EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dilma está 10 pontos à frente de Serra na pesquisa CNT/Sensus


A pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje (5), apontou a candidata do PT, Dilma Rousseff, dez pontos à frente do candidato tucano, José Serra, na corrida pela Presidência da República. Na pesquisa espontânea, Dilma apresentou 30,4% e Serra, 20,2% das intenções de voto.


A candidata do PV, Marina Silva, apareceu em terceiro com 5% das intenções de voto. Entre os dois mil entrevistados, 3,8% responderam que votarão em branco ou nulo e 27,9% disseram que ainda não sabem em quem votar ou não responderam.


A pesquisa ouviu pessoas de 136 municípios, entre 31 de julho e 2 de agosto em 24 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


Já na pesquisa estimulada, Dilma permanece na frente. A petista alcançou um percentual de 41,6% contra 31,6% do tucano. A candidata Marina Silva alcançou 8,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada.


Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada em maio deste ano apresentou empate técnico entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra, com uma leve vantagem da petista sobre o tucano. A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. Em maio, a candidata Marina Silva apareceu também em terceiro lugar, com 7,3% dos votos.


Apesar de não disputar a Presidência, Lula foi citado por 5% dos entrevistados
Apesar de não poder concorrer à Presidência da República, na consulta espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi citado por 5% dos entrevistados pela pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje (5). A pesquisa também mediu a expectativa de vitória para as eleições presidenciais, independentemente de em quem o eleitor vai votar. Nesse quesito, a candidata petista Dilma Rousseff lidera com 47,1%, o tucano José Serra aparece com 30,3%, e Marina Silva, candidata do PV tem expectativa de vitória de 2,2%.


A pesquisa apontou a candidata petista Dilma Rousseff 10 pontos à frente do tucano José Serra para o cenário de primeiro turno, tanto na estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados aos pesquisados – quanto na espontânea, quando se pergunta em quem o eleitor vai votar.


Na última pesquisa CNT/Sensus, divulgada em maio deste ano, apresentou empate técnico entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra , com uma leve vantagem da petista sobre o tucano. A petista recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. Em maio, a candidata Marina Silva apareceu também em terceiro lugar, com 7,3% dos votos.


O levantamento também apontou que José Serra lidera o índice de rejeição com 30,8%. Marina aparece em segundo lugar, com 29,7%. Já Dilma Rousseff apresentou nível de rejeição de 25,3%.


Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, o desempenho de Dilma na pesquisa é um efeito do aumento do seu nível de conhecimento. “Na medida em que ela vai sendo conhecida, seu desempenho melhora. Isso significa que ela adquire a cada dia identidade política”, avaliou.


Clésio Andrade ainda ressaltou que as críticas adotadas por José Serra nas últimas semanas podem ter contribuído para sua queda. “O eleitor não gosta de crítica. Criminalizar quem faz avanço social com certeza não é um bom negócio nesta eleição em que temos um governo muito bem avaliado”, considerou Clésio Andrade”, destacou.


A pesquisa foi feita entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, com dois mil entrevistados, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 29 de julho de 2010, sob o número 21411/2010. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


Para um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a consulta CNT/Sensus apontou que a petista venceria o tucano por 48,3% contra 36,6%. Os votos brancos e nulos para o segundo turno chegariam a 5,7% e de eleitores ainda indecisos, a 9,6%.


Em um cenário de segundo turno entre Dilma e Marina, a petista também sairia vitoriosa com 55,7% da preferência do eleitorado. A candidata verde teria 23,3%. Brancos e nulos somariam 9,4% e os indecisos, 11,7%.


Já um segundo turno entre José Serra e Marina Silva, o tucano venceria com 50% dos votos e a senadora alcançaria 27,8%. Os brancos e nulos neste cenário somariam 9,9% e os eleitores indecisos contabilizariam 12,4%.


* Fonte: Agência Brasil.


DEBATE HOHE QUINTA FEIRA AS 22 H, NA BANDE


Car@ internauta,

Agora é para valer! Esta semana, a disputa eleitoral vai chegar a milhões de lares brasileiros pela televisão. Na próxima quinta-feira (5), a partir das 22 horas, a Rede Bandeirantes transmitirá para todo o país o primeiro debate entre @s candidat@s à Presidência da República.

Dilma estará lá para defender nossas propostas e mostrar que é a pessoa mais preparada para levar adiante as grandes transformações iniciadas pelo Governo Lula. Vamos entrar junt@s nessa nova etapa da campanha!

Convide seus amigos, vizinhos e colegas de trabalho, prepare a pipoca, a tevê e organize uma sessão bem animada para assistir ao debate aí na sua cidade!

Vamos ouvir o que cada candidato tem a dizer e expor nossas opiniões sobre o debate por meio de redes sociais como o Twitter, Orkut e Facebook! Faça foto do seu grupo e compartilhe conosco!

É a Dilma na tevê e nós no monitor!


Tamborins digitais


Para ir entrando no clima, envie sua mensagem de apoio à nossa futura presidenta pelo Twitter (@dilmabr) e deixe uma mensagem nos sites de campanha: Dilma13, Mulheres com Dilma, Galera da Dilma, ParticipaBR.

Fique de olho nos Twitters @DilmaNaWeb, @Galera_Dilma, @Mulheres_Dilma e IMPORTANTE: não esqueça de usar a hashtag #Dilma
.

Comunicação PT



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Contribua com a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra

Escrito por Equipe de Comunicação

Limite da Propriedade de Terras no Brasil

Criada em 2000 pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar, é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais.

O módulo fiscal é uma referência, estabelecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que define a área mínima suficiente para prover o sustento de uma família de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ele varia de região para região e é definido para cada município a partir da análise de várias regras, como por exemplo, a situação geográfica, qualidade do solo, o relevo e condições de acesso. A aprovação da emenda afetaria somente pouco mais que 50 mil proprietários de terras.

A introdução desta medida resultaria numa disponibilidade imediata de mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem despender recursos públicos para a indenização dos proprietários. Esses recursos são hoje gastos em processos desapropriatórios e que poderiam ser empregados no apoio à infra-estrutura, ao crédito subsidiado e à assistência técnica para os assentamentos.

De acordo com os últimos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2006, no Brasil, 2,8% das propriedades rurais são latifúndios e ocupam mais da metade de extensão territorial agricultável do país (56,7%). Em contrapartida as pequenas propriedades representam 62,2% dos imóveis e ocupam apenas 7,9% da área total.

Vale lembrar que mais de 70% dos alimentos produzidos para os brasileiros provém da agricultura camponesa, uma vez que a lógica econômica agrária tem como base a exportação, principalmente da soja, da cana-de-açúcar e do eucalipto. O Brasil tem a segunda maior concentração da propriedade fundiária do planeta.

Diante da realidade do campo, vários segmentos sociais se mobilizam para conquistar seus direitos. O papel da Campanha é exigir a obrigação do Estado em garantir esse direito à propriedade da terra a todos os brasileiros e brasileiras que dela tiram seu sustento. Além disso, a Campanha também está engajada na luta contra o agronegócio e o hidronegócio no Brasil, que destroem o meio ambiente, a biodiversidade e desabrigam milhares de trabalhadores rurais, quilombolas, indígenas e comunidades ribeirinhas.

Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra

Articulado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra irá consultar a população brasileira sobre o tema entre os dias 01 e 07 de setembro, na Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos.

Pelo direito à terra e à soberania alimentar: vamos às urnas mostrar nosso poder popular! A participação popular é um direito do povo, pois ela está na essência do conceito de Estado Democrático de Direito. Ela pode ser exercida pela via indireta, quando se elege pelo voto representantes que exercem o poder político em nome do povo, ou pela via direta, quando a sociedade se manifesta diretamente sobre temas relevantes para o país, por meio de plebiscitos, referendos ou iniciativa popular.

A Rede de Educação Cidadã visita Campo Grande em atividade com o Território da Cidadania Sertão do Apodi.

A Rede de Educação Cidadã RECID/TALHER a convite de integrantes do Território da Cidadania Sertão do Apodi, visitou as cidades de Apodi e Campo Grande para debater a construção de um núcleo de educação popular da RECID/TALHER ligado aos 17 municípios do médio oeste potiguar.

Na cidade de Apodi participou de Reunião do Território da Cidadania o qual pretende acompanhar construindo alguns pólos geográficos para realizar as atividades.
Em Campo Grande com o clima da cidade em ritmo de Festa de Sant’Ana, ótimas bandas, nosso povo acolhedor e uma excelente comida, debateu-se a com a RECID/TALHER uma agenda de atividades com a finalidade de realizar processos de educação popular em Campo Grande com comunidades, associações, movimentos sociais, na área urbana e rural.

Estão programadas 3 atividades, a primeira, uma oficina com o tema Educação Popular, Cidadania e Gestão Participativa no dia 31 de julho, a segunda, de “Musicalidade, juventude e Cidadania” dia 01 de agosto e a última será de “Inclusão Digital e Políticas Públicas” na zona rural de Campo Grande no dia 02 de agosto.
A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira e principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação.

Maiores informações sobre a RECID podem ser vista no endereço http://www.recid.org.br/ ou pelo fone 9151-7333 e 8865-4233 com Alessandro ou ainda 9412-4066 com Antônia.

Educação Popular, Cidadania e Gestão Participativa,
Musicalidade, juventude e Cidadania
Inclusão Digital e Políticas Públicas: Territórios Digitais

VII Colóquio Nacional de Professores de Metodologia do Ensino de lingua portuguesa e de Literatura





3ª CIRCULAR – PROGRAMAÇÃO DO EVENTO E PRORROGAÇÃO PARA INSCRIÇÕES EM OFICINAS E MINICURSOS


A Comissão Organizadora do VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA (VII CMELP) divulga a Programação do evento (anexa) e a prorrogação para inscrições em sete oficinas e doze minicursos, que se realizarão no referido evento, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 11 a 13 de agosto de 2010, no Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros – RN/Brasil.


(i) NOVO PRAZO PARA INCRIÇÕES EM OFICINAS E MINICURSOS:


Até o dia 09/08/2010, no CAMEAM/UERN, ou por e-mail: viicmelp@yahoo.com.br;

(i) RELAÇÃO DAS OFICINAS:

Oficina 01: UMA ESCRITA QUE FORMA: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Oficina 02: GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Oficina 03: AS LINGUAGENS NA REDE

Oficina 04: CONSTRUÇÃO DO DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA

Oficina 05: LITERATURA DE CORDEL

Oficina 06: TÉCNICAS PARA PRODUZIR SEU PRÓPRIO LIVRO

Oficina 07: UM CONVITE AO POEMA: VIVENDO E APREENDENDO A POESIA EM SALA DE AULA

(i) RELAÇÃO DOS MINICURSOS:

Minicurso 01: SOBRE LITERATURA E SEUS USOS PRÁTICOS

Minicurso 02: CONCEPÇÕES LINGUÍSTICAS E INTERAÇÃO SOCIAL

Minicurso 03: TEXTOS ESCOLARES E ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: ENCAM.DIDÁTICO-METODOLÓGICOS

Minicurso 04: ESTRATÉGIAS DE CORREÇÃO DE TEXTOS

Minicurso 05: A CONCEPÇÃO DE LITERATURA NO PCN DO ENSINO MÉDIO

Minicurso 06: A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA INTERMEDIADA PELAS ARTES (Cancelado pela Proponente)

Minicurso 07: PROPRIEDADES GRAMATICAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Minicurso 08: A MÚSICA POPULAR COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA

Minicurso 09: LETRAMENTO, MULTIMODALIDADE E ENSINO

Minicurso 10: PRÁTICA PEDAGÓGICA E ENSINO DE LÍNGUAS

Minicurso 11: (RE)PENSANDO O ENSINO DO TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Minicurso 12: OS DESAFIOS DA (NÃO) CORREÇÃO DE TEXTOS NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Minicurso 13: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ÓTICA FUNCIONALISTA.

Esclarecemos que a inscrição no evento (em qualquer modalidade) permite que os inscritos participem de uma oficina ou um minicurso. A inscrição como ouvinte do VII CMELP custa somente R$ 20,00.

Como contrapartida do evento ao patrocínio recebido da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, os professores da rede municipal de educação deste município poderão participar do VII CMELP, escolhendo uma dessas duas modalidades (oficina ou minicurso), podendo efetuar sua inscrição individual ao custo de R$ 10,00 (dez reais) somente. Para isso, faz-se necessário que a Secretaria Municipal de Educação ou a Escola na qual os professores estejam lotados enviem, para a Secretaria do VII CMELP, encaminhamento impresso ou via email, com comprovação de vinculação dos professores.

Os minicursos e oficinas acontecerão nos dias 12 e 13, simultaneamente, no horário vespertino (das 14h às 18h), na sede do CAMEAM/UERN, com carga horária de 8h/a para os participantes.

Informamos aos proponentes das oficinas e minicursos que será disponibilizado aos mesmos projetor de multimídia (data-show), sendo necessário que os ministrantes conduzam seus próprios notebooks/netbooks. Os demais materiais deverão ser disponibilizados na xérox, sendo os custos pela aquisição dos próprios participantes.

Como divulgado na 1ª Circular, no endereço http://viicmelp.blogspot.com, o evento se responsabiliza pelas despesas de locomoção, hospedagem e alimentação somente dos seus convidados. Os demais participantes que propuseram atividades como GTs, Minicursos/Oficinas e Mesas-Redondas assumirão a responsabilidade sobre seus gastos pela estadia durante o VII CMELP.

Pau dos Ferros, 01 de agosto de 2010.

Atenciosamente,

Profª. Dra. Maria Lúcia Pessoa Sampaio/Prof. Ms. José Cezinaldo Rocha Bessa

Coordenadores do VII CMELP