EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 26 de dezembro de 2009

Sheicho No-Ie realizará reunião em Campo Grande/RN

A Seicho No-Ie, convida a todos para uma reunião neste dia 27 de dezembro de 2009, às 15:00 horas no Audítório da Sec. Municipal de Educação, Camo Grande/RN
T E M A :
Renacimento
Preletor:

Seveny Cid

Seicho No-Ie

Um modo feliz de viver

O QUE É
Fátima e Dr. Veruza
O que é a Seicho-No-Ie
É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de

um únicoDeus.
Ano de Fundação
Fundada por Masaharu Taniguchi, em 1° de março de 1930, no Japão.
Quem foi Masaharu Taniguchi
Dentre os líderes espirituais do Japão, Masaharu Taniguchi é um dos mais conhecidos e influentes. Através de suas preleções, livros, artigos, etc., atinge milhões de pessoas. Suas mensagens são simples, objetivas e capazes de modificar vidas.

A SEICHO-NO-IE é Religião ou Filosofia?
A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

A felicidade de quem pratica
Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc.

Dr. VidalPara quem já tem uma religião
Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição.

Instituto Chapéu de Couro faz planejamento para 2010


O Instituto Chapéu de Couro realizou neste dia 24 de dezembro o seu planejamento estratégico para as atividades a serem desenvolvidas durante o ano 2010. Foi um momento também para os associados avaliarem as ações realizadas pela entidade desde sua fundação até os dias atuais.

O evento aconteceu na sede do Fórum das Associações, situada à Praça João do Vale, no Centro de Campo Grande/RN, com início às 9 e término às 16 horas, compreendendo um intervalo para o almoço.

Inicialmente, o Gestor Administrativo do ICC, Francisco Fábio Fernandes, fez a abertura do evento, saudando a todos os presentes com as boas vindas e convidando Francisco Antonio para facilitar as atividades do dia. Este efetuou a leitura da programação, que foi a seguinte: participaram do Evento o Séc. de Agricultura Hildebrando Rocha, o engenheiro Agrônomo Franklin Vieira e a mobilizadora social Anaci Batista que também são sócios do Instituto e demais membros da Entidade.

1º) Análise dos princípios, objetivos, finalidades e missão do Instituto Chapéu de Couro;

2º) Resgate das ações realizadas pela instituição desde o ano 2006 até o ano 2009;

3º) Planejamento das atividades e projetos do ICC para o ano 2010.

A discussão do primeiro ponto foi feita a partir da leitura, item por item, dos objetivos contidos no estatuto da entidade que, sinteticamente, representam os seguintes eixos de atuação:

a) Promoção da assistência social;

b) Desenvolvimento de serviços de comunicação social;

c) Apoio ao resgate da cultura de base camponesa;

d) Experimento de novas tecnologias e matrizes de produção e consumo, com bases agroecológicas;

e) Incentivo a práticas desportivas;

f) Preservação e recuperação do meio ambiente;

g) Fomento a geração de renda e emprego, com práticas econômicas solidárias;

h) Apoio a projetos voltados para a saúde, educação e direitos;


i) Incentivo a atividades artesanais;

j) Realização de contratos de parceria, convênios, assessoria e assistência técnica.


O segundo ponto de discussão foi o levantamento dos projetos desenvolvidos e análise de resultados obtidos através das atividades realizadas desde a fundação do Instituto Chapéu de Couro até hoje:

Aproveitamento dos/as técnicos/as formados/as através do PRONERA/Movimento dos Pequenos Agricultores para o quadro técnico do ICC;


Ø Parceria na campanha de reestatização da Cia. Vale do Rio Doce;

Ø Elaboração dos Créditos de Apoio Inicial do Projeto de Assentamento Ronaldo Valência;

Ø Realização de Curso de Fitoterapia no PA Ronaldo Valência;

Ø Elaboração e execução do Projeto de realização do Iº Encontro Estadual de Juventude e Cultura Camponesa e do Iº Festival de Forró Pé-de-Serra do RN, apoiado pela FASE/RJ;

Ø Elaboração de Projeto para aquisição de acampamento para Colônia de Pescadores Z-58, de Triunfo Potiguar;

Ø Diagnóstico sócio-econômico dos cajucultores da Serra do João do Vale;

Ø Projeto de Assistência Técnica desenvolvido em comunidades de 5 municípios do RN (Assu, Carnaubais, Apodi, Campo Grande e Paraú), em parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo de Porto Alegre/RS;

Ø Projetos de Custeio e Investimento do PRONAF para Agricultores Familiares de Campo Grande e Triunfo Potiguar;

Ø Projetos do Programa Desenvolvimento Solidário de bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, pequenas barragens e passagem molhada, açudes, adutora, banda de música, apetrechos de pesca, entre outros, nos municípios de Janduís (2), Messias Targino (2), Triunfo Potiguar (5), Paraú (2), São Rafael (1) e Carnaubais (1);

Ø Projeto de Custeio das atividades do Território da Cidadania Açu/Mossoró, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA.

Por último, foi realizado o planejamento propriamente dito para o próximo ano, onde foram enxugados e priorizados os trabalhos nos seguintes projetos:

- PRONAF em todas as suas modalidades;

- PDS, execução dos projetos aprovados e elaboração de novos;

- Trabalho na cadeia produtiva da Bovinocultura Leiteira de Campo Grande;

- Projeto de Meio Ambiente.

Para a realização destes projetos priorizados foi discutida a disponibilidade de cada um dos membros do ICC e visto os possíveis parceiros. O Instituto Chapéu de Couro pretende contar com os seguintes parceiros:

Prefeitura Municipal de Campo Grande, EMATER, FOMAG, FUMAC, FETRAF, SEBRAE, BNB, BB, CONAB, UERN, ECONVALE, ONG Carnaúba Viva, Cooperativa CONCEITO, entre outros.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Prefeitura de Campo Grande realiza ação cidadã na comunidade de Uberaba


No dia 23 de Dezembro as 9hs, o Secretário Municipal de Agricultura Hildebrando Rocha juntamente com o Prefeito Bibi de Nenca, o secretário de Ação Social Raniere Moreno, o Vice-prefeito Caramuru paiva e a Assistente Social Irenice e equipe, participaram de uma ação cidadã realizada pela prefeitura municipal através da Séc. de ação social, na comunidade de Uberaba distante a 7km da cidade.















Na ocasião da ação Cidadã o prefeito Bibi reafirmou o seu compromisso de campanha de atuar com ações fortes de melhoria de vida da população da zona rural do município, foi realizado um café da manhã, comemorado o Natal da Comunidade, distribuição de presentes para as crianças, cestas básicas, teve também a presença do Papai Noel foi entregue também um abaixo assinado da comunidade, solicitando do Prefeito, um abrigo passageiro para que as pessoas possam esperarem os transportes na sombra e protegidos da chuva no período chuvoso.

Fósseis da Bacia do Araripe serão utilizados para estudo nas escolas

A história do País será mais palpável para os estudantes a partir do próximo ano letivo. A novidade é que os fósseis, que são basicamente seres vivos que foram petrificados com o passar dos séculos, estarão disponíveis para escolas públicas e particulares. O projeto tem o objetivo de orientar as retiradas dos materiais e auxiliar no estudo da história. O lançamento no começo deste mês foi na cidade de Crato, na região da Chapada do Araripe, no Ceará.
A coleção didática, iniciativa do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia, é composta por exemplares fósseis comuns da Bacia do Araripe, oriundos da apreensão de material coletado sem autorização, ou de peças coletadas durante as atividades legais da mineração.
Os fósseis fazem parte do Patrimônio Paleontológico Brasileiro e não podem ser retirados da natureza sem autorização. Pelo projeto didático as escolas assinam um termo de cessão, no qual se responsabilizam pela completa conservação das peças. "Vamos usar esse material para a educação e conscientização, já que não pode mais voltar ao seu local de origem", diz o diretor de Inspeção do DNPM, Walter Lins Arcoverde.
O Estado do Ceará apresenta rico patrimônio paleontológico distribuído pelo seu território. Entre eles a Bacia do Araripe, que tem materiais dos períodos Cretáceo e Jurássico, localizada na região limítrofe com os Estados de Pernambuco e Piauí.
Milhões de anos de história para contar
"O objetivo desse projeto é que desde criança a gente faça uma conscientização sobre a importância do patrimônio paleontológico daquela região, que é o maior do Brasil, e um dos maiores do mundo. Ali nós temos uma bacia sedimentar onde houve regressões e transgressões marinhas, em que lagos e pequenos mares se formaram", explica Arcoverde.
Na região, um dos pontos que fica claro é a divisão do planeta pelos oceanos. "Os indícios que encontramos são as provas do que ocorreu na geologia da região e da terra, como a deriva dos continentes, em seu processo de separação, que gerou esses lagos e pequenos mares onde viveram diversos tipos de seres vivos, como peixes, répteis e insetos, além da incidência de madeiras de florestas petrificadas na região".
A geologia brasileira tem despertado interesse inclusive para o turismo. A riqueza do material coletado no País é divulgada, por exemplo, na Inglaterra. "Em nossa embaixada em Londres, quando se divulga o turismo no Brasil, um pontos é a região nordeste, o Vale dos Dinossauros, na Paraíba".
Estuda-se pelo DNPM a criação de parques paleontológicos onde forem encontradas petrificações que podem ser mantidas nos locais de origem. "Seria uma parte da formação geológica dessa região, a ser preservado para fins científicos, de estudos da paleontologia. É uma região que a gente tem que administrar um certo conflito entre mineração, patrimônio peleontológico e preservação", afirma Arcoverde.

Como se calcula a idade dos fósseis?

A idade dos fósseis tem relação direta com as rochas que os contem, já que o acúmulo de organismo acontece por sucessão de eventos.
Os extratos rochosos mais antigos são os primeiros a se originar, situando-se nas bases das rochas sedimentares. Para identificar a idade dos fósseis, os
cientistas utilizam isótopos (átomos do mesmo elemento químico).
O método consiste em analisar nas rochas a proporção de elementos radioativos cuja meia-
vida (tempo necessário para que metade do número de átomos de uma substância de desintegre) seja conhecida.
O carbono 14 muito usado na arqueologia, tem meia-vida de seis mil anos, possibilitando medidas confiáveis até cerca de cem mil anos.
Já os paleontólogos usam isótopos de potássio, argônio, rubídio e estrôncio, entre outros, que possuem meia-vida de vários milhões de anos.

Fonte Gov. Federal

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Casa de Cultura Popular de Campo Grande/RN, mostra resultados das assões realizadas no ano de 2009

Sales (Gerente do Banco do Brasil, Prefeito (Bibi) e Neuraci (Coordenadora da Casa de Cultura

A Casa de Cultura Popular de Campo grande/RN, realizou neste dia 22 de Dezembro 2009 as 19 hs, na frente da referida casa e que tem como coordenadora da Instituição a senhora Neuraci Vieira, que tem se dedicado com amor e carinho a esta instituição que é ligada ao governo do Estado através da Fundação José Augusto e que tem como objectivo o resgate da Cultura popular e a história do município a mesma tem contado com importantes parcerias como a prefeitura, Banco do Brasil, Empresário Antonio Gentil e muitos outros a Casa de Cultura de Campo Grande é conhecida como uma das Mais orgazizadas do Estado.
Turma do curso de violão com oprof. João Maria O evento contou com a participação alem da população, o prefeito Bibi de Nenca, o Vice - Prefeito Caramurú Paiva, o Secretário de Agricultura Hildebrando Rocha, Vania Jácome SEC. de Educação, Raniere Moreno SEC. de Ação Social, Irenice Assistente Social do Município, o Gerente do Banco do Brasil Sales Reis e entre outras personalidades e lideranças municipais. Prefeito Bibi entregando Certificados

Vania Jácome Entregando Certificados

Os trabalhos de mestre de serimônia foi apresentado pelo jovem Roberto Jales, radialista e que o mesmo desempenha um importante trabalho com jovens na SEC. de Ação Social do município.

Assistente Social Irenice


Na ocasião foi apresentado vários trabalhos realizado e desenvolvidos na Casa de cultura, na área de artesanato, musica , informática, educação e outros.

Feira de artesanato com produtos da Terra

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Governo tem dinheiro para pagar salário mínimo de R$ 510, garante ministro


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou hoje (22) que há recursos em caixa para elevar o valor do salário mínimo de R$ 465 para R$ 510. Segundo ele, a decisão cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem o ministro se reúne no fim da tarde.

"Fizemos alguns ajustes e o relator [Geraldo Magela (PT-DF)] também contribuiu quando colocou isso [a sugestão do aumento] na proposta do Orçamento."

De acordo com o ministro, o projeto inicial do governo previa o valor reajustado de R$ 507, porém a proposta do Orçamento trouxe o valor de R$ 510. Assim, o gasto para cobrir esta diferença será de R$ 600 milhões. "Muitos aposentados sacam o benefício nos caixas eletrônicos dos bancos. Seria muito difícil pagar um valor 'quebrado'. O valor de R$ 510, embora tenha um impacto maior nas contas, resolve esse problema."

Ele disse que na mesma edição do Diário Oficial da União em que será publicado o reajuste do mínimo será divulgado também o aumento concedido aos aposentados. Apesar de ainda não haver acordo com as entidades de classe, o aumento real será em torno de 2,5%. "É um reajuste equivalente à inflação mais metade do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado, de 5,1%."

O ministro falou há pouco, antes de se reunir com o ministro da Fazendo, Guido Mantega, para repassar as últimas negociações do governo com o Congresso no ano de 2009
.
Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lula afirma que relação com o PMDB está tranquila

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje (21) que a relação com o PMDB está tranquila. Depois do mal-estar causado pela declaração de que o partido teria de elaborar uma lista tríplice com nomes de candidatos à vice do PT nas próximas eleições, Lula afirmou que a escolha caberá à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata às eleições do ano que vem.“No momento certo o PT e o PMDB vão sentar, e espero que eu não esteja presente. Sou presidente até 31 de dezembro de 2010.

Depois disso, rei morto, rei posto. De ex-presidente, nem vento bate nas costas”, afirmou.Lula confirmou que o PMDB terá a Vice-Presidência na chapa de Dilma Rousseff. “Não acredito que o PMDB vá com [José] Serra. Mas respeito a autonomia do partido.


O PMDB é o maior partido da base aliada. Tem todo direito de indicar o vice”, comentou.O presidente ainda evitou falar em nomes para a vice. Não quis confirmar nem negar que o presidente da Câmara, Michel Temer (SP), será o candidato.“O Temer é um grande companheiro, um grande presidente da Câmara. Mas não quero que vocês escrevam nem que vai ser nem que não vai ser”, disse.* Fonte: Agência Brasil.

Desemprego cai para 7,4% e tem menor nível do ano

A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,4% em novembro, ante 7,5% em outubro. Em novembro do ano passado, a taxa havia sido de 7,6%. O resultado foi o menor desde dezembro de 2008, quando o índice chegou a 6,8%, e ainda o melhor para um mês de novembro desde 2002, quando o IBGE iniciou a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego. O rendimento médio real dos trabalhadores cedeu 0,1% em novembro ante outubro e subiu 2,2% na comparação com novembro do ano passado. Já, a massa de rendimento real efetiva da população ocupada nas principais regiões metropolitanas ficou em R$ 29,4 bilhões em outubro, com alta de 0,5% em relação a setembro e aumento de 3,2% na comparação com outubro do ano passado. Os dados da massa efetiva sempre se referem ao mês anterior ao da pesquisa mensal de emprego do IBGE. A massa de rendimento efetivo habitual, por sua vez, somou R$ 29,6 bilhões em novembro, com alta de 0,4% ante outubro e acréscimo de 3% ante novembro de 2008. O número de pessoas ocupadas somou 21,6 milhões em novembro, com alta de 0,5% ante outubro e aumento de 0,7% na comparação com novembro do ano passado, sendo que ambas as variações são consideradas como "estabilidade" pelo IBGE. A população desocupada somou 1,7 milhão, com recuo de 2,3% ante outubro e queda de 2,6% ante novembro de 2008, variações também consideradas como estáveis pelo IBGE.

Lula x Obama
Agora é verdade que houve mesmo um confronto. Não entre e Lula e Obama diretamente, mas dos dois discursos feitos em Copenhague. Um discurso foi comparado com o outro e o que diz a imprensa? Um discursou ocorreu logo após o outro no plenário da Conferência do Clima de Copenhague, na Dinamarca, mas os resultados das falas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama foram diametralmente opostos nos corredores do Bella Center, onde acontece o evento. Enquanto Lula entusiasmou os poucos otimistas que ainda restam no centro de conferências, Obama foi alvo de críticas e decepcionou quem esperava que ele pudesse mudar o rumo das negociações na reta final.

Serra pediu para
aliviar Arruda
Ex-jornalista da emissora, Rodrigo Vianna fez a revelação em seu blog. O jornalista Rodrigo Viana, ex-repórter da Rede Globo e atualmente no Jornal da Record, revelou em seu blog, "Escrevinhador", que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), intercedeu junto à Globo pedindo para "pegar leve com Arruda" e evitar maiores repercussões sobre o esquema de propina descoberto no governo de José Roberto Arruda/Paulo Otávio. "Isso respingaria na minha candidatura", justificou o tucano, no relato de Rodrigo Viana, que tem como fonte um senador. Esse parlamentar, diz Viana em seu blog, tem informações seguras sobre o esquema do governador do DF. "Em julho, ele avisou a vários jornalistas que havia uma fita de Arruda pegando dinheiro. Poucos acreditaram. As fitas estão aí", lembra Viana.

CONFRATERNIZAÇÃO DOS GARIS


Aconteceu neste sábado último dia 19/12, à confraternização dos garis, com churrasco, distribuição de panetones, brindes e muita alegria, o Prefeito Bibi de Nenca juntamente com os vereadores Arnaldo, Vagner e João Pisco se fizeram presentes.

Na oportunidade o Prefeito destacou a importância desses profissionais para com nossa cidade e agradeceu o carinho e o respeito que os mesmo tem por ele e pelo município, carinho esse que é devolvido em foram de beneficio aquela categoria, que nesta 1º ano de gestão foram beneficiados com a implantação do café da manhã e a distribuição de sextas básicas.

Segundo o Secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Dimas Alves esta sendo feito um levantamento de custos para aquisição de fardamento e melhoria nos equipamentos de segurança.
fonte: CG JOVEM

domingo, 20 de dezembro de 2009

NOTA OFICIAL (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE)


domingo, 20 de dezembro de 2009

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte informa que neste domingo, dia 20 de dezembro de 2009, ao dar início à aplicação das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2010, identificou em algumas salas desencontros na lista dos candidatos/sala com os dados constantes no cartão de inscrição.

A Comissão Permanente do Vestibular decidiu por cancelar todo o processo, prevenindo assim eventuais prejuízos aos candidatos.

A UERN informa ainda que abriu processo administrativo para apurar junto à empresa responsável pelo PSV, a AOCP (PR), as responsabilidades pelo erro de processamento e para adoção das providências cabíveis.

A UERN tranquiliza todos os candidatos e seus familiares, bem como toda a comunidade acadêmica, assegurando que serão adotadas todas as providências para que o PSV seja aplicado em período posterior, observadas as datas mais adequadas e sem custos adicionais para os candidatos, com ampla divulgação.Informamos ainda que os fiscais que trabalharam neste primeiro dia do PSV receberão seus honorários sem nenhum prejuízo, assim como continuarão cadastrados para a nova etapa do processo.

Agradecemos a compreensão de todos.

Prof. João Batista Xavier - Presidente da Comperve

CG JOVEM

Chapéu de Couro, entidade de Campo Grande/RN, recebe R$ 142.456,00 para executar projeto do Governo Federal.

O Instituto para a Valorização da Cultura Camponesa no Semi-Árido Brasileiro (Instituto Chapéu de Couro), recebeu neste dia 15/12/2009, o Parecer Técnico favorável do projeto enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para custear ações do Território Açu/Mossoró.

Trata-se de um projeto de custeio das atividades a serem realizadas na dinâmica do Território Açu/Mossoró, formado pelos municípios de Assu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Porto do Mangue, Carnaubais, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos, Tibau, Mossoró, Baraúnas, Itajá e São Rafael, no valor de R$ 142.456,00 (cento e quarenta e dois mil quatrocentos e cinqüenta e seis reais).


O objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento das ações territoriais, através do custeio de serviços de mobilização, sensibilização, organização, assessoria, capacitações e orientações técnicas a agricultores e agricultoras familiares, que possibilitem o fortalecimento das suas atividades econômicas rurais, potenciais no território Assu / Mossoró.


Dentre estas ações estão:


a) Consolidar o modelo de Gestão da Usina de Beneficiamento do Leite, construída no município de Alto do Rodrigues/RN com recursos do Pronaf Infra-Estrutura, além de capacitações sobre manejo do rebanho bovino, comercialização e planejamento estratégico;


b) Viabilizar o desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Carnaúba, através do apoio ao beneficiamento dos seus subprodutos, além de capacitações sobre manejo sustentável da carnaubeira, uso do secador solar e gestão da Unidade de Beneficiamento construída com recursos do MDA, no município de Ipanguaçu/RN;


c) Fomentar a realização da Pesquisa de Campo sobre Gestão dos Resíduos Sólidos produzidos na microrregião do Vale do Açu – Qualificar e quantificar o potencial econômico do lixo em 8 municípios do Território Assú/Mossoró, em parceria com a UERN e a Empresa Júnior de Economia do Vale - ECONVALE.


d) Realizar o Seminário de Educação do Campo, para a discussão do tema da Educação Contextualizada.


e) Apoiar a Gestão Territorial, com a realização de 4 oficinas territoriais em 2010.


Antecedentes:


O mérito da escolha do Instituto Chapéu de Couro como proponente deste projeto foi devido ao companheiro Francisco Antonio, Gestor de Finanças da Instituição, que desde 2003 participa voluntariamente das discussões do Território Açu/Mossoró e, posteriormente, após a fundação do ICC em 2006, vem representando esta entidade nas discussões daquele território.


Outro motivo é que o ICC está totalmente legal com toda a documentação e credenciamento exigidos para licitar ou conveniar (contrato de repasse) com o Governo Federal como certidões negativas, cadastros no CEDRUS e no SICONV e ter mais de 3 anos de atuação.


Resta-nos termos a maturidade e a seriedade para a aplicação correta dos recursos públicos, perseguindo sempre os princípios da ética, da sabedoria e da honestidade; princípios estes prezados pelos que constroem esta entidade, disse Francisco.


Neste ano 2009, o Instituto Chapéu de Couro também aprovou projetos para o Programa Desenvolvimento Solidário em outros municípios (05 em Triunfo Potiguar, 02 em Janduis, 02 em Messias Targino, 02 em Paraú, 01 em São Rafael e 01 em Carnaubais). Estão sendo trabalhados também Pronaf Comum e Pronaf Mais Alimento, entre outros.


O Ministério da Cultura também vai financiar instrumentos musicais para a Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, projeto também elaborado pelo Instituto Chapéu de Couro em 2009.


O ICC, em 2007, elaborou o projeto para a FASE/RJ, recebeu o financiamento e realizou, em Campo Grande/RN, o I° Festival de Forró Pé-de-Serra do RN, dentro do I° Encontro Estadual de Juventude e Cultura Camponesa.


A entidade fará o seu planejamento estratégico para o ano 2010, com todos os seus associados, no próximo dia 24/12/2009 na sede do Forum das Associações



“Imbuídos no espírito,

Que o próprio período natalino proporciona,
De renovação, de compreensão, de atitudes e planos,
Saudamos a tod@s com um Natal bem construtivo
Para as suas realizações em 2010”.

Clique abaixo para ver o Parecer Técnico do MDA:

file:///G:/Territ%C3%B3rio%20A%C3%A7u-Mossor%C3%B3%20Custeio%20ICC%202009/PARECER%20custeio.pdf




Instituto Chapeu de Couro tem parecer Tecnico aprovado pelo Ministèrio do Desenvolvimento Agrário

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT

PARECER TÉCNICO

1. IDENTIFICAÇÃO

Proponente: INSTITUTO PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA CAMPONESA NO

SEMI-ARIDO BRASILEIRO – CHAPEU DE COURO

Território: Ações de caráter territoriais

Valor: R$ 149.976,00 sendo R$142.456,00 (MDA) e R$ 7.520,00 da entidade proponente.

Número no SINCOV: 122490/2009

Objeto: Apoio as ações de desenvolvimento das ações territoriais, através do custeio de

serviços de mobilização, sensibilização, organização, assessoria e orientações técnicas a

agricultores e agricultoras familiares, que possibilitem o fortalecimento das suas

atividades econômicas rurais, potenciais no Território Assu-Mossoró.

2. PARECER

Ao analisar o projeto acima referido verificou-se que o mesmo se enquadra na

conceituação de contrato de repasse e a instituição proponente se enquadra nos

requisitos de contratualização do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O projeto visa implementar ações do Programa Nacional de Desenvolvimento dos

Territórios Rurais, pela ação orçamentária 8991-Apoio a Projetos de Infra-estrutura e

Serviços em Territórios Rurais inseridos no Programa Territórios da Cidadania. Este

projeto destinado ao Território Assu-Mossoró - RN tem como beneficiários, Agricultores

familiares, assentados da reforma agrária, membros dos colegiados territoriais e atores

sociais em geral. As ações do mesmo visa o Fortalecimento da Gestão Social dos

Territórios, o apoio a gestão dos projetos territoriais como também o apoio a dinamização

econômica e ao fortalecimento das redes sociais.

O projeto foi aprovado pelo Colegiados Territorial, apreciado pela câmara técnica

de desenvolvimento territorial e aprovado também pelo Conselho Estadual de

Desenvolvimento Rural Sustentável-CEDRS.

A metodologia e os custos referente as metas estabelecidas, atendem as

orientações estratégicas desta secretaria.

Diante do exposto recomendamos a contratação do Plano de Trabalho

apresentado INSTITUTO PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA CAMPONESA NO

SEMI-ARIDO BRASILEIRO – CHAPEU DE COURO, por atender aos interesses desta

Secretaria e do Território Assu-Mossoró - RN.

Brasília, 15, de Dezembro de 2009.

________________________

Henrique Faria de A e Silva

Fonte Gov. Federal