EM CAMPO

EM CAMPO

domingo, 14 de novembro de 2010

Conselho de Saúde faz vistoria em clínica psiquiátrica

Conselho de Saúde faz vistoria em clínica psiquiátrica

A visita foi motivada por denúncias de que pacientes estariam sofrendo maus tratos.
O Conselho Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (11) uma visita à Clinica Santa Maria, que cuida de pacientes com distúrbios psiquiátricos. Logo no início, reunião a portas fechadas. A direção da clínica não permitiu a entrada da equipe de reportagem. Só foi possível acompanhar a vistoria à clínica que presta atendimento aos pacientes psiquiátricos do SUS. A visita foi motivada por relatos de maus tratos.
- Para entrar, a gente tem hora, dia, limitações. O que é que tem a se esconder aqui dentro? Por que é que precisa de tantos muros? Como as pessoas estão sendo tratadas aqui dentro? – questiona a representante do Conselho de Saúde de Natal, Silvana Barros.
A denúncia mais recente foi a de um paciente de 28 anos com transtornos mentais que entrou na clínica Santa Maria andando e saiu oito dias depois em uma cadeira de rodas.
- Houve uma denúncia grave de um usuário com transtorno mental, que foi hospitalizado aqui na clínica Santa Maria e no quinto dia a mãe foi chamada para trazer um óleo de girassol, para poder ver o filho. Quando essa mãe chegou aqui no oitavo dia, depois de ter trazido o óleo de girassol sem saber o porquê, ela se deparou com o filho com a clavícula deslocada, em uma cadeira de rodas e hoje ele está no Walfredo Gurgel e vai passar pela segunda cirurgia. Ele chegou no Walfredo Gurgel com hematomas muito grandes na região das nádegas e clavícula deslocada. Ele relata ter sofrido abuso sexual aqui dentro. Ele diz ter sofrido uma violência física tremenda -
- Às vezes as pessoas não querem se tratar, não é por causa do surto, não é por causa da doença, mas sim porque não tem um tratamento digno qualificado para aquela necessidade da pessoa nesses hospitais.
- Podemos dizer que o particular é um tratamento vip e o tratamento do SUS é um tratamento totalmente desumano e cruel. É a grande verdade.
A justificativa da direção de que os pacientes se ferem sozinhos e a falta de transparência sobre o tratamento oferecido gerou contestação.
- É nisso que a gente vem gritar hoje para a comunidade: chega dessa qualidade, desse tipo de atendimento. Isso não trata. Isso adoece, maltrata, isso gera o que a gente está vendo aí.
Município vai pedir o descredenciamento da clínica no SUS
De acordo com a supervisora dos Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Márcia Biegas, as condições físicas do hospital são insatisfatórias, pois existem apenas dois enfermeiros para cuidar de 64 pacientes. Além, segundo ela, da negligência no tratamento dos pacientes.
A supervisora disse ainda que vai encaminhar um relatório para a coordenação do Conselho Municipal de Saúde, ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde solicitando o descredenciamento dos leitos financiados pelo SUS.
FONTE SITE DE MARCELO SOUSA

Nenhum comentário: