EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 1 de agosto de 2009

GOVERNO FEDERAL ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DA PESCA E AQÜICULTURA ENTREGA CAMINHÃO FRIGORÍFICO PARA APOIO A CADEIA PRODUTIVA DO PESCADO DO TER. S. APODI

caminhão frigorifico da aquicultuta e pesca
No dia 31 de Julho de 2009 foi feita a entrega pelo Sr. Ivanilson de Sousa Maia (Superintendente da Aqüicultura e Pesca do Governo Federal) um caminhão Frigorífico para o transporte do pescado no valar de 250.000.00(Duzentos e Cinqüenta Mil Reais). Este caminhão ficara sobre a responsabilidade da cooperativa de aqüicultura e pesca do médio e auto oeste que tem como presidente o Sr. Edson Morais – Pele). O caminhão ira transporta o pescado da região para a unidade de beneficiamento de peixe que foi construída em Caraúbas para atender a 17(Dezessete) municípios do Território Sertão Apodi. Tanto a unidade de beneficiamento quanto ao caminhão foram adquiridos com recursos do Governo Federal e apoio da prefeitura de Caraúbas que cedeu o terreno e a elaboração do projeto técnico e o empenho de todas as colônias de aqüicultura e pesca e associações do gênero. O investimento de quase 2 milhões de reais que ira ajudar no crescimento, fortalecimento e desenvolvimento da aqüicultura e pesca de nossa região. Participaram da solenidade de entrega o Ademar (Prefeito de Caraúbas), Fátima Bezerra (Deputada Federal-PT) Edson Morais(Sec. de Política de Campo de Caraúbas) Sr.João Sobrinho( presidente da colônia Z-49 de Caraúbas) o mesmo abriu a solenidade, Alcivan Viana (vice prefeito de Caraúbas) e Jose Jeovane (Secretario de Saúde de Caraúbas).Participaram também vários políticos e lideranças da região.

Ivanilson (superintendente) e Hildebrando Rocha


Deputada Fatima Bezerra-PT


Ademar(prefeito de Caraubas) e Ivanilson (superintendente

SEC. MUNICIPAL DE AGRICULTURA HILDEBRANDO ROCHA PARTICIPA 3° OFICINA DE AQÜICULTURA E PESCA DO TERRITÓRIO SERTÃO APODI

Nos dias 30 e 31 de Julho de 2009 aconteceu a 3° oficina da aqüicultura e pesca no território Sertão Apodi realizada no auditório do STR de Caraúbas, participaram de Campo Grande Hildebrando Rocha(Sec. Agricultura),Grimaldo Gondim (Presidente da colônia Z-53), Antonia Alessandra, Joca, Lucia (P.A- Nova Vida) Antonia Raniele (colônia Z-53) Benedito Renilton( MPA) Mario Filho(colônia Z-53) Diassis(P.A Bom Futuro). Participaram também varias colônias da região, Associação de Aqüicultores Secretários Municipais, Banco do Nordeste e ONGS de assistência técnica e a Cooperativa de Aqüicultura e Pesca. Nesta oficina tinha como tema Governança, foram abordado os seguintes pontos: Gestão Social, Ciclo de Gestão, Tipos de Gestão e escolha da câmara técnica. A dinâmica das oficinas que foram criada no território visa o fortalecimento e o desenvolvimento da aqüicultura e pesca com a visão de futuro que conta com o apoio do Governo Federal através do Ministério da Aqüicultura e Pesca.

Encaminhamentos

· Ficou decidido que aproxima 4° oficina será em Campo Grande no mês de setembro
· Ficou definido também a formação de Uma comissão composta da câmara temática para visitar os Prefeitos do Território Sertão Apodi para apoiar o segmento
· Dia 7 de agosto aproveitando a vinda do Senador Garibaldi Alves Filho e Henrique Alves a Caraúbas o colegiado da pesca marcara uma audiência com os mesmo para definir recursos de emendas parlamentares para a aqüicultura e pesca da Região.
Trabalho em Grupo Cavalcante (Agente de Credito do Banco do Nordeste)

Secretario Municipal de Agricultura de Campo Grande Hildebrando participa de Reunião em Severiano Melo para avaliação do Mova - Brasil na Região.


No dia 30 de julho 2009 o Secretario de agricultura Sr.Hildebrando e Anaci Batista Monitora do Mova- Brasil em Campo Grande, participaram de uma reunião para discuti a 5° etapa do Mova juntamente com outras lideranças do movimento sindical ligados a FETRAF-RN, monitores e coordenadores do Mova- Brasil na região do médio oeste na cidade de Severiano Melo, aonde na ocasião foi feito uma avaliação do Mova - Brasil nos Municípios onde tiveram turmas de educandos que funcionaram de setembro de 2008 a junho de 2009. Um dos pontos frisados como Positivo foi o numero de alunos que permaneceram a te o final da etapa com pouca evasão, mais um ponto positivo do Mova - Brasil é o método de ensino baseada na metodologia do grande educador Paulo Freire baseado na realidade local despertando o interesse pela organização de uma sociedade mais justa e fraterna, o ponto negativo destacado na reunião foi a falta de apoio por porte de algumas prefeituras, a reunião também serviu para pedi a permanência e ampliação de mais turmas onde já atua e incluir outros municípios que não são atendidos pelo Mova – Brasil, na reunião foi deliberada um documento para a coordenação do Mova - Brasil do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE E O SEBRAE-RN REALIZAM CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA PARA O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DE MUNICÍPIOS

A população de Campo Grande estará tendo a oportunidade de participar de mais um importante evento na área de desenvolvimento pessoal empresarial com foco no empreendedorismo que estar sendo realizado pela Prefeitura Municipal,Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Secretário Diogo Almeida com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Prefeitura com a gestão cuidando de você esta no caminho certo trazendo conhecimento e capacitação para sua população.
De 03 a 07 de Agosto das 19:hs as 22
Inscrição: 2 kg de alimento não perecível
Local: Palhoção - Campo Grande RN
Projeto Território Sertão Apodi
Municípios: Janduís, Messias Targino, Patú, Olho D’agua dos Borges, Caraúbas, Upanema, Governador Dix-Sept Rosado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender o ciclo de abertura e operação de um negócio;
Direcionar para o amadurecimento, operacionalização ou consolidação de seu empreendimento;
Proporcionar experiências práticas em torno do tema empreender;
Permitir Troca de experiências intensivas sobre negócios;
Aumentar a auto-estima e o poder pessoal dos participantes;
Tornar os participantes conscientes de que para empreender necessitam de uma série de competências;
Potencializar o poder pessoal dos participantes (auto-estima, independência e iniciativa); PÚBLICO ALVO: Pequenas empresas formais e informais, ambulantes, camelôs, autônomos e pessoas com real intenção de empreender.
PILARES METODOLÓGICOS
FOCO DE APRENDIZAGEM:
EMPREENDEDORISMO Habilidades e competências para empreender; Resignificar o negócio (necessidade x oportunidade); Direcionamento para resultados; PILARES METODOLÓGICOS
CIÊNCIA DA APRENDIZAGEM ANDRAGOGIA
Necessidades e interesses são satisfeitos; Centrada na vida, na realidade; Análise das experiências; Auto-direção, interferindo no processo; Respeitar o nível cognitivo de cada um.
“Nenhum outro, senão o humilde pode vir a ser um bom professor de adultos.”

EQUIPE DE FACILITADORES
Ocupa papel central e devem estar totalmente alinhado com o suporte teórico do modelo, bases de condução e manejo de grupo. Condições básicas de sucesso!
DINÂMICA DE DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE
PLANEJAMENTO
+
EXECUÇÃO
+
FEED-BACK
PRODUTOS
CADASTRO EMPRESARIAL
PLANOS INDIVIDUAIS DE DESENVOLVIMENTO
FICHAS DE ATENDIMENTO INDIVIDUAL
RESULTADOS ESPERADOS
Disseminação da cultura empreendedora;
Organização de demandas empresariais a serem trabalhadas
através de parcerias privadas e publicas com o Sebrae;
Estabelecimento de rede de contatos entre empresários do
município e troca de experiências;
Disseminação de informações sobre gestão, importantes para a sustentabilidade de negócios;
Geração de oportunidades de trabalho e renda;
Formalização de empresas;
Incremento no faturamento de empresas formais e informais;
Fortalecimento das ações locais (prefeitura e parceiros) de fomento ao empreendedorismo;
Magna Jeany Araújo de SouzaGestora da OSEmagna@rn.sebrae.com.br84 3616-796784 9987-0631

Realização


segunda-feira, 27 de julho de 2009

OS FESTEJOS DE NOSSA PADOEIRA SANT’ANA FINALIZA EM PAZ DEIXANDO UM GOSTINHO DE QUERO MAIS

A bença do Santissimo Sacramento

Neste, dia 26 de julho de 2009, dia de Sant’ana e São Joaquim os festejos chega ao seu termino com muitas alegria, fé, devoção e deixando saudades de quero mais. Pela manhã às 7:30 batizado e às 10 horas a celebração da missa solene em comemoração ao o dia de Nossa Padroeira Sant’ana e São Joaquim com a igreja cheia de fieis e devotos de Sant’ana que vieram fazer suas devoções. E a tarde às 16 horas aconteceu a procissão com muitos devotos no comando do Pe. Tarcísio Pereira de Paiva que desde de maio esta de volta a nossa paróquia juntos com os fieis com alegria, paz, esperança e muita fé acompanharam pelas principais ruas de nossa cidade até a chega a Matriz com a benção do Santíssimo Sacramento e o arreamento das bandeiras. O Pe. Tarcísio agradeceu a todos (as) os fieis e devotos, comissão organizadora e a Prefeitura Municipal de Campo Grande que colaboraram direto ou indiretamente com o sucesso e abrilhantamento da festa da Nossa Padroeira Sant’ana.
Andor da Imagem de Sant'ana

Andor da Imagem de São Joaquim


Procissão na Rua Gregorio Almeida

Procissão na Rua Joaquim Leal Pimenta

Reunião do Polo do Biodiesel do Sertão Apodi em Caraubas

Hildebrando

Quero parabenizar o companheiro Francisco Antonio da Silva, por está à frente da articulação do Pólo do Biodiesel do Território do Sertão do Apodi. Desejo boa sorte e sucesso nessa sua empreitada, nós sabemos da capacidade e competência que você tem e poderá fazer um bom trabalho em nossa região. Neste dia 28 de julho de 2009, estará realizando a sua primeira reunião no Pólo com representantes governamentais e não governamentais dos municípios.

Francisco Antonio



CONVITE


O projeto Pólos do Biodiesel do Nordeste (Convênio: MDA/SAF/Obra Koliping do Brasil) tem a honra em convidá-lo (a) para a reunião do grupo de Trabalho do Pólo do Biodiesel Sertão do Apodi, que acontecera no dia 28 de julho de 2009, com inicio previsto para as 9 horas, no Auditório da Casa da Cultura de Caraúbas. Na oportunidade trataremos dos seguintes assuntos:
* Exposição sobre o PNPB;
* Apresentação do Novo Articulador do Pólo;
* Reestruturação do GT (Grupo de Trabalho);
* Relato do desenvolvimento da cultura do girassol pelas empresas de ASTEC;
* Projeto para o MDA;
* Intercâmbio;
* Seminário Municipais.

A sua participação será de grande importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel no Pólo do Sertão do Apodi.


Atenciosamente


Francisco Antonio da Silva
Articulador do Pólo Biodiesel Sertão do Apodi
MDA/SAF/OBRA KOLPING DO BRASIL




plantio de gergelim



Um pouco sobre o biodiesel



Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craque amento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil”.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.


Biodiesel

Fonte: http://www.biologo.com.br/artigos/biodiesel.html