EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 22 de maio de 2010

2° Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens teve grande participação da juventude e população Campo grandendense

Ontem das 15:30 as 18:30ª conteceu se a 2° caminhada Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens com inicio na Praça Bráwlio de Melo (praça de Fódo), percorrendo as principais ruas da cidade tendo uma parada na capela de Nossa Senhora de Fátima para a apresentação do grupo do campo de aviação: quadro vivo, em seguida apresentação de Dança na Escola Estadual Adrião Melo finalizando na quadra de Esporte Marcondes Tavares com varias apresentações culturais com as Escolas Ana Maria Vieira Liberato, Ieda Medeiros, Joaquim Leal Pimenta e o Grupo de Teatro Transformação, Este Evento foi organizado pelas Escolas Municipais, Estaduais, particulares,Prefeitura Municipal, Núcleo Sertão Verde,PETI e PJR

“Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de serem assassinados ”. E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.
Outra informação, no relatório da ONU (2006), a esse respeito revela o caráter histórico da perversidade: em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos, assassinados no Brasil, sete são negros . Paralelo a isso se constata que mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha. A situação é urgente, chegou no limite.



Segundo relatório feito pelo RITLA, morrrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio no Brasil e ainda vale lembrar que um estudo inédito divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef - e com o Observatório de Favelas. A estimativa foi feita com base em dados de 2006, considerando-se a hipótese de que as circunstâncias observadas naquele ano sejam mantidas.


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Campo Grande RN realizara a 2° Campanha Nacional a Violência e Exterminio de Jovens

Campo Grande realizara hoje 21 de maio as 15:30 na conhecida praça de fódo( Auto da Esperança) a 2° Campanha Nacional a Violência e Extermínio de Jovens. A Campanha é uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

participe você também...


Blog de Carlos Santos diz : Cadê a obra da BR-110 (Mossoró-Upanema-C.Grande)?


Tenho conversado com setores da sociedade civil e política de Upanema. Voz comum é de desconfiança e apreensão.

Os sucessivos adiamentos á abertura de envelopes para que se definia empresa que fará a obra, acabam por produzir esse clima tenso.

Há décadas que a classe política "cozinha o galo", sobretudo em época de campanha eleitoral, assegurando a pavimentação da rodovia. Até aqui, nada.

A esperança renovou-se com audiência pública provocada pelo vereador upanemense Anízio Júnior (PMDB), em 19 de janeiro deste ano, na Câmara Municipal de Upanema. Solidificou-se mais adiante com assinatura de edital à obra na própria cidade.

Ocorre que o calendário está sendo engolido e da conversa, à prática, nada. Anunciaram que seria conhecida a empresa no dia 10 de abril. Nada. Em seguida, de que seria agora em 28 de maio. Não será.

A data mais recente é de 11 de junho.

- A gente fica esperando, fica cobrando. A população de Upanema, Mossoró, Campo Grande e outras cidades espera que tudo realmente seja encaminhado - comenta o vereador Anízio Júnior.

Nota do Blog - Sou otimista em relação ao empreendimento.

Mas a sociedade precisa estar vigilante, para que não impere o "enrolation". De novo.




Blog de Carlos Santos

CARTA ABERTA AOS PESCADORES DE CAMPO GRANDE

Durante os últimos 20 anos da minha vida tenho dedicado boa parte do meu tempo ao trabalho voluntário. Neste período aprendi muito e junto com outros companheiros conquistei projetos importantes para as comunidades rurais de Campo Grande, especialmente a Associação do Morcego e o Fórum de Associações.


Através da minha luta com meus amigos consegui os recursos para construção da sede da colônia. A comunidade do Morcego aumentou a renda por meio de hortas que foram implantadas, caprinos e ovinos distribuídos entre as famílias do Morcego, galinha caipira repassadas para o grupo de mulheres, cursos e muitos outros projetos.



Desde a criação da Colônia estive sempre perto, ajudando e apoiando. Esta experiência de movimento social juntada ao conhecimento que tenho das ações do Governo do Presidente Lula em favor dos pescadores foi o que me fez entender que era possível fazer mais pelos associados na colônia.



O seguro-pesca é bom, mas não pode ser o único benefício dos pescadores. Uma diretoria dedicada deve correr atrás de mais. Foi pensando assim que reunimos um grande grupo e formamos a Chapa 2 para fazer uma mudança na Colônia. Conseguimos maioria dentro da minha comunidade Morcego e na cidade, passamos a contar com o respaldo de autoridades municipais. Tudo parecia com vitória.



A nossa surpresa veio com a atitude da atual direção respaldada pela Federação Estadual dos Pescadores que se armando de argumentos contestáveis impediram a nossa chapa de disputar a eleição. Pior do que isso foi ver a discriminação chegando para quem ficou do nosso lado. Hoje temos processos correndo contra a atual direção por pescadores que ele filiou na colônia e não quer mais renovar as carteiras.



Diante dos impedimentos da Federação, venho aqui tomar a atitude que julgo mais sensata no momento. Enquanto os ataques era somente contra mim eu suportei, mas não admito que pessoas simples sejam perseguidas em nome da nossa vitória. Assim, desisto da campanha, mas continuo como associado lutando pela correta aplicação dos recursos e defendendo todos contra as perseguições.



Para Campo Grande fica muito feio uma vitória deste tipo. É como se o Brasil ganhasse a copa sem jogar, apenas por uma decisão duvidosa da FIFA. Portanto, por tudo quanto os associados e a população fez por mim, Gilvan e toda diretoria que compunha nossa chapa, eu já me sinto um vitorioso.


Toinho do Morcego, desiste da disputa mas sai com vitória moral
Toinho do Morcego, militante social

País vai enfrentar o perigo do crack de forma integrada Ações de prevenção, tratamento de usuários e combate ao tráfico fazem parte do plano O Plano


Ações de prevenção, tratamento de usuários e combate ao tráfico fazem parte do plano

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas, lançado na quinta-feira (6), prevê investimentos de R$ 400 milhões em ações de aplicação imediata e estruturantes. A proposta é coordenar as atividades federais de prevenção, tratamento, reinserção social do usuário do crack, bem como enfrentar o tráfico, em parceria com estados, municípios e sociedade civil.

Dentre as ações imediatas do plano destacam-se o enfrentamento do tráfico em todo o território nacional, principalmente nos municípios localizados em região fronteiriça e em áreas de maior vulnerabilidade para o consumo; a realização de uma campanha permanente de mobilização contra o uso de drogas e o atendimento, tratamento e reinserção social dos usuários.

As ações estruturantes organizam-se em torno dos seguintes eixos: integração de ações de prevenção; diagnóstico da situação sobre o consumo do crack e as consequências; campanha permanente de mobilização, informação e orientação e formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias.

O Ministério da Saúde criou no ano passado uma página eletrônica com o objetivo de disseminar informações e estudos além de fomentar o debate em torno das questões que envolvem a droga. O sítio também serve como centro de referência de melhores práticas no enfrentamento do problema. www.nuncaexperimenteocrack.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ligue 180 registra 145 mil atendimentos no primeiro trimestre

Central de Atendimento à Mulher registrou 145,9 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano. Esse número representa um aumento de 65% quando comparado com o mesmo período do ano passado



A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 - registrou 145,9 mil atendimentos no primeiro trimestre deste ano. Esse número representa um aumento de 65% quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), o aumento na procura pelos serviços é reflexo da campanha institucional que foi realizada e também da implementação de um novo sistema, com um número maior de atendentes e de pontos de atendimentos.

Com o novo sistema, a Central passou de 20 para 50 pontos em operação integral todos os dias e aumentou de 60 para 150 atendentes. De acordo com os dados do Ligue 180, essa ampliação diminuiu significativamente o tempo de espera para a população. Outro dado importante é o baixo percentual de ligações abandonadas, cinco por centro do total. Estas ligações são aquelas em que a cidadã desiste de falar com a atendente por causa da demora ou de sucessivas transferências.

Depois da mudança houve também aumento significativo nos relatos de violência, passando de 9,3 mil no primeiro trimestre de 2009 para 29 mil no mesmo período deste ano. As denúncias de tráfico também aumentaram de nove para 27.
Fonte Governo Federal

ProUni soma quatro mil comissões locais de acompanhamento social

O ProUni já conta com mais de quatro mil comissões locais de acompanhamento e controle social. Instaladas em campi universitários, essas comissões auxiliam no aperfeiçoamento e fiscalização do programa.


O Programa Universidade para Todos (ProUni) já conta com mais de quatro mil comissões locais de acompanhamento e controle social. Instaladas em campi universitários, essas comissões auxiliam o Ministério da Educação e a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni (Conap) no aperfeiçoamento e fiscalização do programa.

As comissões locais mais próximas à realidade acadêmica de cada instituição atendem os questionamentos da comunidade levantadas por meio de reclamações, denúncias, críticas e sugestões. De acordo com a diretora de políticas e programas de graduação do MEC, Paula Branco de Mello, as comissões aumentam a participação de estudantes, professores, coordenadores e representantes do ProUni nas instituições de ensino e da sociedade civil no aperfeiçoamento do programa.

O presidente da Conap, José Tadeu Rodrigues de Almeida, lembrou que, na época do lançamento do ProUni, os movimentos sociais duvidavam do programa como a melhor alternativa. “Hoje, não há quem questione a validade do ProUni, que inclui milhares de jovens”, afirmou. Segundo ele, o debate passou a ser a qualidade da inclusão. Garantir essa qualidade é uma das atribuições das comissões de acompanhamento e controle social.

O ProUni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições não gratuitas de ensino superior. O programa realiza dois processos seletivos por ano: um para os candidatos às bolsas com ingresso no primeiro semestre, e outro para as bolsas com ingresso no segundo semestre. Em cinco anos, o programa ofereceu 697 mil bolsas de estudos e alcançou 1,2 mil municípios.

O ProUni reúne hoje 1,4 mil instituições de educação superior — mais de 70% das instituições particulares do País — e está no 12º processo seletivo.
Fonte Gov. Federal

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Gerente do Banco do Nordeste Visita Comunidade em Campo Grande

Neste dia 19 de maio de 2010 o Gerente do Banco do Nordeste Agencia-Assu, Livio, Alessandro gerente de Negócio do BNB, juntamente com o Secretario de Agricultura Hildebrando Rocha, Lilia Holanda tec. Núcleo Sertão Verde estiveram reunidos na comunidade de Cabeça do Boi para discutir o projeto Mais Alimentos, na área de investimentos na Bovinocultura leiteira, caprinovinocultura, apicultura e outros. A vinda do Gerente na comunidade foi marcada pelo Secretario de agricultura atendendo o pedido da associação local.

Hoje a agricultura familiar tem ganhado mais apoio e incentivo do Governo Federal tanto na área de produção, comercialização, capacitação para que os agricultores tenham mais condições de produzir no campo, tudo isso é fruto de uma política de fortalecimento da agricultura familiar defendida pelos Movimentos Sociais e Sindicais. Com a luta dos movimentos organizados se passou de 2 bilhões no Governo FHC para 15 bilhões No Governo LULA, sabemos que ainda é pouco para o tamanho da demanda da agricultura familiar que é responsável hoje por mais de 60% da produção alimentar do nosso pais que tem uma população 192.948.311.

Reunião dos Fetrafianos em Upanema-RN

Neste dia 19 de maio de 2010, ocorreu mais uma reunião dos Dirigentes Sindicais Ligados A FETRAF (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte), a mesma contou com a participação de 8 cidades Médio-Oeste Potiguar.A reunião ocorreu no sindicato dos trabalhadores rurais de Upanema de 09:00 as 12:00 hs, O secretario de agricultura Hildebrando Rocha junto com Anaci Batista(Presidente do SINTRAF-Campo Grande), Antonio Aldeci, Francisco de Assis, Zé Maria Pereira e Antonio Terceiro, membros da Diretoria do SINTRAF-Campo Grade. Foram descutidos os seguintes pontos :

3° Congresso da FETRAF-RN


Organização dos SINTRAFES na Região


Encontro de Semente crioula em Apodi


Previdência Social


Eleições 2010 entre outros, lembrando que a próxima Reunião ficou marcada para ser na cidade de Messias Targino no mês de Junho do corrente ano.


Criação de empregos bate recorde

Criação de empregos bate recorde
Fonte: Governo do Estado do Paraná
Em 4 meses, geração de empregos no Brasil alcança patamar registrado em todo o ano passado. Com os 305.068 novos postos de trabalho gerados em abril, soma em 2010 chega a 962.327 novos empregos. Resultado é recorde para o mês e segundo maior da história


Em abril deste ano foram gerados no Brasil 305.068 novos postos de trabalho, recorde para o mês, recorde para o 1º quadrimestre e segunda melhor marca já registrada levando-se em conta todos os meses, somente atrás de junho de 2008 (309.442). Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego foram divulgados nesta terça-feira.

