EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 22 de abril de 2011



PESQUISADOR APONTA FATORES DO ALTO PREÇO DA GASOLINA

O mercado de combustíveis é tema de dissertação do pesquisador da UFRN Samuel Gabbay. Segundo ele, três fatores determinam o alto preço da gasolina no RN. Entre eles, está a alta margem de lucro dos postos, a terceira maior do Brasil.

"A margem de lucro elevada que se pratica no RN só perde para Acre e Roraima, estados que têm altos custos logísticos", aponta o pesquisador. Ele lembra que Lei Federal de 2002 impede o tabelamento do preço dos combustíveis, sendo essa decisão exclusiva para os donos de postos.

"O Preço Médio Ponderado, determinado pelo Conselho de Política Fazendária, diz respeito somente à tributação, e não ao preço", explica.

A alta carga tributário é outro dos fatores apontados. Segundo Samuel, ela corresponde a mais da metade do valor do combustível. Outra questão é a política energética mal planejada. "Não existe o incentivo necessário ao álcool e isso gera a crise de abastecimento", pontua.

A alta carga tributário também encarece o produto. De acordo com o pesquisador, mais da metade do valor dos combustíveis são tributos.

Samuel acompanhou a audiência pública sobre os preços dos combustíveis no RN, proposta pelo deputado Fernando Mineiro.

Nenhum comentário: