que faça pender a balança para o lado dos mais pobres, é vista como uma ameaça real e movimenta a força motriz dessa engrenagem que envolve os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, a mídia, o aparato militar e as forças policiais a serviço do poder econômico.

sexta-feira, 20 de maio de 2011


MINEIRO ARTICULOU A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR SOBRE
 COMISSÃO DA VERDADE
que trata das vitimas da ditadura militar


Aconteceu na manhã desta sexta (20), articulado pelo deputado estadual Fernando MINEIRO audiência pública no plenarinho da Assembléia Legislativa do RN, para instalação no RN da Comissão da Verdade, que trata dos direitos das vitimas da ditadura militar.


O deputado Fernando MINEIRO que presidiu a audiência convidou para compor a mesa a Ministra Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; Ministro da Previdência Garibalde Filho; Deputada FATIMA BEZERRA; procurador dos direitos humanos do estado Marcos Dionisio; do presidente da associação dos anistiados do estado, Meri Medeiros; procurador do ministério público federal no estado, Fernando Vasconcelos; representando a Arquidiocesse, Padre Vicente; a deputada federal Sandra Rosado.

A ministra ao iniciar seu pronunciamento, cumprimentou o estado por ser um dos que tem um grande capital de lutadores pelas causas da liberdade, fazendo referencia a Luiz Inácio Maranhão filho, sequestrado e desaparecido político do Brasil em  1984, assim como ao deputado casado na época da ditadura Floriano Bezerra, presente ao evento.

Em sua exposição, a ministra falou que: “a presidente Dilma ao iniciar seu mandato, convocou a ministra do DH ao desafio de que no nosso país seja assegurado o direito a memória e a verdade dos homens e mulheres vitimas da ditadura e de qualquer tipo de violação ocorrido a partir de 1964”.

“A Comissão Nacional da Verdade, que estar sendo implantada em todo país, significa fortalecer a democracia, dar dignidade aos mortos e desaparecidos da ditadura, ao permitir que o país e em especial os familiares destes, possam saber realmente o que aconteceu com estes pelos seus opressores no período da ditadura”.

Logo em seguida o senador Garibalde Filho usou da palavra para apoiar a iniciativa da criação da Comissão Nacional da Verdade e disse “o nosso estado se soma nesta luta e vai escrever junto com o resto do país a melhor das palavras que o Brasil precisa conhecer”.

A deputada Fátima Bezerra, participou da audiência fazendo referencia a ministra Maria do Rosário, como uma pessoa qualificada e com talento para exercer a função. E disse “falar de justiça aos nossos mortos e desaparecidos, é falar da injustiça feita a Djalma Maranhão, um homem que fez uma das maiores administração para Natal. O governo da presidente Dilma ao fazer isso acontecer é uma atitude para proporcionar justiça aos brasileiros vitimas da ditadura. E finalisou dizendo liberdade e democracia”.


Participaram do Medio Oeste o vereador e sindicalista RAIMUNDO CANUTO, o vereador Pola Pinto de Messias Targino e secretário de agricultura de Campo Grande, HILDEBRANDO ROCHA.
Raimundo Canuto(vereador de Janduis de azul, ao fundo de listrado Giuzelio Lobato, Pola Pinto(vereador de Messias Targino) e Hildebrando Rocha, 
secretário de agricultura de Campo Grande
 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FETRAF-RN REALIZA GRANDE MONIFESTAÇÃO EM DEFESA DA AGICULTURA FAMILIAR


Mais de 2 mil agricultores(as) familiares de todas regiões o estado ocuparam as ruas de Natal em sua VII Jornada Estadual de Lutas, organizada pela Fetraf-RN e os Sintrafs de mais de 50 municípios do RN.

Na governadoria as lideranças do movimento foram recebidas pela governadora Rosalba Ciarlini, pelo secretário de agricultura Betinho Rosado, secretário da SEARA Gilberto Jales, Diretor presidente da EMATER Ronaldo Cruz, para tratar da pauta da VII Jornada estadual de lutas da agricultura familiar, que apresentava as seguintes reivindicações: Assistência Técnica; Habitação Rural; Programa da Alimentação Escolar – PNAE; Programa de Desenvolvimento Solidário; Programa Campo Mais Forte/BNDES/Emater; Compra Direta da agricultura familiar; Regularização Fundiária; Agilidade nos recursos do PROINFO; Assento para Fetraf no CEDRUS; Abertura imediata da Central de Comercialização da Agricultura Familiar em Natal; Educação do Campo; Programa Saúde da Água e Farmácia Viva; Priorização da CREDIOESTE Sol como banco da agricultura familiar no Sertão do Apodi, entre outros pontos.

