EM CAMPO

EM CAMPO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Omenagem do Site de Pola Pinto Raimundo Canuto

NOSSA JUSTA HOMENAGEM

Como fazermos todo ano, o Site do Pôla Pinto está prestando nossa junta homenagem ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito, que completa e comemora neste dia 19/01/2011, 47 ANOS DE VIDA E 27 DE MILITÂNCIA SOCIAL E SINDICAL. Nesse sentido procuramos destacar sua atuação, como sindicalista, líder comunitário e acima de tudo como pessoa humana da mais alta estima.


Raimundo Canuto ao lado do ex-presidente Lula


Nesse dia (19/01), como tradicionalmente acontece todo o ano, o sindicalista reúne os familiares, parentes, amigos, dirigentes sindicais e partidários em sua residência na Comunidade de Permissão, para uma confraternização.
Uma vida de dedicação as lutas sindicais e sociais em prol de melhorias para o campo
Desde cedo Raimundo Canuto de Brito, mas conhecido como Raimundo do Sindicato, iniciou sua vida de militância. Suas primeiras experiências aconteceram nos grupos de jovens nas comunidades rurais, pertencentes á Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró. As comunidades Eclesiais de Base também foi um espaço onde o mesmo atuou a nível regional, no ano de 1988 e também iniciou sua militância no movimento Sindical Rural. Nesse período foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. Ele também foi um dos principais responsável e articulador da reorganização do movimento sindical na região através da criação do pólo Sindical e foi ainda coordenador de Formação da Federação dos Trabalhadores (a) na Agricultura Familiar, além de diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN).


A disposição de Raimundo do Sindicato também foi decisiva para a criação e consolidação da CREDIOESTE –SOL, Cooperativa de Credito Solidário para a Agricultura Familiar do Médio Oeste Potiguar, onde da qual é presidente e que tem atuação em 12 municípios. A Cooperativa é hoje uma realidade na vida dos agricultores (a) familiares aonde já vem sendo trabalhados duas linhas de credito.


A militância política também faz parte de sua vida desde a infância. Inicialmente se filou ao PMDB, onde militou no PMDB Jovem até o ano de 1988. A partir daí decidiu e se filiar ao Partido dos Trabalhadores(PT), onde participou de todos as direções municipais como presidente em dois mandatos inclusive participando da direção estadual do PT .

Raimundo de Chicão está no seu primeiro mandato de vereador e é vice-presidente da Câmara de vereadores de Janduís, eleito recentemente.
A dedicação diária de Raimundo Canuto de Brito a esses movimentos tem sido também a forma encontrada por ele para mudar a difícil realidade de vida do seu povo.

Sindicato de Janduís se destaca em todo Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, além de ter uma atuação de destaque no município pelas várias ações em defesa da Agricultura familiar, é hoje uma entidade que se destaca em todo o Rio Grande do Norte, por sua atuação junto aos demais sindicatos e entidades voltadas para o apoio ao trabalhador rural da região do Médio Oeste do Estado.

Essa condição tem possibilitado a entidade a formação de várias parcerias com diversas entidades e ONGs para implementação de inúmeras políticas públicas no município de Janduís. O reconhecimento e a credibilidade são outras conquistas obtidas pela entidade que a cada dia vem se consolidando e se fortalecendo, não apenas no plano local, mas também a nível regional e estadual. Isso tudo conquistado pelo esforço e trabalho incansável do presidente, Raimundo Canuto de Brito e seus auxiliares.

“Isso é resultado da união de forças em torno de um propósito. Melhorar as condições de vida do trabalhador e da trabalhadora rural”, enfatiza Raimundo Canuto.
Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.
O município de Janduis a cada dia se destaca pelo bom nível de organização e desenvolvimento em suas comunidades rurais. Isso em virtude da atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tem tido uma participação direta e decisiva tanto no processo de organização como na implantação de diversas políticas públicas para a zona rural do município. A atuação do Sindicato tem gerado um desenvolvimento econômico e social voltado para a economia solidária de Janduís.

Atualmente são mais de 19 Associações rurais que se organizam através do Fórum Municipal dos Movimentos Populares de Janduis. Esse movimento organizado já conseguiu mais de 270 cisternas de placas através do P1MC, perfuração de poços manual rasos, barragens subterrâneas e cisternas de 50 mil litros de água, cada uma dessas cisternas através do programa Água é vida. “Temos priorizado a questão Hídrica tendo em vista as dificuldades que enfrenta as comunidades em relação à questão da água”, destaca o sindicalista Raimundo Canuto de Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A formação e a capacitação dos agricultores e dirigentes tem sido outra prioridade do sindicalista dentro do seu modelo administrativo. Isso vem acontecendo em todas as comunidades rurais sobre o comando do STR, e os bons resultados desse processo tem possibilitado uma maior intervenção e participação dos agricultores no processo de definição das políticas públicas e no próprio fortalecimento das Associações Rurais. Outra conquista tem sido o aumento no número de acesso por parte dos agricultores familiares aos financiamentos no Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar “PRONAF”, na avaliação do Presidente do STR Raimundo Canuto de Brito, o aumento no acesso se deu com a fundação da ONG , Centro Padre Pedro Neefs que vem trabalhando as políticas de créditos o CCP, que também é parceiro do Projeto Dom Helder Câmara que atua nas comunidades Rurais de Arrimo, Verruma e Assentamento Pau de Leite, com 65 famílias nas três comunidades.
O Centro Padre Pedro que surgiu com a iniciativa do STR e de um grupo de técnicos com atuação em vários segmentos, e ainda desenvolve outros projetos como, o Semeando a Agroecologia em parceria com a rede Pardal, o Projeto Saf-MDA que trabalhou vários aspectos da economia popular solidária como a experiências de hortas orgânica e discussão do sistema de agrofloresta no semi-árido e o programa em experiências piloto onde apenas dois municípios foram contemplados sendo Janduis um deles. O Sindicato ainda tem participado na mobilização para que outras políticas também possam chegar á zona rural. Entre essas políticas, estão a Compra Direta, Garantia Safra, Mova Brasil, Luz para Todos, Programa de Desenvolvimento Solidário, melhoramento Genético do Rebanho Bovino e Caprino, campanha de documentação e outros projetos e programas. 
Fonte Site do Pola Pinto

Nenhum comentário: