Reflete sobre os males que estes dois elementos têm causado a vida da humanidade
GIUZELIO LOBATO
(Técnico do Núcleo Sertão Verde e Assessor da CREDIOESTE SOL)
Com grande presença de público e repercussão em nível estadual, aconteceu nesta terça-feira no STR de Apodi o SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE OS IMPACTOS DO AGRONEGÓCIO/AGROTÓXICOS NA SAÚDE, NO TRABALHO E NO AMBIENTE
Na mesa de abertura Dom MARIANO Bispo da Diocese de Mossoró, Edison Neto presidente do STR de Apodi, José Procópio Coordenador Estadual da ASA Potiguar e José Rodrigues da CUT/RN.
O evento foi promovido pelo STR de Apodi, CPT, ASA Potiguar, Núcleo TRAMAS da UERN, Grupo Verde da UFERSA e Universidade Federal do Ceará - UFC.
As falas de abertura já no inicio refletia o que seria o Seminário um momento impar para discussão bastante reflexiva sobre o agronegócio e os agrotóxicos uma ameaça fatal da vida da humanidade.
EDILSON DO STR DE APODI:
O presidente do STR Edilson Neto que convocou a todos para ação "não podemos mais ficar no discurso, precisamos agir, este momento é o inicio de uma grande mobilização que precisa ser feita em todo o estado, nós em Apodi estamos dispostos e convocamos todos para agir contra o agronegócio e os agrotóxicos".
PRÓCOPIO DA ASA POTIGUAR
Já o Coordenador Estadual da ASA Potiguar José Procópio, disse “lutadores (as) do semi-árido potiguar isso tudo é fruto do modelo de produção que temos. O que estar em jogo é esse modelo do agronegócio que precisamos combatê-lo. Nós da ASA abraçamos esta causa com toda generosidade, compreendendo que isso que estar acontecendo no vale do apodi, vale do assu e outros cantos do país é um genocídio imposto pelo agronegócio”.
DOM MARIANO
O Bispo da Diocese de Mossoró usando da palavra falou “estar aqui neste evento é fazer o que nossa Campanha da Fraternidade deste ano reflete que é o cuidado com a vida no planeta. E para melhor compreensão de todos ele citou um provérbio africano que diz: “Deus perdoa ao homem sempre, o homem perdoa o outro homem as vezes, a natureza perdoa o homem nunca”. E finalizando ainda conclamou a todos (as): “Precisamos nestes tempos de destruição do planeta pensar em Reduzir, Respeitar e Reconstruir”.
PALESTRA COM RAQUEL RIGOTO
O segundo momento mais importante do evento foi a palestra com a Drª Raquel Rigotto – Médica do Trabalho, Doutora em Sociologia, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tratou do tema Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente. Todos (as) muito atentos, houviram por mais de duas horas o relato da pesquisa realizada por Raquel Rigoto, que abismou a todos com suas reflexões acerca deste tão nevasto sistema de produção capitalista que é o agronegócio, alertou para os riscos que os agrotóxicos trazem para saúde das pessoas, dos animais, da natureza e da vida no planeta.
Logo após o almoço pode-se ver a exibição do video da Campanha da Fraternidade 2011 que trata exatamente da preservação da vida no planeta, alertando para o desmatamento, para os agrotóxicos, para o agronegócio como um grande mal para humanidade.
Veja a seguir algumas fotos do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário