EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 15 de janeiro de 2011

CEAHS lança Edital de seleção de profissionais para projeto com MPA.

Estão abertas inscrições para seleção de Educadoras(es) e Tecnica(o) para o projeto FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COM MERENDEIRAS NO ALTO E MÉDIO OESTE POTIGUAR, realizado através do convênio número 90 (noventa) de 2009 entre o Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza e o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA.
O Convênio visa mobilizar recursos para a formação e qualificação profissional com merendeiras/os na utilização do pescado da Tilápia e seus processados na merenda de escolas públicas dos municípios das cidades de Paraú, Upanema, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patú, Lucrécia, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Caraúbas, Felipe Guerra, Apodi, Itaú e Severiano Melo da região do Alto e Médio Oeste no Estado do Rio Grande do Norte.
As atividades didáticas práticas e teóricas, visam consolidar o processo de qualificação profissional e contribuir para a consciência do consumo de pescado, com novos valores, hábitos e cultura alimentar nas escolas públicas dos municipios, potencializando a produção local do pescado da tilápia e elevando o nível nutricional dos educandos/as. Para tanto, pretende-se desenvolver cursos com orientações sobre preparações com alimentos a base de pescado almejando a segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar.
As funções a serem preenchidas estão apresentadas no edital com os seguintes códigos e nomenclatura:
* CEAHS (01) – Educador/a doutor/a – Boas Práticas Culinárias
* CEAHS (02) – Educador/a nutricionista – Boas Práticas Culinárias
* CEAHS (03) – Educadores/as – SAN e Cidadania
* CEAHS (04) – Técnico/a para acompanhamento do projeto
* CEAHS (05) – Educador/a – Oficinas
A descrição das funções, forma de trabalho, critérios de seleção e outras informações, estão descritas no Edital e no Termo de Refêrencia (Anexo I), os documentos que devem ser preenchidos, Currículo, Ficha de Inscrição e Declaração estão disponíveis nos Anexos II, III e IV.
O processo seletivo iniciou-se dia 08 de janeiro de 2010 com a publicação do edital no Jornal Tribuna do Norte. Os documentos podem ser encontrados em Rede Mundial de Computadores no blog do Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza www.ceahs.wordpress.com/editais-2011.
Maiores informações nos Editais 2011.
Fonte: Site Recid Brasil

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Palácio do Planalto divulga foto oficial da presidente Dilma Rousseff

Presidente posou para a fotografia no último domingo (9), em Brasília.
Imagem mostra ao fundo os arcos do Palácio da Alvorada, residência oficial.



Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
A foto oficial da presidente Dilma Rousseff, de autoria do fotógrafo da
Presidência da República, Roberto Stuckert Filho
A foto oficial da presidente Dilma Rousseff, do autoria do fotógrafo da Presidência, Roberto Stuckert Filho
A foto oficial da presidente Dilma Rousseff foi apresentada nesta sexta-feira (14) no Palácio Planalto.
Vestida com um blaser de cor "off white" e usando batom cereja, sombra clara e brincos de pérolas, Dilma foi fotografada no último domingo (9), no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
Dilma ainda se mudará para o Alvorada, de onde nesta semana saíram os últimos caminhões com pertences do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao fundo, a foto oficial mostra os arcos do palácio.
A imagem foi feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Roberto Stuckert Filho, que passou cerca de uma semana estudando a luz e o cenário ideais.
Segundo o Planalto, o cabelereiro Celso Kamura, que mora em São Paulo, foi a Brasília especialmente para preparar o cabelo da presidente para a foto oficial.
A sessão de fotos durou uma hora e meia, e a própria presidente escolheu a imagem final, que será afixada em prédios e salas da administração federal.

Políticas de emprego e inclusão social: o pão, a palavra e o projeto

Escrito por  Equipe de Comunicação 
Analise este artigo


Políticas redistributivas de renda orientadas ao desenvolvimento local - Pão, palavra e projeto. O pão, a realidade; a palavra, a mensagem; o projeto, a utopia.Texto de Selvino Heck.
Políticas de emprego e inclusão social: o pão, a palavra e o 
projeto
Para transformar, é necessário o pão, articulado com a palavra e com um projeto. No governo Lula, há programas que mudam a realidade, há processos que trazem junto a mensagem e há um sonho de transformação, que incorpora os pobres e trabalhadores. No local e na comunidade, especialmente, com participação popular, há a distribuição do pão, elabora-se uma pedagogia libertadora e constrói-se o novo.

Introdução
O povo hebreu, saído da escravidão do Egito, ficou sem comida no deserto. Moisés falou com Deus e providenciou o maná. Jesus, quando os discípulos lhe disseram que era preciso mandar a multidão para casa no fim do dia porque não havia o que comer, pediu-lhes que fossem em busca de alimento. Organizando-se o povo em grupos de cinqüenta, recolhendo e partilhando o pouco que cada um tinha trazido, multiplicaram-se pães e peixes.

Moisés deu-se conta de que liderava um povo que sofrera a opressão. Não bastava o maná. Sem a palavra, o povo não atravessaria o deserto. E foram proclamados os Dez Mandamentos, a mensagem que organizava o povo. Jesus, tendo saciado a fome dos cinco mil que o seguiam, proclamou o Sermão da Montanha, mensagem fundamental de práticas e valores a serem vividos.
O pão como único objetivo, individual e/ou coletivo, de uma pessoa, de uma comunidade, de uma nação leva à opulência, à desigualdade econômica e social, ao consumismo. Por outro lado, "barriga vazia não faz revolução". Ao contrário, produz o conformismo, a passividade, abre espaços para o clientelismo e a dominação de pessoas e povos. A palavra sozinha, embora mobilize massas, corações e mentes, torna-se discurso oco que cai na demagogia e no populismo. A teoria,quando não ligada à prática e à realidade, esvazia-se no conteúdo e no papel transformador.
O pão e a palavra não bastam. Moisés sinalizou um projeto, a Terra Prometida, "onde corriam o leite e o mel". Jesus anunciou o Reino de Deus já a partir deste mundo como projeto vivido de acordo com o Sermão da Montanha. Um horizonte a ser buscado, uma utopia a ser realizada canalizam energias, orientam e estimulam a ação e a vida.

Um projeto de desenvolvimento e um projeto de sociedade são fundamentais para tornar efetivos e consistentes o pão e a palavra. No caso brasileiro, visualiza-se um projeto com eixo democrático-popular na perspectiva de um socialismo democrático, baseado em um mercado interno de massas, ambientalmente sustentável, culturalmente plural, respeitador da diversidade local e regional, que incorpora e inclui os mais pobres entre os pobres e tem os trabalhadores como protagonistas. É um projeto de país e nação soberanos, com participação popular e democracia. Este projeto nacional deve também concretizar-se no plano da comunidade local e regional, a partir de sua vocação econômica, diversidade social, contexto ambiental, cultura, tradição e valores comunitários e humanos.

Não há um projeto de desenvolvimento no plano macro sem um projeto de desenvolvimento local e regional, no sentido micro, ambos articulados entre si.
Assim, a garantia do pão na mesa todos os dias, significando o direito à alimentação, em quantidade e qualidade suficientes e segurança alimentar e nutricional, a palavra/mensagem da cidadania, da dignidade, da distribuição de renda, da partilha e da solidariedade, e um projeto de desenvolvimento democrático-popular articulado com um projeto de sociedade/utopia são os elementos centrais e basilares de uma nação soberana.

Como ressaltou José Luís Fiori, "(...) o mundo precisa, com urgência, de um modelo substitutivo, na hora da morte da utopia da globalização. E o Brasil faz parte deste grupo de países que, graças às suas dimensões, às suas relações internas e às suas conexões internacionais, não têm outro caminho senão andar com seus próprios pés. (...) A viabilidade do projeto dependerá da sua capacidade de mobilizar o povo e construir uma vontade nacional, obrigando as elites a se voltarem para sua terra e sua gente" (Fiori, 2003).
 Para ler o texto todo, baixe o arquivo PDF no Link abaixo.
  Fonte Site da RECID BRASIL
 

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

6 anos sem Ronaldo Valença


Hoje estar fazendo 6 anos que o nosso amigo, companheiro e um grande exemplo de dedicação e luta pelos mais umildes de Campo Grande e região o Vereador do PT Ronaldo Valença, se foi de forma trágica e prematura na quela tardinha do dia 13 de janeiro do ano de 2005. Deixando esposa e 4 filhos, fica registrado em nosso blog a nossa homenagem e lembraças de todos aqueles que conviveram e lutaram juntos com ele na construção de dias melhores para todos.

Cntribuição de um leitor;

 A Morte não é Nada 
 "A morte não é nada.
Eu somente passei
para o outro lado do Caminho.
Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês,
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome
que vocês sempre me deram,
falem comigo
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo
no mundo das criaturas,
eu estou vivendo
no mundo do Criador.
Não utilizem um tom solene
ou triste, continuem a rir
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.
Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi,
sem ênfase de nenhum tipo.

Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza. A vida significa tudo
o que ela sempre significou,
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora
de suas vistas?

Eu não estou longe,
apenas estou
do outro lado do Caminho...
Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Concurso Petrobras 2011 Edital Inscrição

concurso petrobrasFoi publicado edital para o concurso Petrobras 2011. As vagas estão distribuídas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. A remuneração para os aprovados no concurso Petrobras 2011 é de até R$ 6.217,19.
A inscrição deverá ser efetuada, no período de 10 a 27 de janeiro de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br). Para os(as) candidatos(as) que não dispuserem de acesso à Internet, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO disponibilizará nos dias úteis, locais de inscrição credenciados com computadores, no período de 10 a 27 de janeiro de 2011, entre 09 e 16 horas, horário oficial de Brasília, nos endereços constantes do Anexo IV do Edital.
Cargos Concurso Petrobras 2011
Os cargos de nível superior são os seguintes: administrador (20 vagas), auditor (6), contador (19), enfermeiro do trabalho (2), engenheiro civil (2), engenheiro de equipamentos nas especialidades de elétrica (2), eletrônica (24), inspeção (9), mecânica (34), terminais e dutos (12), engenheiro de meio ambiente (1), engenheiro de petróleo (17), engenheiro de processamento (8), engenheiro de produção (5), engenheiro de segurança (17), engenheiro de telecomunicações (2), engenheiro naval (4), geofísico-física (3), geofísico-geologia (14), geólogo (11), médico do trabalho (4), profissional de comunicação social/jornalismo (1), profissional de comunicação social/publicidade e propaganda (1) e químico de petróleo (2).
Os cargos de nível médio são: inspetor de segurança interna (4 vagas), técnico ambiental (2), técnico de administração e controle (51), técnico de comercialização e logística (8), técnico de contabilidade (28), técnico de enfermagem do trabalho (1), técnico de exploração de petróleo – geodésia (4), técnico de exploração de petróleo – geologia (18), técnico de inspeção de equipamentos e instalações (24), técnico de logística de transporte -controle (26), técnico de logística de transporte -operação (4), técnico de manutenção em caldeiraria (29), técnico de manutenção em elétrica (54), técnico de manutenção em eletrônica (10), técnico de manutenção em instrumentação (30), técnico de manutenção em mecânica (95), técnico de operação (80), técnico de projetos, construção e montagem em edificações (1), em elétrica (11), em estruturas navais (3), em instrumentação (3) e em mecânica (38), técnico de segurança (22), técnico de suprimentos de bens e serviços em administração (26), em elétrica (8) e mecânica (12), técnico de telecomunicações (11) e técnico químico de petróleo (15).
Provas Concurso Petrobras 2011
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macaé/RJ, Maceió/AL, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luís/MA, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP, Três Lagoas/MS e Vitória/ES, na data provável de 27 de fevereiro de 2011.
Os gabaritos das provas objetivas do concurso Petrobras 2011 serão distribuídos à Imprensa, no primeiro dia útil seguinte ao de realização das provas, estando disponíveis, também, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
O exame de capacitação física (exclusivamente para o cargo de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior) será realizado nas cidades de Macaé/RJ, Santos/SP e São José dos Campos/SP.
O prazo de validade do Processo Seletivo Público Petrobras esgotar-se-á em seis meses, a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais, podendo vir a ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.
Fonte:http://concursosnobrasil.com.br

Bancada Ruralista perdeu 45,9% dos integrantes

Escrito por  Equipe de Comunicação
Avalie este artigo


A Bancada Ruralista da legislatura 2006/2011 perdeu 51 de seus 117 integrantes. A Bancada era composta de 117 deputados, mas por diversos motivos (cassação, renuncia, novos cargos e falecimento) seis deles foram impedidos de concorrer. Além disso, dos 51 que não voltarão à Câmara dos Deputados, 31 foram derrotados nas urnas e 20 optaram por não se candidatar. Assim, a Bancada ficou reduzida a 111 parlamentares e, entre estes, 60 (54,1%) foram reeleitos. Isso significa que a atual bancada perdeu 45,9% dos seus membros.
Edélcio Vigna* - da Adital
A Bancada Ruralista da legislatura 2006/2011 perdeu 51 de seus 117 integrantes. A Bancada era composta de 117 deputados, mas por diversos motivos (cassação, renuncia, novos cargos e falecimento) seis deles foram impedidos de concorrer. Além disso, dos 51 que não voltarão à Câmara dos Deputados, 31 foram derrotados nas urnas e 20 optaram por não se candidatar. Assim, a Bancada ficou reduzida a 111 parlamentares e, entre estes, 60 (54,1%) foram reeleitos. Isso significa que a atual bancada perdeu 45,9% dos seus membros. Parlamentares importantes para a articulação dos ruralistas como Mendes Thame, Gerson Peres, Hugo Bhiel, Bonifácio de Andrada, Odílio Balbinotti, Raul Julgmann, Valdir Colatto e Vadão Gomes, que foi presidente da Comissão de Agricultura, foram rechaçados nas urnas. Porém, o núcleo duro da Bancada se manteve intacto com a reeleição dos deputados Ronaldo Caiado, Ônix Lorenzoni, Darcísio Perondi, Lupion, Micheleto, Heinze, Paulo Bornhausen, Sandro Mabel, entre outros.
A Bancada teve três baixas devido ao falecimento dos deputados Max Rossemann, Mussa Demes e Fernando Diniz. O deputado Jerônimo Reis foi cassado e Waldir Neves, renunciou. Por outro lado, os deputados Waldemir Moka (MS) e Ciro Nogueira (PI) se elegeram senador e vão reforçar, naquela Casa, o campo agrário-empresarial com a senadora Kátia Abreu; o deputado Jader Barbalho (PA) conseguiu votos suficientes para se eleger ao Senado Federal, mas está sob judice pela lei da Ficha Limpa. O deputado João Oliveira se tornou o vice de Siqueira Campos eleito governador de Tocantins e o deputado José Mucio Monteiro assumiu o Tribunal de Contas da União (TCU). Nas eleições de 2010 o partido que mais reelegeu ruralista foi o PMDB (15), seguido do PFL (13), PP (10) e PSDB (9). O PPS reelegeu quatro, o PTB e o PR reelegeram três e o PDT, dois. Em relação às unidades federativas, o Paraná manteve o maior número de ruralistas (11), seguido de Goiás e Minas Gerais, com sete cada um. Os estados onde a Bancada teve as maiores baixas foram Bahia e Minas Gerais onde não se reelegeram sete ruralistas, respectivamente. São Paulo elegeu apenas três ruralistas, mas o apoio de setores agropecuários e do agronegócio garantiu a reeleição de Aldo Rebelo (PCdoB).
A rejeição de quase a metade dos atuais componentes da Bancada Ruralista pode estar indicando que há uma nova composição do eleitorado, mesmo do meio rural, que exige uma atuação parlamentar mais do que a simples postura de defesa dos interesses agropecuaristas. Os deputados que se reelegeram e os novos que integrarão a Bancada têm que tomar consciência que os anos de confronto entre agricultura comercial de exportação e agricultura familiar e camponesa estão sendo superados pelas sucessivas crises ambientais, climáticas e alimentares globais.
A pauta de defesa radical do continuado rolamento das dívidas agrícolas está anacrônico e não corresponde mais as demandas da sociedade do século XXI. O discurso produtivista do agronegócio está, atualmente, restrito aos setores patronais que vem perdendo espaço como puxadores de votos. Por outro lado, entendemos que este discurso não amplia sua capacidade de sedução eleitoral. O eleitorado está demandando mais políticas públicas sociais, como saúde, educação, segurança alimentar, entre outras.
As grandes empresas agropecuárias, proprietárias das cadeias de produtivas e dos grandes estabelecimentos de distribuição, terão que fazer mais do que ocupar terras férteis com monocultura, mais do que fazer o país campeão mundial de uso de agrotóxicos banidos em outros países ou produzir safras recordes de grãos para alimentar animais nos países desenvolvidos. Terão que enfrentar os desafios da mudança climática, da redução das emissões de gases de efeito estufa, do desmatamento, da degradação do solo e da perda de biodiversidade, como um problema decorrente da atividade agrícola.
A Bancada Ruralista, assim como nos mandatos passados, deverá se recompor na legislatura 2011/2015, mas se não evoluir nas práticas e no discurso, incorporando a preocupação ambientalista e de sustentabilidade, poderá ser varrida para a lata de lixo da história.
Os ruralistas, nas eleições presidenciais, tiveram um desempenho dúbio apesar de terem sido um dos setores mais favorecidos pelo governo Lula. A candidata Dilma perdeu em Estados considerados domínio dos grandes agropecuaristas como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Por outro lado, a candidata ganhou em Tocantins e Goiás e o Rio Grande do Sul. Este resultado paradoxal demonstra que a Bancada Ruralista só atua de forma coordenada nas votações congressuais onde seus interesses imediatos estão em pauta.
Não há e não houve uma articulação por dentro da Bancada para definir o apoio a um ou outro candidato presidencial. Houve uma espécie de liberação tácita de voto. Os candidatos se articulam conforme seus interesses locais e regionais durante o processo eleitoral.
Em fevereiro de 2011, de volta a normalidade legislativa os coordenadores da Bancada Ruralista vão contar as baixas, refazer os flancos perdidos, recompor a articulação e iniciar a disputa, por dentro dos seus partidos, para ocupar alguns espaços de decisão na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no governo, independente de quem seja o presidente da República.

* Assessor para Políticas de Reforma Agrária e Soberania Alimentar do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e Conselheiro do CONSEA
Fonte Site da RECID BRASIL

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Concurso Banco do Brasil | Concurso BB 2011 Edital

Concurso Banco do Brasil 2011 - BB diversas oportunidades de empregos. Veja o Edital do Concurso BB 2011

Concurso BB 2011 Banco do Brasil Edital InscriçãoEstão abertas as i
nscrições para o Concurso público do Banco do Brasil. O concurso BB 2011 é para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
O concurso Banco do Brasil 2011 abrange 48 cidades dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Os candidatos poderão realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br da Fundação Carlos Chagas, até às 14h do dia 07 de fevereiro de 2011 (horário de Brasília).
As inscrições também podem ser realizadas em Postos de Inscrição credenciados pela Fundação Carlos Chagas, relacionados no Anexo III do Edital.
A aplicação das Provas Objetivas está prevista para o dia 20 de março de 2011, no período matutino, e serão nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá (no Acre), Macapá (no Amapá), São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha (no Maranhão), Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra (em Mato Grosso), Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina (em Pernambuco), Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano (no Piauí), Natal, Mossoró (no Rio Grande do Norte), Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena (em Rondônia), Boa Vista, Rorainópolis (em Roraima), Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela (em Sergipe).
Fonte: http://concursosnobrasil.com.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Obras de BR Federais no RN começarão nos proximos dias

O DNIT assinou neste dia (03) as ordens para o início dos serviços de implantação e pavimentação do Contorno de Caicó, na BR-427 e da BR-110, no Rio Grande do Norte. Ao todo serão investidos cerca de R$ 134 milhões nas rodovias do estado.

Para o contorno de Caicó, serão aplicados R$ 49,7 milhões na execução das obras de implantação e pavimentação do contorno da cidade. Com 16 quilômetros de extensão, os serviços terão prazo de execução de 540 dias.
Já na BR-110, as obras de pavimentação e melhorias de traçado serão executadas entre os municípios de Mossoró (km 51) e Campo Grande (km 129), totalizando 78 quilômetros de extensão. Nesse segmento está previsto também a com construção de duas pontes e todos os bueiros. A rodovia terá 9,5m de largura  com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal. O empreendimento faz parte da segunda fase do PAC e serão investidos R$ 84 milhões.

A BR-110 foi implantada em 1957, ligando os municípios de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba. No fim da década de 70, o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos houve apenas pequenas intervenções de pequeno porte.

A “Estrada do Sal”, como é conhecida, é de grande importância para a região Oeste, com uma cultura de cajueiros concentrados entre os rios Apodi e Piranhas, sendo responsável por 66% de área colhida no Estado e a concentrada atividade de exploração de petróleo e sal.
Fonte: Agência T1

Inscrições para o Fórum Social Mundial 2011 já estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 11º edição do Fórum Social Mundial 2011 (FSM). O evento, que ocorre entre os dias 6 e 11 de fevereiro, será em Dacar (Senegal), no campus da Universidade Cheikh Anta Diop.

O FSM 2011 vem sendo pensado como um espaço privilegiado para onde deverão convergir experiências acumuladas a partir da edição de 2009, que ocorreu no Brasil, com vistas à superação da crise econômica global iniciada em 2008.

As inscrições para o evento devem ser feitas através do site oficial do evento (www.forumsocialmundial.org.br). Há duas modalidades de inscrição: individual e organização.

Neste mesmo endereço já estão disponíveis informações gerais sobre a agenda do FSM. No primeiro dia do evento (6), ocorrerá a Marcha de Abertura. No dia 7 está prevista uma programação especial denominada "Dia da África". No terceiro e no quarto dia do encontro serão realizadas as oficinas, seminários e palestras. No quinto dia, serão realizadas assembleias preparatórias para o fechamento do Fórum, que ocorrerá no dia 11 de fevereiro com uma grande assembleia geral.

Voluntários

O Comitê Organizador do FSM 2011 faz um chamado especial para pessoas que desejam ser voluntárias no evento. Além do Senegal, serão selecionadas pessoas de países vizinhos (Gâmbia, Guiné, Guiné-Conacri, Mali, Mauritânia), mas também são esperados grupos que venham da Europa, América, Ásia etc. Os interessados serão chamados prioritariamente se tiverem fluência em francês e/ou inglês. Para aqueles que não residem em Dacar, o Comitê não poderá arcar com despesas de passagem e hospedagem.

O comitê organizador preparou uma lista dos hotéis e outros tipos de hospedagens (apartamentos mobiliados, pousadas e casas de família). No site do evento encontra-se disponível uma lista de alguns hotéis, onde o participante poderá fazer sua reserva diretamente com a instituição. A Comissão também está negociando tarifas para grupos e identificando famílias que desejem receber participantes.

Fonte: PT Partido dos Trabalhadores
Tags: Fórum Social, movimentos

Nos 31 anos do partido, PT restituirá a Lula título de presidente de honra

O PT vai restituir ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva o título de presidente de honra da legenda no evento do próximo dia 10 de fevereiro, em Brasília, destinado a comemorar os 31 anos de fundação do partido. A informação consta do convite enviado nesta segunda (10) pela direção petista aos deputados integrantes da bancada do partido na Câmara. “Na ocasião o Diretório Nacional irá restituir ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de Presidente de Honra do Partido. É provável a presença da Presidente Dilma Rousseff no ato”, diz o texto do convite. O convite é assinado pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. “Peço-lhe que reserve esta data em sua agenda”, solicita no convite o presidente do partido.
Com uma dívida de campanha de R$ 27 milhões, a previsão é de um evento enxuto. Após o ato em homenagem a Lula, está programado um coquetel para pouco mais de 200 convidados. Além de Lula, o presidente nacional do PT espera contar com a presença da presidente Dilma Rousseff. “Não vai ter festa. Será apenas um ato político”, disse ao G1 um dos integrantes da bancada petista na Câmara. O responsável por preparar a logística e reunir recursos para o evento é o secretário nacional de Finanças e Planejamento do partido, João Vaccari Neto. Para economizar, o partido chegou a cogitar a possibilidade de realizar a comemoração na própria sede do PT. Diante da capacidade do plenário de 120 lugares, no entanto, a ideia foi abortada, e a direção petista procura outro lugar. 


Fonte: G1.

Governo renova parceria com BNB para crédito fundiário

Cerca de 270 famílias serão beneficiadas com crédito fundiário, dentro do programa de reforma agrária do governo do Estado em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O anúncio foi feito pelo secretário de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales.
O secretário adiantou que essas famílias serão assentadas em 31 municípios de diversas regiões do Estado, acrescentando que em entendimento com o superintendente do BNB, José Maria Villar, ficou acertado que todo o financiamento será intermediado pelas associações de agricultores familiares.
O secretário Gilberto Jales afirmou, ainda, que, a disposição do Banco do Nordeste é atender os 54 projetos do governo do Estado encaminhados à instituição

[Cesare Battisti] Fim da fuga? Só com luta


Escrito por  Equipe de Comunicação
Avalie este artigo 
 
Mesmo com decisão presidencial de não-extradição o caso de Battisti volta ao STF

Mesmo com decisão presidencial de não-extradição o caso de Battisti volta ao STF
 A libertação de Cesare Battisti entrou em novo cenário no início de 2011. Com a decisão presidencial de não-extradição, Cesar Peluso (atual presidente do Supremo Tribunal Federal-STF, antigo relator do caso e grande defensor dos interesses italianos no caso) recusou-se a conceder o alvará de soltura do mesmo, repassou a relatoria do caso a Gilmar Mendes (ultimo presidente do STF e também fiel defensor das teses italianas) e indica que levará o assunto à decisão em plenário do STF. Este mesmo plenário gerou um grave precedente, não só para o caso Battisti como para a própria concepção de Refúgio Político no Brasil, quando tornou inconstitucional o refúgio dado pelo Ex-Ministro da Justiça Tarso Genro.
Do Centro de Mídia Independente - Brasil
Ao analisarem novamente a decisão de não-extradição deixam claro que pretendem realizar a mesma jogada. Todavia trata-se de uma decisão dividida, dado que tanto na votação pela cassação do refúgio, da opinião do tribunal sobre a extradição e por fim de quem cabia a palavra final sobre o caso as votações foram apertadas em placar de 4 votos a 5. O simples fato do STF julgar a decisão presidencial o coloca em contradição com sua última decisão sobre o caso, de que a palavra final sobre extraditar Battisti ou não caberia exclusivamente ao presidente da república.
A mídia corporativa, a direita brasileira e o estado italiano estão realizando a seu lado a mesma campanha difamatória de sempre de tornar o escritor ativista em terrorista e, sequencialmente, em monstro. Todavia estas pressões parecem não encontrar tanto eco quanto previsto, uma vez que as cortes e organismos internacionais (União Européia e Corte de Haia) não deram o respaldo aos ataques do governo italiano.
O que está em jogo no caso Battisti, além da liberdade e vida de um militante, é o ataque à esquerda em todo o mundo; é também a relação do Brasil com seu poder mais conservador (judiciário) que usa esta e outras disputas para ganhar mais espaço e hegemonia sobre a sociedade.
Aos movimentos sociais - por não sofrerem intervenção ou pressão de qualquer governo ou estado - cabe a decisão de manter ou não Battisti no Brasil. A necessidade de realizar mobilizações, notas de apoio, protestos e ações em defesa de Cesare é vital para a vitória sobre as forças reacionárias e revanchistas. Cesare Battisti já está preso no Brasil há quase quatro anos, e em uma fuga 'sem fim' há trinta. Para encerrar esta fuga e dar espaço a uma nova história, só com muita luta.
Mais Informações na página do CMI Brasil.
Fonte Site da Recid


domingo, 9 de janeiro de 2011

RN consegue prorrogação para pagar o Fundo Garantia-Safra após alerta do MDA

 
Os agricultores do Rio Grande do Norte cadastrados no Fundo Garantia-Safra 2009/2010 correm o risco de não receber o benefício. O alerta foi feito ao Governo do Estado pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no RN, Valmir Alves da Silva. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, o prazo oficial para o Governo dar a contrapartida à União, no valor de R$ 910.728,00, terminou em 30 de dezembro de 2010.

Valmir Alves do MDA

Após reunião com Valmir Silva, foi conseguida a prorrogação desse prazo para 15 de janeiro. Agora, o Governo do Estado está empenhado em conseguir o valor para pagar o benefício aos agricultores. "A situação do Governo é muito grave. Nós estamos tentando conseguir esse dinheiro para garantir o benefício do agricultor", revelou o secretário.


A assinatura do termo de adesão ao Fundo Garantia-Safra referente ao ano agrícola 2009/2010 foi feita pela gestão anterior em 2 de junho de 2009. A partir de então, o governo em exercício se comprometeu a pagar R$ 36,00 por cada agricultor inscrito, que só para esse ano agrícola são 25.298 pessoas em 87 municípios. Como houve perda da safra, os agricultores se capacitaram para receber o valor de R$ 15.178.800,00 em quatro parcelas. Porém, apesar do compromisso firmado, o então governo não cumpriu o termo assinado e os agricultores correm o risco de não receber o repasse do Fundo Garantia-Safra.
 
Em Campo Grande informou o Secretário de Agricultura Hildebrando Rocha  que  tem 339 agricultores aptos a receberem o seguro da Safra 2009/2010  e 623 agricultores gadastrados para  a safra 2010/2011, que ainda aguardam do MDA a relação nominal dos inscritos para serem omologdos pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)