EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 18 de dezembro de 2010

Pôla Pinto deixa sistema governista.

Após a eleição e apurados os votos o vereador Pôla Pinto fez um breve histórico de sua luta e do partido dos trabalhadores em prol do município de Messias Targino, bem como da administração da prefeita Shirley. Como Pôla Pinto não encontrou apoio da prefeita e do grupo da situação para sua reeleição o mesmo anunciou em seu discurso que naquele momento estava deixando o grupo político da prefeita Shirley Targino, passando o seu mandato ser independente na Câmara Municipal.



A notícia da saída de Pôla do grupo da prefeita Shirley Targino pegou todos de surpresa como se fosse uma bomba que caiu no meio político de Messias Targino. A deputada Fátima Bezerra PT por diversas vezes dialogou com a prefeita Shirkey sobre a situação da reeleição de Pôla Pinto mas, não logrou êxito, desencadeando numa perda muito grande de um vereador da base de apoio da situação.
Outros registros da Sessão:
Texto e fotos : Blog da Folha Patuense
Em Seu discurso, o vereador Antenor Medeiros fez críticas pesadas contra o novo presidente eleito, Alexandre Jales, dizendo que o mesmo não tem competência para administrar a Câmara Municipal de Messias Targino




Fonte Site do Pola Pinto

Vereadores de Messias Targino elege nova Mesa Diretora.

Foi realizado na terde desta sexta-feira(17) a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Messias Targino, para o biênio 2011/2012, em um processo democrático, como era previsto acontecer naquela casa legislativa. Três chapas concorreram ao pleito de presidente da mesa diretora: Chapa 1: Pôla Pinto; Chapa 2: Antenor Laurentino e Chapa 3: Alexandre Jales. Alexandre Jales do PMDB foi eleito com cinco votos; Antenor Laurentino obteve três votos e Pôla Pinto obteve apenas 1 voto. Sendo eleito presidente Alexandre Jales.
Pôla Pinto Manteve a coerência e seguiu com sua candidatura até o fim. Ele disse que tinha gravado em um celular coisas absurdas que aconteceram no processo de articulação que deu a vitória a Alexandre Jales.O atual presidente da Câmara, Pôla Pinto, em seu discurso prestou contas das ações de sua gestão mostrando os avanços que o poder legislativo alcançou junto à população de Messias Targino e do Estado do Rio Grande do Norte e desta forma esperava o apoio da prefeita Shirley Targino para sua reeleição, o que acabou não acontecendo.
Fonte Site do Pola Pinto

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mineiro é diplomado no Centro de Convenções

O deputado estadual Fernando Mineiro recebeu o diploma para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. A solenidade de diplomação dos eleitos de 2010 no Rio Grande do Norte ocorreu na noite desta quarta-feira, 15, em Natal. Durante três horas, 24 deputados estaduais, oito federais, dois senadores, quatro suplentes, a governadora e o vice receberam o diploma.
[+] LEIA MAIS
+ Veja galeria de fotos
 Fonte Noticia do Mandato

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MORRE NINA BARINOVA, PRIMEIRA DAMA DO MUNICÍPIO DE JANDUÍS

Faleceu na manhã desta quarta-feira (15), Nina Barinova, médica-neurologista e primeira-dama do município de Janduís. O seu sepultamento será realizado amanhã, às 08 horas da manhã, no cemitério público de Janduís. Nina lutava contra um câncer há seis anos.


Formada em Medicina com especialização em Neurologia, em Moscou, conhece seu marido, Salomão Gurgel, na Rússia, no início da década de 70. Veio para o Brasil na década de 90, recebendo títulos de cidadã em Caicó, São João do Sabugi e Janduís, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade.


Exercendo seu papel de médica-neurologista, Dra. Nina Barinova consultou e auxiliou milhares de pessoas ao longo de sua carreira. Não foram poucos os casos de pessoas com doenças raras que Dra. Nina diagnosticou com bastante precisão. Nos últimos anos, também se dedicou à prática da acupuntura.


É mãe de dois filhos: Vassili Barinov Gurgel, Mestre em Direito Internacional, e Andrei Barinov, que atualmente está cursando Medicina em Moscou.


Mulher de personalidade forte, ao longo de toda a sua vida Nina Barinova aproveitou sua visão de mundo para ajudar e aconselhar muitas pessoas em assuntos dos mais variados. Entendia de tudo um pouco e sempre estava buscando informações úteis para passar para os amigos. Uma pessoa que sempre estava disposta a conversar e falar das coisas boa da vida.


Nos últimos anos, Dra. Nina Barinova se dedicou às causas filantrópicas. Realizou grandes campanhas de apoio ao carente que mobilizaram toda a comunidade, como a campanha de doação de colchões e equipamentos para o Hospital-Maternidade Maria Cristina Maia, entre várias outras.


Uma mulher extraordinária que sempre esteve pronta para ajudar ao próximo. Amiga, conselheira, batalhadora e um exemplo de ética, conduta e amor à vida.

Fonte: Janduís Online

Para conquistarmos a sustentabilidade nós seres humanos, temos que mostrar a nossa face – MARCELO SOUZA

A desnutrição infantil, cuja queda é um dos principais fatores que contribuíram para a redução da morte entre crianças, é um desafio já superado pelo país. A redução desta taxa era uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 1 – Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome, alcançado neste ano, o que levou o país a ser premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.
O dado está no “Saúde Brasil 2009”, publicação anual do Ministério da Saúde que reúne análises e indicadores de saúde no país. (Confira a apresentação em www.saude.gov.br)
O levantamento aponta o Brasil como um dos países que mais avançaram na redução da desnutrição infantil, entre 1989 e 2006. No período, a proporção de crianças menores de cinco anos com baixo peso para idade caiu de 7,1% para 1,8%; e com baixa altura, de 19,6% para 6,8%.

Os resultados podem ser atribuídos a quatro fatores: o aumento da escolaridade materna; a melhoria do poder aquisitivo das famílias; a melhoria da atenção à saúde – principalmente para mulheres e crianças, coincidente com a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF) em todo o país; e o aumento da cobertura de saneamento básico, como acesso à água encanada e rede de esgotamento sanitário.
A evolução da Atenção Primária à Saúde é central para a garantia do acesso e promoção da saúde e prevenção de doenças. A ESF, carro-chefe da atenção primária, está presente hoje em 99% dos municípios brasileiros, com 31.500 equipes. Estudos internacionais mostram que cada aumento de 10% na cobertura da Saúde da Família corresponde uma redução de 4,6% na mortalidade infantil.
Além da ESF, o Pacto pela Saúde e as ações de incentivo ao aleitamento materno são políticas públicas do Ministério da Saúde essenciais no combate à desnutrição. O baixo peso para idade representa um dos indicadores do Pacto pela Saúde, firmado em 2007. Os três componentes são: Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão.

Entre os compromissos do Pacto pela Vida estão reduzir a mortalidade materno-infantil; fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias (como dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza); fortalecer a atenção básica, por meio da consolidação da estratégia da saúde da família; e promover a saúde, com ações voltadas para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Desde a criação do pacto, municípios e estados passaram a expressar melhor a sua estrutura de saúde, por meio da construção de seus termos de compromisso de gestão, apontando as suas fragilidades e orientando as ações de cooperação técnica entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
ALEITAMENTO – Já a amamentação exclusiva com leite materno durante os primeiros seis meses de vida protege o bebê de diversas doenças (inclusive a longo prazo, já na fase adulta), tais como diabetes, infecções respiratórias, otite, alergias, diarréia, infecções urinárias, cáries e má oclusão dentária e outras doenças. Entre 2003 e 2009, a coleta de leite materno aumentou em 56,3%. Existem, atualmente, 200 bancos de leite espalhados pelo país.

As campanhas do ministério contribuíram para o aumento no número de doadoras de leite humano – subiu 88,4% em cinco anos, passando de 60,4 mil mulheres, em 2003, para 113,8 mil, em 2008. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), criada em 1985, é considerada pela OMS a maior e com tecnologia mais complexa do mundo. O Brasil repassa conhecimento sobre controle de qualidade e processamento de leite materno para 22 países da América Latina, Caribe, África e Europa.
Em 2008, o Ministério da Saúde criou também a Rede Amamenta Brasil, que visa ampliar a troca de informações sobre aleitamento materno, capacitando os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que se tornem multiplicadores. A rede possibilita ainda o monitoramento dos índices de amamentação das populações.
Fonte: Site Marcelo Souza

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

RS: no dia se seu aniversário, Dilma visita o ex-marido



Crianças cantaram parabéns para Dilma Rousseff no dia em que ela comemora 63 anos. Foto: Tarlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 Crianças cantaram parabéns para Dilma Rousseff no dia em que ela comemora 63 anosFoto: Tarlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra
Daniel Favero Direto de Porto Alegre
 A presidente eleita, Dilma Rousseff, que foi a Porto Alegre para comemorar seu aniversário de 63 anos nesta terça-feira, se dirigiu por volta das 20h para a casa do ex-marido, Carlos Araújo. Durante a tarde, ela assistiu à partida entre Internacional e Mazembe, pelo mundial de clubes da Fifa, em seu apartamento, na zona sul da capital. Dilma cumpriu agenda familiar e não falou com a imprensa. Ela saiu da casa do ex-marido por volta das 22h e deve embarcar na quarta-feira para Brasília.
Dilma recebeu diversos presentes e telegramas, dentre eles seis buquês de flores, dois cartões, cinco telegramas e uma estátua de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, doada pela deputada estadual Mariza Formolo (PT). A imagem, assim como os demais presentes, passou por averiguação da Polícia Federal (PF). Alguns eram encaminhados para passar por um raio x. Segundo um dos entregadores, algumas das flores eram de empresários, mas seus nomes não foram divulgados.
Durante a manhã, Dilma recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e almoçou com a mãe, homônima da presidente eleita. Ela também visitou um colégio ao lado do prédio onde mora, recebeu homenagens e tirou fotos com crianças da educação infantil.
A presidente eleita será diplomada na próxima sexta-feira, 17 de dezembro.

Cuba: Mudanças e mais democracia


Por Angel Guerra Cabrera
fidelO processo nacional de debate convocado em Cuba para o período entre 01 de dezembro de 2010 e 28 de fevereiro de 2011 é verdadeiramente o início do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), continuidade de um parlamento operário, camponês, estudantil e popular a que a Revolução tem acudido muitas vezes desde sua chegada ao poder. O documento apresentado à discussão pública é o “Projeto de Diretrizes da política econômica e social”(www.cubadebate.cu), elaborado pela Comissão de Política Econômica do Congresso, do qual constituirá o tema principal e o propósito ao debatê-lo com a sociedade civil organizada é assegurar que de suas propostas saia o documento definitivo que haverá de submeter-se à consideração do máximo órgão de direção do PCC, a celebrar-se em abril de 2011. O projeto foi posto faz dias a disposição da população quando o partido celebrou um seminário nacional para preparar os quadros e especialistas desse nível que terão a responsabilidade de organizar o debate nas províncias.
Em uma de suas intervenções no seminário, que durou quatro dias, o segundo secretario do PCC Raúl Castro  orientou: não se trata de convencer sobre o que está escrito no projeto e sim explicar os assuntos e recolher meticulosamente as opiniões porque  neste processo o que vai  decidir é o povo(grifo meu). Antes havia expressado que a persidade é fundamental e que a vida se enriquece com as pergências, o que teme que ser una máxima dentro do partido. Ideia que reitera com freqüência. Para ele -sublinhou- a participação massiva é fundamental para o êxito do Congresso e enfatizou que as idéias de Fidel estão em cada uma das diretrizes propostas.
Querem um exemplo maior de democracia direta e participativa, claramente socialista? Os dois principais dirigentes da única revolução que tem lutado pelo ideal e as realizações socialistas mais de cinqüenta anos ante o embate implacável do imperialismo yanqui submetem a escrutínio popular as propostas do partido, em cuja elaboração tem tomado parte pessoalmente. Uma cuidadosa leitura do documento nos põe ante a perspectiva de una imperiosa e incontornável renovação radical do sistema de direção econômica, os mecanismos de redistribuição social e os critérios de emprego da força de trabalho porém sem ceder um milímetro na propriedade social sobre os meios fundamentais de produção nem na soberania nacional sobre os recursos econômicos e naturais.
Só que agora uma parte importante da propriedade social não seria estatal e sim cooperativa, na agricultura, nos serviços e noutras atividades, e tanto as cooperativas como as empresas estatais e os governos municipais passariam a dispor de crescentes prerrogativas, faculdades e recursos que fortaleceriam extraordinariamente a democracia participativa, a função do Estado na planificação socialista e as armas para lutar contra o burocratismo. Um emergente sector privado, devidamente regulado, passaria a assumir tarefas que o Estado nunca conseguiu cumprir a contento. Os dirigentes cubanos não usam o termo “reforma”, preferindo o de “atualização do modelo econômico” posto que não se trata de mudar em substancia, o socialismo, mas sim de dar um grande salto em seu aperfeiçoamento, na consecução de seus objetivos e no passo a uma etapa superior do desenvolvimento econômico realizando as mudanças que sejam necessárias, retificando erros e modificando regras que em determinado  momento podem ter sido indispensáveis porém hoje constituem travas à construção socialista. Trata-se também de elevar a competitividade e o nível de vida do país nas hostis e imprevisíveis condições na crise mais catastrófica da historia do capitalismo sem deixar ninguém desamparado pois as redes sociais se encarregarão de evitá-lo.
O processo de discussão atual não é novo e seus antecedentes tem sido decisivos para chegar a estas datas com a formação de uma base de consenso popular. Se iniciou com o debate nacional sobre o discurso de Raúl em Camagüey no 26 de julho de 2007 quando expressou a necessidade de introduzir mudanças estruturais e de conceito na economia cubana – y evocando Fidel “mudar tudo o que haja para ser mudado” para, o que chamou a abrir uma discussão pública que leva já três anos em curso e tem fomentado outro ciclo de parlamentarismo de rua cujo ponto culminante será justamente o VI Congresso do Partido.
Angel Guerra Cabrera é jornalista cubano residente no México e colunista do diário A Jornada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pôla Pinto anuncia decisão de disputar reeleição.



Vereador Pôla Pinto anunciou candidatura a reeleição

Durante o segundo expediente da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Messias Targino realizada nesta sexta-feira (10), o vereador e atual presidente da Câmara, Pôla Pinto (PT), anunciou em plenário sua decisão de disputar a reeleição, em eleição que será realizada na próxima sexta-feira dia 17, a partir das 16:h. “ Além da reeleição está assegurada pela Lei Orgânica e nosso Regimento Interno, nossa gestão que trabalha o fortalecimento deste Poder Legislativo com diversas ações inovadoras e participativa nos credencia para a reeleição”, disse Pôla Pinto.


Pôla Pinto disse ainda que sua candidatura se propõe em garantir a continuidade do trabalho que vem sendo feito dentro de uma perceptiva de ampliação. “Trabalhamos com seriedade visando resgatar o papel da Câmara de vereadores junto à comunidade,” destacou o presidente.
Pôla Pinto apontou conquistas de sua gestão
O presidente registrou que durante sua permanência a frente da Câmara serviu também para fortalecer a parceria administrativa com a gestão da prefeita Shirley garantindo a chegada de ações geradora de desenvolvimento.
Eleição foi debatida durante sessão
Ele também agradeceu todos os membros da Mesa diretora pelo o apoio recebido durante a gestão e pediu o voto de todos os vereadores, nominando um por um. “O nosso objetivo é dar continuidade o trabalho que vem sendo feito em prol do fortalecimento deste Poder Legislativo”, frisou Pôla Pinto.

Materia publicada no Site Notícias do Sertão, editado por Caramuru Paiva .

Pola Pinto confirma participação no dia 18


* Caramurú


Acabo de receber notícia confirmando presença do presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, companheiro Pola Pinto (A DIREITA NA FOTO), marcando presença na atividade de confraternização que realizaremos no dia 18.


Entre outros motivos, reuniremos os amigos e amigas na comunidade de Caiana para lançar informativo de 2 anos de atuação como vice prefeito e para festejarmos as vitórias de Dilma, Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.
Materia publicada no Site Notícias do Sertão, editado por Caramuru Paiva .




Balanço regional da Campanha de Dilma - Messias Targino mais forte do que junco
* Caramurú

Tenho dito que Messias Targino reúne todos os atributos para dá um salto extraordinário em 10 ou 20 anos. Tem povo empreendedor, sociedade civil organizada, jovens dedicados ao ensino superior e bons políticos. Em especial, nós do Partido dos Trabalhadores guardamos do município referências importantes na luta sindical, política e cultural. São nomes fortes do Partido dos Trabalhadores, os amigos Nonato, Diassis e Pola; dentre tantos.

Na condição de coordenador regional da campanha de Dilma passei 3 vezes, durante a campanha, no município de Messias Targino, em duas destas para eventos públicos. Foram impressionantes as manifestações sociais nas carreatas do primeiro e segundo turnos das eleições. Eram pessoas nas janelas, portas e praça pública demonstrando a firmeza num projeto nacional que tem sólida composição municipal entre PR/PT e aliados.

No segundo turno confesso que fiquei preocupado porque precisávamos manter os ótimos 70,97% dos votos válidos que Dilma havia obtido no primeiro. Então sentei com Pola e busquei saber da posição da prefeita Shirley que está acoada pela relação familiar e partidária estadual. Mas deu o óbvio que a gente esperava da linha de Shirley. Então se uniram Nonato, Diassis, Pola, Shirley, Rubinho e o vereador Anderson Medeiros (PV) e, juntos, elevaram a votação do segundo para ...

Dilma 78,86%

Reconhecimento do povo a uma aliança frutífera.

Nós do PT regional temos em Pola Pinto de Messias Targino um dos políticos de maior trânsito interno e conhecedor profundo do parlamento e das políticas públicas que ajudam cotidianamente a gestão de Shirley Targino ser melhor e ganhar prêmios. Ou seja, este time que vem ganhando tem tudo para ir bem mais longe.
Materia publicada no Site Notícias do Sertão, editado por Caramuru Paiva









Shirley Targino, uma prefeita 'incelente demais'
* Caramurú

Conheci Shirley Targino há uns 5 ou 6 anos quando eu ainda atuava no Governo Federal. Os primeiros contatos foi com a implantação do Projeto Arca das Letras e o Programa de Aquisição de Alimentos. Neste último fui levar diretamente a primeira remessa de mel para as escolas dos territórios e apenas em Messias Targino fui recebido pessoalmente pela gestora. Fomos festejados pelas criancinhas.
Daí construimos uma profícua parceria das duas esferas do Estado. No comitê territorial do Sertão do Apodi a sua presença nos debates mostrava diferencial de atuação numa gestão municipal, focada na administração participativa e integrada a sociedade civil organizada. Não por menos que ela cuidou muito bem da relação política com o PT, especialmente a Deputada Fátima Bezerra e o vereador Pola Pinto.

Em seguida, estreitamos os laços de amizade, passando para o campo pessoal, o que nos levou ao conhecimento mútuo de nossas famílias, dos pais da prefeita e do seu esposo.
A conquista dos prêmios estadual, nacional e até as viagens internacionais para discutir o tema da gestão pública projetam a competência da mulher prefeita. A mim não surpreende. No conhecimento que tenho de Shirley ela é humilde, atenciosa, dedicada ao mandato, bem assessorada, bem relacionada politicamente e amada pelo seu povo. Os louros são consequencias destas somas.
Na recente volta da Espanha tinha cerca de 2 mil pessoas aguardando a prefeita. Isto é raro. Isto mostra o crescimento de uma nova e boa liderança regional, superando os limites do solo junquense. Por todos estes atributos é que, mesmo sendo cunhada da Governadora Rosalba, Shirley Targino votou e fez campanha para a continuidade do projeto nacional com Dilma Presidente.
Como diria Pereira de Minas, Shirley é "incelente demais"
Fonte Blog do Pola Pinto

Bibi de Nenca assina convênio de caminhão para transporte de peixe

Na última terça-feira, em Brasília/DF, o prefeito Bibi de Nenca assinou o convênio para aquisição de um caminhão de transporte de pescado em consórcio com as prefeituras vizinhas. Segundo Bibi a conquista teve forte participação de Hildebrando Rocha e do Núcleo Sertão Verde, através do seu representante Giuzélio Lobato, responsável pela elaboração do projeto.
Fonte Noticia do Sertão escrito por Caramurú

Pola Pinto confirma participação no dia 18

* Caramurú
Acabo de receber notícia confirmando presença do presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, companheiro Pola Pinto (A DIREITA NA FOTO), marcando presença na atividade de confraternização que realizaremos no dia 18.

Entre outros motivos, reuniremos os amigos e amigas na comunidade de Caiana para lançar informativo de 2 anos de atuação como vice prefeito e para festejarmos as vitórias de Dilma, Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.
Fonte Noticia do Sertão

Lilia Holanda relata a emoção

do recebimento do prêmio pelo conselho do FUMAC*Caramurú
Selecionado em 89 municípios concorrentes no Rio Grande do Norte ao prêmio de melhores práticas, o conselho municipal do FUMAC Campo Grande ficou em primeiro lugar. O evento ocorrido na semana passada teve a representação de 3 campograndenses: Lilia Holanda, Antonio Badu e Liliana Almeida.

Dentre estas, Lilia Holanda subiu a mesa de honra para falar em nome de Campo Grande. "O PDS dá oportunidade dos agricultores e agricultoras terem autonomia e isto nos dá a sensação que chegou a vez da agricultura familiar. O nosso Conselho é organizado e conta com a liderança do seu presidente Caramurú Paiva que nos fortalece na luta pelos objetivos do Programa Desenvolvimento Solidário", falou Lilia emocionando a plenária.

A conquista do prêmio resultou na entrega de um certificado as organizações municipais e no recebimento de um kit multimídia para o conselho. O Conselho Municipal do FUMAC é o único com caráter deliberativo e apoia sobre um orçamento anual superior a R$ 200 mil.
fonte: Blog Noticia do Sertão