EM CAMPO

EM CAMPO

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reunião do Polo do Biodiesel do Sertão Apodi em Caraubas

Hildebrando

Quero parabenizar o companheiro Francisco Antonio da Silva, por está à frente da articulação do Pólo do Biodiesel do Território do Sertão do Apodi. Desejo boa sorte e sucesso nessa sua empreitada, nós sabemos da capacidade e competência que você tem e poderá fazer um bom trabalho em nossa região. Neste dia 28 de julho de 2009, estará realizando a sua primeira reunião no Pólo com representantes governamentais e não governamentais dos municípios.

Francisco Antonio



CONVITE


O projeto Pólos do Biodiesel do Nordeste (Convênio: MDA/SAF/Obra Koliping do Brasil) tem a honra em convidá-lo (a) para a reunião do grupo de Trabalho do Pólo do Biodiesel Sertão do Apodi, que acontecera no dia 28 de julho de 2009, com inicio previsto para as 9 horas, no Auditório da Casa da Cultura de Caraúbas. Na oportunidade trataremos dos seguintes assuntos:
* Exposição sobre o PNPB;
* Apresentação do Novo Articulador do Pólo;
* Reestruturação do GT (Grupo de Trabalho);
* Relato do desenvolvimento da cultura do girassol pelas empresas de ASTEC;
* Projeto para o MDA;
* Intercâmbio;
* Seminário Municipais.

A sua participação será de grande importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva do biodiesel no Pólo do Sertão do Apodi.


Atenciosamente


Francisco Antonio da Silva
Articulador do Pólo Biodiesel Sertão do Apodi
MDA/SAF/OBRA KOLPING DO BRASIL




plantio de gergelim



Um pouco sobre o biodiesel



Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craque amento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil”.
A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.
Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.


Biodiesel

Fonte: http://www.biologo.com.br/artigos/biodiesel.html

Um comentário:

Anônimo disse...

hba d cml c, [URL=http://www.evansporn.com]evansporn[/URL]. oai h, xxa jijruz|cxm fgbreyx w cf tn.