EM CAMPO

EM CAMPO

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Juventude do PT se prepara para as eleições municipais
Fotos: Divulgação JPT

Caravana Eleitoral da JPT começa a percorrer os estados


Niterói cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, também apelidada de cidade-sorriso, foi contagiada pela alegria da militância da Juventude Petista. No sábado passado foi lançada a Caravana Eleitoral da JPT, e o palco desta grande festa foi a Câmara Municipal da cidade.
A Caravana é a primeira grande ação eleitoral dos jovens petistas este ano. “Um ponto eles me pedem para deixar muito claro: querem e vão participar do debate eleitoral com propostas e muita disposição de luta. A caravana tem caráter nacional e será formada nas principais cidades do país, para uma agenda regional, articulada pela Juventude Petista no Estado” afirmou o secretário nacional Jefferson Lima.
As dependências da Câmara Municipal ficaram lotadas por jovens de diversos segmentos da juventude, militantes da juventude petista do Rio de Janeiro e diversas lideranças nacionais que visitam o Rio em virtude do acontecimento da Rio+20 e da Cúpula dos Povos.

Juventude pode chegar à prefeitura do RIO
O secretário nacional Jefferson Lima afirmou que a estreia das caravanas acontece em Niterói porque além de ser uma cidade prioritária para o nosso partido, Rodrigo Neves (pré-candidato do PT à prefeitura da cidade) tem um perfil muito ligado à juventude. “Ele militou na juventude do PT e no movimento estudantil. Tem toda uma trajetória de compromisso com juventude carioca e brasileira”.
O pré-candidato protagonizou a noite assinando a Carta Compromisso com as Políticas de Juventude, um documento elaborado pela Direção Nacional da Juventude do PT, um documento com pontos prioritários defendidos pela JPT para políticas públicas de juventude nos municípios.
No ato, Jefferson Lima enfatizou o momento e anunciou “Nós queremos pautar e dizer que vamos ajudar na campanha e estamos prontos para às eleições, esta carta é a proposta da juventude do PT para a juventude brasileira, e queremos selar este compromisso de forma pública com nossas pré-candidaturas aos governos municipais”

Carta-compromisso
Jefferson enfatizou que o grande objetivo é fazer com que dirigentes e gestores públicos compreendam a importância da pauta da juventude hoje no país. “Estamos vivendo um processo de renovação na política, agora é a hora de avançarmos nas políticas de juventude para que tenhamos condições de transformar o Brasil”, defendeu Jefferson Lima.

Participação de lideranças nacionais
O evento contou com a participação de várias lideranças do PT de Niterói, o líder do PT na Câmara Municipal, Valdeck; o presidente do Diretório Municipal, Pipitu; o Superintendente Estadual de Juventude do Rio de Janeiro, Allan Borges; o líder do PT na ALERJ, deputado Robson Leite; o deputado federal Chico D’Angelo; a Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal, Severine Macedo; o secretario municipal de Juventude do PT de Niterói, Saulo Fernandes; o secretário estadual de juventude do PT do Rio, Daniel Gaspar; o deputado e pré-candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; o vice-presidente da UNE, Angelo Raniere; o vice-presidente da UBES, Caio Pinheiro; dos secretários estaduais, Domingos Santos(TO); e Iris de Carvalho(RS); da coordenadora nacional do setorial LGBT do PT, Janaina Oliveira; do presidente do fórum de gestores municipais de juventude, Oteniel Almeida; além de representantes do CONJUVE; da Juventude da CUT; da MMM; PJMP; juventude negra; Rejuma; jovens mulheres; e dos membros da executiva e direção nacional da JPT.
(Marcos Eduardo Bahia – assessoria JPT)

terça-feira, 19 de junho de 2012

 Centro Terra Viva formaliza parceria com a Fundação Banco do Brasil em Projeto de Cisternas de Placas

Coordenadora Institucional do
Centro Terra Viva Cláudia Mota
O projeto foi assinado em Brasília no dia 29/03/2012 entre a Fundação Banco do Brasil e o Centro Terra Viva, fruto de um Edital Público e consiste na reaplicação da Tecnologia Social Cisterna de Placas no âmbito do Programa Água para Todos do Governo Federal, que tem como objetivo a construção de 1.865 Cisternas de Placas de 16 mil litros, a identificação e mobilização de famílias, a capacitação de comissões municipais e mão-de-obra e a capacitação de famílias em gerenciamento de recursos hídricos. Esta ação situa-se dentro do Plano de Combate a Extrema Pobreza lançado pela Presidenta Dilma no inicio do seu governo. As cisternas serão distribuídas nos municípios de Apodi (1372) Governador Dix-Sept Rosado (95), Felipe Guerra (184) e Upanema (214).
Segundo a Coordenadora Institucional do Centro Terra Viva Cláudia Mota, os trabalhos serão realizados através dos seguintes processos ou passos metodológicos: 1 – Identificação e /ou mobilização de famílias, consiste das atividades de mobilização das famílias visando o seu envolvimento, identificação, localização e cadastramento para a participação. As famílias atendidas serão selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico disponibilizado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); 2 – Capacitação das famílias em Gerenciamento de Recursos Hídricos compreende a realização de eventos de capacitação visando à orientação das famílias em relação à convivência com o semiárido, no uso e conservação da água e no uso, conservação e manutenção da cisterna. Participarão das capacitações todas as famílias que forem efetivamente construir a cisterna; 3. Capacitação de Comissões Municipais e Mão-de-obra consiste na realização de eventos de capacitação envolvendo participantes de comissões municipais, pedreiros e cisterneiros visando aprimorar sua qualificação; 4. Construção de Cisterna são todas as atividades relacionadas à preparação do terreno, construção e entrega da cisterna em condições de uso pelas famílias.   
Membros da Equipe Técnica e Comissões Municipais em evento do projeto
O projeto iniciou em maio e tem duração de 1 ano, dispõe de uma equipe composta por 8 técnicos/as distribuídos nos escritórios de Mossoró e Apodi, disponibilizados integralmente para cumprirem com essa importante demanda.

Para o Centro Terra Viva, que nesse ano comemora 15 anos de atuação, esse será um projeto de grande importância, pois parte de uma parceria com a ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro), que priorizou a metodologia já utilizada e manteve firme a definição pelo trabalho com cisternas de placas, modelo adotado, aprovado e que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores/as no acesso a um direito básico que é a água.
fonte: http://apodiariooblog.blogspot.com.br