Participaram da audiência além da governadora e seu secretariado, o deputado estadual Fernando Mineiro; o senhor Olavo Ataide, representante do mandato da deputada federal Fatima Bezerra; João Cabral, Coordenador Geral da FETRAF-RN; Rosane Bertolti, Diretora da FETRAF Brasil e demais Coordenadores (as) Estaduais da Fetraf RN.

A Comissão de negociação do governo do estado e dos agricultores (as), concluíram esta rodada de negociação de uma pauta que apresentava cerca de 40 pontos das áreas de educação, agricultura, habitação, reforma agrária, saúde e organização da produção, de imediato foi atendido o que havia urgência urgentíssima que era o referente a liberação dentro dos próximos dias do valor de R$ 432.500,00 a titulo de contra-partida do governo do estado para o convênio Fetraf/PSH para edificação de 173 habitações rurais.

O restante da pauta ficou para ser resolvido até o dia 10 de junho, quando o governo do estado voltará reunir-se com as lideranças do movimento fetrafiano.

Foi formada uma Comissão permanente de negociação do governo e os agricultores familiares, tendo a frente o secretário de agricultura Betinho Rosado, mais os secretário da SEARA, Educação e Emater e da parte dos agricultores quatro diretores da Fetraf-RN, que terão o objetivo de tratar de cada ponto chegando a encontrar conjuntamente os encaminhamentos práticos e resolutivos de cada um.

A governadora Rosalba Ciarline em sua fala final, disse: “O governo estar aberto ao dialogo, sei que não poderei fazer tudo sozinha, por isso precisamos juntos enfrentar estes problemas, somos conscientes destas necessidades e farei tudo para atender as reinvindicações, só peço que tenham paciência para que possamos equacionar os recursos a fim de atendar as demandas apresentadas ao governo nesta pauta dos agricultores liderados pela fetraf-RN”.

No final da audiência a multidão de mais de 2 mil agricultores esperavam as lideranças em frente a governadoria onde ouviram do Coordenador Geral da FETRASF-RN, João Cabral o relato do resultado desta audiência com o governo do estado.

Em sua fala João Cabral, disse: “companheiros estamos saindo deste momento convictos de que fizemos uma grande e importante movimentação neste dia de hoje. Dos pontos apresentados conquistarmos a liberação dos recursos das habitações que estavam pendentes há vários meses. Por outro lado forçamos o governo a criar uma Comissão Permanente de Negociação com os agricultores(as). Vamos continuar unidos e vigilantes, daqui pra frente o ritmo vai ser este, e o governo já sentiu que não estamos para brincar e sim para fazer valer os interesses e direitos dos trabalhadores. Considero que saímos desta fase com alguns significativos avanços e vamos buscar consolidar nos próximos dias o conjunto da nossa pauta desta jornada de luta 2011”, finalizou.

VEJA AS FOTOS DO MOVIMENTO:




Mineiro participa de Jornada de luta da FETRAF


Mineiro participa de Jornada de Lutas da Fetraf A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores em Agricultura Familiar do RN - Fetraf realiza, na manhã desta quinta-feira, 19, a VII Jornada de Lutas. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais fazem ato em frente à governadoria para reivindicar que pauta protocolada junto ao Governo do Estado seja atendida. O deputado Fernando Mineiro participa da atividade. "É preciso voltar os olhos para a agricultura familiar. Vários projetos estão parados", declara Mineiro.

 
Segundo o coordenador-geral da Fetraf/RN, João cabral, a questão mais urgente a ser tratada com o Governo é o repasse da contrapartida do Programa da Habitação Rural.

Ele conta que, há um ano, os recursos não são entregues aos agricultores. "Se não recebermos a contrapartida para construção das casas o mais rápido possível, vamos perder o programa do Governo Federal", explica.
Um outro ponto que deve ser discutido é a implementação da lei federal nº 11.947, que determina que 30% da merenda escolar seja oriunda de produtos da agricultura familiar. Assuntos como assistência técnica, agroecologia e saúde da água também serão levantados pelos agricultores.



Fonte mandatato Dep. Mineiro