EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cartilha Agroecologia e Combate A Desertificação: Experiências Camponesas.

As três experiências de Messias Targino. Para ampliar a imagem clik na imagem da cartilha.







Representantes de Messias Targino participaram do lançamento da Cartilha Agroecologica.


Carla Regina Moreira
Associação Santa Terezinha e o Centro Juazeiro realizaram na terça-feira (1), no salão de evento da Secretária de Ação Social de Janduís o evento de lançamento da cartilha Agroecologia e Combate a Desertificação: Experiências Camponesas, que contou com a participação de agricultores familiares e dirigentes de entidades parceiras do projeto dos municípios de Messias Targino, Janduís e Patu.
A coordenadora Geral do PDA Carnaúba, Carla Regina Moreira, apresentou vários aspectos e fases de implantação do projeto. Já Fabrício Edino Jales falou das conquistas que foram possibilitadas com o projeto e apresentou as oitos experiências que foram selecionadas para serem publicadas.

Das oito experiências que foram publicadas três são de Messias Targino. Produção de sementes, Produção de Hortaliças e a Feira foram destaque na publicação.

Maria José e Edson Tavares falaram de suas experiências destacando o caráter produtivo, geração de renda e os desafios que cada um enfrenta para produzir.

O coordenador do fórum, Manoel Cardoso Neto, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues e os dirigentes que atuam na produção, Torquato Teixeira, Glória Diniz, Fátima Medeiros, Helena, Socorro, João Batista, Tantan e Pôla Pinto presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da FETRAF/RN.
Pôla Pinto destaca conquistas na Agricultura Familiar

Durante o evento de lançamento da cartilha, Agroecologia e Combate A Desertificação: Experiências Camponesas, o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto destacou as conquistas que tem acontecido na agricultura familiar.

As iniciativas e produção Agroecologica, feira da Agroecologia, a venda dessa produção para o compra direta e o apoio a estas iniciativas pelos parceiros que atuam no meio rural foram destacadas pelo sindicalista. “Além de mais autonomia essas experiências tem servido para tornar o município uma referência”, destacou Pôla Pinto.


Presidente do Sintraf Pôla Pinto destacou avanços

Por último, ele defendeu caso o projeto, que foi coordenado pelo Centro Juazeiro e PDA Carnaúba venha ser renovado que outras famílias possam participar. A publicação da cartilha com as oito experiências, sendo três de Messias Targino foi bastante comemorado por Pôla Pinto que defendeu a distribuição nas associações rurais e rede escolar do município.
Fonte Site do Pola Pinto

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mineiro vai usar Twitter para prestar contas à sociedade

VAMOS COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE

  • Não 
deixar a água da chuva aculumada sobre a lage
  • Manter o saco de lixo bem fechado e fora do 
alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana
  • Manter a caixa d´água completamente fechada 
para impedir que vire criadouro do mosquito
  • Manter bem tampados tonéis e barris d´água
  • Encher de areia até a borda os pratinhos dos 
vasos de planta
  • Lavar semanalmente por dentro com escova e 
sabão tanques utilizados para armazenar água
  • Lavar o 
pratinho da planta e colocar areia. Fazer isso uma vez por semana
  • Remover folhas, galhos e tudo que possa 
impedir a água de correr pelas calhas
  • Jogar no lixo todo o objeto que possa aculumar
 água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias 
etc.
  • Se você tiver vasos de plantas aquáticas, 
trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro com escova, água e
 sabão pelo menos uma vez por semana
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a 
lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios
  • Lavar principalemente por dentro com escova e 
sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, 
garrafas, potes, baldes etc.

Mineiro toma posse para seu terceiro mandato nesta terça

Os novos deputados estaduais do Rio Grande do Norte tomarão posse na próxima terça-feira, 1° de fevereiro. A solenidade ocorrerá às 16h no palácio José Augusto, sede do Poder Legislativo, localizado na praça 7 de setembro, em Natal.
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) toma posse para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa

Fonte Site do Pola Pinto

Sindicato realiza evento para prestação de conta e premiação de associados


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi (STTR), reuniu na manhã do último sábado (29), mais de 1000 pessoas em sua sede na Rua Nonato Mota, no Bairro Malvinas, zona urbana da cidade, para comemorar o sucesso dos trabalhos realizados no ano de 2010. Na oportunidade o presidente Francisco Edilson Neto apresentou em assembleia a prestação de contas relativo ao ano de 2010, realizou a inauguração do novo auditório do STTR além do sorteio de 28 prêmios, incluindo uma motocicleta Pop 0 km, entre os associados que se encontram com suas mensalidades em dia. “Como no final do ano fica muito difícil reunir as pessoas, nós optamos por realizar nossa confraternização agora em janeiro. Isso fez com que um número maior de associados pudesse participar do encontro que mais uma vez foi um grande sucesso. Além da confraternização nós realizamos a prestação de contas relativa ao exercício de 2010, demonstrando toda a transparência como conduzimos a direção do STTR”, disse o presidente.

As comemorações no Sindicato tiveram inicio com um café da manhã servido aos associados e participantes do evento que reuniu as centenas de pessoas, que tiveram oportunidade de degustar um café da manhã produzido a partir de produtos oriundos da agricultura familiar no município, além de música ao vivo com o cantor local Roberto Cruz, além de outras atividades culturais

Edilson Neto disse se sentir muito feliz com o resultado do evento, principalmente pelo grande número de pessoas que foram até a sede do sindicato, afirmando que isso é inédito na história do órgão. “È muito bom ter esse numero de pessoas aqui, acompanhando a prestação de contas, a inauguração do nosso auditório, totalmente climatizado, tudo isso fruto de um trabalho feito com transparência” falou Edilson Neto.

Participaram do evento o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi, Gilvan Alves, Eron Costa, secretário municipal de agricultura, José Carlos da Campesina Francisca Antonia a Kika da coordenação feminina do STTR, João Cabral presidente da Federação dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf/RN) e Raimundo Canuto de Brito, representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Todos fizeram questão de ressaltar o trabalho realizado pelo presidente e a forma transparente como ele vem realizando sua gestão a frente do STTR.


Fonte: Oeste em Pauta

domingo, 30 de janeiro de 2011

OAB/RN aguarda dados do governo para questionar pensões vitalícias

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Teixeira, declarou ao portal Nominuto.com que a entidade está aguardando as informações do Executivo Estadual, sobre quais ex-governadores recebem pensões vitalícias.

O pedido foi feito através de ofício. “Questionar o recebimento desses benefícios já é uma decisão do Conselho Federal da OAB, no caso do Rio Grande do Norte, só quando estivermos a par das pessoas e os valores que recebem, assim como a legislação que permitiu que recebessem essa pensão, é que analisaremos se ela fere ou não o princípio constitucional e vamos nos posicionar”, explica Teixeira.

Ontem, o Conselho protocolou duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra os dispositivos das Constituições dos Estados de Sergipe e Paraná que garantem aos ex-governadores subsídio mensal e vitalício igual aos vencimentos de desembargador do Tribunal de Justiça (artigo 263 da Constituição do Sergipe e 85 da do Paraná).

Para a Ordem dos Advogados do Brasil a concessão do benefício viola diversos preceitos da Constituição Federal de 1988.

O portal Nominuto.com fez um levantamento, através da Secretaria de Administração do Estado, sobre quem recebe a pensão vitalícia no Rio Grande do Norte.

De acordo com a
matéria assinada pelo repórter Túlio Duarte, os ex-governadores Lavoisier Maia e José Agripino Maia, além das viúvas Adalgisa Rosado, Aida Cortez e Joseresa Tavares Maia, recebem a pensão.Fonte: Nominuto