EM CAMPO

EM CAMPO

domingo, 10 de outubro de 2010

Rio Grande do Norte sedia maior evento mundial de apicultura


Rio Grande do Norte é o 6º maior exportador de mel do Brasil,A produção e exportação de mel no Rio Grande do Norte tem sido destaque da apicultura nos cenários nacional e internacional. Segundo dados do IBGE, o estado é o 6º maior exportador do Brasil, e o município de Apodi, que fica a 328 km de Natal, é o maior produtor do estado e o 2º no ranking nacional.

Para intensificar a atividade e contribuir para o desenvolvimento do setor, a capital potiguar foi escolhida para sediar no período de 11 a 14 de outubro, o maior evento mundial do segmento de Apicultura - o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura e a Apiexo 2010, que serão realizados no Centro de Convenções.



Nesta edição, o tema principal será “O Meio Ambiente e a Apicultura no Agronegócio”.

O evento será importante para a capacitação dos apicultores potiguares porque irá proporcionar uma série de atividades voltadas para o segmento. São quatro dias com uma extensa programação que inclui Conferências, Mini conferências, Rodada de negócios, Concursos, Feira internacional, Visitas técnicas pós-congresso e Simpósios, reunindo pesquisadores de renome internacional.


Nos últimos oito anos o Sebrae capacitou 6.200 apicultores. Estes novos profissionais contribuíram para que a produção de mel no Rio Grande do Norte saltasse de 150 toneladas para 2.300 toneladas/ano. Parte dessa produção é hoje exportada para os Estados Unidos. No passado 1.951 toneladas foram vendidas para estados americanos.
O mel produzido no RN também é vendido para a Conab – Companhia Nacional do Abastecimento, Emater, além da venda porta em porta.


A expectativa é que com a realização do congresso em Natal, a economia local sofra um impacto considerável no setor. Para se ter uma idéia, o evento tem um investimento de R$ 800.000,00 sendo mais de 95% deste montante aplicados em fornecedores locais. Estima-se que cerca de 2 milhões seja deixados aqui pelos turistas congressistas.

O evento contará com a APIEXPO, formada por 135 estandes que vão expor e comercializar desde equipamentos específicos para o segmento apícola a produtos medicinais e cosméticos utilizados na apiterapia e cosmetologia.


Dentro da programação será promovido um concurso que pretende estimular e integrar os grupos presentes. Os participantes podem escolher entre oito categorias: Mel, Artesanato, Fotografia, Rótulo, Livro, Invento, Caravana, Apicultor mais jovem e Apicultor mais antigo. Os jurados do concurso serão membros da comissão científica. Na categoria Mel, a empresa terá que ser certificada, como também serão verificados os parâmetros de qualidade. As inscrições para o concurso poderão ser feitas através do site www.xibla.com.br

Nenhum comentário: