EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 20 de novembro de 2010

O preconceito, a luta contra ele e a celebração

zumbisomos_aeO dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data em que comemoramos um mês da entrada em vigor do Estatuto da Igualdade Racial. Neste ano, o momento é especial porque o estatuto entrou em vigor e busca a correção das desigualdades históricas de quase 100 milhões de pessoas, ou 50,6% da população que encontra em situação desprivilegiada. O Estatuto contempla ações afirmativas e os meios para implementá-las, além de uma atenção especial às áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, entre outros.
Como já dissemos o Estatuto é fundamental para resgatar injustiças históricas. Uma das ações mais importantes é o sistema de cotas. Dados de 2007 apontam que até aquela época, o mecanismo já havia garantido o acesso a 40 mil pessoas em 12 das principais universidades federais e estaduais do país. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) destaca-se por estar na vanguarda desse processo.
É um avanço, talvez um grande avanço, mas ainda é fundamental mobilizar. E é um trabalho longo e que deve ser feito também a partir de nossas casas. A recente eleição, que culminou com a vitória de Dilma Rousseff, mostrou como uma parcela grande do Brasil ainda tem preconceitos dos mais variados. O caso da estudante de direito que culpou os nordestinos foi só um dos casos.
A imagem do de Zumbi dos Palmares foi escolhida para celebrar a data. Uma homenagem justa ao homem que, antes mesmo da abolição da escravatura , pregava a igualdade de direitos. A discussão sobre essa maneira de fazer justiça é só uma delas. Os negros, afrodescendentes merecem ter espaço na sociedade. Nas grandes empresas, nas universidades, na televisão, na publicidade, porque na verdade, na verdade somos todos iguais.
Quando ressalto que somos todos iguais não está relacionado apenas à questão constitucional. Vai além. Também quando nos manifestamos contra o preconceito racial, o sentimento também está relacionado questões sexuais, religiosas e tantas outras que nos fazem reagir de maneira agressiva e violenta ao que julgamos diferentes.
Muito justas as comemorações referentes a um dos maiores líderes negros da história do Brasil. Mas que a data seja mais um mecanismo para nossa reflexão diária diante nossos semelhantes e tão distintos ao mesmo tempo. Que a consciência negra se expanda, de maneira que um dia possamos celebrar o Dia da Consciência Humana. Enquanto esse dia não chega, celebramos, pois, nossos irmãos que ajudaram a construir um Brasil forte, corajoso, diverso, colorido e único.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mineiro aprova projeto de assistência técnica para habitação de interesse social

Garantir assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social às famílias de baixa renda. Esse é o objetivo principal do Projeto de Lei de autoria do Deputado Fernando Mineiro aprovado na tarde desta terça-feira, 16, em Sessão da Assembleia Legislativa do RN.

A Constituição Federal, a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte e diversas Leis Orgânicas asseguram a moradia e o bem estar dos habitantes das áreas urbanas e rurais como um Direito Fundamental. Apesar da previsão legal e já passadas duas décadas da promulgação da Carta Magna, pouco mudou na realidade brasileira em relação aos moradores do campo e de áreas habitadas por famílias de baixa renda, cujas habitações, muitas vezes edificadas em áreas de risco ou de preservação meio ambiental, fogem aos padrões mínimos estatuídos pelos critérios da arquitetura e da engenharia, seja pelos erros grosseiros que põem em risco as vidas dos moradores, seja pelo uso inadequado de materiais, seja pela localização das edificações, construídas em encostas, áreas ribeirinhas, dunas, etc.

A partir dessa constatação, Mineiro apresentou o Projeto de Lei que objetiva permitir que o Estado do Rio Grande do Norte assegure às famílias de baixa renda, assim se entendendo aquelas que se encontrem abaixo da renda familiar de três salários mínimos, a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social.

Segundo o deputado, o que existe de concreto nesta área em dias de hoje são as fiscalizações do CREA que exigem as ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnicas, de forma a penalizar as construções que não possuam engenheiros e/ou arquitetos responsáveis pela obra. Tal situação apenas aplica uma penalidade a quem mal conseguiu reunir recursos para construir uma moradia.

Agora, com a aprovação do Projeto de Lei haverá oportunidade de não só prestar a assistência técnica necessária, como também permitir que seja racionalizado o uso do meio ambiente e dos materiais envolvidos, podendo o Estado celebrar acordos, convênios ou parcerias com a União, Municípios e mesmo iniciativa privada, formalizando o processo de edificação, reforma ou ampliação de habitações de interesse social.

 

Fonte: Assessoria do mandato

Presidente da Credioeste-Sol apresenta entidade na Camara Municipal de Campo Grande

Hoje, 19 de novembro de 2010, as 9horas esteve presente na Camara Municipal de Vereadores do Municipio de Campo Grande o Presidente da Cooperativa  Credioeste-Sol, Raimundo Canuto de Brito e Natan Costa agente de campo, o mesmo fez uma apresentação da Cooperativa que tem uma abrangência em 12 cidades do médio e alto oeste, nas seguintes cidades, Apodi a onde funciona a sede matriz da Cooperativa, Campo Grande, Triunfo Potiguar, Paraú, Upanema, M.Targino, S. Melo, Itaú, Caraúbas, Felipe Guerra, Gove. Dix-Sept Rosado, com quase quinhentos sócios a entidade foi fundade em 2007 e teve o apoio de várias instituições que atua na região; como Visão Mundial,, PDA Carnaúba, PDA Santa Cruz, Terra Viva, Coopevida, PDHC e muitas outras organizações da classe trabalhadora, como sindicatos e associações, a Credioste-Sol é a única experiência de Credito da Economia Solidária e Agricultura familiar na região gerida pelos proprios agricultores.

O conjunto desses municipios totaliza uma area de 7.008,3Km² ( 13,2% do estado a cooperativa atenderá uma população de 122. 592 pessoas sendo o seu público direto os 57.800 agricultores e suas familias que compõe a população rural dessa área de abrangência, população essa que corresponde à 7,84%  do total de Potiguares. o produto agropécuário desses municipios equivale acerca de 13% do produto estadual.

Como Participar Poderão associa-se a CREDIOESTE-SOL agricultores e agrcultoras familiáres, seus familiáres e agregados, desde que considerados civilmente capazes e residam na área de abrangência da cooperativa.
Para associar-se a CREDIOESTE-SOL, você deverá preencher uma proposta de admissão e subscrever uma cota parte no valor 120.00, que poderá ser parcelada> Em Campo Grande as pessoas iteressada deverá procurar Anaci Batista Presidente do SINTRAF.



O Centro Juazeiro é uma Organização Não Governamental com fins NÃO econômico com sede em Messias Targino e atuação em toda a Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte

Produção de sementes e autonomia da agricultura familiar

A família da Sra. Maria José Barbosa e o Sr. José Pereira, localizada na comunidade Junco de Cima, Município de Messias Targino/RN está produzindo sementes para o seu plantio. Ao longo do tempo as grandes empresas multinacionais vêm se especializando na produção de sementes e cada vez mais promovendo a perda da diversidade genética e com isso possibilitam o ataque de pragas e doenças, além do mais, as sementes produzidas de forma convencional estão agregadas a um pacote tecnológico com alto insumo como o uso de pesticidas.

Com a produção de sementes feita pelas famílias campesinas ocorre uma seleção natural que com o passar do tempo não há perda genética e as sementes ficam mais resistentes as pragas e as doenças. Outro fator positivo é autonomia que a família ganha, pois tem a certeza de que está plantando uma semente limpa, sem nenhum tipo de produto químico agregado a ela. Além de produzir sementes agroecológicas, tem em todo esse contexto um menor custo de produção e melhoria na renda familiar.

Hoje a família de Maria José e José Pereira produz sementes agroecológicas para o seu próprio cultivo, produzem para comercializar com outras famílias do Município e de outras regiões. Tem disponíveis sementes de Coentro, Cenoura, Alface, Melão de Cheiro, Pimentão e Jerimum.
Fonte: Blog Centro Juazeiro 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Reunião da FETRAF do Médio Oeste será nesta quinta-feira, em Parau.

                                      Hildebrando Rocha C. Grande/RN
Os dirigentes ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste já definiram a data da próxima reunião da FETRAF-RN da região do Médio Oeste será na cidade de Parau , nesta quinta-feira dia 18 de Novembro .

Reunião será realizada em Parau
Vão participar desta reunião representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Messias Targino, Apodi, Patu, Felipe Guerra, Upanema, Itau, Severiano Melo e Campo Grande, todos ligados a (FETRAF-RN).
Pôla Pinto do Sindicato de Messias Targino
Segundo Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, durante a reunião será discutido e avaliado projeto Sabres da Terra e outros pontos de interesse da Fetraf regional.

Pôla Pinto adiantou ainda que os representantes da Fetrafrn em Parau , estão realizando a mobilização juntos aos sindicatos e fóruns da região para a reunião. O coordenador da FETRFRN, João Cabral confirmou presença na reunião.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Morre artista do Escambo

Recebemos o comunicado via rede do Movimento Escambo e por mensagem do amigo TOM DO CEARÁ, que o artista NETO – irmão do Tom – veio a óbito em Fortaleza/CE, nesta terça-feira, 16, vítima de diabetes.

NETO, teve um infarto e não resistiu. Como artista cheio de sonhos era guitarrista da Banda A Cor do Reggae de Icapuí/CE, tocava flauta transversal e teve importante atuação no Movimento Escambo ao lado de TOM DO CEARÁ, irmão de fé.

O sepultamento acontecerá nesta quarta-feira, 17, na cidade de Icapuí/CE. Impossibilitados de participar do ato de despedida, deixamos nossos votos de estima, consideração e força a toda família do NETO. Descanse em paz companheiro de jornadas! 

Prefeita Shirley está participando de misão Internacional na Espanha e Itália

Vencedores da VI edição do Prêmio Prefeito Empreendedor estão conhecendo experiências empreendedoras de sucesso desenvolvidas na Espanha e na Itália. Desde da semana passada eles estão se encontrando com prefeitos e equipes técnicas municipais, conhecendo in loco iniciativas de incentivo aos micro e pequenos negócios, além de participar de congressos e de expor as ações com as quais venceram a premiação no Brasil. “O objetivo é exatamente a troca de experiências”, diz a coordenadora nacional do prêmio, Denise Donati.


Na Espanha, os prefeitos visitam as cidades de Palma de Mallorca, Barcelona, Granollers e Girona. Na Itália, as visitas serão a Milão e a Veneza. A viagem começou por Palma de Mallorca, para onde os prefeitos embarcaram na quinta-feira (11). Após duas horas de vôo, contudo, em virtude de problemas no radar da aeronave em que viajavam, tiveram que voltar para São Paulo, onde pernoitaram. O novo embarque aconteceu na sexta-feira (12).

A programação em Palma de Mallorca prevê reunião com a prefeita da cidade, Aina Calvo, que fará uma explanação sobre a relação da prefeitura com as pequenas empresas. Os prefeitos também participarão do Congresso Internacional de Criatividade e Inovação Social (CICI) onde cada um deles falará sobre o projeto com o qual venceu o Prêmio Prefeito Empreendedor.
 Na programação de Barcelona estão encontros com o prefeito da cidade Jordi Hereu e com técnicos da prefeitura que atuam junto às pequenas empresas, visita a incubadoras de empresas e ao distrito da inovação urbana, econômica e social. Também haverá visita ao centro de estudos e recursos culturais, onde os prefeitos se encontrarão com especialistas em áreas que tratam, por exemplo, sobre como dar visibilidade criativa à cidade e sobre possibilidades de economia criativa.
 Em Granollers se reunirão com o prefeito local, Josep Mayoral, que falará sobre as políticas municipais de promoção econômica e sobre a relação da prefeitura com as organizações empresariais e ações na área educacional. Os brasileiros ainda conhecerão projeto da prefeitura que transformou uma antiga fábrica num centro de produção, formação e difusão cultural e econômica, incluindo os micro e pequenos negócios.

A programação de Girona inclui encontro com a prefeita da cidade, Ana Pagans, visita ao parque tecnológico e incubadora de pequenas e médias empresas, encontro com técnicos da prefeitura das áreas de desenvolvimento econômico e de compras governamentais. Também haverá visita ao Museu Salvador Dali, onde os prefeitos se encontrarão com técnicos da prefeitura de Figueiras, responsável pela implantação do projeto ‘Figueres cidade Criativa’.

Na Itália a visita começa por Milão onde os prefeitos conhecerão experiências de pequenas e médias empresas exportadoras, se encontrarão com técnicos da Câmara de Comércio e com o cônsul geral do Brasil em Milão, embaixador Luiz Henrique Fonseca, e visitarão o setor de promoção comercial do consulado. Em Veneza, eles se encontrarão com integrantes da Câmara de Comércio e da prefeitura local. Lá será abordado especialmente o tema ‘políticas e relações comerciais com pequenas empresas exportadoras e fomento ao crédito’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 O Prêmio Prefeito Empreendedor é promovido pelo Sebrae para incentivar o desenvolvimento municipal aproveitando o potencial dos micro e pequenos empreendimentos. Os vencedores nacionais da sexta edição do prêmio foram divulgados em maio deste ano. São 11 vencedores, sendo um em cada Região do País – Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste – e seis destaques temáticos.

Vencedores regionais
• Região Norte – Confúcio Aires Moura / Ariquemes (RO)
• Região Nordeste – Francisco das Chagas Limma / São João do Arraial (PI)
• Região Sul – Gilmar José Benkendorf Silva / Munhoz de Mello (PR)
• Região Sudeste – Helder Salomão / Cariacica (ES)
• Região Centro-Oeste – Celso Paulo Banazeski / Colíder (MT)

Fonte: Site do Pola pinto

DEM cogita a possibilidade De fundir-se ao PSDB ou ao PMDB

Ivan Iunes, comentarista q do Correio Braziliense escreveu sobre a proposta discutida dentro do DEM, de fusão com o PSDB ou PMDB.
Partidos que sofreram as maiores derrotas durante as eleições, DEM e PPS enfrentam um truncado jogo de alianças e acordos até o fim do ano para definir uma mudança de curso que recoloque as legendas em uma rota de sobrevivência política. Enquanto os sucessores do antigo PFL estudam a fusão com o PSDB e até um desembarque no PMDB - o que jogaria a legenda na bancada governista -, os socialistas tentam se afastar da imagem conservadora dos atuais aliados para marchar rumo a uma oposição mais branda ao governo federal.

Depois de perder 22 cadeiras na Câmara e seis no Senado com o resultado do pleito de outubro, o DEM estuda se unir a outras siglas para manter parte do cacife político. Na oposição desde a primeira eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o partido viu a bancada se reduzir dramaticamente. Da quase uma centena de deputados federais eleitos em 1998, sobrarão apenas 43 a partir de 1º de fevereiro, data da posse dos novos parlamentares.
Diante dos números, os maiores expoentes da legenda estudam a fusão com PSDB ou PMDB. Na prática, isso significa dizer que a sigla poderia tomar um caminho insólito e apoiar o governo petista depois de fazer oposição ferrenha a Lula nos últimos oito anos.

O maior temor do DEM é que uma janela para a troca de partidos seja aprovada pelo Congresso e a bancada se reduza ainda mais com a migração de parlamentares para a base governista. "Estamos extremamente fragilizados. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem conversado com vários partidos, sempre com um cenário de fusão", revela o deputado federal Guilherme Campos (DEM-SP). De acordo com o parlamentar, o presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), também tem participado dos encontros.

Ao negociar um desembarque na bancada governista, o DEM praticamente implodiria a oposição ao Palácio do Planalto durante o governo de Dilma Rousseff, já que o grupo ficaria reduzido a PSDB, PSOL e PPS, que, juntos, detêm apenas 68 dos 513 assentos na Câmara dos Deputados. Por isso, os atuais partidos da bancada governista desconfiam das reais intenções da legenda. Entendem que a negociação aberta seria mais uma forma de pressionar o PSDB a garantir maior espaço nas composições estaduais e municipais. O maior interessado é justamente Kassab, que termina o mandato na Prefeitura de São Paulo em 2012 e almeja chegar ao Palácio dos Bandeirantes, que será ocupado por Geraldo Alckmin (PSDB) nos próximos quatro anos.
Musculatura
Se o destino do DEM passa por São Paulo, o PPS tenta formar uma frente com partidos menores para tentar ganhar um mínimo de musculatura no Congresso. A legenda viu reduzir de 22 para 12 o número de deputados na Câmara e tem apenas Itamar Franco (PPS-MG) no Senado. O presidente do partido, Roberto Freire, analisa que o caráter conservador abraçado pelos aliados PSDB e DEM durante as eleições prejudicou em especial o partido, que pretende se inserir em um discurso de centro-esquerda. "Tivemos erros crassos na campanha que se encerrou, como fazer uma oposição que aplaudia o governo, sem citar a correção necessária de rumos, sem espírito crítico", critica Freire.
O partido se aproxima de grupos mais alinhados ao Planalto, como PV e PSol. O próprio Freire admite voltar à bancada governista, de onde saiu depois do escândalo do mensalão em 2005, desde que o Palácio do Planalto altere a atual política econômica.
Fonte Jornal de Fato: coluna de Crispiniano Neto

domingo, 14 de novembro de 2010

Conselho de Saúde faz vistoria em clínica psiquiátrica

Conselho de Saúde faz vistoria em clínica psiquiátrica

A visita foi motivada por denúncias de que pacientes estariam sofrendo maus tratos.
O Conselho Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (11) uma visita à Clinica Santa Maria, que cuida de pacientes com distúrbios psiquiátricos. Logo no início, reunião a portas fechadas. A direção da clínica não permitiu a entrada da equipe de reportagem. Só foi possível acompanhar a vistoria à clínica que presta atendimento aos pacientes psiquiátricos do SUS. A visita foi motivada por relatos de maus tratos.
- Para entrar, a gente tem hora, dia, limitações. O que é que tem a se esconder aqui dentro? Por que é que precisa de tantos muros? Como as pessoas estão sendo tratadas aqui dentro? – questiona a representante do Conselho de Saúde de Natal, Silvana Barros.
A denúncia mais recente foi a de um paciente de 28 anos com transtornos mentais que entrou na clínica Santa Maria andando e saiu oito dias depois em uma cadeira de rodas.
- Houve uma denúncia grave de um usuário com transtorno mental, que foi hospitalizado aqui na clínica Santa Maria e no quinto dia a mãe foi chamada para trazer um óleo de girassol, para poder ver o filho. Quando essa mãe chegou aqui no oitavo dia, depois de ter trazido o óleo de girassol sem saber o porquê, ela se deparou com o filho com a clavícula deslocada, em uma cadeira de rodas e hoje ele está no Walfredo Gurgel e vai passar pela segunda cirurgia. Ele chegou no Walfredo Gurgel com hematomas muito grandes na região das nádegas e clavícula deslocada. Ele relata ter sofrido abuso sexual aqui dentro. Ele diz ter sofrido uma violência física tremenda -
- Às vezes as pessoas não querem se tratar, não é por causa do surto, não é por causa da doença, mas sim porque não tem um tratamento digno qualificado para aquela necessidade da pessoa nesses hospitais.
- Podemos dizer que o particular é um tratamento vip e o tratamento do SUS é um tratamento totalmente desumano e cruel. É a grande verdade.
A justificativa da direção de que os pacientes se ferem sozinhos e a falta de transparência sobre o tratamento oferecido gerou contestação.
- É nisso que a gente vem gritar hoje para a comunidade: chega dessa qualidade, desse tipo de atendimento. Isso não trata. Isso adoece, maltrata, isso gera o que a gente está vendo aí.
Município vai pedir o descredenciamento da clínica no SUS
De acordo com a supervisora dos Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Márcia Biegas, as condições físicas do hospital são insatisfatórias, pois existem apenas dois enfermeiros para cuidar de 64 pacientes. Além, segundo ela, da negligência no tratamento dos pacientes.
A supervisora disse ainda que vai encaminhar um relatório para a coordenação do Conselho Municipal de Saúde, ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde solicitando o descredenciamento dos leitos financiados pelo SUS.
FONTE SITE DE MARCELO SOUSA

Mudança de hábitos pode ajudar a prevenir o diabetes

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, uma data instituída para chamar a atenção de todos aqueles que estão envolvidos direta ou indiretamente nos cuidados e prevenção dessa doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cada vez mais a enfermidade está presente na vida dos brasileiros.

A entidade estima que existam cerca de 11 milhões de pessoas portadoras da enfermidade no país, ou seja, 5,9% da população total do Brasil é diabética. Entretanto, os especialistas alertam para que a incidência da doença seja reduzida, é preciso que as pessoas revejam os hábitos alimentares, quebrando o círculo vicioso da alimentação inadequada aliada ao sedentarismo.

No Brasil, a maior parte das ocorrências é do diabetes tipo 2, cuja incidência é maior após os 40 anos. Nesse caso, a causa ocorre pela ação da resistência à insulina aliada a uma secreção de insulina insuficiente provocada por herança genética, ganho de peso (principalmente gordura abdominal), sedentarismo ou pelo envelhecimento. Este tipo também tem sido observado com mais frequência em crianças e adolescentes acima do peso.

Para a nutricionista Jarda Jacinta, algumas mudanças em relação à alimentação, principalmente com a inclusão de novos componentes no cardápio, possibilitam a redução da incidência da diabetes. Segundo a especialista, no que se refere à prevenção, a ingestão das fibras durante as refeições é um grande aliado.

"As fibras possuem substâncias que diminuem o tempo da glicose na corrente sanguínea, ou seja, reduz a permanência da carga glicêmica oriunda dos alimentos. Elas interferem em todos os movimentos do sistema gastrointestinal, melhorando nossa disposição, humor e reduzindo o risco de diabetes e uma série de outras doenças", revela.

Conforme a nutricionista, as fibras requerem um gasto maior de energia para ser digerida, com isso o consumo energético reduz a incidência da diabete. Ela indica a ingestão de três colheres de sopa por dia de farelo de aveia. Como também aponta para os benefícios no controle da glicemia da farinha de banana verde e o composto da casca do maracujá processada.

"No caso da casca do maracujá, estudos mostram que a pectina, uma fibra solúvel presente em grande quantidade no alimento e é capaz de retardar a absorção de carboidratos. Já a farinha de banana verde é rica em amido resistente, uma substância considerada fibra alimentar por não ser digerida e se tornar disponível como substrato para fermentação pelas bactérias", explica.

No entanto, Jarda Jacinta ressalta que se deve evitar misturar vários tipos de fibras alimentares. "Não é necessário ingerir dez tipos de fibras de uma vez, pois na maioria das vezes elas exercem as mesmas funções. A pessoa pode revezar, ingerindo hoje um tipo no suco, no dia seguinte incluir na comida outra fibra", frisa a nutricionista. E acrescenta que a dica também vale para as pessoas que possuem a doença: "elas são um aliado dos medicamentos na obtenção de melhores resultados glicêmicos".
Fonte: Jornal O Mossoroense