EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cartilha Agroecologia e Combate A Desertificação: Experiências Camponesas.

As três experiências de Messias Targino. Para ampliar a imagem clik na imagem da cartilha.







Representantes de Messias Targino participaram do lançamento da Cartilha Agroecologica.


Carla Regina Moreira
Associação Santa Terezinha e o Centro Juazeiro realizaram na terça-feira (1), no salão de evento da Secretária de Ação Social de Janduís o evento de lançamento da cartilha Agroecologia e Combate a Desertificação: Experiências Camponesas, que contou com a participação de agricultores familiares e dirigentes de entidades parceiras do projeto dos municípios de Messias Targino, Janduís e Patu.
A coordenadora Geral do PDA Carnaúba, Carla Regina Moreira, apresentou vários aspectos e fases de implantação do projeto. Já Fabrício Edino Jales falou das conquistas que foram possibilitadas com o projeto e apresentou as oitos experiências que foram selecionadas para serem publicadas.

Das oito experiências que foram publicadas três são de Messias Targino. Produção de sementes, Produção de Hortaliças e a Feira foram destaque na publicação.

Maria José e Edson Tavares falaram de suas experiências destacando o caráter produtivo, geração de renda e os desafios que cada um enfrenta para produzir.

O coordenador do fórum, Manoel Cardoso Neto, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Rodrigues e os dirigentes que atuam na produção, Torquato Teixeira, Glória Diniz, Fátima Medeiros, Helena, Socorro, João Batista, Tantan e Pôla Pinto presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da FETRAF/RN.
Pôla Pinto destaca conquistas na Agricultura Familiar

Durante o evento de lançamento da cartilha, Agroecologia e Combate A Desertificação: Experiências Camponesas, o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto destacou as conquistas que tem acontecido na agricultura familiar.

As iniciativas e produção Agroecologica, feira da Agroecologia, a venda dessa produção para o compra direta e o apoio a estas iniciativas pelos parceiros que atuam no meio rural foram destacadas pelo sindicalista. “Além de mais autonomia essas experiências tem servido para tornar o município uma referência”, destacou Pôla Pinto.


Presidente do Sintraf Pôla Pinto destacou avanços

Por último, ele defendeu caso o projeto, que foi coordenado pelo Centro Juazeiro e PDA Carnaúba venha ser renovado que outras famílias possam participar. A publicação da cartilha com as oito experiências, sendo três de Messias Targino foi bastante comemorado por Pôla Pinto que defendeu a distribuição nas associações rurais e rede escolar do município.
Fonte Site do Pola Pinto

Nenhum comentário: