CAIXA vai criar gerência de
Habitação Rural
A presidente da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), Liane Vitali Kothe, juntamente com os coordenadores da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul e Brasil) Celso Ludwig e Elisângela Araújo, e ainda parlamentares, confirmaram que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, vai criar até o mês de julho a Gerência de Habitação Rural junto à Superintendência de Habitação de Interesse Social. A notícia foi recebida na tarde de ontem (27) em audiência realizada em Brasília.
De acordo com Hereda, a agricultura familiar é um “cliente especial” da carteira imobiliária da Caixa. Ele disse que a criação dessa estrutura específica vai conferir mais agilidade aos processos e que a Caixa que tem que se adequar as pessoas e não as pessoas se adequar a Caixa.
A presidente da Cooperhaf ressalta que a agricultura familiar comemora esta conquista com muito orgulho e afirma que a habitação rural é um dos temas pautados neste ano na VII Jornada de Lutas da Agricultura Familiar. “É a realização de um grande sonho da Cooperhaf e da Fetraf e estamos festejando esta vitória com grande alegria” comemorou Liane.
O coordenador nacional de habitação da Fetraf Brasil, Celso Ludwig, afirma que a gerência de habitação rural é uma antiga reivindicação das entidades “Desde que criamos a Cooperhaf lutamos por este departamento agora temos certeza que os processos de habitação rural serão agilizados e será possível atender um número maior de famílias com o financiamento da construção e reforma da casa própria”, afirmou Ludwig.
No dia 28 de maio de 2010, durante o encontro nacional de habitação da agricultura familiar que ocorreu em Chapecó-SC, as entidades da agricultura familiar e a Cooperhaf reivindicaram da então candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), o compromisso de criar esse organismo específico para a habitação rural. Dilma concordou e a audiência desta semana com a Caixa foi fruto desse compromisso assumido com a agricultura familiar.
Estiveram presentes na audiência, o deputado federal catarinense Pedro Uczai (PT), o deputado estadual catarinense, Dirceu Dresch, a deputada estadual paranaense Luciana Rafagnin (PT) e o deputado estadual gaúcho Altemir Tortelli (PT).
Assessoria de Imprensa Cooperhaf
FONTE: http://www.cooperhaf.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário