EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 2 de julho de 2011


AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PNE
Plano Nacional de Educação
Adeilson Alves(presidente da Câmara de Janduis), deputado Fernando Mineiro, BRAGA(vereador autor da proposição) 
e Francisco das Chagas Fernandes (Secretário adjunto do MEC)
Por iniciativa do vereador BRAGA (PT de Janduis), aconteceu na tarde desta sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Janduis AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE.

A mesa de debates foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Janduis, Adeilson Alves, pelo vereador Braga na qualidade de autor da proposição, pelo deputado estadual Fernando Mineiro e pelo secretário adjunto do Ministério da Educação Francisco das Chagas Fernandes.

Como debatedores tivemos o Deputado Estadual Fernando MINEIRO e o Secretário-adjunto do Ministério da Educação Francisco das Chagas Fernandes.
vereador Ligia Felix e os vereadores Jacinto e Raimundo Canuto
A discussão foi bastante interessante e participativa, onde se pode registrar a participação dos vereadores: RAIMUNDO CANUTO D BRITO, Braga, Adeilson Alves, Rênio Gurgel, Paulo Fernandes, Josenildo Morais e da vereadora Ligia Felix, além de uma presença de público presente integrado por estudantes, educadores, diretores (as) de escolas, secretários(as) municipais de educação e parlamentares de vários municípios da região, entre além de Janduis, Messias Targino, campo Grande, Caraúbas, Patu, Rafael Godeiro, Olho Dágua dos Borges, Almino Afonso e Umarizal.

A exposição do secretário adjunto do MEC, professor Francisco das Chagas Fernandes, tratou de explicar que como resultado da Iª Conferencia Nacional de Educação demandou subsídios para elabora da proposta do novo PNE que hoje estar sendo objeto de discussões em todo território nacional e que irá culminar nos próximos dois anos com a necessidade de elaboração dos Planos Estaduais e Planos Municipais de Educação.

O PNE estar focado em alguns aspectos fundamentais, como: Ação Sistêmica, Regime de Cooperação e Colaboração, Qualidade Social da educação, Mobilização social para garantir educação de qualidade e Mudanças na legislação vigente.

O PNE ainda trabalhara 20 grandes metas em nível nacional, que caminharam na perspectiva de superar alguns principais desafios hoje na educação brasileira, que são: Qualidade da Educação, Existência de um Sistema Nacional de Educação para fins de se ter um Plano de Estado para educação; Financiamento para educação; Valorização dos profissionais de educação; gestão democrática e Diversidade.
deputado estadual MINEIRO
Logo em seguida o professor e deputado estadual do PT/RN Fernando Mineiro, acrescentou a discussão suas considerações e alertou a todos (as) que o grande desafios da educação estar na mobilização da sociedade para que sejam realmente assegurado no novo Plano Nacional de Educação as metas que visam garantir a valorização profissional e uma educação de qualidade.

Mineiro disse: “companheiros um dos principais ingredientes que precisamos ter como educadores é esperança. Eu não consigo pensar em um educador que não tenha esperança, pois educação não combina com falta de esperança. E foi acreditando sempre que hoje já conquistamos muito, um exemplo é o nosso piso salarial que ainda não é o ideal mais já é muito, e isto é fruto da nossa esperança em busca de educação melhor”, concluiu.

Após as exposições foi aberto par a plenária fazer seus questionamentos a cerca do Plano Nacional de Educação, e daí houveram importantes participações de todos(as) presentes.
Hildebrando Rocha(secretário de agricultura de Campo Grande), Francisco das Chagas Fernandes (secretário  adjunto do MEC) e Póla Pinto (vereador de Messias Targino)
Para o vereador BRAGA (PT de Janduis) propositor da audiência o mesmo considera ter sido muito importante este debate e oportunidade de discussão. E ele afirma: “tivemos uma audiência muito proveitosa, considero que atingimos o nosso objetivo, primeiro pela presença de público, segundo pela importante exposição do MEC e do mandato do deputado Mineiro e terceiro pelo nível de debate que tivemos hoje nesta audiência”.

Nenhum comentário: