EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 17 de junho de 2011



DIRETÓRIO NACIONAL DO PT REAFIRMA
Deputado MINEIRO candidato do PT a prefeito de Natal
Deputado MINEIRO(Pré-candidato do PT a prefeito de Natal)

“O Partido dos Trabalhadores deliberou que Fernando Mineiro será o candidato do PT em Natal nas eleições do próximo ano com apoio nacional”, afirmou o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira. Ao lado da deputada federal Fátima Bezerra (PT), Paulo disse que o PT espera conseguir o maior número de prefeitos progressistas.

De acordo com Paulo Teixeira, a cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) acompanha o cenário político do Rio Grande do Norte e confirma a candidatura de Fernando Mineiro (PT) por entender o direcionamento local, mesmo defendendo também o nome da petista Fátima Bezerra.

Deputado Federal PAULO TEIXEIRA(PT-SP) Lider do governo na Câmara


Mesmo com o nome previamente escolhido, o PT garante que planeja ações nas regiões de Natal e discute nomes para a Câmara Municipal, além de escutar os partidos aliados.

A deputada Fátima Bezerra explicou que a candidatura de Mineiro atende a sociedade natalense. “Nós temos que tirar Natal do caos administrativo e político que a cidade está. Os movimentos sociais representam a vontade de mudar e vamos construir nossa candidatura baseada nisso”, afirma Fátima Bezerra.

Voltando ao cenário nacional, Paulo Teixeira destacou o importante papel da articulação política na construção de alianças que coloquem os partidos DEM e PSDB em situação desconfortável nas eleições 2012.



MANIFESTO DO FORUM DO CAMPO POTIGUAR

“Fora DNOCS e pela Vida em Apodi”!!!


No dia 16 de junho de 2011 o Fórum do Campo Potiguar – FOCAMPO, organismo criado no início da década de 90 que congrega movimentos de representação política dos agricultores e agricultoras familiares e entidades de assessoria que atuam no meio rural retomam suas ações no Rio Grande do Norte (RN), fortalecido pela unidade das Lutas no Campo, focado na construção cotidiana de uma proposta de convivência com o Semi-árido como um processo de aprendizagem social amplo, marcada pelo respeito à natureza, se contrapondo ao modelo agrícola baseado no agronegócio, no uso de agrotóxico e no monocultivo, concentrador de terra e renda e destruidor do meio ambiente e da Vida.
Nesta Carta, fazemos um registro que no decorrer dos anos no RN os trabalhadores no Campo vivenciaram as experiências falidas e desastrosas dos Grandes Projetos de Irrigação, a exemplo dos Projetos localizados hoje nos Perímetros Irrigados implantados pelo DNOCS nos municípios de Pau dos Ferros, Caicó, Cruzeta e no Baixo Açú.  É constatado por toda sociedade norte-rio-grandense que essas iniciativas provocaram sérios desastres ambientais, econômicos e sociais, acentuadamente com endividamentos dos agricultores familiares, tornando-os reféns dos agentes financeiros, forte contaminação ambiental do solo e da água, e da saúde da população atingida com notável elevação de casos de câncer nas famílias dos trabalhadores, expropriação dos imóveis de famílias que viveram culturalmente há anos, e por fim, casos de trabalho escravo e condições precárias de trabalho.  É esse o cenário nefasto que o DNOCS deseja instalar na Chapada do Apodi.
Diante desses impactos já comprovados pela história, a Chapada do Apodi encontra-se AMEAÇADA com o projeto de irrigação da Barragem Santa Cruz em Apodi que vem na contramão dessa celebração da Vida, que acontece nas comunidades e nos assentamentos rurais do Sertão do Apodi há mais de 100 anos.
Nessa região se concentram as principais experiências de Agroecologia e produção de alimentos da Agricultura Familiar voltada para a segurança alimentar das famílias camponesas e da população das cidades através da caprinocultura, produção de leite, apicultura, cultivos agroecológicos que incluem variedades encontradas somente em Apodi no caso do Arroz Vermelho, certificação orgânica da produção, organização das mulheres, o cooperativismo solidário responsável pelo beneficiamento e comercialização para o mercado institucional e na exportação do mel e da amêndoa da castanha de caju, o manejo da caatinga, a valorização do conhecimento popular e artesanato, a captação e gestão das águas com as cisternas de placas, barragens subterrâneas e o desenvolvimento de práticas que valorizam o sentimento de pertencimento e a integração da população ao semiárido.
É salutar destacar que toda essa dinâmica são frutos da organização dessas famílias e dos investimentos de vários Ministérios do Governo Federal, especialmente pela Reforma Agrária executada pelo INCRA, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, o Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, o Projeto Dom Helder Câmara - PDHC, Programa Territórios da Cidadania, entre outros.
Neste momento, nossa luta central é resistir, denunciar e exigir que o Governo Federal, REVOGUE o decreto que torna de utilidade pública 13.855,13 hectares na Chapada do Apodi para fins de desapropriação pelo DNOCS, e DIALOGUE com os movimentos sociais, outra propositura, que leve em consideração a longa e dura luta dos agricultores familiares camponeses da Chapada do Apodi na convivência com o Semi-árido Potiguar, que serve de exemplo, em todo Brasil.
As grandes conquistas sempre foram e será obra do povo organizado. E, nós do Fórum do Campo Potiguar unidos aos demais movimentos sociais libertários deste estado, nos comprometemos a lutar, combater e resistir a toda e qualquer ação que gere injustiça contra o povo trabalhador do campo e da cidade.

