EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 31 de março de 2011



Projetos Produtivos do 
CAMPO MAIS FORTE
Reuniem-se para montar estratégia de ação junto ao
Governo do Estado / SAPE / Emater-RN

Associações e Cooperativas do território Sertão do Apodi, selecionadas 
no Edital Campo Mais Forte

 Aconteceu nesta segunda-feira na sede do Núcleo Sertão Verde em Campo Grande uma importante reunião com as 23 associações e cooperativas do território Sertão do Apodi e Alto Oeste, selecionadas no Edital Emater/BNDES/Campo mais Forte.

Desta discussão há um entendimento por parte de todas as entidades selecionadas no referido edital, de que o governo do estado precisa dar uma solução urgente a esta questão, considerando que desde o mês de junho/2010 que os recursos dos projetos eram para terem sido lievrdso e até agora já passado quase 10 meses nem a primeira parcela caiu nas contas das associações e cooperativas. Por outro lado existe contratos firmados desde a época entre o Governo do Estado e as entidades.

Para Wdares da Associação da Comunidade Divisa em Patu “esta é uma situação vergonhosa, pois o que se sabia era que o BNDES já havia depositado os 50% dele e que o estado havia dito que também tinha os 50% da contra-partida e até hoje, o que houve foi uma solenidade em natal as vésperas da política para assinarmos contratos, tiramos retrato, divulgarem na imprensa como uma ação de governo e até agora nem a cor do dinheiro”.

Para Madalena Costa da Silva da Associação da Comunidade Salgado de Campo Grande “São mais de 50 projetos produtivos do estado que estão aguardando estes recursos. Pelo que foi informado são cerca de 10 milhões de reais que chega para melhorar a agricultura familiar, isto é muito importância. Para minha comunidade do salgado onde produzimos polpa de frutas e doces, são mais de R$ 200 mil reais em investimentos, estamos demais precisando destes recursos para dinamizar e melhorar cada vez mais nossa produção”

Desta reunião foram tirados os seguintes encaminhamentos:

- Realização de uma reunião com as outras 34 entidades/projetos que envolvem o território Assu/Mossoró, Central e Seridó, para que estes se incluam e adiram a esta discussão;
- Elaboração de um documento para ser entregue ao Governo do Estado em audiência até dia 20 de abril;
- Agendamento de uma Audiência com a Governadora Rosalba Ciarlini, Secretário de Agricultura Betinho Rosado e o Diretor Presidente da Emater/RN. Esta audiência estará sendo agendada por meio de dois deputados estaduais que tiveram votação na região: Fernando MINEIRO do PT e Gilson Moura do PV.

GIUZELIO LOBATO (Técnico do Núcleo Sertão Verde)

Nenhum comentário: