EM CAMPO

EM CAMPO

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CARTA DE ICAPUÍ

Ao Excelentíssimo Senhor
MARCELO CRIVELLA
Ministro da Pesca e Aquicultura
 “Quando o justo governa, o povo se alegra”
 Nós, participantes do Encontro Regional dos Polos de Apoio Presencial dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, realizado no dia 04 de maio de 2012, na cidade de Icapuí-CE, acreditamos que a água é um espaço onde, além de pescar o que a natureza nos oferece gratuitamente, também podemos desenvolver atividades produtivas, como exemplo a produção de peixes em tanques-rede ou viveiros escavados, aumentando, assim, a oferta de alimento de origem animal de excelente qualidade nutricional e com a geração de ocupação e renda, consequentemente, promovendo melhoria da qualidade de vida das pessoas, ou seja, tirando, verdadeiramente, o povo da miséria.
Sabe-se que a educação no Brasil e no mundo sempre foi um problema a ser resolvido quando se trata de pescadores e atividades correlatas. No entanto, a partir de 2010 o Ministério da Pesca oportunizou uma política educacional voltada a atender os setores acima referenciados, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos, na modalidade de Ensino à Distância (PROEJA/EAD),  política esta, executada pelo Instituto Federal do Paraná(IFPR), com abrangência em todos os Estados da Federação, atendendo, inicialmente, cerca de 2000 alunos, matriculados nos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.
Assim, queremos expressar, através desta Carta, a importância da continuidade dos Cursos Técnicos supracitados, numa perspectiva de inclusão de um número ainda maior de pessoas que se encontram excluídas do processo de ensino aprendizado regulares em nosso país.
Portanto, reiteramos o nosso compromisso em dar um retorno para a sociedade, na qual estamos inseridos, de forma a retribuir o papel social para o qual o Projeto foi objetivado.
Sendo assim, temos acompanhado a dedicação e o compromisso de Vossa Excelência, sempre de forma humanizada e cristã, na busca de promover a dignidade, a cidadania e a qualidade de vida das pessoas.
Com esta visão é que nós, pescadores, aquicultores, alunos, Tutores Presenciais, Coordenadores de Polos e Entidade Parceiras, temos a firme convicção do empenho pessoal de Vossa Excelência em MANTER o Programa e AMPLIAR o número de estudantes, promovendo, desta forma, o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do povo brasileiro, em especial os pescadores e aquicultores familiares, os quais devem ser protagonistas da sua própria história.
Subscrevem esta Carta os 220 participantes do Encontro

Nenhum comentário: