EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 17 de abril de 2010

Secretário de Agricultura de Campo Grande/RN Participa de Assembléia de fundação de Cooperativa Potiguar.

No dia 15 de abril, Hildebrando Rocha e Raimundo Canuto de Janduis, participaram da fundação da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar Potiguar, que tem como objetivo trabalhar projetos de habitação e assistências aos agricultores familiares do Estado do Rio Grande do Norte.


A Cooperativa que tem o apoio da Federação dos Agricultores Familiares do Estado (FETRAF/RN), que já vem desenvolvendo um importante trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e no processo organizativo e na concretização de políticas públicas na área de habitação rural com mais de 250 moradias construídas e reformadas no interior do Rio Grande do Norte em parceria com o Governo Federal, e do Estado através da COOPERHAF/Brasil.


Raimundo Canuto Maria Avanael e Zé Mota

O evento contou com o apoio do Deputado Fernando Mineiro do PT que também participou do evento durante a tarde e falou da importância do Cooperativismo e dos agricultores familiares se organizarem em Cooperativas para poderem crescerem juntos e que o seu mandato Cidadão estaria a disposição das causas sociais e dos agricultores familiares do Estado e que o seu mandato não era só de uma região e sim de todo o Rio grande do Norte


Dário Fortunato, Zé Mota, Dep. Mineiro, Dário Andrde e João Cabral

Foi eleito para presidente da Cooperativa: Dário Fortunato, Vice-Presidente, João Cabral; Secretaria; Maria Avanael e Tesoureiro; Flavio Lucio (bocão) Conselho administrativo; Raimundo canuto, João Eudes , Aldo e Conselho Fiscal: Hildebrando, Abelirio e Maria da Guia.

Agricultores familiares fetrafianos tornaram-se pioneiros em fazerem a inscrição estadual no RN

Os agricultores familiares e o assessor do mandato do Deputado Fernando Mineiro

No dia 13 de Abril às 10 horas da manhã, na Secretaria de Tributação, foram realizadas as primeiras inscrições estaduais dos agricultores familiares com base no Decreto 21.401, de 18/11/2009, que facilita o processo de comercialização dos agricultores especialmente para venda da produção familiar na alimentação escolar em conformidade com a Lei 11.947/09 do PNAE.

Na oportunidade, fizeram a inscrição os agricultores familiares: Francisco Cassimiro de Farias, do Sítio Várzea Fria; Marcelo Soares de Oliveira, do Sítio Cabaço, e João Marques de Farias, do Sítio Riacho Salgado do município de São Paulo do Potengi, além do agricultor familiar e presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais da Economia Solidária da Região do Mato Grande – COOAFES, Jubenick Pereira, assentado no do P.A Antonio Conselheiro, em São Miguel do Gostoso. Acompanharam a reunião Jair Macedo, assessor do Deputado Mineiro, e Dario Andrade, da FETRAF.

Jair Macedo, assessor do Deputado PeTista Fernando Mineiro
Os agricultores familiares tornaram-se pioneiros no RN em fazerem a inscrição estadual que garante a confecção do bloco de Nota Fiscal do Agricultor Familiar. A nota fiscal, além de trazer dignidade ao agricultor, facilita o fornecimento a programas governamentais e não-governamentais, eliminando assim a figura do atravessador. Significa também o acesso ao direito a uma política pública de comercialização de produtos saudáveis da AF.
Josana, João Cabral e Dario Fortunato da direção da FETRAF
Na opinião da direção da Federação dos/a Trabalhadores/a na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – FETRAF/RN, é uma grande conquista para todos e todas que forma e vive da e na Agricultura Familiar, continuaremos lutando para se tornar realidade em todo estado. Assim melhorando a qualidade de vida através da Agricultura Familiar com o Desenvolvimento Sustentável e Solidário.
A voz do porto

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Olá caros amigos leitores de Campo Grande e região, que acessam o nosso blog, estivemos sem atualizar este veiculo de comunicação por estar sem Internet durante quase 30 dias, já estamos com esse problema resolvido e vamos continuar divulgando as noticias locais, regionais, nacional e internacional e esperamos contar com a sua fidelidade todos os dias.