“Fora DNOCS e pela Vida em Apodi”!!!

Natal-RN, 16 de junho de 2011

ARTICULAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO – ASA POTIGUAR | ASSEMBLÉIA POPULAR (RN) | COMISSÃO PASTORAL DA TERRA – CPT | FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – FETARN | FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR – FETRAF | MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST | MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DOS SEM TERRA – MLST | REDE NACIONAL DE ADVOGADOS E ADVOGADAS POPULARES – RENAP | SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE APODI

Vice-prefeito de Janduis 
Zé Bezerra
assume prefeitura e modifica equipe de Governo
 Zé Bezerra, esposa e filho

Em face da viagem do prefeito Salomão Gurgel para fora do país, o companheiro Zé Bezerra (vice-prefeito de Janduís) assumiu a gestão municipal. Zé Bezerra que já havia governado aquela prefeitura começou fazendo alterações na equipe do primeiro escalão.

Prefeito Zé Bezerra (PT) nomeia primeiros auxiliares da administração municipal, durante os 25 dias de mandato:

Administração e Recursos Humanos: Lindemberg Bezerra da Silva - Pedagogo, Coordenador da Companhia Cultural Ciranduís, Ex agente da Casa de Cultura do Município e Tesoureiro do PT. 

Finanças e Tributação: Emanoel Almeida - Ex-Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos e coordenador da juventude do PT. 

Saúde e Saneamento Básico: Francisco Almeida Neto, servidor público estadual, presidente da executiva municipal do PT. 

Trabalho, Habitação e Assistência Social: Maria da Conceição Morais, Ex- coordenadora de Meio Ambiente 
e membro da Executiva Municipal do PT.

Fonte: www.blogdocaramuru.blogspot.com

17 de junho
DIA MUNIDIAL DE COMBATE A DESERTIFICAÇÃO

A Organização das Nações Unidas adotou o 17 de junho como Dia Mundial de Combate á Desertificação. Em março deste ano, o deputado Fernando Mineiro participou de reunião da ONU para revisão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. O parlamentar também é autor da Política Estadual de Combate à Desertificação.

O termo desertificação tem sido muito utilizado para a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade humana. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas desenvolvidas em uma região podem ultrapassar a capacidade de suporte e de sustentabilidade. O processo é pouco perceptível em curto prazo pelas populações locais. Há também erosão genética da fauna e flora, extinção de espécies e proliferação eventual de espécies exóticas.

Origina-se, no caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e conseqüente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso. No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura extremamente baixa daquelas regiões.

Nas regiões semi-áridas e semi-úmidas secas, a ação humana intensifica os processos de desertificação. As atividades agropecuárias insustentáveis são responsáveis pelos principais processos: a salinização de solos por irrigação, o sobre-pastoreio e o esgotamento do solo pela utilização intensiva e insustentável dos recursos hídricos por procedimentos intensivos e não adaptados às condições ambientais, além do manejo inadequado na agropecuária. O crescimento demográfico e a conseqüente demanda por energia e recursos naturais também exerce pressão pela utilização intensiva do solo e dos recursos hídricos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011


MINHA CASA MINHA VIDA
2ª Etapa terá 2 milhões de Casa

A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje a segunda etapa do programa que vem realizando o sonho de milhões de brasileiros: o Minha Casa, Minha Vida. A meta é a construção de dois milhões de moradias, com investimentos de R$ 125,7 bilhões até 2014. Na primeira etapa, o programa permitiu a contratação de 1 milhão de moradias a partir de 2009.
No evento de lançamento, Dilma disse que a meta poderá ser ampliada em 600 mil moradias no próximo ano. Os financiamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
“Uma meta que se atinge deixa de ter validade porque se provou que se conseguiu a meta. Agora temos que buscar uma meta ainda maior. Eu quero aqui lançar um desafio. É fato que vamos fazer esses dois milhões [de moradias]”, disse a presidenta durante a cerimônia. “Se daqui a um ano estivermos em um ritmo adequado, mostrando nossa capacidade de fazer mais, vamos ampliar os recursos e nós vamos fazer mais 600 casas.”
População rural
A nova fase do Minha Casa, Minha Vida prevê, ainda, a ampliação das faixas de renda familiar urbana e rural e prioriza as famílias de menor renda: 1,2 milhão de casas (60%) destinadas a famílias que ganham até R$ 1.600 por mês.
Outra novidade do programa visa beneficiar as mulheres chefes de família com renda até R$ 1.600 por mês: agora elas poderão assinar contratos independentemente do estado civil. Haverá também uma parceria maior com as prefeituras, que receberão recursos para o desenvolvimento do trabalho social junto às famílias beneficiadas.
Eletrodomésticos
Dilma também disse que o governo vai estudar uma forma de financiamento especial para os chamados produtos da linha branca, eletrodomésticos, geladeiras, fogões, televisões e outros.
“De fato esse programa enseja uma demanda sobre a linha branca. As pessoas, quando mudam para uma casa nova, querem, muitas vezes, melhorar, comprar uma geladeira, trocar a sua cama, enfim. Vamos primeiro ver o nosso desafio de mais 600 mil unidades. Vamos cumpri-lo. Depois, vamos olhar se podemos também já agregar uma linha de financiamento para a linha branca”, disse Dilma.
Veja os benefícios:
- Aumento no número de moradias: mais 2 milhões de moradias para a população.
- Maior volume de investimentos: R$ 125,7 bilhões de 2011 a 2014.
- Ampliação das faixas de renda: de R$ 1.395 a R$ 5.000 mensais no meio urbano e de R$ 10.000 a R$ 60.000 anuais no meio rural.
- Prioridade às famílias de baixa renda: 60% das moradias serão destinadas às pessoas com renda até R$ 1.600 mensais.
- Aperfeiçoamento das regras: maior controle do programa, inclusão da modalidade reforma na habitação rural para baixa renda, maior proteção à mulher chefe de família, maior parceria com o poder público local no trabalho social.
- Moradias ainda melhores: ampliação da área construída para melhoria da acessibilidade, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos, aquecimento solar nas casas.

MISSA DE 30ª DIA
DEMILSON FERNANDES GURGEL

O companheiro Marcos Roberto Gurgel (Professor Marquinhos de Caraúbas), nos envia a seguinte mensagem:
Sábado, dia 18, as 10h, na Igreja Matriz de São Sebastião (Caraúbas), será Celebrada a Missa de 30º dia de meu Pai, Demilson Fernandes Gurgel, presidida pelo Pe. Francisco das Chagas Neto.

Gostaria de contar com vossa presença e se der para divulgar ficaria muito
grato, pois não faremos convites impresso.

 Um forte abraço.
 Marcos Roberto - Marquinhos

PRESIDENTE DO PT DE

SERRA DO MEL FOI ASSASSINADO

 Edinaldo Filgueira (presidente do PT de Serra do Mel)

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Serra do Mel, Edinaldo Filgueira, de 36 anos, foi executado às 22h desta quarta-feira,15, quando saía do trabalho na Vila Brasília. A informação da execução do presidente do PT da Serra do Mel foi passada ao deputado estadual Fernando Mineiro, através do presidente da FETARN, Manoel Cândido.

Mineiro afirmou que a direção do Partido dos Trabalhadores vai protocolar um pedido de investigação urgente, junto ao Secretário de Segurança Pública do Estado. Pela manhã, o deputado recebeu ligação do secretário de Segurança, Aldair da Rocha, afirmando que iria em Serra do Mel hoje à tarde para acompanhar as investigações do assassinato de Ednaldo.

Hoje à tarde, Mineiro viajou à Serra do Mel para prestar solidariedade à família de Edinaldo.

FETRAF e CAIXA

Programa Minha Casa Minha Vida

 Jorge de Castro(Caixa Econômica) e Diretores(as) da Fetraf-RN


Diretores (as) da FETRAF/RN participaram de audiência com o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, o Sr. Jorge Augusto de Castro, na Caixa da Rua João Pessoa, N° 208 – Cidade Alta, Natal/RN.


Durante a reunião com a FETRAF, foram abordados os procedimentos para a execução do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA e colocada a intenção da FETRAF, em executar o referido programa no Rio Grande do Norte.

Participaram da reunião com o Superintendente da Caixa, os diretores (as) da FETRAF: Josana de Lima (coordenadora de Juventude), Maria Cícera Franco de Oliveira (Coordenadora de Mulheres),José Dário Fortunato da Silva (Coordenador de Política Sindical e Organização),José Mota da Silva Júnior (Coordenador de Políticas Sociais) , além do Engenheiro da COOPERHAF-RN, o Sr. Adriano Bezerra



CONFERÊNCIAS NACIONAIS 2011/2012


1-     4º Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, coordenda pelo Ministério da Pesca e Aquicultura / CONAPE  ocorrerá dos dias 11 a 13/04/2011, tendo por tema:  O Desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca – mais produção, mais trabalho, mais renda, mais alimento e mais inclusão no combate a pobreza.

2-    1ª Conferência Nacional de Turismo, coordenada pelo   MT / CNT   ocorrendo em  Junho de 2011 em Brasília.   tendo por tema:  “Aprimoramento do Modelo de Gestão Descentralizada, Compartilhada e Participativa do Turismo no Brasil”

3-    2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude coordenada pela   SNJ/SG-PR  no período de  8 a 11 de setembro de 2011, em Brasília, DF. Tendo por tema:     I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e
III – Articulação e integração das políticas públicas de juventude.

4-    1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Participação Social coordenado pela CGU (com colaboração da SG-PR e SECOM-PR) no período  de  13 a 15 de outubro de 2011, Brasília – DF. Tendo por tema: “A sociedade no acompanhamento da gestão pública”.
5-     4º Conferência de Meio Ambiente coordenado pelo MMA  em Novembro, em Brasília, DF.

6-      3º Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa,
Coordenado pela SEDH / CNDI e, Novembro/2011 em Brasília, DF. Tendo por tema: O Compromisso de Todos por um Envenlhcemento Digno no Brasil.

7-    4º Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona, coordenado pelo CONSEA ocorrendo no período de 07 a 10 de novembro de 2011, Salvador, BA.  Com o tema: “construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável e promover a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”.

8- 14ª Conferência Nacional de Saúde. Coordenado pelo MS / CNS ocorrendo de  30 de novembro a 04 de dezembro de 2011 em Brasília, DF. Tendo como tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

9-  3ª Conferência Nacional dos Direitos da Mulher.  Coordenado pela SNPM / CNDM, no período de 12 a 15 de dezembro de 2011 em Brasília, DF.

10-     1ª Conferência Nacional das Águas. Coordenado pelo CONAGUAS     MMA / Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano  ocorrendo em   Dezembro de 2011, Brasília, DF.

11-     8º Conferência Nacional de Assistência Social. Coordenado pelo  MDS / CNAS, no periodo de 07 a 10 de Dezembro, Brasília, DF. Tendo por tema:  “… avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios. “

12-  9º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Coordenado pela SEDH / CONANDA  ocorrendo em    2011(etapas mucipais) e em  2012 (etapas estaduais e nacional). Tendo por tema: Plano Decenal de Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente

13- 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Coordenado pelo   Ministério do Trabalho rendo início em  2011 e a etapa nacional em 2012. A temática será:   I-  Geração de mais e melhores empregos com proteção social; II- Erradicação do trabalho escrevo e do trabalho infantil; III- Fortalecimento do diálogo social

quarta-feira, 15 de junho de 2011


FALECIMENTO

Registramos e nos solidarizamos com a família do senhor Manoel Galdino de Melo, 80 anos (Sitio Livramento) que entre outros filhos era pai de Iraci Galdino e da companheira ex-vereadora e ex-prefeita do PT de Janduis, a amiga assistente social Irene Lopes Galdino, que atualmente é suplente de vereadora e Secretária de Ação Social de Campo Grande/RN.
As famílias, nosso pesar, solidariedade, estima e consideração.

O mandato do deputado MINEIRO 

e a UFRN comemoram

os 50 anos da experiência 

exitosa em educação do RN

 


CREDIOESTE EM PATU
 Raimundo Canuto e a vereadora Lucelia Ribeiro (de cada lado do banner)
Aconteceu na manha desta quinta-feira (15) na cidade de Patu na sede do Sindicato Rural, uma reunião que teve com o objetivo apresentar a CREDIOESTE-SOL para entidades do município, mais ligadas a agricultura e pesca.
Estavam presentes 12 associações comunitárias, o Sindicato da Agricultura, a Colônia e a associação de Pescadores, o Fórum das associações Rurais, o Conselho do Fumac, o vice-presidente do PT de Patu o professor Aluisio Dutra, o Centro Juazeiro (entidades de assessoria técnica) e o mandato popular da vereadora Lucélia Ribeiro, que foi que articulou este momento entre asa entidades e a Credioeste-Sol.
O presidente da CREDIOESTE, Raimundo Canuto de Brito (Janduis), fé a apresentação da cooperativa, falou dos produtos e serviços oferecidos e convocou a todos (as) para se cooperarem.

Planejamento da Rede Nacional 

dos Colegiados de Territórios


O nosso vice-prefeito de Campo Grande CARAMURU PAIVA estar participando desde segunda (13) até sexta-feira(17) do Planejamento da Rede Nacional de Colegiados de Territórios de todo o país.



terça-feira, 14 de junho de 2011


MOVIMENTO “FORA MICARLA” 
CRESCE A CADA DIA

"Estamos aproveitando nossa rápida passagem por Natal para apoiar os Jovens que estão acampando a Câmara Municipal de Natal. Na oportunidade estamos acampando na Câmara com o pessoal, exercendo nosso papel político e dialogando com os inúmeros jovens lá acampados, que reivindicam pela instalação da CEI dos aluguéis em Natal. ESTOU PASSANDO PELOS BLOGS PARCEIROS PARA DIVULGAR NOSSA PARTICIPAÇÃO NESTE IMPORTANTE MOMENTO QUE VIVE A CIDADE DE NATAL E QUE REPERCUTE NACIONALMENTE SOBRE A MOBILIZAÇÃO DA JUVENTUDE DO PAÍS."

* EMANUEL ALMEIDA é COORDENADOR DE JUVENTUDE DO PT DE JANDUÍS/RN E MEMBRO DA COORDENAÇÃO DO POLO PT DO MÉDIO OESTE.


II Encontro de Associações de
Campo Grande e Região

Estava previsto para esta sexta-feira (17) a realização do II Encontro das Associações Comunitárias de Campo Grande e o I Arraiá das Comunidades. Entretanto, o Conselho Municipal do FUMAC de Campo Grande, após consulta a maioria dos/as conselheiros/as, resolveu adiar o evento em virtude da elevada agenda de atividades que está em curso no momento. A nova data deverá ser dia 05 de julho.

FAO apresenta livro sobre produção de alimentos de forma sustentável

Organização salienta que o manejo integrado de pragas também ajudaria a melhorar o aspecto sustentável da produção agrícola
Aumentar a produção de alimentos para uma população crescente de forma sustentável para o meio ambiente é o objetivo de um novo projeto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reunido no livro Save and Grow (Economizar para crescer, em livre tradução), apresentado nesta segunda-feira (13/06). 

Em comunicado, a FAO explica que a nova iniciativa pretende seguir no mesmo caminho da obra publicada na década de 1960 chamada Green Revolution que, segundo a nota, "salvou 1 bilhão de pessoas da fome e produziu alimentos mais do que suficientes para uma população mundial que quase duplicou, passando de 3 bilhões para 6 bilhões entre 1960 e 2000". As medidas propostas no livro são dirigidas aos pequenos agricultores que vivem em países em desenvolvimento. 

"Ajudar às famílias camponesas de baixa renda no mundo em desenvolvimento a reduzir os custos de produção e criar sistemas agroecológicos saudáveis, permitirá maximizar os rendimentos e dedicar suas economias a saúde e educação", afirma a FAO, que insiste que "para poder crescer, a agricultura tem de aprender a economizar".

Entre outras medidas, a FAO aposta nas técnicas da agricultura de conservação, que "minimizam o arado e a lavoura, preservando deste modo a estrutura e a boa saúde do solo". Conforme a agência das Nações Unidas, o risco de precisão permite "aumentar a produção para cada gota de água, além de colocar de forma precisa os adubos, que pode duplicar a quantidade de nutrientes absorvidos pelas plantas".

A FAO lembra que outro elemento que ajudaria a melhorar o aspecto sustentável da produção agrícola seria o manejo integrado de pragas, com técnicas que evitem o desenvolvimento das mesmas que minimizam a necessidade de pesticidas. 


Estes métodos permitem que os cultivos se adaptem à mudança climática e possam não somente produzir mais alimentos, mas também reduzir a necessidade de água dos cultivos em 30% e os custos da energia em até 60%, detalha a FAO. 

Em alguns casos, acrescenta, é possível aumentar os rendimentos em até seis vezes, como demonstram os testes com milho realizados recentemente na África Meridional. 

A FAO conclui que para enfrentar o desafio do crescimento da população de forma sustentável é preciso fazer "uma mudança a partir de um modelo homogêneo para sistemas agrícolas que façam uso intensivo do conhecimento e se adaptam aos locais específicos".

VEREADORES DO PT DO MEDIO OESTE
PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM RECIFE
 Vereador Raimundo Canuto(PT de Janduis)
Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) da região do médio oeste, Raimundo Canuto e Antonio Braga (Janduís), Ivanildo Fernandes (Caraúbas) estarão participando durante os dias 17 e 18 (sexta-feira e sábado), do Seminário “Brasil hoje e suas perspectivas”, em Recife/PE, no Hotel Jangadeiro, que será promovido pelo Fórum dos Presidentes do PT Nordeste, Diretório Nacional do PT e Fundação Perseu Abramo.
 Vereador BRAGA(PT de Janduis)
Segundo informou o vereador Antonio Braga, o objetivo do seminário é consolidar a Região Nordeste politicamente forte no contexto das Políticas Estruturadoras do Governo Federal, que vem mudando o Brasil. Outro objetivo especifico é fortalecer o PT na sua construção partidária na Região Nordeste.
 Vereador Ivanildo Fernandes (PT de Caraúbas)
Vão participar do evento 4 Senadores do Nordeste, 02 Governadores, 01Vice-Governador, 26 Deputados Federais, 42 Deputados Estaduais, 10 Prefeitos por estado,10 Vereadores por estado, 05 Dirigentes por estado e Membros do Diretório Nacional. O deputado estadual Fernando Mineiro e a deputada federal Fátima Bezerra já confirmaram presença. Veja a programação.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

DIA - HORÁRIO TEMATICA - EXPOSITOR
. 17 de Junho – Sexta-feira
.19 hs- Abertura com ato político( aberto ao público)
- Governadores e senadores, Rui Falcão ( presidente nacional do PT), Pedro Eugênio( presidente do diretório estadual do PT/PE), Nilmário Miranda( presidente da Fundação Perseu Abramo).

. 20 hs - Painel: Brasil hoje e suas perspectivas
- Coordenação: Pedro Eugênio( presidente do PT/PE)
- Expositores: Márcio Pochmann ( presidente do IPEA), Eloi Pietá(vice presidente da FPA e secretário geral nacional do PT)


18 de Junho - Sábado
. 9hs
- Mesa 1: Desenvolvimento Regional e infraestrutura
- Coordenação: Jonas Paulo( presidente do PT/BA)
- expositores: Roberto Smith( presidente do Banco do Nordeste), José Sergio Gabrielli (presidente da Petrobrás), e Jorge Hereda (presidente da Caixa Econômica Federal).


. 14 hs
- Mesa 2: O novo Nordeste e o Brasil
- Coordenação: Rodrigo Soares( presidente do PT/PB)
- Expositores: Luizianne Lins( prefeita de Fortaleza/CE), Luiz Caetano( presidente da União dos Prefeitos da Bahia), João da Costa( prefeito de Recife/PE) e Paulo Frateschi(secretário nacional de organização do PT)

. 19 hs
- Painel: A Reforma Política (aberto ao público)
- Coordenação: Fátima Bezerra, deputada federal PT/RN
- expositores: Humberto Costa, senador PT/PE, João Paulo Lima e Silva(deputado federal PT/PE) e Nilmário Miranda( presidente da Fundação Perseu Abramo)



Projeto do Deputado MINEIRO
REGULAMENTA AS LAN HOUSES

O deputado Fernando Mineiro vai apresentar, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que reconhece as lan houses como centros de inclusão digital. O PL será debatido no bate-papo com o deputado Paulo Teixeira (PT\SP) na  sexta-feira, 10, no plenarinho da Assembleia Legislativa do RN. Ele foi elaborado em conjunto com a Associação Brasileira de Centro de Inclusão Digital.

acesse a integra da Lei no site: www.mineropt.rn.com.br

Assembléia Legislativa debate o PNE
Deputada Federal Fatima Bezerra e o 
Deputado Estadual Fernando Mineiro na mesa de debate do PNA
Na manhã desta segunda-feira (13), a Assembleia Legislativa do RN contou com a presença de dezenas de professores, estudantes, gestores, prefeitos e vereadores do interior do RN que participam da discussão sobre o Plano Nacional de Educação.
A audiência é uma realização do Fórum Estadual de Educação, em parceria com a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e com os mandatos da deputada Fátima Bezerra  e do deputado Fernando Mineiro.

MESSIAS TARGINO NA TV


A prefeita Shirley Targino manda-nos mensagem onde destaca que na próxima, quinta-feira (16/06) ás 20:30 da noite, no programa eleitoral do PR (Partido da Republica), Messias Targino vai ser noticia nacional com o Projeto NASCER BEM. Vamos nos ligar nesta programa.

Construção da Ponte na entrad de 
Campo Grande está em andamento

Máquinas em atividade e contratação de mão-de-obra é o que mais é visto no canteiro de obra da empresa que  ganhou a licitação do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes - DNIT para construção da ponte de 50 m que será erguida na saída de Campo Grande, substituindo o antigo bueiro que foi rompido com as chuvas.

A previsão é que o DNIT realize um investimento na ordem de R$ 4,5 milhões, gere umas dezenas de empregos e resolva definitivamente o problema do acesso com conclusão prevista para o mês de novembro.

segunda-feira, 13 de junho de 2011


Festa de Santo Antonio de Lagoinha

 Hildebrando Rocha (camisa branca)
A comunidade de Lagoinha em Campo Grande estar realizando uma grande Festa de Santo Antonio, seu padroeiro.

Durante 09 dias foram realizadas as Novenas. Na noite de ontem sábado (11) houve um concorrido Leilão e festa com a banda Pé de Ferro, hoje domingo tem mais Leilão de Santo Antonio e festa.

O secretário de agricultura de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA esteve no sábado prestigiando o Leilão de Santo Antonio ao lado de sua esposa Fátima Araújo, servidora da justiça.

ARRAIÁ DO IEDA MEDEIROS
SUCESSO TOTAL COM GRANDE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE


No sábado (11) me diverti no Arraiá da Escola Municipal Ieda Medeiros Dantas Saldanha. A população manteve a tradição e foi em peso se divertir numa das festividades juninas mais tradicionais da cidade. Muita comida típica, atendimento de qualidade, quadrilhas dos estudantes e bom forró Chamego Novo com Adão e cia.

O sucesso reflete a grande organização do corpo profissional que faz a Escola Ieda Medeiros. Vai desde a equipe de funcionários, se repete nos docentes e é completada nas supervisão e direção. Quero aqui mais uma vez evidenciar e parabenizar o nível de comprometimento deste grupo.

Aproveito o assunto para fazer um comentário extensivo a toda educação campograndense. Considero que as direções das escolas municipais estão em ótimas mãos. Independente das concepções pedagógicas de cada um, é evidente o nível de compromisso de Liliana Almeida no Bom Jesus, professor Francisco Moura na Escola Joaquim Leal e Luíza Vieira na Ieda Medeiros. Acho que este espaço importante da educação municipal compõe o conjunto de melhores escolhas setoriais do prefeito Bibi.

Em particular, tenho visto mais o trabalho da Escola Ieda Medeiros por ser mais acionado pela diretora Luíza Vieira para ajudar e também pelos permanentes diálogos que acompanho da minha companheira Joyce Paiva, supervisora da escola, com o pessoal desta repartição. Diante de todo o trabalho, vejo em Luíza uma diretora que somou muito ao potencial de Ana Clara, Keops, Joyce e toda equipe. A pedagoga Luíza Vieira, além da atenção a escola, ainda interage com toda a programação da Prefeitura Municipal. Não lembro de um evento da municipalidade que ela não tenha colaborado ou pelo menos prestigiado.

Por isso e muito mais é que eu deixo um GRANDE VIVA  para a Escola Municipal Professora Ieda Medeiros Dantas Saldanha. 

www.blogdocaramuru.blogspot.com

Comentário de Eider Vieira sobre nota de Saul Estevam

"Caro Saul, não estou aqui a acusar e nem investigar ninguém, apenas recebi o texto do autor e me foi solicitado que enviasse aos proprietários de blog, para que fossem esclarecidas algumas inverdades publicadas pela carta que o senhor escreveu. Sendo assim, eu como um estudante de Direito e apaixonado pela justiça, achei de bom alvitre que fosse concedido o direito de resposta as acusações e insinuações feitas por você na carta divulgada em vários blogs de nossa cidade. Achando justo que fosse assegurado a contraditória e ampla defesa aos autores do projeto de lei, enviei a carta de esclarecimento, redigida pelo Prefeito Bibi, ao meu amigo Patrício, que mostrou profissionalismo do seu blog e de pronto publicou o texto assinado pelo nosso chefe do executivo, a mesma mensagem eletrônica repassei para o Sr.Vice Prefeito Caramurú Paiva, que só veio a publicar tal esclarecimento dois dias depois, mesmo tendo postado a vossa carta que foi objeto do esclarecimento da nota do Prefeito. Sendo assim, considero que a concessão do espaço no blog do nobre vice prefeito para publicação desta carta, que vem esclarecer a toda população, a verdadeira face do projeto de lei que reajusta os vencimentos dos profissionais do magistério, não foi em atendimento a um pedido meu, mas sim a outro pedido, ou mesmo a sua própria consciência que falou mais alto e o mostrou a injustiça que vinha cometendo. Com relação ao comentário dirigido a mim, acho que o senhor me conhece muito bem e sabe que sempre fui coerente, pois ao contrário do que vc diz, coerência para mim não é fechar os olhos para um ato de corrupção pelo simples fato de o agente corruptor ter sido um dia membro do meu partido. Portanto, se não coadunar com práticas erradas for ser covarde e incoerente, eu prefiro assim o ser. Já no que se refere aos professores, nunca fui e nunca serei contra a valorização dos mesmos, pois aí sim, estaria sendo incoerente, tendo em vista que sou filho de professor e foi deste salário que foi tirado o meu sustento até hoje. Além disso, assim como o prefeito Bibi, sou um grande defensor da educação como a melhor forma de vencer na vida. Entretanto, devemos ter também a preocupação em procurar saber das condições do nosso município, pois tenho certeza, que se fosse possível um reajuste maior para estes nobres professores, o prefeito Bibi, pelo que o conheço e sei da sua preocupação com o desenvolvimento do jovem através da educação, seria o primeiro concede-lo. Acredito que as intervenções e as críticas são justas quando apontam uma solução, uma saída para resolver o problema, e não quando são feitas apenas com o objetivo de criticar. Qual foi a proposta concreta (com números) que você apresentou? Você acha que sua proposta pode ser realizada, como? Se você tivesse apresentado os números, acho que ais sim teriamos um debate. Por fim, fica minha saudação a todos os profissionais da educação que exercem muito mais de uma profissão, um sacerdócio."

Eider Vieira, estudante de Direito

CARAMURU 
acerca dos comentários de Eider Vieira

Caro Eider Vieira, se você acompanha este blog deve saber que nunca me furtei a colocar qualquer opinião assinada, mesmo quando contradiz a minha. Realmente coloquei a matéria resposta de Bibi de Nenca porque me foi solicitada por você como fiz antes com a solicitação de Saul Estevam. O atraso da postagem é porque recebi depois dos outros blogueiros, também porque você mandou para o meu hotmail que abro menos; e, por último, porque eu estava em trânsito de Natal para Campo Grande no dia do seu envio.

O valor da democracia para mim é forjado em anos de lutas com vitórias e derrotas porque acho que a liberdade de expressão não vale apenas quando convém, vale sempre. É injusto ou errado de sua parte achar que eu coloquei dois dias depois porque me vi acoado. Quem me conhece sabe que tenho uma vida dedicada aos princípios que defendo quando me é favorável e mesmo quando me atinge (e este não era o caso). Não usar as armas de quem me ataca, nunca quis dizer que tenho medo. Apenas não quero me igualar.

Acho saudável ver você, um menino com a excelente genética do grande professor Eider Vieira, correndo atrás daquilo que acredita ser o melhor para Campo Grande, mas não imagine que desejamos algo diferente. Podemos acreditar em caminhos diferentes, mas se de sua parte há amor a nossa terra, certamente as provas do meu amor a Campo Grande é minha vida de 36 anos sem ter, até aqui, passado um mês completo distante daqui.

Não haveria motivo algum para eu dá espaços diferentes neste caso, quando nunca fiz em situação nenhuma. Não trato diferente nem quando sou eu o contestado. Mas acho que o debate ainda incomoda muitos que não sabem respeitar e conviver com as diferenças; e daí fazem considerações com ironias e arrogâncias para tentarem transformar confrontos de idéias em divergências pessoais. No seu caso, você tem bastante tempo para amadurecer. Outros agem assim por convicções.

Finalmente, quero deixar claro que o assunto específico da educação, como os mais importantes de C. Grande, tenho tratado diretamente com Bibi e colocado sem subterfúgios quais são as minhas opiniões. Alguns pontos deste caso penso diferente do prefeito e procurei convence-lo dos caminhos que proponho. Mas sempre deixei transparente o meu compromisso político com Bibi e irei apoiá-lo com a responsabilidade que minha história recomenda, conversando sinceramente e buscando construir uma CAMPO GRANDE GRANDE, nas alturas dos nossos sonhos.

www.blogdocaramuru.blogspot.com