Somente em 2010, 962.327 trabalhadores brasileiros conseguiram emprego com carteira assinada, patamar semelhante ao alcançado em todo o ano de 2009. Nos últimos 12 meses, o incremento total de empregos foi de 1.908.983 postos de trabalho, elevação de 5,9%. Com o resultado, o Brasil chega à marca de 41,4 milhões de trabalhadores com emprego formal e direitos trabalhistas garantidos.

Os setores que mais geraram empregos no mês foram Serviços (96.583), Indústria de Transformação (83.059), Comércio (40.725), Agricultura (38.951) e Construção Civil (38.418). Dos 25 subsetores da economia, 13 registraram recordes. As safras de cana-de-açúcar e café no Sudeste e os investimentos públicos em infraestrutura em todo o Brasil promoveram resultados recordes para Agricultura e Construção Civil.

Todas as regiões obtiveram expansão no emprego, com saldos recordes para Sul (53.363) e Centro-Oeste (31.498). Vinte e quatro estados apresentaram elevação no emprego formal celetista, com 12 deles registrando saldos recordes.
Governo Federal

terça-feira, 18 de maio de 2010

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

Em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dilma cresce e ultrapassa Serra segundo Vox Populi e CNT/Sensus

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresce e já lidera a preferência para as eleições presidenciais deste ano, tanto no primeiro como no segundo turno. Segundo pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada na noite de sábado, 15, pelo canal de televisão Band, Dilma tem 38% das intenções de voto na consulta estimulada, com um aumento de nove pontos percentuais em relação ao levantamento de janeiro.

José Serra, pré-candidato do PSDB, caiu três pontos percentuais e está agora com 35%. Marina Silva, do PV, se manteve no patamar de 8%. Os indecisos representam 11%, e os votos brancos e nulos estão em 8%.

No cenário de segundo turno, Dilma superaria Serra por 40% a 38%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados tanto na simulação de primeiro turno como na de segundo turno.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde aos pesquisadores em quem votar, Dilma também é indicada como a melhor opção dos eleitores. Ela aparece com 19% das intenções de voto, e o adversário tucano, com 15%.

Os eleitores dos estados do Nordeste preferem Dilma, onde tem a maior aprovação: 45%. Na divisão de gêneros, a pré-candidata do PT tem mais aprovação entre os homens brasileiros, com 42% dos votos, e 34% são das mulheres. Para Serra, o cenário é mais equilibrado: 35% dos seus votos são de mulheres e 34% de homens.

O Vox Populi consultou 2.000 eleitores em 117 cidades de 23 estados e o Distrito Federal. Os dados foram levantados entre os dias 8 e 13 maio. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 11.266/2010.

CNT/Sensus: Dilma chega a 35,7% e ultrapassa adversário tucano

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 17, confirma o que já havia mostrado o Vox Populi no sábado: Dilma Rousseff ultrapassou José Serra na preferência do eleitorado. A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar, com 7,3%, enquanto pré-candidatos como José Maria Eymael (PSDC) e Américo de Souza (PSL) ficaram, respectivamente, com 1,1% e 1%. Outros pré-candidatos mencionados na pesquisa não registraram 1% dos votos.
Espontânea
Pela primeira vez, Dilma aparece na frente de Serra na pesquisa espontânea - na qual não é apresentada a lista de candidatos aos eleitores. A petista recebeu 19,8% das intenções de votos na espontânea, contra 14,4% do tucano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, aparece em terceiro lugar na espontânea, com 9,7%. Marina Silva fica em quarto lugar, com 2,7% dos votos, enquanto o deputado Ciro Gomes (PSB) aparece em quinto lugar com 0,3% das intenções de voto - embora já tenha descartado a sua candidatura à Presidência.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.

Acordo com Irã é vitória da diplomacia, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 17, que o acordo fechado entre Brasil, Irã e Turquia para troca de material nuclear foi uma “vitória da diplomacia”. Lula participou da negociação como o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.

O acordo prevê que o Irã envie à Turquia 1,2 mil quilos de urânio de baixo enriquecimento por urânio enriquecido a 20% para ser usado em pesquisas médicas. Pelo acordo, o urânio enriquecido será remetido no prazo de um ano. Nesse período, haverá supervisão de inspetores turcos e iranianos.

“Foi uma resposta de que é possível, com diálogo, a gente construir a paz, construir o desenvolvimento”, disse Lula em no programa de rádio Café com o Presidente, gravado de Teerã logo após o fechamento do acordo.

O governo brasileiro acredita que o acordo criará confiança na comunidade internacional e pode evitar que o Irã seja submetido a sanções por causa de seu programa nuclear.

Lula disse que o Brasil sempre acreditou na possibilidade de acordo e que a negociação prova que é possível fazer política internacional baseada da confiança. “Há um milhão de razões para a gente ter argumento para construir a paz e não há nenhuma razão para a gente construir a guerra. O Brasil acreditou que era possível fazer o acordo. Mas o que é importante é que nós estabelecemos uma relação de confiança. E não é possível fazer política sem ter uma relação de confiança”, avaliou.

Lula deixou o Irã nesta segunda-feira, 17, e seguiu para a Espanha, onde participará da Cúpula União Europeia-América Latina, e em seguida vai para Portugal.
Prestígio internacional: Lula está nas manchetes dos jornais do mundo
O sucesso nas negociações para um acordo nuclear com o Irã, conduzido pelo presidente Lula durante sua visita ao país foi manchete em diversos jornais do mundo:
Na manchete dos israelenses Ynet e Haaretz, "Irã e Brasil alcançam acordo sobre troca de combustível". Também no "New York Times" "Turquia e Brasil selam acordo".Na agência ocidental, a Bloomberg, foi na mesma linha, também citando o chanceler turco, ouvido pela agência Anatolia.
Nos sites do canal iraniano PressTV e das agências iranianas Irna e Fars, nada de acordo. As manchetes ecoavam elogios ao Brasil, do presidente e do "líder supremo".
"China Daily", num texto intitulado "Diálogo é o melhor caminho para a questão nuclear do Irã", o porta-voz da chancelaria declarou que Pequim, "como sempre, acredita que a negociação é a melhor opção para resolver o assunto", mas defendeu a estratégia em "duas trilhas". Na outra, as sanções do Conselho de Segurança.
"Conforme a relação EUA-China se tornar mais problemática, as corporações americanas investirão mais no Brasil, assim como as chinesas. Então, o Brasil leva vantagem nisso tudo." Do presidente do Eurasia Group, consultoria de "risco político" de multinacionais americanas, IAN BREMMER, ao prever uma escalada de conflitos entre as empresas dos EUA e da China, em entrevista ao "Barron's", destacada também no "Financial Times".Do Nelson de Sá

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Boa aos que curtem as Tradicionais Festa na Via Costeira.

O prefeito Bibi de Nenca em conjunto ao Dep. João Maia estão beneficiando a nossa bela via Costeira através da obra de asfaltamento, O Engenheiro Glaucio da CLC que vai ser o responsável pela obra assegurou, que a mesma terá inicio em junho e a prefeitura estar dando sua colaboração no nivelamento do calçamento, cujos serviços já foram iniciados. Para o clube feminino isso é uma vitoria, usar um belo salto sem medo de estragar ou perder a postura, maravilha em....

SUS deve fornecer remédio não encontrado em farmácia



A sentença partiu da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal


Uma portadora da doença de Crohn, que faz parte do conjunto das Doenças Inflamatórias Intestinais, ganhou o direito de receber, sem interrupção, o medicamento Adalimumab, o qual não possui atual substituição farmacológica.

A autora da ação argumentou que é aposentada, possuindo uma renda mensal de R$ 1.445,72, não tendo condições financeiras de arcar com as despesas do tratamento médico, pois possui um alto custo financeiro, sendo avaliado em R$ 37.500. Por esses motivos, afirmou que se viu obrigada a recorrer ao Judiciário com o intuito de ter tratamento custeado pelo Estado.

A sentença se baseou no Artigo 196 da Constituição Federal, o qual reza que "a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

Os documentos médicos também revelaram o encaminhamento realizado pelos profissionais de saúde na constatação da necessidade da autora fazer uso imediato da medicação mencionada, de modo a auxiliar o tratamento clínico adequado à sua doença.