INAUGURAÇÃO DA FABRICA DE
Castanhas Bom Jesus
o milagre da terra
Fachada Central da Fabrica de Castanhas Bom Jesus
As comunidades rurais de Bom Jesus, Lagoinha, Caiana, Cabeça do Boi e Salgado, comemorarão nesta sexta-feira dia 29/abril mais uma importante conquista que é a Fabrica de Castanha no Bom Jesus, com uma presença muito boa de agricultores (as) destas comunidades que vieram festejar a conquista da fabrica, destacando a presença marcante das mulheres da castanha e da polpa de frutas que organizaram junto com associação toda a festa.
Presentes as entidades, parceiros e autoridades, reforçando o apoio ao projeto que para Campo Grande marca na realidade a chegada da primeira Indústria do município, pois o empreendimento é dotado de maquinários e equipamentos completos para fazer o beneficiamento da castanha de caju da região, com capacidade ano para de 300 toneladas, uma verdadeira industria da castanha.
Mesa das autoridades
Compuseram a mesa dos parceiros: O Presidente da Fundação Banco do Brasil, senhor Jorge Streit; Prefeito BIBI DE NENCA; Vice-prefeito CARAMURU PAIVA; Deputado Estadual Fernando MINEIRO; Gerente do Banco do Brasil agência de CG senhor Sidney; Sebrae, senhor João Hélio; Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, senhor Simplício Holanda; Núcleo Sertão Verde (assessoria técnica), senhora Zuleide Araújo e a presidente da Associação do Bom Jesus proponente do projeto, senhorita LILIA HOLANDA. Além destes destaca-se a presença do Secretário de Agricultura do município de Campo Grande HILDEBRANDO ROCHA; do Coordenador de Cajucultura do Sebrae, Leci Gadelha; do consultor da Fundação Banco do Brasil, Chacon; da presidente da Central de Comercialização das unidades de beneficiamento de castanha do estado que compõem este projeto senhora Fátima Torres (COPAPI); do Maestro Raniere Soares que com a Banda Monsenhor Militão abrilhantam o evento.
LILIA Holanda, presidente da Associação Bom Jesus
A presidente da Associação do Bom Jesus LILIA HOLANDA em seu discurso, disse: “hoje comemoramos mais uma vitória para nossas comunidades rurais que trabalham com a cajucultura. Ver tudo isso hoje edificado é muito bom, muito bonito, muito maravilhoso. Agora é importante dizer que tudo isso é fruto de muitas mãos que se deram e tornaram esse sonho hoje uma realidade. Foi às mãos da nossa organização social e política, da disposição política do Prefeito BIBI DE NENCA que não mediu esforços para buscar o zoneamento agrícola da cajucultura que era um dos principais critérios para fabrica chegar a Campo Grande. Tivemos os apoios políticos do deputado MINEIRO que por sua intervenção junto a Fundação Banco do Brasil, bancou este projeto para o Bom Jesus, e ao lado dele tivemos outro importante apoio político que foi do nosso vice-prefeito CARAMURU. Além destes tivemos deste antes o apoio do Núcleo Sertão Verde que nos ajudou a entender cada vez mais a importância da nossa organização, da produção e da comercialização através do trabalho de assistência técnica; e por fim nossas comunidades de Salgado, Cabeça do Boi, Caiana, Fazenda Vitória e Bom Jesus que tiveram organização suficiente para mostrarem que estamos preparadas para produzir, gerir e comercializar a produção de castanha que este empreendimento será capaz de produzir a cada ano. Estou feliz, estamos felizes e a nossa resposta prática na conquista deste empreendimento será fazer esta fabrica produzir e comercializar muitas toneladas de castanha, gerando renda e cidadania para nosso povo”, concluiu Lilia Holanda.
CARAMURU PAIVA Vice-prefeito
O Vice-prefeito Caramuru disse estar realizado pela realização das comunidades com a chegada da fabrica que ele na condição de vice-prefeito que trabalha, deu sua importante contribuição, e falou: “vocês sabem porque hoje é possível se ver em uma comunidade receber tão grandioso empreendimento? Porque temos um governo como o de Dilma e de Lula que mudou a concepção de desenvolvimento de nosso país, investindo nos pequenos, na agricultura familiar e economia popular solidária, que será a marca deste empreendimento. Me realiza muito ver Campo Grande passar a ter sua primeira industria, dando emprego a 35 trabalhadores(as), gerando renda, dinheiro no bolso para muita gente destas comunidades ter uma vida digna e melhor e nesse sonho temos nossa parcela de contribuição”
Deputado Fernando MINEIRO
O Deputado Fernando MINEIRO um forte batalhador pela fábrica, disse: “No começo desta luta fui procurado por Lilia, Hildebrando e Caramuru para que apresentássemos a Fundação Banco do Brasil o pleito deste fábrica para Campo Grande, e ai não medi esforços para que a fundação entendesse a importância de vocês ganharem esta unidade produtiva, tínhamos alguns entraves como o zoneamento, mais por outro lado vocês tinham uma coisa que em pouco canto tem que é o chamado capital social, organização, força de vontade de fazer a coisa acontecer, e isso foi o diferencial que ajudou em muito a tudo acontecer. Estou confiante no trabalho que Lilia irá fazer para tornar este empreendimento produtivo, lucrativo e organizado, e nesta nossa luta pude contar com o apoio da fundação nos atendendo neste pleito, com o esforço do prefeito BIBI que consegui o zoneamento, o esforço dos técnicos do Sebrae, hoje comemoramos esta realidade a fabrica de castanha Bom Jesus”.
Prefeito BIBI DE NENCA
Já o prefeito BIBI de NENCA saudou a todos com muita alegria. Falando aos presentes: “hoje é dia de festa, de comemoração, de realização, do inicio de uma nova era no campo da produção em nosso município. Estou aqui para dizer da nossa gratidão a todos os parceiros que contribuíram com este feito, e justiça seja feita a um campograndense que foi fundamental em um dos pontos primordial para chegada da fábrica que era a questão do zoneamento, nesta luta pude contar com o apoio de Eimar Vieira que tudo fez para que Campo Grande podesse hoje ser uma área zoneada da cajucultura e o empreendimento estar aqui para o desenvolvimento de nossa Campo Grande. A prefeitura fez e fará tudo que estiver ao seu alcance para que esta fábrica venha cada dia trazer desenvolvimento, geração de renda e felicidade as famílias de Bom Jesus e região”.
Jorge Streit, presidente da Fundação Banco Brasil
Encerrando as falas o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, agradeceu aos parceiros: Sebrae, Conab, Emparn, Banco do Brasil agência de Campo Grande, Prefeitura Municipal de Campo Grande, Deputado Fernando Mineiro, Núcleo Sertão Verde, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, pelos esforços empreendidos para a concretização do empreendimento, e em sua fala realçou: “Vocês estão ganhando a melhor e mais bonita fabrica entre as 10 que integram este projeto no estado, podemos dizer que aqui já não é mais uma mini-fabrica, e sim uma fábrica que irá produzir 300 mil quilos de castanha/ano. A Fundação Banco Brasil vem procurando a cada dia mais investir no nordeste, nas regiões e estados mais pobres e este empreendimento e parte desta nova concepção de um governo que sabe olhar e ouvir os mais necessitados. O nosso papel enquanto fundação é este o de ajudar a viabilizar novos e bons empreendimentos como este, o nosso desejo é o de cada dia realizar mais sonhos, como o sonho de vocês com esta Fabrica de Castanha que produzirá com vocês os milagres da terra do Bom Jesus e comunidades vizinhas”.
Vice-prefeito CARAMURU, João Hélio do SEBRAE, Jorge Streit Preisdente Fundação Banco do Brasil, Prefeito BIBI DE NENCA, Lilia Holanda presidente da Associação, Deputado MINEIRO, Simplicio da SAPE e HILDEBRANDO secretário de agricultura
Após as falas foi descerrada a placa inaugural da fábrica pelas mãos do presidente da fundação Banco do Brasil Jorge Streit; Prefeito Bibi de Nenca; Vice-prefeito Caramuru; Deputado Mineiro; Secretário da SAPE Simplicio Holanda.
Em seguida foi servido almoço aos convidados, as comunidades e todos os participantes, além de um forró animado pela Banda Pressão do Forró da comunidade do Morcego em Campo Grande.
Por GIUZELIO LOBATO (Colaborador do blog)Veja outras fotos da inauguração da
FABRICA DE CASTANHA Bom Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário