EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 26 de dezembro de 2009

Instituto Chapéu de Couro faz planejamento para 2010


O Instituto Chapéu de Couro realizou neste dia 24 de dezembro o seu planejamento estratégico para as atividades a serem desenvolvidas durante o ano 2010. Foi um momento também para os associados avaliarem as ações realizadas pela entidade desde sua fundação até os dias atuais.

O evento aconteceu na sede do Fórum das Associações, situada à Praça João do Vale, no Centro de Campo Grande/RN, com início às 9 e término às 16 horas, compreendendo um intervalo para o almoço.

Inicialmente, o Gestor Administrativo do ICC, Francisco Fábio Fernandes, fez a abertura do evento, saudando a todos os presentes com as boas vindas e convidando Francisco Antonio para facilitar as atividades do dia. Este efetuou a leitura da programação, que foi a seguinte: participaram do Evento o Séc. de Agricultura Hildebrando Rocha, o engenheiro Agrônomo Franklin Vieira e a mobilizadora social Anaci Batista que também são sócios do Instituto e demais membros da Entidade.

1º) Análise dos princípios, objetivos, finalidades e missão do Instituto Chapéu de Couro;

2º) Resgate das ações realizadas pela instituição desde o ano 2006 até o ano 2009;

3º) Planejamento das atividades e projetos do ICC para o ano 2010.

A discussão do primeiro ponto foi feita a partir da leitura, item por item, dos objetivos contidos no estatuto da entidade que, sinteticamente, representam os seguintes eixos de atuação:

a) Promoção da assistência social;

b) Desenvolvimento de serviços de comunicação social;

c) Apoio ao resgate da cultura de base camponesa;

d) Experimento de novas tecnologias e matrizes de produção e consumo, com bases agroecológicas;

e) Incentivo a práticas desportivas;

f) Preservação e recuperação do meio ambiente;

g) Fomento a geração de renda e emprego, com práticas econômicas solidárias;

h) Apoio a projetos voltados para a saúde, educação e direitos;


i) Incentivo a atividades artesanais;

j) Realização de contratos de parceria, convênios, assessoria e assistência técnica.


O segundo ponto de discussão foi o levantamento dos projetos desenvolvidos e análise de resultados obtidos através das atividades realizadas desde a fundação do Instituto Chapéu de Couro até hoje:

Aproveitamento dos/as técnicos/as formados/as através do PRONERA/Movimento dos Pequenos Agricultores para o quadro técnico do ICC;


Ø Parceria na campanha de reestatização da Cia. Vale do Rio Doce;

Ø Elaboração dos Créditos de Apoio Inicial do Projeto de Assentamento Ronaldo Valência;

Ø Realização de Curso de Fitoterapia no PA Ronaldo Valência;

Ø Elaboração e execução do Projeto de realização do Iº Encontro Estadual de Juventude e Cultura Camponesa e do Iº Festival de Forró Pé-de-Serra do RN, apoiado pela FASE/RJ;

Ø Elaboração de Projeto para aquisição de acampamento para Colônia de Pescadores Z-58, de Triunfo Potiguar;

Ø Diagnóstico sócio-econômico dos cajucultores da Serra do João do Vale;

Ø Projeto de Assistência Técnica desenvolvido em comunidades de 5 municípios do RN (Assu, Carnaubais, Apodi, Campo Grande e Paraú), em parceria com o Instituto Cultural Padre Josimo de Porto Alegre/RS;

Ø Projetos de Custeio e Investimento do PRONAF para Agricultores Familiares de Campo Grande e Triunfo Potiguar;

Ø Projetos do Programa Desenvolvimento Solidário de bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura, pequenas barragens e passagem molhada, açudes, adutora, banda de música, apetrechos de pesca, entre outros, nos municípios de Janduís (2), Messias Targino (2), Triunfo Potiguar (5), Paraú (2), São Rafael (1) e Carnaubais (1);

Ø Projeto de Custeio das atividades do Território da Cidadania Açu/Mossoró, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA.

Por último, foi realizado o planejamento propriamente dito para o próximo ano, onde foram enxugados e priorizados os trabalhos nos seguintes projetos:

- PRONAF em todas as suas modalidades;

- PDS, execução dos projetos aprovados e elaboração de novos;

- Trabalho na cadeia produtiva da Bovinocultura Leiteira de Campo Grande;

- Projeto de Meio Ambiente.

Para a realização destes projetos priorizados foi discutida a disponibilidade de cada um dos membros do ICC e visto os possíveis parceiros. O Instituto Chapéu de Couro pretende contar com os seguintes parceiros:

Prefeitura Municipal de Campo Grande, EMATER, FOMAG, FUMAC, FETRAF, SEBRAE, BNB, BB, CONAB, UERN, ECONVALE, ONG Carnaúba Viva, Cooperativa CONCEITO, entre outros.

Nenhum comentário: