EM CAMPO

EM CAMPO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Desemprego cai para 7,4% e tem menor nível do ano

A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,4% em novembro, ante 7,5% em outubro. Em novembro do ano passado, a taxa havia sido de 7,6%. O resultado foi o menor desde dezembro de 2008, quando o índice chegou a 6,8%, e ainda o melhor para um mês de novembro desde 2002, quando o IBGE iniciou a série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego. O rendimento médio real dos trabalhadores cedeu 0,1% em novembro ante outubro e subiu 2,2% na comparação com novembro do ano passado. Já, a massa de rendimento real efetiva da população ocupada nas principais regiões metropolitanas ficou em R$ 29,4 bilhões em outubro, com alta de 0,5% em relação a setembro e aumento de 3,2% na comparação com outubro do ano passado. Os dados da massa efetiva sempre se referem ao mês anterior ao da pesquisa mensal de emprego do IBGE. A massa de rendimento efetivo habitual, por sua vez, somou R$ 29,6 bilhões em novembro, com alta de 0,4% ante outubro e acréscimo de 3% ante novembro de 2008. O número de pessoas ocupadas somou 21,6 milhões em novembro, com alta de 0,5% ante outubro e aumento de 0,7% na comparação com novembro do ano passado, sendo que ambas as variações são consideradas como "estabilidade" pelo IBGE. A população desocupada somou 1,7 milhão, com recuo de 2,3% ante outubro e queda de 2,6% ante novembro de 2008, variações também consideradas como estáveis pelo IBGE.

Lula x Obama
Agora é verdade que houve mesmo um confronto. Não entre e Lula e Obama diretamente, mas dos dois discursos feitos em Copenhague. Um discurso foi comparado com o outro e o que diz a imprensa? Um discursou ocorreu logo após o outro no plenário da Conferência do Clima de Copenhague, na Dinamarca, mas os resultados das falas dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama foram diametralmente opostos nos corredores do Bella Center, onde acontece o evento. Enquanto Lula entusiasmou os poucos otimistas que ainda restam no centro de conferências, Obama foi alvo de críticas e decepcionou quem esperava que ele pudesse mudar o rumo das negociações na reta final.

Serra pediu para
aliviar Arruda
Ex-jornalista da emissora, Rodrigo Vianna fez a revelação em seu blog. O jornalista Rodrigo Viana, ex-repórter da Rede Globo e atualmente no Jornal da Record, revelou em seu blog, "Escrevinhador", que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), intercedeu junto à Globo pedindo para "pegar leve com Arruda" e evitar maiores repercussões sobre o esquema de propina descoberto no governo de José Roberto Arruda/Paulo Otávio. "Isso respingaria na minha candidatura", justificou o tucano, no relato de Rodrigo Viana, que tem como fonte um senador. Esse parlamentar, diz Viana em seu blog, tem informações seguras sobre o esquema do governador do DF. "Em julho, ele avisou a vários jornalistas que havia uma fita de Arruda pegando dinheiro. Poucos acreditaram. As fitas estão aí", lembra Viana.

Nenhum comentário: