A agricultura familiar do município de Janduís vai receber, até o final do ano, investimentos da ordem de R$ 61.900,00 decorrentes do programa Compra-Direta do Governo Federal. Os recursos do Compra-Direta são oriundos do MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
Os dados são da EMATER RN, executora do programa em parceria com a Prefeitura Municipal de Janduís e são referentes aos seguintes períodos: março/abril e de novembro a dezembro de 2009.
Ao todo, o programa Compra-Direta está beneficiando mais de duas mil pessoas, atendendo dez entidades: escolas municipais e estaduais, creche, grupo de idosos, hospital e Associação Santa Teresinha.
As melhoras na alimentação são visíveis, pois esses investimentos garantem merenda escolar de qualidade e, sobretudo, aumentam a renda dos agricultores, "já que o programa agrega valor à produção, pagando um preço justo aos produtores", acrescenta Edmilson José, do escritório da Emater em Janduís.
Dentre os produtos produzidos pelos agricultores familiares de Janduís se destacam: queijos, doces, polpa de frutas, frutas da época (manga, caju,tamarindo,cajarana, banana maçã),carnes bovinas e ovina, mel de abelha, bolos, batata doce, feijão verde, verduras, ovo caipira, rapadura de leite, galinha caipira e filé de peixe.
Para o secretário de Agricultura Almeida Neto, a importância do Programa Compra-Direta é salutar no momento em que estimula a produção nas comunidades rurais de Janduís. De acordo com Almeida, são produtos de boa qualidade que melhoram a condição alimentar de toda a comunidade. "Estamos vivenciando um momento único, pois programas como o Compra-Direta estimulam a produção e fazem com que haja geração de renda para nossas comunidades rurais e, principalmente, produção de alimentos saudáveis para o Município", acrescentou.
Fonte EMATER/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário