EM CAMPO

EM CAMPO

domingo, 10 de abril de 2011



Aconteceu em porto do Mangue


O município de Porto do Mangue, localizado na região do Vale do Açu, sediará o I Encontro de Cidadania e Governança Solidária, evento cujo objetivo é articular órgãos e instituições para discutirem alternativas de desenvolvimento sustentável para serem aplicadas no município e na região, e assim fortalecer a cultura do diálogo e da cooperação, alocando sujeitos para diálogos intergovernamentais, assim como humanizar o ato de administrar a máquina pública. O subtema do evento é “emprego e geração de renda com cidadania”.
O encontro, organizado pela ONG Terra Mar, será realizado a partir de amanhã, 9, e o encerramento será no domingo, 10. A programação acontecerá no Fernandão Clube.

De acordo com Flávio Felipe, integrante da comissão organizadora, o encontro terá público de 100 participantes, sendo as vagas abertas a todos os municípios.

Entre os temas a serem abordados durante os três dias da programação está “A Educação e o Brasil”, que terá a participação de Gilberto Diógenes, da Fetam, e o professor Márcio Adriano de Azevedo, do IFRN, que abordarão a baixa qualificação da comunidade da região. “Precisamos qualificar as pessoas da nossa região para o mercado de trabalho local, onde é muito rico em petróleo, por exemplo, e onde as melhores vagas são preenchidas por pessoas que vêm de outros Estados. Queremos que a riqueza local fique aqui”, disse Flávio.

O turismo comunitário será outra vertente a ser abordada durante o encontro. Também será apresentado um estudo sobre educação ambiental em Porto do Mangue.
No último dia de programação serão realizadas rodas de conversas, de onde serão extraídas várias propostas para serem divulgadas numa revista.

LEITURA SOLIDÁRIA – No primeiro dia do evento, será feito o lançamento do Banco de Leitura Solidária, que consiste na troca de livros para promover a cultura de leitura na comunidade de Porto do Mangue.

Segundo Flávio Felipe, comerciantes da cidade receberão caixas de livros que serão colocados à disposição da comunidade. “A pessoa que desejar pode pegar o livro emprestado e depois devolver. Quem quiser também pode doar ou trocar livros”.
Além disso, em vários pontos da cidade também serão feitas trocas de livros por camisetas.

Durante o encontro de cidadania serão distribuídos cinco mil livros em escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.
Fonte a Voz do Porto

Nenhum comentário: